Saber como criar um e-mail profissional é essencial na hora de vender online. Isso é importante porque este é um dos principais canais de comunicação entre os clientes e o seu negócio. Neste artigo, vamos mostrar como você pode criar um para sua empresa. 

Muitos podem pensar que o e-mail é uma ferramenta de comunicação ultrapassada mas, dentro do contexto empresarial, o canal de comunicação está mais vivo do que nunca. 

De acordo com dados do Statista, o e-mail tinha 4,14 bilhões de usuários em 2021. Além disso, projeções apontam que a média diária de envios de e-mail chegará a 376 bilhões em 2025. 

Em 2020, a receita de marketing por e-mail chegou aos US$ 7,5 bilhões e, em 2023, a previsão é de que esse número ultrapasse os US $10 bilhões.

Uma pesquisa feita pelo Grupo Sercom, provedor de serviços e plataformas de customer experience, aponta que 47% das pessoas preferem ser atendidas por e-mail na hora de tirar as suas dúvidas e resolver demais questões ligadas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) de um negócio. 

Por tudo isso, é fácil entender porque criar um e-mail profissional é tão importante. 

Vamos descobrir isso agora… 

O que é um e-mail profissional?

O e-mail profissional é um serviço exclusivo de um determinado domínio. Normalmente, o lojista usa o domínio da própria empresa na hora de criar o seu e-mail e dos colaboradores. 

Assim, o e-mail profissional não contém informações de provedores conhecidos, como “@gmail”, “yahoo" ou qualquer outro desse tipo.  

É até comum que os empresários utilizem essa opção no início do negócio. Mas, a longo prazo, é indispensável que a empresa tenha um e-mail profissional próprio.

Dito isto, vamos avançar agora um pouco mais no tema sobre como criar um e-mail profissional?

Por que saber como fazer um e-mail profissional é importante?

Compreender como fazer um e-mail profissional é relevante porque é por meio dele que sua empresa vai conseguir passar ainda mais profissionalismo. Isso em um contexto que envolve tanto os clientes quanto os profissionais com quem você tem contato, como os fornecedores, por exemplo.

Além disso, as plataformas responsáveis por gerar esse tipo de e-mail proporcionam mais segurança para quem os utiliza. Principalmente, porque disponibilizam sistemas e políticas de proteção contra violações e perda de dados dos usuários.

Outro ponto importante é que os e-mails profissionais são essenciais na hora de lançar ações de e-mail marketing, uma ferramenta crucial para atrair e fidelizar clientes. Na prática, os riscos de as mensagens caírem na caixa de spam são bem menores...

Fora o fato de que a imagem da sua marca é automaticamente reforçada diante dos consumidores.

Como criar um e-mail profissional

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do e-mail profissional, listamos a seguir, como criar um para o seu negócio:

1. Registre um domínio

Como dito anteriormente, o domínio é o endereço de uma empresa na internet, sendo este um ponto essencial na hora de você criar tanto o site, quanto os e-mails dele. Por isso, o indicado é que você utilize o nome do seu negócio nesta etapa. 

Além disso, uma boa dica é escolher as extensões “.com” e “.com.br”, já que são as mais comuns e fáceis de o consumidor lembrar. Assim, no que diz respeito ao e-mail, pode ficar da seguinte maneira: 

[email protected]” ou “[email protected]

Simples, não é mesmo?

Para entender um pouco mais sobre essa questão do domínio, sugerimos a leitura do artigo “Como Registrar o Domínio do seu Ecommerce”. Certamente o conteúdo vai te ajudar a ter uma visão mais detalhada sobre o assunto!

2. Escolha um provedor de e-mail

Existem várias opções de provedores de e-mail disponíveis no mercado hoje. Você pode escolher entre gratuitas ou pagas, sendo estas mais completas para atender as demandas de diversos colaboradores. 

Entre as principais plataformas, estão:

  • Google Workspace (antigo Gsuite do Gmail);
  • Office 365;
  • HostGator;
  • Locaweb;
  • GoDaddy;
  • Entre outras.

Contudo, na hora de saber como criar um e-mail profissional e, de fato, escolher o seu provedor, fique atento às necessidades da sua empresa. Tenha em mente a quantidade aproximada de e-mails e o quanto de espaço de armazenamento você vai precisar para o dia a dia do negócio. 

3. Configure o e-mail

Depois de registrar o domínio e escolher o provedor, chegou a hora de fazer a configuração do seu e-mail!

Para que o domínio possa enviar e receber e-mails, é preciso que ele esteja conectado ao provedor. Normalmente a empresa escolhida envia o passo a passo necessário para que essa tarefa seja realizada. 

Lembrando que, caso você tenha contratado os serviços de domínio e e-mail na mesma companhia, pode ser que não seja preciso contar com instruções. Pois a conexão será feita automaticamente pelo provedor. 

Mas, se este não for o caso, a tarefa de configurar o e-mail não tende a ser muito complicada. E as empresas responsáveis pelos provedores contam com equipes de atendimento e suporte técnico para te ajudar nisso.

Quando devo criar um e-mail corporativo?

Se você quer demonstrar profissionalismo já no início do seu negócio, escolha uma empresa para criar o seu e-mail corporativo e faça testes. Com certeza isso vai mostrar o quanto você está atento às demandas, tanto dos clientes, quanto do seu empreendimento

É verdade que alguns empreendedores iniciantes optam por usar o e-mail pessoal ou algum provedor gratuito. Mas isso não precisa ser uma regra…

Como criar e-mail profissional usando o Gmail

O Gmail para empresas é uma das ferramentas do Google Workspace e funciona como um gerenciador para contas de e-mail profissionais. Essa é uma ferramenta que se destaca por ser fácil de operar e permitir a colaboração entre diferentes usuários.

O Gmail é um dos e-mails profissionais mais usados do mundo, contando com 30GB de armazenamento e um domínio personalizado para a empresa (@nomedasuaempresa.com.br).

Os planos do Google Workspace custam a partir de R$ 24,30 mensais por usuário e dão acesso a uma série de outras funcionalidades interessantes do Google.

Para criar um e-mail profissional usando o Gmail, você deve seguir os mesmos passos para criar um e-mail profissional em qualquer outra plataforma. Ou seja, você deve registrar um domínio, escolher um provedor de e-mail – nesse caso, o Google Workspace – e depois configurar a conta. 

Aqui vai um passo a passo: 

  • Acesse o site do Gmail for Work e clique no botão “Iniciar agora”;
  • Digite o seu nome, seu endereço de e-mail natural; 
  • Informe o nome da sua empresa, número de funcionários, país de atuação e telefone; 
  • Depois, clique em “Próximo”.

Nessa próxima tela, você vai precisar adicionar o domínio da sua empresa. E, depois, adicione o nome de usuário principal para gerar o e-mail. Por fim, leia os Termos de Uso e clique em “Aceitar e inscrever-se”.

Como criar um e-mail profissional de graça?

Alguns serviços de hospedagem, como o UOL Host e HostGator, por exemplo, oferecem a opção de criar e-mails profissionais gratuitos dentro de seus planos de hospedagem. Ainda assim, vale lembrar que para hospedar o site nesses serviços já é cobrada uma taxa mensal. 

A grande diferença é que você não vai pagar uma taxa extra para hospedar os e-mails profissionais da sua empresa. 

Atualmente, não existe nenhuma plataforma ou ferramenta que permita a criação gratuita de e-mails profissionais, sem que esse faça parte de um pacote de serviços maior. Além disso, também vale lembrar que mesmo os serviços que oferecem a criação de e-mails gratuitamente oferecem um serviço limitado, que precisará ser substituído no médio prazo.

Aprenda como usar o seu e-mail profissional ao máximo! 

Uma das maiores vantagens de ter um e-mail profissional é poder se comunicar de forma mais direta com sua audiência. 

E isso é feito por meio do e-mail marketing. 

Mas essa comunicação deve ser feita de maneira muito cuidadosa. Afinal, você quer enviar apenas conteúdos de alta qualidade para os seus clientes, certo? 

Foi para ajudar empreendedores nessa situação que nós criamos a aula prática de e-mail marketing, disponível na assinatura Ecommerce na Prática. 

Nela você vai aprender como planejar e tirar a sua estratégia de e-mail marketing do papel rapidamente. Para ter acesso a esse conteúdo – e muitos outros – clique aqui