Uma das preocupações fundamentais de uma empresa para garantir a prosperidade financeira e a continuidade dos negócios é a de reter clientes e fidelizar no pós-venda.

Na verdade, isso é tão necessário quanto conquistar novos clientes. Afinal, é muito mais fácil e menos custoso manter um cliente existente em vez de adquirir um novo.   

Dito isso, o investimento na fidelização e retenção do cliente é um ganho inimaginável para qualquer empresa, pois estes clientes tornam-se verdadeiros propagadores da sua marca.

Por isso, hoje vamos te mostrar 5 estratégias para reter clientes e fidelizar no pós-venda, para que você não perca a oportunidade de aumentar os resultados do seu negócio.   

1. Guarde os dados e as informações relevantes sobre os clientes

Uma das estratégias para reter clientes mais eficazes é conhecê-los muito bem. 

E isso significa saber quais são os seus hábitos de consumo, ter ciência das suas preferências e gostos, frequência e volume de compras, horário mais propício para entregas e assim por diante.

Isso porque, quanto mais informações você tiver sobre um determinado cliente, mais fácil é conseguir despertar a atenção dele, além de poder oferecer um atendimento único e diferenciado. 

E quando o cliente se sente valorizado e especial, geralmente volta a comprar com sua empresa.

2. Mantenha o cliente atualizado sobre o status da compra

Depois de fazer um pedido na sua loja, o consumidor ainda precisa aguardar a confirmação da compra e a entrega da encomenda, o que pode gerar ansiedade e expectativas.

Nesse sentido, para manter a pessoa bem informada durante todo o processo, uma boa prática é mantê-la atualizada sobre o status de cada etapa da compra, o que pode ser feito por meio de canais como e-mail, SMS ou WhatsApp.

Nessa estratégia, vale ainda enviar um e-mail de agradecimento assim que o cliente fizer o pedido, para confirmar o pedido e agradecer a preferência. Para dar um toque ainda mais pessoal, você ainda pode personalizar a mensagem com o nome da pessoa.

Outro ponto importante é que, quando o pedido for enviado, é fundamental disponibilizar uma forma de rastreá-lo. Afinal, isso transmite mais confiança para o comprador, que pode acompanhar de perto o andamento da entrega.

3. Ofereça promoções exclusivas para reter clientes

Todo mundo gosta de receber um desconto, não é mesmo? 

Por isso, para incentivar os clientes a comprarem novamente com você, ofereça benefícios exclusivos, como cupons de desconto, frete grátis, brindes e ofertas especiais, pois essa é uma excelente estratégia para reter clientes.

Outra dica interessante é fazer campanhas de e-mail marketing segmentadas de acordo com o perfil, o histórico de compra e as preferências dos seus clientes. Assim, você vai conseguir  enviar as promoções mais relevantes para cada tipo de comprador.

Promovendo essas ações especiais e personalizadas para os clientes, você fará com que eles se sintam valorizados, aumentando as chances de fazerem novas compras no seu negócio.

4. Faça Pós-venda pelo WhatsApp para reter clientes

Outra estratégia para reter clientes é utilizar o WhatsApp no pós-venda. Isso porque este aplicativo te dá a possibilidade de fazer uma comunicação mais popular e universal.

Mas para fazer um bom uso dessa ferramenta, é importante estar atento às seguintes questões:

Saiba qual é o seu objetivo

Por mais que o WhatsApp seja uma ferramenta muito íntima, é fundamental ter ciência do objetivo e da finalidade do uso para sua empresa. Não desperdice o tempo do cliente falando em assuntos aleatórios. Seja direto e rápido. 

Envie mensagens apropriadas

Atenção ao tipo de comunicação que mantém com o cliente. Seja sempre profissional. A partir desses pontos, você pode usar o aplicativo para enviar mensagens para:

  • Acompanhamento e atualização da entrega;
  • Pós-venda sobre sucesso do cliente;
  • Avaliação de satisfação.

5. Invista em programas de fidelidade para reter clientes

Da mesma forma que os descontos, os programas de fidelidade também são uma estratégia muito eficaz para reter clientes e incentivá-los a comprarem novamente na sua loja.

Esse tipo de programa normalmente consiste em atribuir pontos a cada compra feita. Os clientes vão acumulando essa pontuação e depois podem trocar os pontos por descontos especiais, brindes, ofertas exclusivas e outros benefícios que fizerem sentido para o seu negócio.

Nesse sentido, é muito importante destacar que você não deve jamais prometer o que não consegue cumprir. Afinal, isso vai gerar insatisfação nos consumidores, o que prejudica a imagem da sua marca.

Leia também: 5 Estratégias para Aumentar o Ticket Médio do seu Ecommerce

Aproveite a Black Friday como uma Estratégia para reter Clientes

Preparar-se para a Black Friday não pode ser uma etapa negligenciada pelo seu Ecommerce. São vários pontos aos quais deve prestar atenção, que vão além do simples desconto no produto.

Mas, por sorte, ainda dá tempo. 

Nós criamos um material exclusivo com todos os passos que deve seguir para se preparar para a Black Friday 2021.

Esse é um material gratuito que servirá como um guia para a sua loja virtual.

Baixe gratuitamente o Playbook Black Friday: