Excluir comentários talvez seja uma das funções mais simples que o Instagram oferece. Se você quer aprender o processo, atenção: vamos ensinar como apagar comentário no Instagram usando iPhone, Android, PC e mais.



Por mais que a intenção de uma publicação seja sempre a melhor, nem sempre elas agradam a todos. O reflexo disso, muitas vezes, são comentários negativos ou depreciativos direcionados à empresa. 

A primeira iniciativa deve ser sempre dialogar com a pessoa que fez o comentário, buscando formas de solucionar o seu problema. Se tudo falhar, no entanto, a saída pode ser deletar o comentário feito. 

Felizmente, este é um processo simples. 

Neste artigo, vamos explicar como apagar comentário no Instagram com iPhone, Android e pelo computador.

Veja!

Como apagar comentário no Instagram?

O processo para apagar comentários no Instagram é bem simples e pode ser feito pelo aplicativo e pela versão web

Além disso, há a possibilidade de excluir tanto os comentários que as pessoas fizeram no seu perfil, quanto os que você fez no seu perfil e em outros.  

Vale ressaltar que no Feed de outras pessoas só é possível excluir os comentários que você mesmo fez ou, no máximo, denunciar e reportar os deixados por outros usuários. 

E, no caso de postagens feitas em collab no Instagram, apenas o perfil autor da postagem pode moderar os comentários. A seguir vamos explicar as duas formas de excluir comentários na plataforma. Veja:

1. Abra o post com o comentário que deseja apagar

Entre no Instagram e abra a publicação que tem os comentários a serem apagados.

Como apagar comentário no Instagram

2. Marque os comentários que deseja excluir

Agora, você deve tocar em cada comentário que deseja apagar. Eles ficarão de uma cor diferente do fundo. Você pode marcar até 25 comentários a cada leva de exclusão. 

3. Toque em “Excluir” para apagar os comentários 

Quando tiver selecionado todos os comentários, toque em “Excluir”. Preste atenção para que nenhum comentário seja excluído por engano; essa ação não é reversível! 

Como apagar comentário no Instagram pelo aplicativo iPhone ou Android

O primeiro passo a passo que vamos mostrar é o de como apagar comentário no Instagram pelo aplicativo. Dá só uma olhada:

  1. Acesse o Instagram pelo navegador de sua preferência, faça o login – se necessário – e encontre em seu Feed a publicação com o comentário que deseja apagar;
  2. Passe o cursor sobre o comentário e aparecerão três pontinhos no canto direito do comentário;
  3. Clique neles e selecione “Excluir”.
como apagar comentário no instagram

Um ponto importante é que depois de apagar o comentário, há a opção de reverter a ação. Uma faixa em vermelho aparecerá permitindo isso, mas fique atento pois ela dura apenas poucos segundos. Depois que essa barra desaparece, você não pode mais desfazer a ação. 

Como apagar comentário no Instagram pelo PC?

Agora que você já sabe o passo a passo pelo aplicativo, chegou o momento de aprender a como apagar comentário no Instagram pelo PC. O procedimento vale tanto para computadores de mesa quanto para notebooks. Confira:

  1. Acesse o Instagram pelo navegador de sua preferência, faça o login – se necessário – e encontre em seu Feed a publicação com o comentário que deseja apagar;
  2. Passe o cursor sobre o comentário e aparecerão três pontinhos no canto direito do comentário;
  3. Clique neles e selecione “Excluir”.
como apagar comentário no instagram

Como apagar vários comentários no Instagram de uma vez?

Algumas pessoas não sabem, mas é possível apagar mais de um comentário de uma única vez no Instagram. No total, você pode excluir até 25 comentários por vez. Vamos aprender como fazer isso no Android e iOS (sistema operacional dos dispositivos Apple).

Veja:

No Instagram para Android

Para fazer isso por meio de um aparelho que utilize Android, basta que você selecione (pressione com o dedo) os comentários que deseja excluir e, ao final, clique no ícone de lixeira

Veja um resumo:

  • Toque em ver todos os comentários em um post;
  • Selecione todos os comentários que você deseja excluir;
  • Toque na lixeira no canto superior direito para excluir os comentários;
  • Além de excluir comentários, a opção permite bloquear usuários e/ou restringir contas.

No Instagram para iOS (iPhone)

Já no caso através de um iPhone, o procedimento é um pouco diferente. É preciso clicar em “ver todos os comentários” e, em seguida, clicar nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito. Feito isso, é só ir em “Gerenciar comentários”, selecionar todos os que devem ser apagados e, ao final, clicar em “Excluir”.  

Aqui vai um resumo:

  • Toque em ver todos os comentários em um post;
  • Toque no canto superior direito;
  • Escolha “Gerenciar comentários”;
  • Selecione todos os comentários que você deseja excluir;
  • Toque em “Excluir” no canto inferior esquerdo para apagar comentários.

Como ativar ou desativar comentários em uma publicação?

Uma funcionalidade bastante utilizada é a de ativar ou desativar comentários em postagens no Instagram. Basta você encontrar a publicação desejada, tocar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito e selecionar “ativar” ou “desativar” os comentários.

Como apagar comentário no Instagram

Vale reforçar que quando você desativa os comentários, os que já foram feitos ficam ocultos, não podendo ser visualizados por nenhum usuário. E caso você ative novamente, os comentários voltam a aparecer. 

Além disso, também existe a possibilidade de desativar os comentários antes mesmo de fazer a publicação. Na tela em que você adiciona a legenda, é só ir em “Configurações Avançadas” e, depois, em “Desativar comentários”. Assim, o post já vai ao ar sem espaço para comentários.

Como apagar comentário no Instagram

O impacto da exclusão de comentário na percepção da marca 

Embora a exclusão de comentários negativos no Instagram possa parecer uma solução rápida para proteger a imagem da sua marca, essa ação pode ter efeitos colaterais. 

Por mais que os comentários excluídos realmente sumam da página e não deixem rastros, é importante notar que os usuários estão cada vez mais atentos e valorizam a autenticidade e a transparência

Portanto, quando um comentário é excluído, especialmente se for uma crítica construtiva ou um feedback honesto, isso pode ser visto como uma tentativa de "varrer a sujeira para debaixo do tapete". 

Nesse caso, a impressão que fica é que a sua empresa não está aberta a críticas ou, pior, que tem algo a esconder. Evite isso a todo custo!

Como manter a confiança do público, mesmo com a exclusão de comentários?

Agora, vamos falar sobre como você pode manter a confiança do seu público, mesmo quando a exclusão de comentários se faz necessária. Aqui estão algumas estratégias:

  • Sempre que possível, responda ao comentário de forma construtiva antes de optar pela exclusão. Isso mostra que você está disposto a ouvir e a resolver problemas;
  • Exclua apenas comentários que violem claramente as políticas da sua comunidade, como spam, discurso de ódio ou conteúdo ofensivo.

Lembre-se que a forma como você gerencia os comentários em suas redes sociais reflete diretamente na imagem da sua marca. Ao adotar uma abordagem equilibrada, responsiva e transparente, você pode não apenas proteger, mas também fortalecer a percepção da sua marca no mundo digital. 

Vamos juntos nessa jornada para construir marcas mais fortes e comunidades mais saudáveis! 

Como moderar comentários sem atrapalhar o engajamento?

Como empreendedores, sabemos que cada comentário em nossas postagens é uma oportunidade de engajamento. No entanto, nem todos os comentários são construtivos ou positivos. 

E é aí que se estabelece o dilema: como remover comentários negativos ou ofensivos sem parecer que estamos censurando o público e, assim, desencorajando a interação?

Aqui estão algumas dicas:

  • Incentive seus seguidores a deixar feedbacks positivos. Pode ser através de perguntas ao final das postagens ou criando conteúdo que naturalmente gera respostas positivas;
  • Responda rapidamente aos comentários, sejam eles positivos ou negativos. A consistência na moderação mostra que você está atento e que se importa com sua comunidade;
  • Assegure que todos do time de gestão de redes sociais estejam alinhados com as políticas de moderação e saibam como lidar com diferentes tipos de comentários.

💡Lembre-se, o objetivo é criar um espaço onde as pessoas se sintam confortáveis para interagir e compartilhar. Um ambiente saudável e respeitoso atrai mais engajamento genuíno e constrói uma comunidade mais forte em torno da sua marca.

Por que é importante saber como apagar comentário no Instagram?

Quem utiliza o Instagram no dia a dia dos negócios precisa estar por dentro de todas as funcionalidades disponíveis na plataforma, principalmente, porque o foco é você extrair os melhores resultados com suas postagens.

Por isso, é importante entender não só como o procedimento funciona, mas o impacto que ele pode causar. Falamos isso, pois a exclusão de comentários não é a iniciativa mais indicada quando o assunto é a gestão de redes sociais

Na verdade, é importante que você escute o que a sua audiência está dizendo. É claro que em alguns casos fazer uso desse recurso pode ser válido, como em comentários que violam as diretrizes da plataforma. Você pode, inclusive, denunciar o comentário para o Instagram. 

Caso seja necessário, também existe a possibilidade de ativar ou desativar os comentários. Mas vamos falar em mais detalhes sobre isso adiante neste artigo… 

Por hora, gostaríamos de reforçar que, no âmbito das empresas, liberar os comentários e interagir com os usuários é vital para promover o engajamento das suas publicações na plataforma. É isso, inclusive, que pode te ajudar a aumentar as vendas por lá. 

Leia também: Como aumentar as vendas nas redes sociais [passo a passo]

É possível fixar comentários no Instagram?

Sim, é possível fixar um ou mais comentários no Instagram. Para isso, basta que você selecione os comentários que deseja manter em destaque e, em seguida, clique no ícone de alfinete

O procedimento vale para aparelhos com sistema operacional Android ou iPhone, a exceção de que, neste último, em vez de pressionar o comentário, você irá arrastar para o lado. 

Da mesma maneira que alguns comentários não são positivos e, consequentemente, não agregam, outros são relevantes e merecem ser fixados na publicação. É isso que vai fazer com que outros usuários os vejam assim que abrirem a opção de “ver comentários”. 

Contudo, um detalhe chama atenção: independentemente do conteúdo de suas postagens ou o motivo que leva as pessoas a comentarem nelas, você deve ter em mente a necessidade de ter publicações alinhadas ao seu público.  

Isto é, que realmente interesse as pessoas que te seguem. Sabemos que nem sempre é fácil ter ideias de posts relevantes, mas a nossa dica é que você se esforce ao máximo para conseguir isso... 

Inclusive, nós vamos te ajudar nisso! Baixe o guia 57 ideias de postagem para redes sociais e use-o naqueles dias em que a criatividade para postagens estiver em falta…

Esses são modelos testados e aprovados por muitas empresas no Instagram. Você pode personalizá-los como quiser, aproveitando o que faz sentido para o perfil da sua empresa. 

Para fazer o download gratuito clicando aqui: 

Perguntas Frequentes

Como apagar um comentário que eu fiz no Instagram?

Para apagar um comentário, basta que você acesse o Instagram e localize tanto a publicação quanto o comentário que deseja excluir. Feito isso, selecione tal comentário e, por fim, clique no ícone de lixeira.

Como excluir um comentário no Instagram pelo iPhone?

Para apagar um comentário pelo iPhone é preciso que você acesse o Instagram e localize tanto a publicação quanto o comentário que deseja excluir. Feito isso, arraste o comentário para o lado e, em seguida, clique no ícone de lixeira.

Como fixar comentário no Instagram?

Para fixar comentário no Instagram você deve selecionar os comentários que deseja manter em destaque e, em seguida, clique no ícone de alfinete. O procedimento vale para aparelhos Android ou iPhone, a exceção de que, neste último, em vez de pressionar o comentário, você irá arrastar para o lado.