Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância do Facebook para qualquer negócio, em especial Ecommerces. Seja para começar a vender, expandir a marca ou captar mais clientes... Mas, para atingir esses objetivos, é preciso postar regularmente conteúdos que consigam gerar engajamento.

Afinal, trata-se de 1,09 bilhões de pessoas que fazem login diariamente nessa rede social.

Mas não é qualquer tipo de postagem que gera engajamento.

Então que tipo de postagem deve ser feita para gerar engajamento para sua página? É o que eu vou falar sobre nesse artigo.

O que é engajamento

Antes de listar vários tipos de posts que geram engajamento, primeiro preciso te explicar o que de fato é esse termo “engajamento”.

Engajamento é um dos fatores mais importante para o Facebook. É a maneira que a rede social ranqueia os posts de acordo com a interação que eles fazem com os usuários.

Compartilhamentos, comentários, reações ou o simples clique no link.

Tipos de engajamento no Facebook

Essas são as formas de engajamento que um post pode gerar.

E o que faz um usuário compartilhar, comentar ou reagir a um post? 

A qualidade do conteúdo contido nele e a capacidade de se conectar com os usuários.

E por que isso é importante?

Você, como empreendedor, quer sempre que mais e mais pessoas conheçam sua marca e seus produtos, correto? Então, quanto mais vezes a sua marca é compartilhada, curtida… mais pessoas a conhecerão.

E quanto mais pessoas conhecerem a sua marca… Você já sabe, né? 

Mais vendas serão alcançadas.

Além disso, ao fazer postagens interessantes, a página ou marca passa a ser vista pelos consumidores não só como uma loja, mas como uma fonte de conteúdo interessante e confiável.

Assim, as pessoas passam a recomendar a página a outros amigos que também se interessam pelo tipo de assunto dos conteúdos postados, o que é muito bom.

Quais são os posts que geram mais engajamento no Facebook?

Agora que você entendeu o que é engajamento e porque ele é importante para qualquer negócio, consegue entender porque apenas fotos dos seus produtos não geram engajamento para o seu Ecommerce.

Para gerar engajamento, as postagens precisam despertar interesse nas pessoas a que são direcionadas. E para isso precisam se relacionar com os gostos e interesses delas.

É importante lembrar que o Facebook é uma rede social. Ou seja, os seus usuários não entram no site com a primeira intenção de comprar alguma coisa. Eles entram para consumir conteúdo que se conectem com seus interesses.

Existe uma quantidade imensa de postagens que podem gerar engajamento, que podem ajudar a gerar laços entre a marca e os consumidores.

Vamos a eles:

1 - Citações

Além de gerar muitas curtidas, esse tipo de postagem é campeão em compartilhamentos.

Passagens de livros, músicas ou frases famosas de autores consagrados... Esses são alguns exemplos de citações que geram muito engajamento no Facebook.

Citações geram engajamento no Facebook

Mas, para funcionar, elas precisam se relacionar com o conteúdo da sua marca

O produto tem que estar alinhado com o seu propósito/estratégia..

Se uma página de futebol compartilha uma citação, digamos, de um florista que fala sobre uma espécie rara de planta, muito provavelmente a frase em nada se relacionará com o conteúdo produzido pela página. Assim, a postagem terá pouco ou nenhum engajamento.

Agora, se essa página compartilhar uma frase famosa de um renomado jogador do passado, por exemplo, é muito mais provável que as pessoas que seguem as postagens dessa página curtam e compartilhem essa citação.

2 - Perguntas ou enquetes

É do instinto do ser humano responder algo quando lhe é perguntado. É esse princípio básico que faz das perguntas e enquetes gerarem tanto engajamento no Facebook.

Se você usar com estratégia as frases interrogativas, o número de comentários vai escalar rapidamente.

Perguntas e enquetes geram engajamento no Facebook

Mas nada de se estender muito nas sentenças. Quanto menores e mais diretas forem as perguntas, maiores as chances dos usuários as lerem e responderem nos seus feeds pessoais.

Perguntas polêmicas geram discussões entre os usuários e podem ser uma boa ferramenta para aumentar o seu engajamento.

O mesmo pode ser dito das enquetes. Ao serem oferecidas duas ou mais opções de resposta, os usuários tendem a se expressar mais para defenderem suas opiniões.

Esse tipo de post é muito bom para atrair comentários, o que aumenta muito o alcance do seu post.

Já percebeu que, às vezes, quando você está descendo pelo feed, aparece uma mensagem do tipo “fulano respondeu um comentário sobre…”

É esse o tipo de alcance que uma página pode ter através dos comentários.

3 - Escreva a legenda para essa foto

Esse tipo de postagem é muito comum entre páginas esportivas e humorísticas. 

As pessoas se sentem induzidas a mostrar sua criatividade, principalmente quando a página promete postar aquela legenda que avaliar como a melhor.

Legendas de fotos geram engajamento no Facebook

É, portanto, uma via de mão dupla: a pessoa expõe ao mundo a sua criatividade, ganhando aqueles minutinhos de fama que todo mundo gosta, e a página ganha o engajamento e alcança outros usuários.

Depois que forem notificados pelo Facebook quando algum amigo comentar nesse tipo de postagem, os outros usuários podem reagir e dar suas próprias sugestões, gerando ainda mais engajamento.

4 - Memes

Não tem jeito, os memes são a febre do século XXI. Desde que foram criados, eles geram curtidas, comentários e compartilhamentos para todas as páginas que fazem uso deles.

E o melhor dos memes é que você não precisa criar um para gerar engajamento. Já existem milhares espalhados pela internet... basta selecionar um que se encaixe com o tipo de conteúdo que você produz.

Uma forma muito eficaz de utilizar um meme e gerar muitos comentários e curtidas é colocar a legenda “marque um amigo que se parece/faça isso”.

O humor é uma das ferramentas que mais gera engajamento nas redes sociais. Os usuários estão sempre procurando formas de fazer brincadeiras com seus amigos.

Memes geram engajamento no Facebook

Exemplos de memes recentes que geraram muito engajamento:

  • Akon apontando para a tela;
  • Tênis que parecia ter duas cores diferentes;
  • Brincadeira do "Ninguém", "Absolutamente ninguém" e "Eu"...

Para ter resultados ainda melhores, é importante estar ligado aos acontecimentos. Assim você perde a oportunidade de utilizar os memes mais quentes.

5 - Concursos/Desafios

Os posts que geram uma competição ou algo do tipo são sempre ótimas maneiras de gerar engajamento.

“Quantas agulhas você consegue ver nessa imagem? A resposta mais próxima ganha um cupom de desconto de 20% na próxima compra”

Esse tipo de postagem funciona bem pois premia o usuário por seu esforço para solucionar o problema, não através de um simples sorteio.

Dessa forma, as pessoas se sentem mais influenciadas a participar, pois confiam mais na chance de ganhar do que em um sorteio.

6 - Trivias ou Quiz

Trivias são aquelas perguntas em que as respostas são em múltipla escolha.

Quiz gera engajamento no Facebook

Nesse caso, mais uma vez entramos naquela questão de competição. Você pode definir um dia específico da semana para fazer esse tipo de jogo.

Assim, os usuários vão entrar regularmente na sua página para participar da brincadeira. Ao final de cada mês, você pode somar os pontos de cada semana e premiar o usuário com o maior número de respostas certas, por exemplo.

As perguntas podem ser de qualquer assunto, mas o ideal é fazer com algo relacionado ao seu segmento.

Curiosidades sobre a empresa, notícias que envolvem o seu segmento que saíram naquela semana ou algo do tipo são algumas sugestões.

Esse tipo de post, além de gerar muitos cliques, tende a gerar tabém muitos comentários, pois os usuários podem marcar os amigos para participar.

7 - Posts de outras páginas

Isso mesmo. Compartilhar posts de outras páginas com o mesmo segmento que a sua gera muito engajamento e também te dá credibilidade.

Mas isso não dá audiência para o concorrente?

O que você deve entender é que o consumidor vem sempre em primeiro lugar. Se uma página com o mesmo assunto que o seu produziu um conteúdo interessante, compartilhá-lo no seu feed é uma ótima maneira de mostrar ao seu público que você se interessa e se preocupa com ele.

Por exemplo:

Você tem uma página que fala sobre cosméticos e artigos de beleza. De repente, enquanto navegava pela internet, se deparou com um conteúdo de outra página que fala sobre uma nova substância que está sendo inserida nos perfumes aqui no Brasil.

Essa informação pode ser muito relevante para o seu público, por isso merece ser compartilhada.

Ao verem que o conteúdo de outra página está sendo postado, as pessoas sentirão que o intuito da sua página é realmente ajudá-las, e não apenas receber curtidas e gerar novos clientes.

Isso dá credibilidade. Faz com que as pessoas busquem o seu conteúdo para saber as novidades, porque sabem que lá elas encontrarão novidades que são relevantes, não importa a origem delas.

8 - Histórias e bastidores

Nada conecta mais seres humanos do que outros seres humanos.

E os posts que mostram as pessoas que estão por trás da página, empresa ou loja geram muitas curtidas e comentários.

Saber as histórias das pessoas gera engajamento no Facebook

É bom saber como aquela página surgiu, quem foram as pessoas por trás daquelas ideias que envolvem os usuários todos os dias.

E é muito legal saber que aquelas grandes ideias vieram de pessoas como você. Por isso, os posts de dia a dia, bastidores e histórias engraçadas com os membros da equipe da página sempre conectam e geram muito engajamento.

E existem várias formas de fazer esse tipo de postagem: textos, imagens, vídeos, stories...

As que tendem a gerar mais engajamento são vídeos e imagens, pois assim os usuários passam a reconhecer o rosto daquelas pessoas.

9 - Dicas para resolver problemas

Procure sempre saber quais são as maiores dúvidas e dificuldades que o seu público alvo apresenta e tente fazer posts que ajudem a resolvê-los.

A internet, além de ser um lugar para se relacionar, é também um local onde as pessoas procuram soluções para os problemas que enfrentam no dia a dia.

Por isso, posts desse tipo, que auxiliam as pessoas a superar barreiras, geram muito engajamento. Curtidas, comentários e compartilhamentos aparecem aos montes quando uma postagem como essa é feita corretamente.

Por exemplo:

Um lojista que vende bicicletas e outros produtos relacionados percebe que os clientes têm muita dificuldade em entender a diferença um banco “x” e um outro banco “y”.

Enquanto um é mais propício para uma atividade física mais intensa e com maior velocidade, o outro é mais voltado para o conforto.

Mas, ao comprarem os bancos, o vendedor percebe que os clientes não entendem isso, muitas vezes comprando o banco errado para o tipo de atividade que pretendem fazer.

Ao notar isso, ele vai e cria um artigo explicando as finalidades de cada banco e coloca na página da sua loja.

Esse tipo de posts, que tira as dúvidas dos usuários, além de gerar muito engajamento, também fideliza os clientes e gera credibilidade à página.

10 - Imagens e Vídeos

As imagens são facilmente visualizadas e chamam muita atenção.

Fazer posts com textos muito grandes desencorajam a leitura e, consequentemente, algum tipo de interação do usuário. 

Já posts com uma imagem chamam a atenção. O usuário fica curioso para, no mínimo, ver do que se trata aquele conteúdo.

E a vantagem das imagens é que, na maioria das vezes, elas nem precisam de textos para acompanhá-las. Uma simples legenda ou algo que as complemente já basta.

O mesmo pensamento pode ser aplicado aos vídeos. Ainda mais agora que o Facebook introduziu o recurso de autoplay, onde os vídeos já se iniciam automaticamente quando o usuário passa por ele.

Os vídeos possuem a maior taxa de compartilhamento de todo o Facebook, elas chegam a 138%! Portanto postar vídeos divertidos, informativos e relacionados ao seu assunto é uma grande forma de gerar engajamento.

As imagens, além de gerarem muito engajamento, são ótimas para a criação de campanhas. Para aprender a criar campanhas vencedoras no Facebook, confira esse outro artigo.

Transforme seus posts em uma explosão de tráfego e vendas!

O Facebook é uma das ferramentas de tráfego mais poderosas da internet. Para utilizá-lo de forma que você otimize suas conversões, é preciso conhecer a fundo e aplicar estratégias de marketing que vão trazer mais leads e, consequentemente, vendas para o seu Ecommerce.

Imagine conseguir unir o que você aprendeu agora às estratégias testadas e validada por mais de 8 mil empresários

Imagine multiplicar o número de acessos à sua loja e aos seus produtos, aumentando o potencial de venda…

Os resultados seriam extraordinários, certo?

E é isso que você pode ter com as estratégias que usamos aqui no Ecommerce na Prática todos os dias.

Esse método está disponível no treinamento Explosão de Tráfego e Vendas, ministrado pelo próprio Bruno de Oliveira, criador do Ecommerce na Prática e maior especialista de comércio eletrônico do país.

Vem saber mais sobre Como conseguir um Explosão de Tráfego e Vendas para o seu negócio!

Perguntas Frequentes

O que é engajamento?

Engajamento é um dos fatores mais importante para o Facebook. É a maneira que a rede social ranqueia os posts de acordo com a interação que eles fazem com os usuários.

Quais são os posts que geram mais engajamento no Facebook?

  1. Citações
  2. Perguntas ou Enquetes
  3. "Escreve a legenda para essa foto"
  4. Memes
  5. Concursos/Desafios
  6. Trívias ou Quiz
  7. Posts de outras páginas
  8. Histórias e Bastidores
  9. Dicas para resolver problemas
  10. Imagens e Vídeos