O Threads é uma rede social para compartilhamento de textos, lançada pelo Instagram em julho de 2023. Logo de cara, as comparações com o Twitter são inevitáveis, mas existe muito mais que você precisa saber para usar a plataforma. E, nesse artigo, nós te contamos tudo.

Depois de se tornar a rede social com crescimento mais rápido da história – alcançando 10 milhões de usuários em apenas 7 horas – o Threads chamou a atenção e aguçou a curiosidade de muita gente. 

A rede social, que rivaliza com o Twitter, tem o intuito de se tornar um portal para compartilhamento de textos curtos, além de imagens e vídeos. Mas, afinal, como as empresas podem usar a plataforma? Como ela funciona na prática? Vale a pena fazer uma conta? Nós falamos sobre esses assuntos, e muitos outros, neste artigo. 

Antes de começarmos, que tal assistir ao vídeo em que Ana Clara Magalhães, especialista em marketing, explica o que é o Threads e se vale a pena sua empresa apostar nessa plataforma?

O que é o Instagram Threads? 

O Instagram Threads é um aplicativo desenvolvido pela equipe do Instagram para compartilhar atualizações de texto. Ele oferece um espaço separado para atualizações em tempo real e conversas públicas. 

Com o Threads, é possível seguir e se conectar com amigos e criadores que compartilham seus interesses, assim como no Instagram. As postagens podem ter até 500 caracteres e incluir links, fotos e vídeos de até 5 minutos. 

O nome “Threads”, em tradução do inglês, significa "fios”. Na internet, e sobretudo no Twitter, o termo é usado para designar publicações que estão interligadas. Elas permitem que um assunto seja desenvolvido em profundidade, respeitando o limite de caracteres imposto. 

A plataforma foi lançada em 100 países e, em suas primeiras horas de existência, já bateu recordes: 10 milhões de pessoas fizeram uma conta nas primeiras 7 horas. Tamanha popularidade, é claro, pode ser explicada pela integração do Threads com o Instagram – uma das redes sociais mais populares da atualidade. 

Vamos aprender mais sobre o Threads e como usá-lo? 

A rede social é uma cópia do Twitter?

O anúncio do Threads aconteceu já há algum tempo e, desde então, a plataforma foi comparada com o Twitter. A semelhança é, de fato, inegável: ambas as redes são focadas em conteúdo textual, têm limite de caracteres, permitem compartilhamento de links, fotos e vídeos curtos. Até mesmo o layout gerou comparações. 

De certa forma, podemos dizer que o Threads tem muitas das características do Twitter, mas ainda é cedo para entender se ela será usada da mesma maneira. Cada rede social tem o potencial de ser única, sobretudo quando consideramos o impacto que o usuário tem sobre essas ferramentas. 

Por enquanto, o Threads foi muito bem-recebido por aqueles usuários que estão insatisfeitos com as mudanças recentes no Twitter, depois que a plataforma foi comprada pelo empresário Elon Musk. 

🛒 Instagram Shopping: o que é e como criar uma loja [TUTORIAL]

Como usar o Threads? 

Agora que você já sabe o que é o Threads, é hora de entender quais os passos para usá-lo. A seguir, vamos ensinar como fazer o download, como integrar a sua conta do Instagram, personalizar o seu perfil e começar a usar a rede social. 

Vamos começar! 

1. Faça o download

A primeira coisa que você precisa saber é que ter uma conta ativa no Instagram não é necessário para fazer uma conta no Threads. É preciso saber, no entanto, que as duas contas estarão conectadas.

Vamos mostrar o passo a passo caso você já tenha uma conta ativa no Instagram, e caso você não tenha. Veja: 

Se você já tem uma conta do Instagram

  • Faça o download do aplicativo Threads (disponível para Android e iOS);
  • Na tela inicial, selecione a opção "Entrar com o Instagram";
  • Abra o aplicativo do Instagram, acesse as notificações (ícone de coração) e autorize o acesso do Threads;
  • Retorne ao Threads e aguarde o reconhecimento do aplicativo;
  • Complete as informações de Bio e Link ou opte por "Importar do Instagram" para preencher automaticamente com as informações do seu perfil no Instagram. Em seguida, clique em "Continuar";
  • Decida se deseja um perfil público ou privado e clique em "Continuar";
  • Por último, leia as instruções de como o Threads funciona e clique em "Entrar no Threads".

📚 Leia também: Como criar uma biografia para Instagram profissional 

Se você ainda não tem uma conta do Instagram

  • Baixe o aplicativo Threads (disponível para Android e iOS);
  • Toque em "Criar nova conta";
  • Na próxima janela, informe seu nome completo e crie uma senha com pelo menos 6 caracteres (entre letras e/ou números);
  • Escolha se deseja salvar suas informações de login no celular. Se escolher essa opção, você poderá entrar automaticamente, sem a necessidade de informar seu usuário e senha todas as vezes. Caso contrário, toque em "Agora não";
  • Informe sua data de nascimento e crie um nome de usuário (o símbolo verde ao lado indica que não existe outra pessoa com esse nome de conta);
  • Informe seu número de celular e toque em "Avançar" ou clique em "Cadastrar-se com o e-mail" para configurar uma forma de verificação;
  • Acesse seu aplicativo de SMS ou a caixa de entrada do e-mail e busque a mensagem do Instagram. Insira o código de verificação com 6 dígitos e toque em "Avançar";
  • Por fim, toque em "Concordo".

2. Siga contas de seu interesse

O primeiro passo que você deve dar para tornar a sua conta do Threads mais personalizada é seguir as contas de seu interesse. Você pode encontrar perfis relevantes na aba de pesquisa, ou digitar o nome de usuário – que normalmente é o mesmo do Instagram – para encontrar uma pessoa específica.

Vale lembrar que, ao criar a sua conta, você tem a opção de seguir todas as mesmas pessoas que segue no Instagram. Para empresas, essa pode ser uma oportunidade de entrar no feed de sua audiência de maneira natural, criando uma comunidade forte desde o primeiro momento. 

3. Faça seu primeiro thread

Para escrever uma postagem, você deve clicar na aba central do aplicativo, onde está o ícone de um lápis. Os textos do Threads têm um limite de 500 caracteres, mas você pode incrementá-los com imagens, vídeos curtos e até links. 

Como padrão, a mensagem estará configurada para ser visível e respondida por qualquer pessoa, mas se você preferir, toque em cima do botão e altere para “Perfis que você segue” ou “Somente mencionados”.

Apagar o Threads exclui o Instagram? 

Sim, se você exclui o seu perfil do Threads, automaticamente, o seu perfil do Instagram também é excluído. Isso porque, de acordo com a Meta – a empresa por trás do Instagram, Facebook, WhatsApp e, agora o Threads –  este é um serviço oferecido pelo Instagram e as duas plataformas estão vinculadas.

Isso quer dizer que, se você fizer uma conta no Threads, precisa deixá-la ativa? Não necessariamente. 

Se você criou um Threads, mas resolveu não usá-lo, é possível desativar a conta sem impactar o seu perfil do Instagram. Conheça os passos: 

  • Abra o Threads e vá até o seu perfil;
  • Selecione Configurações, na parte de cima;
  • Pressione em Conta e depois na opção para Desativar Perfil;
  • Confirme a ação em Desativar Perfil no Threads.

📚 Leia também:  O guia dos tipos de redes sociais: escolha a melhor para sua empresa 

Como o Threads pode ser usado na empresa? 

Você já sabe como o Threads funciona, como criar uma conta e começar a usar a plataforma. Mas esse é apenas o início. Depois de fazer as configurações iniciais, é hora de entender como essa plataforma pode ser usada a favor da sua empresa, certo? 

Ainda que o Threads seja uma rede social recente, já existem muitas empresas usando a plataforma e tendo alto engajamento.

A identidade do Threads – ou seja, o tom de voz usado na plataforma – ainda será definida, mas aqui estão algumas ideias iniciais para começar a produzir conteúdo e usar o espaço a favor do seu negócio:

1. Reforço da comunidade 

O Threads pode ser mais um espaço para concentrar sua audiência, nutri-la com conteúdo de qualidade e reforçar o senso de comunidade em torno da sua marca. Além disso, essa pode ser uma incrível oportunidade de alcançar novas pessoas e trazer ainda mais atenção para o que a sua empresa tem a dizer. 

Para isso, faça um esforço consciente de manter a consistência de marca no canal. Isso inclui não apenas elementos visuais, mas também o tom de voz que a sua empresa usa nas redes sociais. 

Também não tenha medo de experimentar com novos formatos de conteúdo. Enquanto o Threads se solidifica na rotina das pessoas, você tem uma grande oportunidade de testar coisas novas e entender o que funciona melhor para a sua empresa. 

Fique de olho no que outras empresas, sejam elas concorrentes ou não, estão fazendo para fortalecer o senso de comunidade no Threads. Quem sabe você não encontra uma fonte de inspiração? 

📚 Leia também: O que é Branding: entenda TUDO

2. Relacionamento com os clientes 

Assim como todo canal de comunicação da sua empresa, o Threads também pode ser usado para o atendimento de seus clientes. Ali, você poderá responder perguntas, compartilhar informações úteis, compartilhar conteúdo exclusivo e mais. 

Manter-se disposto a resolver problemas e ouvir o que seus clientes – e clientes em potencial – têm a dizer, é essencial para criar uma relação de confiança. 

3. Coleta de feedbacks 

O Threads também pode se tornar um lugar valioso para que sua empresa colete feedbacks de clientes, seja para resolver problemas, melhorar processos ou lançar novos produtos ou serviços.  Esse é um canal no qual empresas têm acesso direto à audiência. Por que não usar isso de forma que torne a sua empresa melhor no longo prazo? 

Independentemente da rede social usada, a qualidade do conteúdo que você publica deve ser sempre a melhor possível. Com tantas plataformas novas surgindo a cada ano, pode ser difícil criar um cronograma que funcione e que – ainda mais importante – gere resultados. 

Foi pensando nisso que criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, no qual te ensinamos a criar conteúdos que atraem, engajam e convertem. Nós vamos desde o planejamento até a execução, para que você tenha uma visão completa sobre o assunto. 

O curso já está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para começar a estudar agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é o Instagram Threads?

O Instagram Threads é um aplicativo desenvolvido pela equipe do Instagram para compartilhar atualizações de texto. Ele oferece um espaço separado para atualizações em tempo real e conversas públicas.

Apagar o Threads exclui o Instagram?

Sim, se você exclui o seu perfil do Threads, automaticamente, o seu perfil do Instagram também é excluído. Isso porque, de acordo com a Meta, o Threads é um serviço oferecido pelo Instagram e as duas plataformas estão vinculadas.

Como o Threads pode ser usado na empresa?

O Threads pode ser fortalecendo a comunidade em torno da marca, melhorando o relacionamento com os clientes e coletando feedback valioso para aprimorar produtos e serviços.