Uma marca eficaz ajuda as empresas a se diferenciarem de seus concorrentes e a construir uma base de clientes leais. Por essa razão, é importante saber o que é Branding e como fazer a construção de uma marca. E é sobre isso que falaremos nesse artigo, vem com a gente!

As marcas estão ao nosso redor. Vivemos rodeados de produtos e serviços, todos os dias e, muitas vezes, nem nos damos conta do que nos faz escolher uma marca diante de outras.

O fato é que existe toda uma construção por trás da percepção que temos de uma marca. Afinal, as marcas desempenham um papel importante em termos de comunicação e identificação. 

Eles oferecem orientações, transmitem expectativa de qualidade e, assim, oferecem ajuda e suporte para quem toma a decisão de compra. 

Mas antes de fazer a gestão de uma marca, você precisa entender profundamente o que é Branding, para saber como desenvolver um.

Para começar, te convidamos a ouvir o episódio 59 do EnPCast. Nele, convidamos Bruno de Oliveira, Babi Tonhela e Camilla Alves, estrategista de marca na agência Ória Branding.

O que é Branding?

Branding é o processo de criação de uma percepção forte e positiva de uma empresa pelos clientes. 

Para isso, o branding combina elementos como logotipo, design, cores, declaração de missão e um posicionamento consistente em todas as comunicações de marketing de uma empresa. 

O Branding é o processo usado para construir a identidade de um negócio, ou seja, tudo o que ele representa para os clientes.

E isso vai muito além de uma identidade física da marca, chegando até mesmo a reputação da empresa e qualquer associação que ela tenha com outras empresas e pessoas. Camilla Alves fala sobre o que é o Branding durante o episódio 59 do EnPCast:

Em síntese, o Branding é a orientação das estratégias para criar percepção de valor para as marcas. [...] Tem várias coisas dentro da construção da plataforma de marca que orientam o cliente a perceber a sua marca como mais valorosa.

Camilla Alves

Alguns exemplos de branding inspiradores e que vão além do produto são a Coca-Cola, uma das marcas mais presentes no imaginário das pessoas e a Dove, que além de focar nos produtos, tem um forte posicionamento sobre a beleza real das mulheres...

O branding sempre existiu, mesmo de de forma inconsciente. A diferença é que, atualmente, existem profissionais preparados para construir essa identidade de uma empresa.

Quais são as principais estratégias de branding?

Se você é ou deseja ser um profissional que trabalha com isso, saiba que existem algumas estratégias de branding. São elas:

1. Gestão de marca 

Gerenciar marcas é uma parte fundamental da estratégia de produto de qualquer empresa, especialmente aquelas que trabalham em mercados muito competitivos.

A gestão da marca é a decisão do que a empresa comunica visual e verbalmente, onde ela faz essa comunicação, os canais de distribuição, e com quem ela deseja se comunicar. 

Uma gestão de marca consistente e estratégica trabalha para construir um forte valor para marca, o que, lá na frente, vai gerar o valor agregado trazido aos produtos ou serviços da empresa.

Vamos voltar ao exemplo da Coca-Cola versus um refrigerante genérico. Como a empresa construiu um valor de marca poderoso, ela pode cobrar mais pelo seu produto, pois os clientes preferem pagar mais pelo produto.

O valor agregado ao valor da marca pode existir como uma percepção de qualidade superior ou como apego emocional. 

Mas, como tudo isso foi construído? Através de estratégias…

Como fazer a Gestão de uma Marca

Para fazer a gestão de uma marca é preciso pensar em estratégias e campanhas com o objetivo de criar uma imagem única e duradoura da marca no mercado.

Imagem positiva + destaque = sucesso da marca.

A gestão de Marca deve mapear como a empresa é diferente, confiável, memorável e apreciada pelo seu cliente ideal. 

O objetivo desse mapa é saber como transmitir o propósito, as promessas e como a empresa pode resolver os problemas das pessoas.

Este é o primeiro passo para construir o Branding de uma marca do zero.

Partindo disso, uma gestão de marca eficiente deve incluir:

Descoberta de marca

  • Pesquisa de concorrentes;
  • Público-alvo;
  • Voz da marca;
  • Mensagem e história da marca.

A gestão de marca é fundamental para construir o sucesso de uma empresa e deve ser pensada antes mesmo de pensar na identidade visual.

E por falar nela…

2. Identidade Visual da Marca

A identidade visual da marca é a forma como a empresa se mostra ao público com recursos visuais que transmitem uma personalidade.

A gestão de marca, lá atrás, pensou no propósito da empresa. Agora esse é o momento de alinhar com a forma visual para causar maior impacto.

Os elementos de identidade visual da marca devem ser aplicados em todos os canais de forma consistente. Pois essa é a maneira como a empresa será reconhecida.

A identidade visual inclui:

  • logotipo;
  • cores e fontes;
  • design do site;
  • forma do conteúdo;
  • impressão ou embalagem;
  • quaisquer outras marcas visuais.

Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala sobre a importância da identidade visual para uma marca:

A maioria das pessoas que estão começando fazem um logo de qualquer jeito e esquecem a importância da identidade visual. [...] Quando o cara tá começando, tem muita coisa para fazer e essas coisas acabam ficando em segundo plano.

Bruno de Oliveira

Camilla, então completa:

Não é algo que pode ficar no segundo plano. Se você está começando e tem a oportunidade de investir em uma identidade visual, faça! [...] Querendo ou não, se as marcas usam essa estratégia visual, chamam a atenção do cliente.

Camilla Alves

3. Posicionamento da marca

O posicionamento é a forma como a marca se mostra ao mundo, conectando os próprios valores com o público por meio de uma comunicação estratégica.

Algumas das estratégias de posicionamento de uma marca podem aparecer das seguintes formas:

Juntos, esses canais são fundamentais para construir um posicionamento que leve ao crescimento da marca. 

Deixe o posicionamento da marca brilhar

Hoje em dia, os clientes querem mais do que mais uma empresa oferecendo o mesmo que todas as outras…

Ao invés disso, eles estão em busca de uma experiência sob medida para suas necessidades e, de preferência, com uma interação pessoal natural e de qualidade.

Para que o posicionamento de uma empresa se destaque, é fundamental ser consistente com a personalidade dessa marca em todos os canais de contato.

Ao construir o posicionamento de uma marca, diga aos clientes de forma sucinta:

  • Quem é você;
  • O que você oferece;
  • Qual a diferença a sua marca faz no mundo.

Contar a história de uma marca é uma oportunidade incrível de se posicionar ao mesmo tempo em que se comunica em um nível humano, estabelecendo uma conexão emocional direta com os consumidores.

Como começar a fazer branding?

Agora que você já tem uma boa base sobre o que é branding, chegou o momento de saber como aplicá-lo na prática. Veja abaixo:

1. Conheça seu público

Todo negócio possui um público específico, ou seja, um perfil de cliente ideal.  E aqui no EnP chamamos este conceito de persona. Mas como isso funciona?

Bom, a partir do momento que você identifica a persona da sua empresa, fica muito mais fácil desenvolver ações pontuais para o desenvolvimento dela, como o branding, por exemplo. 

Além disso, dá para você focar não só no branding, mas criar campanhas de marketing mais eficientes, produzir conteúdo estratégico e relevante de forma mais direcionada, além de todas as outras ações utilizadas para atrair e converter clientes para a sua loja. 

Para aprofundar seus conhecimentos no assunto, sugerimos que leia o artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo.

2. Defina visão, missão e valores da sua empresa

A visão, a missão e os valores são indispensáveis quando falamos sobre o que é branding e como aplicá-lo nos negócios. Vamos explicar o que significa cada um desses conceitos abaixo:

A visão diz respeito ao futuro, isto é, onde você quer que a sua empresa chegue e quais são os seus objetivos. Ela não precisa ser fixa, podendo ser mudada com o passar do tempo. Contudo, é importante que existam métricas para mensurar se os objetivos estão sendo atingidos.

A missão, por sua vez, é como se fosse a razão de ser de uma empresa. Por que a sua loja virtual existe, afinal de contas? Philip Kotler, considerado como o pai do marketing, afirma que “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”.

Por fim, os valores são os princípios que regem as ações e comportamentos de uma empresa. E isso envolve desde os colaboradores até o CEO. Basicamente, são os princípios que norteiam uma empresa, sua cultura e a maneira como ela será estruturada. 

3. Tenha um diferencial competitivo

O seu negócio precisa se destacar no mercado. Para isso, um dos primeiros passos é ter um diferencial competitivo. 

O que os seus produtos têm de diferente dos demais vendidos? Como a sua marca pode se posicionar frente ao mercado? Como o seu negócio pode ser inovador?

Essas são apenas algumas das perguntas que você pode fazer para começar a fazer branding. Penso no seu público, como a sua empresa pode se destacar e vá em frente.

4. Ofereça uma boa experiência aos clientes

Não tem jeito: os clientes precisam ficar satisfeitos ao comprar na sua loja. Aliás, quando falamos em o que é branding, o consumidor precisa se identificar com o seu negócio. 

Basicamente, você deve fazer com que ele se sinta importante para a sua marca… Mas como fazer isso, afinal?

Proporcionando uma experiência de compra incrível para os clientes, por meio de um atendimento de qualidade, aprimorando a navegação do seu site de vendas, disponibilizando boas imagens de produtos e por aí vai…

Quais são as principais métricas de branding? 

Para que todo o processo de branding dê certo no seu negócio, não basta só conhecer seus conceitos e aplicá-los... É preciso acompanhar os resultados. Ou seja, você deve ficar atento às métricas também. 

Conheça algumas delas a seguir:

Taxa de novos visitantes

Como o próprio nome já indica, a taxa de novos visitantes diz respeito às pessoas que entram em contato com o seu negócio pela primeira vez. É uma métrica muito importante quando falamos sobre o que é branding, pois está ligada à consciência que as pessoas têm a respeito da sua marca.

É a partir dessa métrica que você consegue entender se a sua empresa está conseguindo atingir novos públicos como o esperado. 

Taxa de retorno

Esta métrica está diretamente relacionada à capacidade do seu negócio de reter e fidelizar clientes para que eles voltem a comprar. É bem simples de ser compreendida: se as pessoas estão retornando à sua loja virtual, isso significa que elas gostam dos produtos ou serviços e são, de certa forma, leais à marca.

Quantidade de buscas pela marca

O quanto a sua empresa está sendo procurada na internet? Esta métrica pode te responder isso. Para acompanhá-la, basta utilizar ferramentas como Google Analytics e Google Trends, por exemplo. 

Temos dois artigos que vão te ajudar a saber mais sobre elas:

A história de uma marca está sempre sendo contada!

Agora você já sabe o que é branding e tem uma visão bem maior das estratégias por trás da construção de uma marca, está pronto para ir além…

Saber como juntar todas essas estratégias e executar isso de forma consistente é o que vai te diferenciar como profissional de sucesso na era digital.

E uma ótima ferramenta para te ajudar nessa missão é o marketing de conteúdo!

Se você quer usar o máximo potencial do marketing de conteúdo na sua empresa, faça o nosso treinamento completo!

Eles está disponível com a assinatura do Ecommerce na Prática. Para assinar, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é Branding?

Branding é o processo de criação de uma percepção forte e positiva de uma empresa pelos clientes.

Quais são as principais estratégias de branding?

1. Gestão de Marca; 2. Identidade Visual da Marca; 3. Posicionamento da Marca.

Como começar a fazer branding?

1. Conheça seu público; 2. Defina visão, missão e valores da sua empresa; 3. Tenha um diferencial competitivo; 4. Ofereça uma boa experiência aos clientes.

Quais são as principais métricas de branding?

Taxa de novos visitantes, Taxa de retorno, Impressões, Quantidade de buscas pela marca e outras.