O Google Analytics é indispensável para o monitoramento dos dados do seu site. Apesar de sua importância, saber como usar a ferramenta ainda é uma dificuldade para diversas pessoas. Se este é o seu caso, este artigo vai te ajudar a resolver isso!

Não há muito como fugir: quem trabalha online precisa saber como analisar as informações dos usuários que visitam o site. Seja um blog, um Ecommerce, enfim, não importa…

Se você quer obter os melhores resultados no seu negócio, conhecer tudo sobre Google Analytics é a melhor decisão que você pode tomar. 

E para te ajudar nisso, ao longo deste artigo, nós vamos te explicar o que é Google Analytics, como ele funciona, quais são suas principais métricas, dentre outros temas essenciais. 

Vamos lá?

O que é Google Analytics?

Google Analytics é uma plataforma de análise de dados. Ele funciona a partir da instalação de um código no site, permitindo a coleta de informações dos usuários que acessam as páginas.

Com a ferramenta, é possível gerar relatórios e analisar o comportamento das pessoas dentro dos domínios, os pontos fortes e fracos do site, etc.

O Google Analytics é muito importante para traçar estratégias de marketing digital de um negócio. Ele ajuda o empresário ou gestor a entender como o visitante chega ao site de vendas, o que ele consome e outras informações valiosas para o sucesso de um negócio.

Dito isto, agora que já sabe o que é Google Analytics, veja  a seguir como usar essa ferramenta…

Como instalar o Google Analytics?

O processo para instalar o Google Analytics é bastante simples. É preciso apenas copiar o código javascript criado para o usuário e inseri-lo no corpo do site.

A maior parte das plataformas de Ecommerce já possuem um local pré-determinado para inserir o código do Google Analytics.

Uma vez instalado, você já pode começar a usar na mesma hora. É importante reservar um tempo para se ambientar à ferramenta e analisar os dados disponíveis.

São muitas métricas e informações importantes, por isso é interessante que você analise todos os dados atuais do seu site. Isso vai ser muito útil para traçar metas e novas estratégias no seu Ecommerce.

Para saber o passo a passo para instalar o Google Analytics, leia o nosso artigo sobre o assunto: Como Instalar o Google Analytics [Passo a Passo].

Quais as principais métricas do Google Analytics?

Para aproveitar ao máximo as funcionalidades do Google Analytics, é fundamental entender cada informação que ele apresenta em seu painel. 

Veja abaixo:

Visitantes

O termo “visitantes” se refere a qualquer pessoa que acessa sua página. Um mesmo visitante pode iniciar a navegação por fontes diferentes, como Google, Facebook, etc. 

Além disso, ele pode visitar várias páginas do seu site, o que gera novas interações de durações diferentes.

Interação 

A interação, basicamente, é o nome que se dá a cada clique individual do usuário

Em uma única visita, o usuário pode fazer uma ou diversas interações com os conteúdos das páginas do seu site. 

Sessão 

A sessão é o conjunto de interações do usuário. Ela representa o tempo que o visitante ficou ativo na página. 

Quando o primeira interação é feita, uma nova sessão começa e só acaba quando:

  • O usuário fica mais de 30 minutos inativo;
  • O visitante clica em uma UTM ( URL parametrizadas);
  • Passa passa de meia-noite;
  • O usuário acessa subdomínios do site.

Páginas por sessão

As páginas de sessão nada mais são do que a quantidade de páginas diferentes que o usuário visitou em uma sessão.

Por exemplo, quando ele acessa a home do site, clica em uma página de produto, depois, visita outra e por aí vai.

Duração média da sessão

A duração média, por fim, é o tempo médio que seus visitantes ficam ativos no site. É uma boa métrica para compreender quais páginas os usuários passam mais tempo interagindo e quais isso não acontece. 

Lembrando que existem diversas outras métricas importantes que podem ser acessadas pelo Google Analytics, como a taxa de rejeição, origem do tráfego,  taxa de conversão, entre outras.

Eles são chamados de KPIs (Key Performance Indicators), ou seja, indicadores de desempenho chave, em tradução livre.

Diferenças entre métrica e dimensão

Como vimos, as métricas são sistemas de mensuração para quantificar uma tendência, isto é, um comportamento dos usuários. E as dimensões são os dados que os visitantes geram no GA, como origem, cidade, dispositivo, etc. 

Esses termos são indispensáveis para que ocorra uma boa análise e gestão das informações da sua empresa dentro da ferramenta. 

Uma vez que entendido o significado de cada um deles, mais chances você tem de ter insights valiosos para aumentar os acessos do seu site, segmentar melhor seus anúncios, dentre outras ações. 

Diferenças entre conta, propriedade e vistas de propriedade

A conta é o que permite o acesso ao Google Analytics. Já a propriedade é um site, blog ou aplicativo. E as vistas de propriedade dizem respeito a um conjunto de especificações para acompanhar o tráfego em um único domínio. 

É comum que esses termos gerem dúvidas em quem está aprendendo a usar o Google Analytics… E não há nenhum problema nisso. 

Entretanto, é importante a compreensão do significado de cada um deles para você não cometer nenhum equívoco ao utilizar a ferramenta no dia a dia dos negócios. Lembre-se disso!

7 dicas para usar o Google Analytics

Depois de entender o que é e como usar o Google Analytics, conheça algumas  dicas para que a ferramenta traga os melhores resultados para o seu negócio:

1. Cadastre seu site no Google Analytics do jeito certo

A primeira coisa que você tem que fazer para começar a utilizar a ferramenta é o cadastro do seu site.

Para fazer isso, é necessário ter uma conta do Google. Indicamos que você faça isso com o e-mail da sua empresa para você manter sua operação mais organizada e receber as notificações da plataforma no lugar certo.

Feito isso, vai ser preciso configurar a sua conta, indicando se você está usando a ferramenta para monitorar um website ou um dispositivo móvel, dentre outras informações.

2. Instale ao código de acompanhamento

Depois de completar o cadastro, você vai precisar instalar o código de acompanhamento para o Analytics, de fato, começar a monitorar o seu Ecommerce.

Você vai receber a tag de site global, a gtag. É ela que faz toda a comunicação entre o seu site e o Google Analytics.

O jeito mais fácil de instalar o código de acompanhamento é através do Google Tag Manager, ferramenta que permite o gerenciamento de todas as tags do site, criação de eventos e metas sem precisar mexer no código do site.

Dessa maneira, tudo relacionado ao seu site fica sob seu controle, possibilitando uma organização maior do seu site.

Assim, basta adicionar a tag de acompanhamento em todas as páginas do site, para que o Analytics comece a monitorá-lo de maneira completa.

3. Confira se as tags estão funcionando corretamente

Como falamos anteriormente, não adianta nada colocar o código de acompanhamento se ele não estiver funcionando corretamente.

Isso porque muitas vezes a tag é inserida na página mas acaba não sendo ativada. Então somente quando você for conferir os relatórios pela primeira vez é que vai notar que nenhum dado foi mensurado como o esperado.

Para conferir se tudo está rodando da maneira correta, utilize o Google Tag Assistant. Ele é uma extensão para o Google Chrome e seu uso é bem simples.

4. Use a ferramenta corretamente

Parece óbvio, mas muita gente vai usando o Google Analytics de forma amadora, tentando interpretar os dados e relatórios baseados apenas em “achismos”.

Não faça isso. 

Entenda as métricas e analise os dados do seu site com atenção. Algo importante é se certificar de que a ferramenta está devidamente instalada…

Caso contrário, o GA pode fazer uma leitura errada dos dados do seu site e isso só vai prejudicar as suas estratégias de venda

Um cenário que nenhum gestor deseja, concorda?

5. Tenha atenção ao tráfego interno

É normal que você, o gestor e os colaboradores da sua empresa acessem o site várias vezes durante o dia. Entretanto, os dados gerados por vocês não devem ser contabilizados para criar campanhas ou medir resultados.

Para evitar a contaminação das informações, configure filtros de acesso. Isso vai fazer com que os dados provenientes do seu IP próprio não interfiram nos resultados mostrados pelo Google Analytics.

6. Foque no seu público

O uso da ferramenta tem que ir além do objetivo de aumentar o número de visitas. Tente entender os hábitos dos seus visitantes para entregar a melhor interface e criar conteúdos de valor.

Essa atenção ao comportamento do usuário vai te ajudar a fazer os ajustes necessários não só para captar mais pessoas para o seu, mas também para retê-la.

Uma boa dica também é conhecer profundamente a persona do seu negócio, que nada mais é do que o perfil ideal do seu público. Falamos mais sobre isso no artigo: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022]

7. Priorize os pontos-chave para o crescimento do seu negócio

O Google Analytics fornece uma infinidade de dados para a sua empresa. Isso é ótimo, mas muitas pessoas fazem tantos testes e melhorias que acabam se perdendo durante o processo.

Para evitar isso, tente criar uma lista de prioridades e faça os experimentos de forma gradual. Só assim você vai entender quais ações geram bons resultados e quais precisam de ajustes ou podem ser eliminadas.

É muito importante que você olhe para a ferramenta de maneira estratégica, tendo em mente que não existe perfeição nos resultados obtidos nos relatórios…

Sempre vai haver algum ponto de melhoria e ajustes a fazer.

Quanto custa o Google Analytics?

O Google Analytics é um serviço disponibilizado gratuitamente pela companhia. Qualquer pessoa pode usá-lo a partir do momento em que se cria uma conta na plataforma. 

Mas vale ressaltar apenas que o Google Analytics possui uma versão paga, chamada de Google Analytics 360. E nós vamos falar mais sobre ele a seguir... 

Vale a pena ter o Google Analytics 360?

Depende do momento do seu negócio. O Google Analytics 360 é uma opção de upgrade da versão gratuita da ferramenta e, por isso, pode oferecer mais recursos para a análise de dados

Ou seja, algo que não deixa de ser muito positivo para as empresas. 

Contudo, para decidir se isso faz sentido ou não, é preciso primeiro conferir se a versão gratuita do Google Analytics já não está suprindo as necessidades da sua empresa

Isso porque o foco central do GA 360 é atender negócios que precisam aumentar o consumo de hits mensais, ultrapassando o limite oferecido pela versão gratuita. 

De qualquer maneira, a saiba que a versão tradicional da plataforma é amplamente utilizada no mundo e conta com diversos recursos valiosos, como vimos anteriormente. 

Inclusive, a plataforma teve uma atualização importante recentemente, tornando-se Google Analytics 4. 

O que muda no Google Analytics 4?

O Google lançou em 2020 o Google Analytics 4 que tem entre suas principais mudanças a análise não só de websites, mas também de aplicativos

Além disso, há novas métricas exclusivas na versão no GA 4.0, como: sessões engajadas, sessões engajadas por usuários, tempo médio de engajamento e taxa de engajamento.

E também é possível notar algumas mudanças em sua estrutura. Antes, a versão Universal era separada em “Conta, Propriedade e Vista”...

No Google Analytics 4, a estrutura está segmentada por “Conta, Propriedade e Fluxo de Dados”.

Bem interessante, não é mesmo? 

Aprofunde mais seus conhecimentos em Google Analytics!

Muitas pessoas querem criar um negócio, mas sentem dificuldade em encontrar um caminho claro a ser seguido. Elas ficam travadas, andando em círculos nessa jornada…

Mas esse cenário não precisa existir. E nós podemos te ajudar nisso!

Conheça o treinamento "Google Analytics para Ecommerce”, ministrado por Gustavo Esteves, especialista em Web Analytics.

Esse e vários outros conteúdos estão disponíveis a partir da assinatura da plataforma Ecommerce na Prática!

Para saber mais, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que faz o Google Analytics?

Google Analytics é uma plataforma de análise de dados. Ele faz a coleta de informações dos usuários que acessam as páginas.

Quais as principais métricas do Google Analytics?

As principais métricas do Google Analytics são: 1. Visitantes, 2. Interação, 3. Sessão, 4. Página por sessão; 5. Duração média por sessão, entre outras.

Quanto custa o Google Analytics?

O Google Analytics é um serviço disponibilizado gratuitamente pela companhia.