O plano de marketing é ferramenta indispensável para ajudar você, empreendedor, a definir com mais clareza e assertividade os próximos passos para atingir o sucesso que deseja para seu negócio. 

A verdade é que falar em marketing hoje é fundamental para quem vende na internet. Em meio ao crescimento expressivo das vendas online, traçar metas e estratégias tornou-se básico para levar uma empresa para outro patamar no mercado. 

Mas não só isso: é vital fazer isso da maneira correta. Ou seja, com um bom plano de marketing!

Se você quer entender o que é plano de marketing, quais são os seus tipos e etapas, além de saber como desenvolver um para o seu negócio, leia este artigo!

O que é plano de marketing?

O plano de marketing é um documento que contém todas as informações e ações necessárias para o time da área alcançar os objetivos uma vez almejados. E pode ser utilizado tanto para iniciativas offline quanto para online, voltadas para o marketing digital.

Ele também deve conter o prazo em que será aplicado, os principais indicadores de desempenho (KPIs), os dados estatísticos, as pesquisas de mercado, as análises e diversas outras informações relevantes para a empresa. 

Além disso, o plano está diretamente ligado à Gestão de Marketing, processo responsável pelo gerenciamento de tudo relacionado à área, como processos, pessoas envolvidas, estratégias, etc. 

Na prática, o plano de marketing deve ser feito de acordo com a realidade de cada negócio. Isto é, sem ideias mirabolantes ou impossíveis de serem atingidas. 

Qual a importância do plano de marketing?

Fazer um plano de marketing é indispensável para que o empresário ou gestor da área consiga ter uma visão estratégica do negócio

Isso porque é muito comum que na hora de pensar em divulgar a marca, seus produtos ou serviços, surjam várias ideias ao mesmo tempo para se fazer isso. O problema é que elas muitas vezes não saem do papel. 

Nesse sentido, o plano de marketing aparece como um guia, tanto para o gestor, quanto para toda a equipe. E um ponto importante nesse sentido é que esse documento deve ser feito e consultado em conjunto, por todos do time. 

Isso evita gargalos e, principalmente, que membros do equipe apenas executem suas tarefas sem saber ao menos saber o porquê de elas estarem realizadas. É importante que todos conheçam os objetivos, suas ações e onde o plano de marketing deseja chegar em termos de resultados. 

Um bom auxílio nesse sentido, e em diversas outras áreas do Ecommerce, é conhecer as principais datas para o setor. E nós mostramos isso para você neste artigo: “Calendário 2022: Monte o Planejamento do seu Ecommerce

Tipos de plano de marketing

Agora que você conhece bem o que é e por que é tão importante ter um plano de marketing na sua empresa, que tal conhecer os tipos existentes? Vamos lá:

Plano de marketing por níveis

Basicamente, o planejamento de marketing passa por níveis e pode ser dividido em três opções:

  • Estratégico: tem o foco de traçar metas e objetivos em longo prazo, o que o faz promover uma visão mais ampla do processo de planejamento;
  • Tático: basicamente, específica as estratégias uma vez estabelecidas no plano estratégico. É aqui que há a definição de planos de ação;
  • Operacional: apresenta os detalhes dos planos de ação, definindo os objetivos a curto prazo, além do cronograma, as tarefas a serem executadas e suas respectivas equipes responsáveis.

É importante ter em mente que esses três planos devem se complementar, sempre com o foco de atingir os objetivos uma vez traçados para o plano de marketing como um todo. 

Plano de marketing por estratégia

Este tipo de plano é subdividido em estratégias específicas e está diretamente ligado à parte mais tática do processo. 

Nesse sentido, são alguns exemplos:

  •  Planos de marketing para Redes Sociais;
  •  Planos de marketing para Conteúdo;
  •  Planos de marketing para Produto;
  •  Planos de marketing para Relacionamento;
  • E outros. 

Dessa forma, é possível afirmar que quanto maior for o porte da empresa, mais áreas podem ser inseridas nessa subdivisão dos planos de marketing. 

Plano de marketing por campanhas

Eles têm como foco campanhas específicas, estando assim mais ligados ao nível operacional de todo o processo. 

Ou seja, são realizadas quando há campanhas que precisam ser feitas em datas comemorativas, como Black Friday, Dia do Consumidor, Dia das Crianças e outras. Ou para o lançamento de algum produto, o que independe de uma data comemorativa específica do calendário de varejo. 

Dito isto, além dos tipos de plano de marketing, é importante que você conheça as etapas que existem para a criação dele. É o que vamos te mostrar a seguir.

Etapas do plano de marketing

Na prática, a estrutura de um plano de marketing conta com três etapas básicas que devem ser seguidas pelo time responsável:

Planejamento

Como o próprio nome já diz, a etapa de planejamento diz respeito a tudo que deve ser pautado para que o objetivo seja atingido. Ou seja, é o momento de colocar todas as iniciativas no papel. 

Para isso, pontue os pontos fortes e os possíveis riscos da ação. Inclusive, fazer uma análise SWOT ajuda muito nesse sentido, pois ela auxilia bastante na tomada de decisões mais assertivas. 

Assim, tenha em mente que a etapa de planejamento é a base de tudo. E sem um planejamento adequado, as etapas futuras não vão sair como o esperado. Fique atento a isso! 

Implementação

Se antes a ideia era colocar as ideias no papel, na etapa de implementação o foco é justamente tirá-las lá. Isto é, o objetivo é colocar em prática tudo o que foi planejado.

Assim, a partir do que foi definido, o time de marketing começa a realizar as iniciativas pensando no  cronograma de ações do plano de marketing. 

Isso sempre de forma atenta ao prazo, ao uso de ferramentas adequadas e priorizando uma boa organização entre os integrantes da equipe. 

Mas fique tranquilo que falaremos mais profundamente sobre a montagem de um bom cronograma adiante.

Avaliação

A etapa de avaliação é considerada a última de todo o processo, mas não necessariamente deve acontecer apenas no final. Na prática, o ato de avaliar deve ocorrer desde o início do plano de marketing

Nela, verifica-se os KPIs (Key Performance Indicators, ou apenas indicadores de desempenho), além do retorno dos clientes quanto ao que está sendo feito e outros pontos importantes.

A ideia aqui é ponderar se tudo está saindo como o esperado e, caso não esteja, deve-se pensar em possíveis ajustes a fim de alinhar todo o planejamento de marketing. 

Como fazer um plano de marketing

Depois de todas essas informações relevantes, chegou o momento de saber como fazer um plano de marketing na prática! Veja:

1- Saiba quem é a sua persona

Como sempre falamos aqui no EnP, a persona nada mais é do que uma representação do seu cliente ideal. 

Ou seja, aquela pessoa que você quer atingir com uma campanha de marketing para que ela compre os seus produtos ou serviços

Conhecer a fundo quem ela é não é uma opção, mas sim uma necessidade para que todas as ações implementadas deem certo. 

Imagine criar um plano de marketing sem um público específico? As chances de ele dar errado são extremamente grandes. 

Neste artigo nós elaboramos um guia completo sobre persona: “Como definir a persona da sua loja virtual"

2- Defina objetivos realistas

Metas mirabolantes e objetivos inatingíveis só causam desgaste e desanimam as equipes envolvidas nos planos de marketing. 

Por isso, na hora de criar um para o seu negócio, foque em objetivos concretos e claros, isto é, possíveis de serem atingidos

É claro que você pode pensar em ações desafiadoras, aliás, a ideia é essa mesmo. Mas cuidado para não sair demais da realidade e acabar frustrado ao não atingir o que deseja para a sua empresa. 

Logo, tenha clareza nos pensamentos, equilíbrio e trabalhe com atenção para traçar os objetivos do seu plano de marketing, certo? 

Para te ajudar nisso, leia o artigo: “Passo a passo para atingir seus objetivos e metas”.

3- Faça pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado vai te ajudar a entender quem e quantos são os seus concorrentes. Por isso, pense que, na hora de criar um plano de marketing, você precisa ter uma visão ampla do que eles estão fazendo para atrair mais clientes. 

O intuito não é você copiar o que eles estão fazendo, mas sim entender as iniciativas que estão dando certo e as que não estão sendo tão bem recebidas assim pelo público. 

Acredite, é isso que vai te ajudar a definir as melhores estratégias para o seu plano de marketing. 

4- Crie um cronograma na hora de saber como fazer um plano de marketing

O cronograma é de suma importância para o plano de marketing, pois é nele que você incluirá todas as informações, desde prazos a atribuição de cada colaborador, por exemplo. 

Por isso, o documento precisa ser bem detalhado e, de preferência, prevendo até mesmo possíveis situações de falhas e possibilidades sobre como resolvê-las

Não deixe para fazer o cronograma às pressas, certo? Separe um bom tempo para isso.

5- Estabeleça um orçamento

Qual quantia você disponibilizará para as ações que precisam ser feitas no seu plano de marketing como um todo? 

Isto é: vai ser preciso contratar ferramentas ao longo do processo? Admitir novos funcionários? Fazer campanhas de mídia paga? Disponibilizar treinamentos para os colaboradores?

Essas e outras questões precisam ser levadas em consideração na hora de definir o orçamento ou budget, um termo também muito utilizado pela área de marketing das empresas nesse sentido. 

Se você quiser saber um pouco mais sobre o que é e como defini-lo, leia o artigo: “Budget: o que é, como definir e aplicar no planejamento do seu Ecommerce

6- Tenha estratégias para retenção de clientes

A retenção de clientes pode ser um desafio para diversas empresas. Mas, com as estratégias certas, é possível fazer isso da melhor maneira possível. 

Na prática, pode ser um pouco complexo lançar as mais diversas ações para vender mais produtos e não conseguir manter os compradores interessados na sua marca em médio e longo prazo.

Por isso, monte uma boa equipe de atendimento, considere liberar descontos e promoções exclusivas, foque fortemente no pós-venda, etc. 

Neste artigo, nós explicamos mais sobre o tema: “Como Reter Clientes Em Apenas 5 Passos

7- Mensure os resultados

Como mencionado no tópico sobre a etapa de Avaliação, fazer a mensuração dos resultados é fundamental para o sucesso do plano de marketing.

Além dos KPIs, uma boa forma de fazer isso é contando com o Google Analytics. A ferramenta gratuita do Google é uma excelente aliada na hora de se acompanhar e analisar os mais variados dados

Com ela, você consegue entender as ações do plano de marketing que estão fazendo sentido e as que devem ser ajustadas ou, até mesmo, pausadas. 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!