Imagine que todos os dias você pudesse caminhar em direção às metas e objetivos que traçou. E mais: tivesse certeza de que está dando um passo à frente, que tem seguido até seu objetivo final, seja na carreira ou na vida pessoal. É nesse sentido que os passos a seguir podem te ajudar.

objetivos e metas

A importância dos objetivos e metas

As metas e objetivos funcionam como um "norte" para nossas ações. Sem eles, não sabemos qual direção seguir e acabamos ficando estagnados. Sem um objetivo final, nunca saberemos se estamos no caminho certo, ou quais desvios temos de tomar para acertar o rumo.

A principal importância de traçar seus objetivos é saber como se planejar diante toda a jornada que você pretende percorrer para atingi-los. Não é tarefa fácil. Há que se ter dedicação e comprometimento, além da noção de que se trata de um compromisso consigo mesmo.

Imaginar como você gostaria de estar, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é um bom começo. A partir daí, será possível estabelecer metas a curto e médio prazo, que nortearão suas ações no presente.

objetivos e metas

Diferença entre objetivos e metas

Apesar de serem entendidos como sinônimos, na realidade os objetivos e metas possuem finalidades complementares no coaching. A diferença é fácil de compreender se pensar como numa partida de futebol: enquanto o objetivo é o GOL, os PASSES até chegar lá são o que chamamos de metas.

Ou seja, as pequenas vitórias que, juntas, te levam a concluir um resultado maior.

Na vida profissional, quando seu objetivo é criar um Ecommerce, por exemplo, podemos definir algumas metas iniciais, como: pensar num público-alvo, pensar num produto, criar perfil no marketplace, criar perfil nas redes sociais e etc.

Na vida pessoal, quando o objetivo é ter uma vida mais saudável, as metas poderiam ser: correr X vezes por semana, comer menos fast-food, incluir legumes e vegetais na alimentação, etc.

objetivos e metas

3 perguntas para atingir seus objetivos e metas

Estas são questões que deve anotar num post-it, no celular ou na memória. Fazendo isso poderá responde-las todos os dias de manhã, ao acordar, antes de fazer qualquer outra coisa. Assim, conseguirá entender em que ponto está em seu objetivo, se suas atitudes têm sido tomadas de acordo com ele.

  1. O que eu fiz ontem que me deixou mais próximo de atingir os meus resultados desejados?
  2. Quais os impedimentos, dificuldades e obstáculos que eu estou enfrentando? Por que não consigo superá-los para seguir em frente? O que está acontecendo?
  3. O que vou fazer hoje que vai me deixar, no final do dia, mais próximo de realizar minhas metas e meus objetivos?

Como é possível perceber, as perguntas são simples, mas eficientes. O propósito delas é situar e apontar eventuais deslizes – são absolutamente normais – que as pessoas cometem em direção ao objetivo traçado. As respostas dessas perguntas podem ser utilizadas posteriormente como um mapa de ações para o dia.

Confira o vídeo completo com Bruno de Oliveira no nosso Youtube. É só clicar e dar o play.

Como definir suas metas

Para muitas pessoas, essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Afinal, entender como estabelecer metas significa ter um caminho claro a seguir. A partir desse momento, tudo se torna mais alcançável, afinal, determinar um objetivo pode ser o empurrão que faltava para conseguir atingi-lo. 

Por exemplo: se você quer dobrar o faturamento mensal da sua empresa, apenas ter isso em mente não vai te levar a lugar nenhum. Mas se você estabelecer isso como uma meta, levando em consideração todos os outros micro-objetivos que você precisa para tornar isso realidade, fica muito mais fácil de realmente botar tudo em prática e fazer esse objetivo acontecer.

Para isso, existem algumas dicas que vão tornar o processo muito mais simples e efetivo:

Estabeleça um prazo

Todos os seus objetivos e metas precisam ter datas de início e fim. Assim, fica muito mais fácil de mensurar seus resultados e o crescimento do seu negócio.

Procrastinar e acabar deixando de lado seus objetivos é uma das consequências de não determinar um prazo limite, porque acabamos não levando como prioridade a concretização da meta.

Mas, além disso, é muito importante observar se o prazo estabelecido não é muito curto, assim você não corre o risco de ficar com um tempo menor que o necessário para cumprir seus objetivos e acabar se estressando com isso.

objetivos e metas

Seja objetivo

Suas metas têm que ser claras e mensuráveis. Ou seja, é fundamental que você consiga ter a certeza se as alcançou ou não. Em vez de pensar em ideias vagas e abstratas, tenha objetivos certos e claros em mente. Isso vai facilitar muito o seu trabalho.

Quanto mais específica sua meta for, mais fácil será alcançá-la, por isso, coloque todos os detalhes que você precisa, como:

  1. O que eu quero alcançar?
  2. Quais os recursos necessários para alcançar isso ?
  3. Quais alternativas tenho para realizá-la?
  4. Quais obstáculos posso encontrar para isso?

Além disso, é extremamente importante definir metas mensuráveis. Ter clientes mais satisfeitos, por exemplo, é  uma meta muito pouco objetiva. Isso se dá porque você não definiu o que precisa ser feito para alcançar tal objetivo, além de não ser um número facilmente medido.

Um bom exemplo de meta é: aumentar o índice de satisfação no Mercado Livre para 90%, por exemplo. Assim, você sabe onde sua empresa está hoje e onde tem que estar ao final do prazo determinado. Dessa forma, consegue estabelecer estratégias para chegar lá.

Trace metas realistas

Estabeleça metas possíveis de alcançar. Não adianta nada você estabelecer algo inatingível e depois ficar sentindo que fracassou no seu objetivo.

Seja realista e estipule metas que estejam de acordo com suas condições físicas, mentais, financeiras ou de tempo. Aquilo que você está realmente disposto a fazer para que suas metas se concretizem.

Mas, lembre-se: metas realistas não significam medíocres. Só porque você sabe que vai conseguir atingir algo, não significa que esse objetivo seja o ideal. Ficar na zona de conforto faz com que a evolução e o crescimento daquilo que você esteja trabalhando por, se tornem muito menores.

objetivos e metas

Trabalhe com metas insanas

É muito comum estabelecermos diversos objetivos e metas, e mesmo conseguindo alcançar grande parte delas, talvez isso não seja o necessário para realmente te levar a outro patamar.

Por isso, é muito importante estabelecer uma grande meta. Que exija um trabalho árduo para conseguir alcançá-la.

Desse modo, fica muito mais fácil de sair da zona de conforto e realmente ter grandes mudanças, seja na vida pessoal ou profissional. Assim, você vai ter resultados muito mais incríveis e efetivos.

Por exemplo: Se o seu maior objetivo hoje, é fazer a sua empresa crescer 20% anualmente. Torne-o insano. Estabeleça um crescimento de 100% ao ano.

Talvez você não consiga chegar lá. Mas o importante é entender que mesmo atingindo um crescimento de 80%, você terá muitos motivos para comemorar. Isso porque o resultado, ainda assim, será muito além do mercado.

Pensando grande, você consegue sair da mediocridade e, consequentemente, o seu negócio também.

Assista ao vídeo abaixo e entenda a importância de estabelecer metas insanas:

Se o seu objetivo é mudar de vida, esse é o caminho:

Após a leitura desse artigo, fica muito mais fácil de entender como traçar e alcançar metas, tanto para a sua vida pessoal quanto para a profissional.

Mudar de vida, pode ser uma tarefa árdua e muito cobiçada por quem planeja seus objetivos. Afinal, dependendo das suas prioridades, essa é uma das principais finalidades de se traçar metas.

Por isso,  Bruno de Oliveira, maior especialista em Ecommerce do país, criou o Treinamento Ecommerce do Zero.

Todo o método é baseado em seus 20 anos de experiência no varejo online. Conteúdo que transformou a vida de milhares de empreendedores que, seguindo os passos ensinados, faturaram 30 mil reais em menos de 90 dias.

Essa é a oportunidade que faltava para você atingir vários dos seus objetivos de uma vez.

Assista a uma aula gratuita e aprenda como iniciar um negócio validado e lucrativo do zero.