Os tipos de redes sociais mais usadas no Brasil, hoje, são o WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, Messenger, Kwai, Pinterest e Twitter. Cada um desses aplicativos oferece uma forma única de conexão com seus clientes. Entenda como usá-las aqui! 

Se você já vende pela internet, podemos apostar que as redes sociais são parte integral da sua estratégia de marketing. Acertamos? 

Isso acontece porque, hoje, essas plataformas são usadas para muito mais do que o compartilhamento de fotos e textos, ou a conversa informal com amigos. Cada vez mais pessoas usam as redes sociais para entrar em contato com empresas, tirar dúvidas e, é claro, fazer compras. 

Mas, afinal, quais os tipos de redes sociais mais populares no Brasil? Como você pode usá-las a favor da sua empresa? Realmente vale a pena construir uma presença digital forte? 

Se você também tem essas dúvidas… continue conosco neste artigo. 

Quais são os diferentes tipos de redes sociais? 

Pode ser fácil pensar que todas as redes sociais têm a mesma finalidade e funcionamento, mas você não deve cair neste erro. Cada plataforma tem um objetivo específico e as pessoas criam perfis nelas por razões diferentes.

Por exemplo, algumas redes sociais são voltadas para compartilhar fotos e vídeos, outras para conectar pessoas com interesses em comum e outras para se comunicar com amigos e familiares. Algumas redes sociais podem até ter mais de um propósito.

Para facilitar a identificação das diferentes redes sociais, costuma-se classificá-las em tipos. São eles: 

1. Rede social de relacionamento;

2. Rede social de entretenimento;

3. Rede social profissional;

4. Rede social de nicho.

Como você pode perceber, essa classificação divide as redes sociais de acordo com o objetivo dos usuários. Isso ajuda a entender melhor como cada uma delas funciona e para que serve.

Vamos explicar melhor cada uma delas agora… 

1. Rede social de relacionamento

As redes sociais de relacionamento são aquelas cujo objetivo principal é permitir que as pessoas se conectem e mantenham contato com outras pessoas. Pode até parecer que todas as redes sociais têm este fim, mas a verdade é que elas atingem este objetivo por meios diferentes. 

Plataformas como o Facebook e o Instagram são exemplos populares desse tipo de rede social. Por meio delas, é possível compartilhar fotos, vídeos e informações pessoais, além de conversar com amigos, familiares e colegas.

Além de permitir que as pessoas mantenham contato com amigos e familiares, entrem em grupos e compartilhem fotos e vídeos, essas redes sociais também são usadas por empresas e marcas. Nesse caso, o objetivo é gerar uma conexão com seus clientes, promovendo seus produtos e serviços.

Embora redes como Tinder, Bumble e Happn também sejam consideradas redes sociais de relacionamento, elas têm um foco mais específico na conexão entre pessoas que procuram relacionamentos românticos. 

Por outro lado, o Facebook e o Instagram são redes sociais mais amplas que permitem que as pessoas se conectem de diversas maneiras e para diversos fins.

🐥 O que é Koo: entenda como funciona a rede social rival do Twitter

2. Rede social de entretenimento 

As redes sociais de entretenimento são aquelas onde o objetivo principal não é se conectar com outras pessoas, mas sim a produção de conteúdo e o seu consumo. 

O YouTube é um exemplo clássico desse tipo de rede social, pois é a maior plataforma de distribuição de vídeos do mundo, onde as pessoas podem publicar e assistir a uma infinidade de vídeos sobre os mais diversos temas.

No entanto, o destaque do momento é o TikTok, uma rede social que se tornou muito popular nos últimos anos, especialmente entre os jovens. 

O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos, onde os usuários podem criar e assistir a conteúdos divertidos e criativos. Seu formato de conteúdo mudou completamente o modelo de negócio de várias outras redes sociais, incluindo o Instagram. Hoje, até mesmo o Mercado Livre investiu na estratégia de vídeos curtos

Outro exemplo de rede social de entretenimento é o Pinterest, onde as pessoas compartilham e consomem imagens sobre moda, decoração, culinária, entre outros temas. Nessas redes sociais, as pessoas podem passar horas consumindo conteúdo divertido e interessante, muitas vezes sem nem mesmo perceber o tempo passar. 

3. Rede social profissional 

As redes sociais profissionais são aquelas em que os usuários têm como objetivo criar relacionamentos profissionais com outros usuários, divulgar projetos e conquistas, apresentar suas habilidades, conseguir indicações, etc.

O LinkedIn é a rede social profissional mais conhecida e utilizada no mundo inteiro. Nessa plataforma, é possível criar um perfil com sua experiência profissional, habilidades, formação e outras informações relevantes para o mercado de trabalho. 

Além disso, é possível participar de grupos de discussão, interagir com outros profissionais da mesma área e se manter atualizado sobre as novidades do mercado.

Também vale mencionar o fortalecimento das redes sociais voltadas para a contratação de freelancer, como a GetNinjas, por exemplo. 

Também lembramos que outras redes sociais, como o próprio Facebook, também podem ser usadas para construir uma rede de contatos profissionais, mesmo que este não seja o seu principal objetivo. 

Aproveite para ler também: Como ganhar dinheiro na internet? 15 ideias + sites para começar 

4. Rede social de nicho

Redes sociais de nicho são aquelas que possuem um público específico e têm como objetivo atender às necessidades dessas pessoas. 

Um exemplo de rede social de nicho é a Dogster, que é voltada para os amantes de cães. Nessa rede, os usuários podem compartilhar fotos e histórias de seus pets, além de receber dicas de cuidados e informações sobre raças. 

Outro exemplo é a Houzz, que é voltada para quem deseja decorar e reformar a casa. Na Houzz, os usuários podem encontrar inspirações, dicas de decoração e também contratar profissionais da área.

As redes sociais de nicho também podem ser voltadas para categorias profissionais, como é o caso da GitHub, que é utilizada por programadores para compartilhar e colaborar em projetos de software. 

Além disso, há redes sociais de nicho que se concentram em interesses específicos, como o Goodreads, muito usado por leitores ávidos, o DeviantArt, usado por artistas e o TripAdvisor, usado por pessoas com interesse em viagens e avaliações de hospedagem. 

Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Redes sociais são plataformas que permitem a conexão e interação entre usuários, enquanto as mídias sociais são plataformas que permitem a criação e compartilhamento de conteúdo. 

Em resumo, todas as redes sociais são mídias sociais, mas nem todas as mídias sociais são redes sociais. Vamos explicar… 

As redes sociais têm um foco maior na comunicação e interação entre usuários – seja para fins pessoais ou profissionais – permitindo a troca de mensagens, compartilhamento de conteúdo, formação de grupos, entre outras funcionalidades. 

Já as mídias sociais têm um enfoque maior na produção e disseminação de conteúdo, seja por meio de textos, imagens, vídeos ou outros formatos, e geralmente não possuem recursos tão avançados para a interação interpessoal.

Ambas têm se mostrado ferramentas poderosas de conexão e comunicação na era digital, com diferentes usos e aplicações para os usuários e as empresas que as utilizam.

Leia também: O que são mídias digitais: tipos, benefícios e como usar no seu negócio.

Os tipos de redes sociais mais usados no Brasil

As redes sociais são elementos essenciais no marketing digital, afinal, elas te ajudam a alcançar as pessoas certas. 

Para saber em quais redes sua audiência está presente e usá-las de forma eficiente, é importante conhecer as mais populares, ou seja, aquelas com mais usuários. Assim, é possível chegar ao seu público-alvo e obter melhores resultados em suas campanhas.

E, para isso, nada melhor do que analisarmos dados. De acordo com o relatório mais recente da We Are Social, esses são os tipos de redes sociais mais usados por brasileiros:

1. WhatsApp;

2. YouTube;

3. Instagram;

4. Facebook;

5. TikTok;

6. LinkedIn;

7. Messenger;

8. Kwai;

9. Pinterest;

10. Twitter.

O relatório ainda mostra algumas informações específicas sobre o uso da internet no Brasil, mostrando dados impressionantes: 

  • No início de 2023, haviam mais de 181 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil; 
  • No total, 154 milhões de brasileiros usam redes sociais – ou seja, 70,6% da população;
  • Existem mais de 221 milhões de celulares ativos no Brasil, isso é mais do que o número de pessoas no país.

Tendo todos esses dados em vista, fica fácil entender o motivo pelo qual as redes sociais se tornaram tão importantes para a estratégia de vendas de empresas, não é mesmo? Ainda mais empresas que vendem exclusivamente pela internet. 

Por isso, vamos detalhar cada uma dessas redes sociais, em ordem de popularidade, para te ajudar a ter ideias de como usá-las em seu negócio. Leia agora… 

1. WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, mas entra na lista de redes sociais pela sua relevância para o contexto brasileiro. Hoje, é praticamente impossível conhecer alguém que não use o famoso “zap” para se comunicar no dia a dia. 

De acordo com os dados da We Are Social e Meltwater, o WhatsApp é usado por 93,4% dos usuários de internet brasileiros que têm entre 16 e 64 anos. Isso coloca a plataforma no topo da lista de redes sociais mais populares. 

Para muitos brasileiros, o WhatsApp é a principal forma de se comunicar com outras pessoas e também com empresas. A própria Meta – empresa proprietária do WhatsApp, Facebook e Instagram – afirma que já existem 5 milhões de contas ativas do WhatsApp Business.

Se você tem um negócio online e deseja usar o WhatsApp para potencializar vendas, nós temos um treinamento específico sobre o assunto, o Mobile Business. Para começar as aulas agora, assine o Ecommerce na Prática

Mas, se você ainda não está preparado para investir neste canal, aqui vão alguns materiais gratuitos que podem te ajudar: 

2. YouTube 

O YouTube é uma plataforma popular que pode ser uma ótima adição à estratégia de marketing de qualquer dono de Ecommerce. 

Segundo as atualizações dos recursos publicitários do Google, o YouTube tinha 142,0 milhões de usuários no Brasil no começo de 2023. É importante lembrar que esses números não representam necessariamente a mesma coisa que os usuários ativos mensais.

Entretanto, de acordo com os próprios dados da empresa, os anúncios do YouTube alcançaram 65,8% da população brasileira no início do ano. Dados interessantes para quem deseja investir em divulgação de produtos ou serviços neste meio. 

Aqui estão algumas maneiras de como você pode usar o YouTube em sua estratégia de marketing:

  • Crie vídeos de produto: uma maneira de atrair clientes é criar vídeos detalhados dos seus produtos. Lembra sobre como falamos dos vídeos curtos alguns tópicos acima? Pois bem… por meio do YouTube Shorts, eles também estão presentes no YouTube. 
  • Faça tutoriais ou demonstrações: aproveite o YouTube para criar tutoriais e demonstrações de como usar seus produtos. Isso ajuda os clientes a entender melhor como seus produtos funcionam e a resolver possíveis dúvidas. Quem sabe você não pode usar esses mesmos vídeos em seu site de vendas e oferecer uma experiência de compra ainda mais completa? 
  • Colabore com influenciadores, se possível: Identifique influenciadores relevantes para o seu nicho de mercado e entre em contato com eles para uma possível colaboração. Eles podem avaliar seus produtos e compartilhar opiniões honestas em seus canais do YouTube, ajudando a aumentar a visibilidade e credibilidade da sua loja virtual.
  • Invista em anúncios: se você tiver um orçamento de publicidade, considere usar anúncios do YouTube. Isso permite que você alcance clientes em potencial por meio de vídeos publicitários que aparecem antes ou durante outros vídeos.

Vamos deixar alguns materiais gratuitos para te ajudar a conhecer melhor a plataforma:

3. Instagram 

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular, lá em 2010. Em 2023, ela se tornou a 3ª rede social mais usada no Brasil, com 113,5 milhões de usuários. 

Desde que foi comprado pelo Facebook em 2012, o aplicativo mudou bastante, e agora é possível postar fotos com proporções diferentes, vídeos, stories, e outros formatos. 

Os Stories são uma das principais inovações do aplicativo, oferecendo diversos formatos de post como perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs. 

O Instagram também tem uma funcionalidade para compartilhar stories somente para as pessoas selecionadas, chamada Close Friends

Em 2019, foi lançado o Instagram Reels, que oferece efeitos de corte, legendas e sobreposição para transições mais limpas, além de adicionar música ou áudio retirado de outro clipe. 

Em resumo… o Instagram está em constante atualização, trazendo novas funcionalidades periodicamente. Por lá, você pode criar filtros, fazer collabs com outros perfis, escrever notasadicionar músicas às publicações e mais.

O Instagram é uma oportunidade para divulgar conteúdos de forma visual e humanizar a marca mostrando os bastidores, por exemplo. Veja algumas ideias de como impulsionar seu Instagram

  • Utilizar hashtags relevantes para alcançar um público maior;
  • Criar campanhas no Instagram Ads para alcançar novas contas; 
  • Fazer uso dos recursos de vendas no aplicativo, com o Instagram Shopping;
  • Utilizar os Stories para promover ofertas exclusivas e lançamentos de produtos;
  • Interagir com os seguidores por meio de comentários e mensagens diretas.

4. Facebook

O Facebook já foi a rede social mais usada no Brasil por muitos anos, mas perdeu a posição recentemente. Ainda assim, a plataforma ainda figura entre as redes sociais mais usadas do Brasil, com 109 milhões de contas ativas.

Apesar da queda no ranking, o Facebook ainda é uma rede social bastante versátil e abrangente, com diversas funcionalidades em um só lugar. Além disso, ela oferece recursos de marketing avançados, principalmente no segmento de tráfego pago e anúncios.

Vale lembrar também que é por meio do Facebook Ads que você fará anúncios no Instagram e aplicativos parceiros da Meta. 

5. TikTok

Usar o TikTok para alavancar as vendas do seu ecommerce pode parecer um pouco intimidador no começo, mas acredite: é mais fácil do que parece. E com mais de 82 milhões de usuários brasileiros com mais de 18 anos na plataforma, essa não é uma oportunidade que você vai querer perder.

Para começar, é importante entender que o TikTok é uma plataforma de entretenimento. As pessoas vão para lá para se divertir, se emocionar e descobrir coisas novas. Então, ao invés de tentar vender diretamente seus produtos, foque em criar conteúdo relevante e interessante que chame a atenção do seu público-alvo.

Uma forma de fazer isso é através de desafios – ou, como são popularmente chamados na plataforma, os challenges. Os desafios são uma parte fundamental da cultura do TikTok, e criar o seu próprio desafio pode ser uma ótima forma de engajar seu público e promover sua marca. 

Outra forma de usar o TikTok para alavancar as vendas do seu Ecommerce é através do marketing de influência. Procure por influenciadores queridos pela sua audiência – eles não precisam ser famosos, nem ter muitos seguidores. Foque no engajamento!

Por fim, não tenha medo de investir no TikTok Ads. Com o TikTok Ads, você pode criar anúncios em vídeo que aparecem na tela inicial do aplicativo. É uma ótima forma de alcançar uma audiência maior e direcionar seu conteúdo para usuários específicos.

6. LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social para contatos profissionais, com foco em conexões e companhias, além de comunidades que reúnem interessados em temas específicos. O LinkedIn tem 63 milhões de usuários ativos no Brasil e mais de 900 milhões de usuários em todo o mundo

Essa plataforma é muito usada por empresas para recrutamento e troca de experiências. Durante a pandemia, muitas pessoas procuraram emprego na plataforma, o que contribuiu para o crescimento de mais de 25% entre 2020 e 2023. 

Essa é uma plataforma particularmente importante para empresas B2B, ou seja, aquelas que vendem produtos e serviços para outras empresas.

Para negócios como esses , é importante criar uma presença forte na plataforma, com uma página corporativa bem estruturada e atualizada com informações relevantes sobre a empresa e seus produtos/serviços.

Além disso, é possível utilizar a ferramenta de anúncios para direcionar campanhas específicas para um público-alvo selecionado, com base em critérios como cargo, setor de atuação e localização. 

Ainda que a plataforma de anúncios do LinkedIn não seja tão intuitiva quanto outras que mencionamos aqui – e até custe um pouco mais para as empresas anunciantes – acreditamos que ela pode ser uma ferramenta valiosa para empresas de diferentes nichos. 

7. Messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook, que foi incorporada em 2011 e separada da plataforma em 2016. 

Com a "separação", o download do aplicativo Messenger se tornou obrigatório para usuários de smartphones, o que levou milhões de pessoas a baixá-lo. 

O Messenger possui recursos interessantes para empresas, como bots e respostas inteligentes, e uma função exclusiva de Stories. A plataforma está totalmente integrada com o Facebook e estima-se que tenha muitos milhões de usuários no Brasil. 

O alcance estimado para anúncios dentro do Messenger é de 62 milhões de usuários, de acordo com o relatório Digital Brazil 2023. 

Os donos de lojas virtuais podem usar o Messenger para oferecer atendimento personalizado aos clientes, enviar notificações de promoções e descontos, receber feedbacks, integrar bots e respostas inteligentes, automatizar o atendimento ao cliente e monitorar conversas para identificar oportunidades de venda. 

Essas estratégias podem melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas da loja virtual. Para saber mais sobre atendimento ao cliente, leia: Técnicas de atendimento ao cliente [GUIA PRÁTICO] 

8. Kwai

O Kwai é uma rede social que vem ganhando muita popularidade no Brasil nos últimos anos. Com uma base de usuários que já ultrapassa os 48 milhões no país, o Kwai tem atraído a atenção de marcas e empresas que buscam se conectar com o público jovem e engajado que utiliza a plataforma.

Uma das características que diferenciam o Kwai das demais redes sociais é a forma como remunera seus criadores de conteúdo. 

Ao contrário de outras plataformas que privilegiam apenas os usuários com maior número de seguidores, o Kwai busca dar oportunidade para que qualquer pessoa possa ganhar dinheiro com seus vídeos. 

Isso tem feito com que muitos jovens se dediquem a criar conteúdo exclusivo para a plataforma e se tornem verdadeiros influenciadores digitais.

Além disso, o Kwai tem investido em conteúdos exclusivos, como a série com os jogadores brasileiros na Copa do Mundo de 2022, e parcerias de live streaming, como a realizada com a CNN para transmissão de notícias em tempo real. 

Para as empresas, o Kwai oferece uma plataforma de anúncios que permite segmentar o público de acordo com diversos critérios, como idade, sexo e localização geográfica. Com isso, é possível criar campanhas mais efetivas e obter resultados expressivos em termos de conversão e engajamento.

9. Pinterest

O Pinterest é uma rede social que permite a criação de pastas para guardar inspirações e imagens, além de colocar links para URLs externas. Seus temas mais populares são moda, casamento, gastronomia, entre outros. 

Você pode selecionar imagens que representam sua marca e criar pins patrocinados para aparecer com mais relevância no feed dos usuários. O Pinterest afirma ter triplicado sua base de usuários no Brasil nos últimos anos, alcançando um total de 46 milhões em 2021, mas de acordo com o estudo da We Are Social, este número seria de 28 milhões. 

De qualquer forma, o Pinterest ainda é uma das redes sociais mais usadas no país e um excelente canal para empresas que desejam expandir sua presença digital. Nós falamos mais sobre isso neste artigo: Como vender no Pinterest: veja 10 dicas para crescer nessa rede social.

10. Twitter

O Twitter passou por um declínio de usuários após seu auge em 2009, mas desde 2020 está em crescimento, principalmente como fonte ágil de notícias. No mundo todo, a rede social conta com mais de 556 milhões de usuários, e no começo de 2022, são 24 milhões de tuiteiros brasileiros ativos.

Hoje, o Twitter é usado como segunda tela para comentários sobre programas de TV, jogos de futebol e outros. Ele pode ser uma fonte de leads e vendas para seu negócio, além de humanizar sua marca e se relacionar com seus fãs. Aproveite para se inserir de forma natural em boas conversas e gerar insights.

Neste artigo vimos os principais tipos de redes sociais e quais as plataformas mais usadas no Brasil, como o Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e outras. É importante lembrar que, independentemente da plataforma escolhida, a chave para o sucesso é ter boas ideias de conteúdo. 

Criar conteúdo relevante, interessante e envolvente é fundamental para engajar o público e construir uma presença forte nas redes sociais. 

Nem sempre, no entanto, o bloqueio criativo facilita a rotina do empreendedor, não é mesmo? Esse é um problema ainda maior para aqueles que lidam com diversas facetas do negócio, para além da produção de conteúdo para as redes sociais. 

Foi por isso que criamos um guia completo, com 32 ideias de postagens que podem ser personalizadas e usadas em seu perfil. Esses são modelos testados e aprovados por nossa equipe de conteúdo.

Para fazer o download gratuito, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Quais são os tipos de rede social?

Os principais tipos de rede social são: rede social de relacionamento, de entretenimento, profissional e de nicho. Algumas redes sociais podem ser categorizadas em dois tipos ou mais, mas a categorização considera seu intuito principal.

Qual é a rede social mais usada no Brasil?

Atualmente, a rede social mais usada no Brasil é o WhatsApp, seguida pelo YouTube e Instagram. O Facebook vem logo depois, seguido pelo TikTok, LinkedIn, Messenger, Kwai, Pinterest e Twitter.

Qual é a melhor rede social?

Não há uma única rede social considerada a melhor, já que cada uma tem suas particularidades e público-alvo. A escolha da melhor rede social deve ser baseada nos objetivos da empresa e no perfil do público-alvo.