Você já conhece o Close Friends no Instagram? Essa é uma ferramenta que permite o compartilhamento de conteúdo exclusivo, ou seja, apenas para seguidores selecionados. Nesse artigo, vamos te mostrar como usar esse recurso para engajar seus clientes e vender mais. Vem ler! 

Quem utiliza o Instagram no dia a dia certamente já se deparou com o Close Friends, popularmente conhecido como Amigos Próximos ou Melhores Amigos. Ele serve para a veiculação de conteúdo exclusivo na plataforma, com o intuito de gerar mais privacidade para usuários da rede. 

E o mais interessante de tudo: também pode ser usado para fins comerciais!

Dentro do contexto empreendedor, o Close Friends pode ser usado como ferramenta de engajamento e promoção de vendas. Neste artigo, vamos te ensinar exatamente como fazer isso… 

O que é Close Friends do Instagram? 

O Close Friends – ou Amigos Próximos – é um recurso gratuito dos Feed e dos Stories do Instagram. Ele permite que você selecione determinados seguidores para receber conteúdos exclusivos. Os Stories ficam disponíveis apenas por 24 horas, enquanto as postagens de Feed ficam visíveis apenas para membros da lista. 

A ferramenta é muito usada por usuários do Instagram, já que permite compartilhar conteúdos somente com as pessoas mais próximas. O Close Friends, no final das contas, foi criado para criar mais privacidade para os usuários e deixá-los mais confortáveis de usar a rede social, segmentando a sua audiência. 

Mas, ainda que essa funcionalidade tenha sido criada com o uso pessoal em mente, muitas empresas têm se apropriado do recurso para gerar engajamento na sua base de seguidores. 

Nesse quesito, o Close Friends se torna uma ferramenta muito poderosa para aproximar os clientes, cultivar um relacionamento e até mesmo vender mais. 

📈 Como crescer no Instagram: 13 dicas para aumentar audiência e engajamento.

Como funciona o Close Friends no Instagram?

O Close Friends funciona da mesma forma que uma publicação tradicional de Stories ou Feed, mas com uma diferença crucial: ela é veiculada apenas para uma lista pré-selecionada de seguidores. 

Para postar um conteúdo nos Stories, o usuário precisa arrastar a tela principal do aplicativo para a direita, criar o seu post e escolher quem vai recebê-lo. Nessa etapa, ele tem duas opções: 

  • Enviar o conteúdo para outro usuário; 
  • Compartilhar o Story com todos os seus seguidores;
  • Publicar o conteúdo apenas para a sua lista de Amigos Próximos – ou seja, os Close Friends.

A opção de Amigos Próximos está disponível no canto inferior da tela, representada por um ícone verde. Sempre que uma publicação for feita dentro dessa modalidade, o conteúdo será compartilhado apenas com uma lista de seguidores específica. 

Vale lembrar que, ainda que todos os membros da sua lista de Close Friends vejam o seu Story, eles não podem ver quem mais tem acesso ao conteúdo. 

Por que criar uma lista de Close Friends no Instagram?

O Instagram é uma das principais ferramentas de comunicação para empresas hoje. Além do Brasil ter a segunda maior audiência na plataforma, mais de 55% das pessoas que usam o Instagram já conversaram com empresas por meio da rede. Esses dados foram publicados pela Opinion Box, em sua pesquisa Instagram no Brasil 2022. 

O mesmo estudo também achou dados interessantes sobre o uso do Instagram para compras: 

  • 15% dos jovens usa o Instagram para fazer compras;
  • 56% entram na rede várias vezes por dia;
  • 58% preferem ver Stories do que o Feed;
  • 86% seguem empresas no Instagram.

Sendo assim, não dá para ignorar o poder que o Instagram tem para o fortalecimento de marca e atração de novos clientes. E, nesse contexto, o Close Friends surge como uma ferramenta ainda mais poderosa, já que permite a personalização na produção de conteúdo

A lista de Amigos Próximos funciona como uma espécie de acesso exclusivo. Ela pode ser usada para divulgação de cupons de desconto, acesso antecipado a promoções e até mesmo compartilhamento de um conteúdo mais humanizado.

Vamos falar sobre todas essas possibilidades logo mais…

Por enquanto, vale lembrar que a exclusividade é um gatilho mental muito poderoso, que pode despertar o desejo de clientes e tornar a sua marca ainda mais atraente aos olhos do público. Por tudo isso, uma lista de Close Friends pode ser uma ótima estratégia! 

Como fazer Close Friends no Instagram?

Agora que você já entendeu o que é o Close Friends e qual o seu papel dentro da estratégia de comunicação de uma empresa, é hora de colocar a mão na massa e criar a sua própria lista exclusiva. 

Lembramos que as pessoas não são notificadas quando entram ou saem de sua lista de Close Friends, e você pode editá-la a qualquer momento. Para começar a adicionar pessoas no Close Friends do seu perfil no Instagram, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o seu perfil no Instagram;
  • Clique no botão com três linhas horizontais, no canto superior da tela;
  • Selecione a opção “Amigos Próximos”;
  • Pesquise pelos usuários que deseja adicionar ou escolha dentre as sugestões oferecidas pelo Instagram; 
  • Clique no botão azul, escrito “Adicionar”, para criar a sua lista.  

Esse é um processo que, por enquanto, só pode ser feito por meio do aplicativo do Instagram. Ou seja, não é possível criar uma lista de Close Friends por meio do desktop. Veja agora a tela de criação da lista de Amigos Próximos: 

close friends Instagram

Depois de selecionar os integrantes da sua lista, basta clicar em “Criar lista” e pronto – agora você tem uma lista de Amigos Próximos. Sempre que quiser enviar um conteúdo exclusivo para esses seguidores, selecione a opção na tela de Stories ou na publicação no Feed.

As pessoas que estão na sua lista de Close Friends vão ver as suas publicações com uma etiqueta verde, enquanto as que ficaram de fora vão assistir aos conteúdos públicos normalmente. 

A função de Close Friends está disponível tanto para os perfis pessoais, quanto para os perfis comerciais.

📈 Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

Como escolher quem colocar na minha lista de Close Friends?

Uma das dúvidas mais comuns entre empreendedores que desejam usar o Close Friends no Instagram é a seguinte: como escolher quem colocar na minha lista? 

Afinal, esse é para ser um recurso exclusivo, no qual somente pessoas selecionadas têm acesso ao conteúdo… 

A boa notícia é que existem algumas maneiras de fazer essa seleção – mas cada uma delas está relacionada a uma estratégia diferente. Por exemplo, se você quer aumentar a taxa de conversão da sua loja, o ideal é selecionar aqueles que mais engajam com suas postagens. 

Outra maneira de fazer isso é mapeando o tipo de cliente que tem relação com a sua persona e colocando todos eles na lista, a fim de que eles possam receber conteúdos focados em suas necessidades. 

A estratégia usada pela maioria das empresas é convidar os clientes que desejam participar da lista de Close Friends em postagens no Feed ou no próprio Stories. Isso ajuda a aguçar o interesse dos seus seguidores e pode ter ótimos resultados em engajamento. 

Nesse caso, é interessante montar uma proposta com os principais benefícios que os seguidores adicionados ao Close Friends vão receber

É possível ganhar dinheiro com a lista de Amigos Próximos?

Sim, é possível ganhar dinheiro ao monetizar o acesso à lista de Close Friends. No entanto, para que essa estratégia seja bem-sucedida, é importante que você planeje muito bem o tipo de conteúdo publicado, oferecendo um valor real aos clientes. 

Cobrar pela participação no Close Friends requer a entrega de materiais ricos, afinal, é como se o cliente estivesse comprando um produto ou assinando um serviço. Nesse caso, conhecer o seu nicho de mercado é essencial. 

Se você ainda não tem uma equipe dedicada para a criação de conteúdo exclusivo e pago para o Close Friends, sugerimos que mantenha a ferramenta como um método de engajamento gratuito – ao menos por enquanto. 

Dessa forma, você evita que o seu cliente pague por um produto que não vai corresponder às suas expectativas, gerando uma quebra de confiança com a sua empresa. 

Como usar a lista de Close Friends na estratégia do seu negócio?

Nos próximos tópicos queremos compartilhar algumas dicas práticas de como criar uma lista de Close Friends que realmente valha a pena acompanhar! Essas são algumas boas práticas que podem ser usadas também nas publicações convencionais e na produção de conteúdo para o Instagram no geral. 

Veja! 

1. Mostre o propósito da sua marca 

Construir uma marca humana, com o branding forte e um propósito claro deveria ser uma prioridade para todo empreendedor. Isso porque há correlações fortes entre empresas com propósito e hábitos de consumo

De acordo com o estudo PPI Brasil 2021, feito pela InPress Porter Novelli em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), 90% dos consumidores confiam mais em uma empresa com propósito.

Além disso, 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços e 76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária aos seus valores.

Por isso, usar ferramentas que humanizem a sua marca e deixem o seu propósito mais claro é uma estratégia que só traz vantagens para a empresa. 

No Close Friends, você pode mostrar os bastidores da produção, entrevistar as pessoas por trás da marca e compartilhar alguns dos processos do dia a dia. Esse é um recurso com muito potencial! 

2. Ofereça recompensas para aqueles que acompanham 

Além dos conteúdos exclusivos, é interessante que os seguidores selecionados como Amigos Próximos também tenham benefícios palpáveis, como cupons, acesso antecipado aos lançamentos, sorteios exclusivos e mais. 

Usando um link de pagamento, por exemplo, você pode criar uma promoção que inclua apenas a sua lista exclusiva, impulsionando a venda de determinados produtos. Aqui, também vale buscar parcerias com influenciadores do seu nicho, oferecendo vantagens exclusivas.

Teste diferentes tipos de benefícios e mapeie quais deles parecem ter mais efeito! 

3. Mostre autoridade 

Outra forma interessante de usar o Close Friends é compartilhando todo o conhecimento da sua empresa sobre aquele mercado – ou seja, mostrar autoridade.

Você pode, por exemplo, compartilhar dicas de uso do produto, mostrar dados de mercado, oferecer mini treinamentos e mais. 

Também é possível divulgar cursos e consultorias, indicar especialistas, comentar notícias e oferecer outros conteúdos que possam ser úteis para os seguidores. Essa é uma forma de oferecer uma curadoria de conteúdo e atrelar mais valor à sua marca. 

4. Invista no relacionamento com clientes

Você sabia que a lista de Close Friends é uma ótima maneira de se conectar e fortalecer o relacionamento com seus clientes? Utilize-a para compartilhar descontos especiais, promoções antecipadas, eventos exclusivos ou brindes. 

Além disso, você pode aproveitar essa lista para obter feedback direto dos seus clientes, por exemplo, realizando pesquisas de opinião ou pedindo sugestões para melhorias nos seus produtos ou serviços. Essa interação mais próxima e personalizada pode ajudar a construir uma base sólida de clientes fiéis.

5. Preste suporte pelo Close Friends

A lista de Close Friends também pode ser utilizada como uma forma de oferecer suporte personalizado aos seus clientes. Por exemplo, você pode compartilhar tutoriais, guias ou informações privilegiadas sobre como utilizar seus produtos de maneira mais eficiente. 

Você também pode trabalhar o Close Friends como um canal de comunicação direto para que seus clientes possam fazer perguntas, tirar dúvidas ou receber assistência personalizada. Isso demonstra que você valoriza seus clientes e está disposto a ajudá-los, fortalecendo assim o relacionamento com eles.

📞 O que é o serviço de atendimento ao consumidor? Entenda conceito e importância

6. Acompanhe as métricas de perto 

Independente da estratégia aplicada no seu Close Friends, é importante que você mantenha um controle firme sobre as métricas de cada publicação. 

O ideal é que você acompanhe elementos como o número de visualizações do conteúdo e quantas pessoas reagiram, por exemplo. Se a sua empresa é adepta das enquetes de Instagram, também é essencial que você acompanhe o engajamento dessas iniciativas. 

Acompanhar essas métricas vai te ajudar a ajustar partes da sua estratégia que podem não estar funcionando, ou investir em formatos que geram mais resultados. Vale lembrar que as métricas acompanhadas podem variar de acordo com os objetivos do seu negócio… 

7. Faça conteúdos exclusivos 

No fim das contas, a ideia de criar uma lista de Close Friends é trabalhar a exclusividade e gerar mais engajamento entre seus seguidores. E isso não será possível se o conteúdo postado não tiver nada de especial… 

Os seus clientes vão perceber se a sua companhia posta apenas “mais do mesmo”. E essa comparação deve ser feita em relação aos conteúdos que a sua própria empresa posta, mas também em relação ao que os concorrentes costumam publicar. 

Sua empresa precisa de um diferencial! 

Algumas das linhas de conteúdo exclusivo que você pode publicar são: 

  • Anúncios antecipados de novas coleções ou lançamentos;
  • Tutoriais e dicas;
  • Vídeos personalizados’;
  • Bastidores da marca;
  • E mais!

Lembre-se que o Close Friends do Instagram é apenas uma das ferramentas que podem ser usadas na sua estratégia de marketing de conteúdo.

E é sobre isso que falamos no treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Essa é uma série de aulas exclusivas, criadas pelos nossos especialistas em conteúdo. 

Seu objetivo é ensinar empreendedores de todos os segmentos a mapear tópicos de interesse e traçar estratégias para transformar esses tópicos em conteúdos de valor. Além disso, durante o treinamento, também são ensinados métodos para acompanhar o desempenho desses conteúdos e potencializar os seus efeitos. 

O curso completo – junto com centenas de outras aulas! – está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para começar agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é Close Friends do Instagram?

O Close Friends – ou Amigos Próximos – é um recurso gratuito do Instagram. Ele permite que você selecione determinados seguidores para receber conteúdos exclusivos no Feed e nos Stories.

É possível criar mais de uma lista de Close Friends?

Atualmente, não. Só é possível criar uma única lista de Close Friends, que pode ser editada a qualquer momento.

Existe limite de pessoas para o Close Friends do Instagram?

Não, você pode colocar quantas pessoas você quiser.

É possível enviar publicações de Close Friends por Direct?

Não. A ideia por trás do Close Friends é facilitar o compartilhamento de conteúdo exclusivo e aumentar a privacidade dos usuários. Por tudo isso, as publicações do Close Friends não podem ser enviadas por Direct para outras pessoas.

Como usar o Close Friends no seu negócio?

Você pode usar o Close Friends para mostrar a autoridade e o propósito da sua marca. Além disso, também é possível oferecer recompensas e acessos antecipados a promoções e lançamentos. No geral, é importante que o conteúdo seja realmente único.

Como fazer Close Friends no Instagram?

1. Acesse o seu perfil no Instagram; 2. Clique no botão com três linhas horizontais, no canto superior da tela; 3. Selecione a opção “Amigos Próximos”; 4. Pesquise pelos usuários que deseja adicionar ou escolha dentre as sugestões oferecidas pelo Instagram; 5. Clique no botão azul, escrito “Adicionar”, para criar a sua lista.