Se você já vende online – ou quer vender – provavelmente sabe que nem todas as pessoas que entram em sua loja, seja ela física ou virtual, vão comprar algo. E esse é um fenômeno que pode ser calculado por meio da taxa de conversão. 

A taxa de conversão é um cálculo relativamente simples, que determina se os resultados de uma empresa estão, de fato, sendo satisfatórios. Neste artigo, vamos te ensinar a calcular a taxa de conversão do seu negócio e, ainda mais importante que isso, mostraremos também algumas técnicas para melhorar essa métrica. 

Antes de começarmos, assista a este vídeo sobre o assunto. Nele, nosso CEO e Fundador, Bruno de Oliveira, fala sobre a taxa de conversão e dá algumas dicas sobre o assunto. Veja agora: 

O que é a taxa de conversão? 

Em termos simples, a taxa de conversão é um cálculo que mede quantas pessoas passam de uma etapa do funil de vendas para outra. Nem sempre a taxa de conversão é usada para medir vendas, especificamente. 

Vamos explicar… 

Digamos, por exemplo, que um visitante chega à página inicial do seu Ecommerce. Ali, ele vai poder encontrar produtos, mais informações sobre a loja, inscrever-se na newsletter ou conhecer a página da marca no Instagram. São muitas opções, não concorda? 

O visitante em questão optou por inscrever-se na newsletter e começar a receber e-mails regulares da sua empresa. Esse é um tipo de conversão. Afinal de contas, é possível dizer que ele avançou no funil de vendas, deixando de ser um mero visitante e passando a ser um lead. Ou seja, um cliente em potencial. 

Agora digamos que um outro visitante chega ao seu site diretamente das redes sociais e, ao chegar à página inicial, coloca um produto no carrinho e conclui a compra.  Esse também é um tipo de conversão. 

A taxa de conversão vai servir para medir ambos os tipos de ações em seu site – e muitos outros! Tudo vai depender de qual estratégia de marketing você está aplicando no momento. 

Por que calcular a taxa de conversão?

Quando se gerencia um site de vendas, é possível dizer que sempre há um investimento em ações de marketing, seja este investimento em tempo ou em dinheiro. Por isso, é vital que você entenda se esses esforços estão sendo, de fato, produtivos. 

Imagine, por exemplo, que você investiu na criação de uma landing page para determinado produto ou serviço em seu site. Clientes chegam até essa página, mas ela não gera as vendas que você pensou que ela geraria.  Uma das maneiras de descobrir isso é calculando a taxa de conversão. 

Sendo assim, essa mostra-se uma ferramenta de otimização extremamente importante. Ao calcular a taxa de conversão e ver que ela está abaixo do esperado, você tem a oportunidade de fazer melhorias no processo e tentar gerar mais conversões. 

No tópico a seguir, vamos te mostrar exatamente como calcular essa taxa. Continue acompanhando o artigo… 

Como se calcula a taxa de conversão?

O cálculo da taxa de conversão é feito da seguinte forma: divide-se o número de conversões pelo número de visitas totais dentro de um período. A porcentagem do valor total é a sua taxa de conversão. 

Vamos exemplificar… 

Digamos que, em um determinado mês, seu site teve 10.000 visitas e gerou 100 conversões. Em uma fórmula, esse cálculo ficaria mais ou menos assim: 

(Número de conversões / Número de visitas) * 100 = Taxa de conversão (%)

(100 / 10.000) * 100 = 1%

Vale lembrar que esses números devem ser calculados dentro de um período de tempo determinado. Usualmente, usa-se o período de 30 dias para entender as conversões do mês. 

Agora que você já sabe como calcular a taxa, vamos te ajudar a entender como interpretar esses resultados. Vem com a gente! 

O que é uma boa taxa de conversão? 

Uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre a taxa de conversão é que não existe um número mágico, que pode ser considerado uma boa taxa de conversão. Essa porcentagem varia de estratégia para estratégia e de segmento para segmento. 

Para entender se as taxas de conversão da sua empresa estão, de fato, dentro do esperado para o segmento, é importante pesquisar mais informações sobre o seu nicho de mercado. Por exemplo, uma empresa com 10% de taxa de conversão pode estar pior do que uma que tem 1%, dependendo da sua área de atuação. 

Mas, para ajudar a começar a sua pesquisa, temos alguns dados que podem ajudar… 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo a taxa de conversão em Ecommerces brasileiros fica abaixo de 2%, em média. Segundo estudo da Experian Hitwise o número exato fica em torno de 1,65%

Como saber a melhor taxa de conversão para o meu segmento? 

Como falamos anteriormente, para saber a melhor taxa de conversão para o seu segmento você deve procurar por pesquisas de mercado especializadas, realizando o processo chamado de benchmarking, ou estudo de concorrência

Falamos sobre esse processo neste artigo: Benchmarking: o que é e como fazer? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Leadster, as taxas de conversão para alguns segmentos são as seguintes: 

  • Imobiliárias: 2,62%;
  • Venda de produtos (exceto e-commerce): 4,01%;
  • Software: 4,12%;
  • Educacional: 5,74%;
  • Mercado B2B: 3,60%;
  • Automotivo: 3,68%;
  • Serviços: 6,67%.

É possível calcular a taxa de conversão de inscrições em newsletters, contatos com o vendedor e, claro, vendas diretas de produtos. 

Vale destacarmos que a taxa de conversão pode variar de acordo com as estratégias aplicadas e os objetivos da sua empresa. Esse é um indicador bem fluido e merece um pouco mais atenção em sua análise…

6 dicas para melhorar a taxa de conversão

Embora a taxa de conversão seja apenas uma métrica que mostra como estão as vendas e conversões de seu site, este não é um indicador estático. Ou seja, ele pode ser melhorado, desde que você saiba quais estratégias aplicar… 

Melhorar a taxa de conversão é uma das principais preocupações de qualquer empreendedor, afinal, sempre há espaço para melhorar o lucro do seu Ecommerce, não acha? 

Nos próximos tópicos, daremos 6 dicas de como melhorar a taxa de conversão do seu site em diferentes estratégias. Vem ver: 

Conheça bem o seu usuário

Quando se gerencia um Ecommerce, é possível dizer que tudo começa e termina com o seu usuário. É por causa dele que o seu site está no ar, afinal de contas. 

Por isso, é muito importante conhecer esse usuário e entender quais são os caminhos que levam ele a se tornar, de fato, um cliente fiel da sua empresa. 

Por exemplo, pode ser que o seu site atraia muitos visitantes de “baixa qualidade” ou seja, pouco propensos a comprar. Nesse caso, vai ser muito difícil que essas pessoas cheguem ao seu Ecommerce e completem algum tipo de ação, o que pode fazer a sua taxa de conversão diminuir. 

Sendo assim, o ideal pode ser investir em estratégias para atrair tráfego qualificado, como os anúncios em redes sociais ou o SEO. Mas, para isso, é preciso antes de mais nada, entender qual a persona do seu negócio. 

Falamos mais sobre esse assunto neste artigo aqui: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo. 

Melhore a usabilidade das páginas do seu site 

A maneira como o seu site é construído também impacta diretamente a taxa de conversão. Um usuário não pode, por exemplo, ficar confuso sobre onde consultar o frete ou checar o preço de determinado produto. Qualquer obstáculo em sua experiência de compra pode significar a perda de um novo cliente… 

Outro ponto importante é entender se o seu site carrega rapidamente. De acordo com o próprio Google, o seu site não pode demorar mais do que 2 segundos para carregar, caso contrário, visitantes vão sair do seu site. 

De acordo com o site sueco de monitoramento de sites, Pingdom, a média brasileira é de 5 segundos. Está aí uma forma interessante de se diferenciar da concorrência, não acha? 

Faça testes A/B

Uma outra forma de melhorar a taxa de conversão é aplicar testes A/B em seu site. Os testes A/B consistem em mostrar uma versão diferente da página para determinada quantidade de usuários. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, o teste A/B não deve consistir de mudanças drásticas, mas pequenas alterações, como a CTA, posicionamento de textos, cores de botão e por aí vai… 

Por vezes, uma alteração simples pode ser a responsável por um aumento considerável na taxa de conversão. 

Utilize o marketing de conteúdo ao favor da sua empresa 

Uma maneira de qualificar o seu público e, por consequência, aumentar a taxa de conversão é criar conteúdo. Nesse caso, estamos falando de postagens de blog, conteúdo em redes sociais, newsletters e outras iniciativas do tipo.  

Isso pode ajudar a mover o seu cliente dentro do funil de vendas, tornando-o mais consciente do problema que o seu produto pode solucionar. Além disso, essa estratégia cria autoridade em torno da sua empresa, fazendo-a se destacar em meio aos concorrentes. 

Use linguagem simples 

O modo como você se comunica com o seu público também importa. E, quando falamos em escrever bem, muitas pessoas associam essa prática a escrever de maneira rebuscada… mas a verdade é bem diferente. 

Independentemente do seu segmento, é importante escrever de forma clara, concisa e objetiva, a fim de deixar claro o objetivo de cada página. Use uma linguagem próxima do seu cliente e que seja fácil de entender. 

Esteja sempre monitorando resultados

Outro ponto importante para aumentar a taxa de conversão é estar sempre monitorando os resultados. É por meio deles que você vai entender se existem processos que precisam de otimização ou se as estratégias aplicadas estão tendo resultados. 

Existem muitas formas de se monitorar a taxa de conversão em páginas distintas, mas uma das mais eficientes é por meio do Google Analytics, uma ferramenta de análise gratuita do Google, disponível para todos os sites. 

Falamos mais sobre essa ferramenta neste artigo aqui: 8 Métricas ESSENCIAIS para acompanhar no Google Analytics. 

Melhore a conversão do seu site precificando os seus produtos corretamente! 

Gerenciar um Ecommerce não é nada fácil. Existem centenas de variáveis que precisam ser acompanhadas diariamente para garantir a melhor experiência de compra para seus visitantes. E, se você está preocupado com a sua taxa de conversão, saber como precificar corretamente é muito importante...

Esse processo, no entanto, nem sempre é simples. Ainda mais quando você empreende por conta própria e precisa cuidar de várias frentes do negócio...

É por isso que criamos a planilha de Precificação Inteligente!

Essa é uma ferramenta completa e customizável, que vai te ajudar a determinar os preços corretos para seus produtos.

Baixe gratuitamente aqui: