Se você já tem um Ecommerce, ou começou a estudar sobre marketing há pouco tempo, certamente já ouviu falar sobre o famoso Call to Action, ou como gostamos de chamá-lo, o CTA. Apesar disso, muitas pessoas podem ficar com a seguinte dúvida: o que é CTA? Ou melhor, como usar esse recurso para gerar mais vendas? 

A verdade é que o CTA é uma das ferramentas de marketing mais efetivas e, exatamente por isso, uma das mais utilizadas. Conseguir dominar a técnica de escrever Chamadas para Ação que realmente captem a atenção de seus clientes pode fazer toda a diferença no número de conversões do seu negócio. 

Para escrever bons CTAs, no entanto, é preciso entender para que eles servem, onde podem ser utilizados e quais tipos existem. Felizmente, vamos cobrir todos esses tópicos neste artigo. Vem com a gente para aprender mais sobre o que é CTA e como utilizá-la ao favor da sua empresa! 

Antes de começarmos de fato, temos um vídeo sobre o assunto que achamos que pode ser bem útil. Nele, damos algumas dicas sobre como criar CTAs irresistíveis. Assista: 

O que é CTA?

O CTA é um texto curto e direto ao ponto, utilizado para levar o visitante de uma determinada página a tomar uma ação, seja ela baixar um Ebook, assistir a um vídeo, visitar outra página ou comprar um produto. 

Muitas pessoas se perguntam qual é o significado de CTA e, para essa dúvida, a resposta é simples… a sigla significa Call to Action, ou Chamada para Ação. Um nome bem sugestivo de sua utilidade, não acha? 

O CTA faz parte de uma série de técnicas que visam incentivar uma pessoa que está consumindo um conteúdo a dar um passo extra em sua jornada de compra

Como você pode imaginar, nem todas as pessoas que chegam a uma página de seu site estão prontos para comprar logo de cara. É por isso que existem diversos tipos de Chamadas para Ação e cada um deles pode ser utilizado em um momento apropriado.

Falaremos sobre isso ainda neste artigo, não se preocupe. 

Quais os tipos de CTA que existem? 

Como falamos no tópico anterior, existem diversos tipos de CTA que podem ser utilizados. E isso acontece por um simples motivo: nem todas as pessoas que chegam ao seu site estão no mesmo momento da jornada de compras. 

Enquanto algumas já podem conhecer a sua empresa, outras podem nem saber que têm uma dor que pode ser resolvida por algum de seus produtos. É por isso que precisamos levar em consideração a etapa do funil de vendas na hora de escrever um bom CTA. 

A seguir, vamos te mostrar algumas das principais categorias de Call to Actions e como elas desempenham papéis distintos dentro da estratégia de marketing digital. Continue acompanhando o artigo: 

1. Para visitantes

Todos os dias, milhares de pessoas visitam o seu Ecommerce e, infelizmente, nem todas elas estão buscando comprar. Algumas podem ter ficado curiosas com alguma promoção, enquanto outras podem ter entrado por acidente.

Sendo assim, não é possível considerar que todos os seus visitantes são clientes. Mas isso não deve te impedir de tentar convertê-los… e é aí que os CTAs entram em cena. 

Se alguém entra em seu site e não é apresentado nenhum tipo de informação relevante, é muito possível que saia da sua página rapidamente e nem lembre o nome da sua empresa depois de um tempo.

Por outro lado, se você oferece materiais como ebooks, vídeos e outros conteúdos, as chances de engajar esse visitante e transformá-lo em um lead aumentam bastante.  

Alguns dos CTAs utilizados neste momento do funil de vendas são: 

  • Baixe nosso Ebook;
  • Saiba mais; 
  • Assine a newsletter;
  • Assista ao vídeo;
  • Leia o artigo.

2. Para leads

Seu visitante clicou no CTA e consumiu o conteúdo proposto? Parabéns, agora você tem um lead… mas não necessariamente um cliente. 

Um lead é uma pessoa razoavelmente interessada na proposta da sua empresa, mas que ainda está nos primeiros estágios do funil de vendas, ou seja, ainda não está preparada para fazer uma compra. 

Esse é o momento de criar Chamadas para Ação um pouco mais específicas, a fim de qualificar estes leads e deixá-los mais perto da conversão. Uma boa alternativa é oferecer experiências mais completas em troca de informações mais relevantes. Vamos dar um exemplo: 

Digamos que a sua empresa ofereça um período de testes gratuito para determinado serviço ou produto. Você pode criar um CTA para esse recurso, onde o lead precisará informar dados como telefone, e-mail e por aí vai… 

Você também pode criar CTAs mais diretos, como: 

  • Entre em contato com nossa equipe de vendas agora; 
  • Receba uma ligação de nossos especialistas; 
  • Experimente 15 dias grátis. 

3. Para clientes

Engana-se quem pensa que o trabalho acaba quando uma venda é feita. Na verdade, é aqui que muitos dos seus esforços de marketing devem começar, afinal, seu objetivo deve ser fidelizar o cliente e torná-lo um verdadeiro embaixador da sua marca. 

Que tal, por exemplo, oferecer um cupom de desconto para uma próxima compra? Ou oferecer um cupom mediante o preenchimento de uma pesquisa de satisfação? Isso pode ser feito por meio do e-mail marketing.

Qual o melhor lugar para colocar um Call to Action? 

Agora que falamos sobre o que é CTA e quais os principais tipos que existem, é muito importante entendermos sobre a sua localização. Afinal de contas, o momento em que o CTA é apresentado é tão importante para a conversão quanto o que está escrito na chamada…

Sendo assim, nos tópicos a seguir, te apresentaremos alguns dos locais mais estratégicos para colocar Call to Actions que realmente convertem muito, vem ver: 

1. Ao final de seus blogposts

Os blogposts são ferramentas muito ricas para empresas que desejam se destacar no marketing digital. Por meio deles, é possível mostrar toda a expertise do seu negócio e ainda ajudar o seu cliente a aprofundar conhecimentos sobre determinados assuntos. 

Muitas pessoas analisam os blogposts apenas do aspecto do SEO, mas saiba que eles podem ser também grandes aliados na conversão. Depois de escrever um artigo de qualidade, com muita informação, que tal mostrar para o seu leitor quais outros artigos podem ser úteis? 

Ou, melhor ainda, se você tem um produto que se relaciona com aquele tópico, não hesite em convidar o seu leitor a conhecer os seus benefícios em um vídeo ou outro artigo. A taxa de conversão de iniciativas como essas podem surpreender você e o seu time de marketing! 

2. Em seus e-mails marketing

Existem diversos motivos pelos quais a sua empresa pode mandar e-mails marketing para a base de clientes, mas uma coisa que nunca pode ficar de fora é um bom CTA para envolver o leitor.

Você pode colocá-la no final do e-mail, convidando a pessoa para ler um blogpost, preencher um cadastro, visitar um produto… enfim, as possibilidades são gigantescas. 

Leia também: 5 Ferramentas de Email Marketing Gratuitas

3. Banners no site

Os banners no site podem servir como apoio para campanhas de marketing, ajudando a informar seus visitantes e até mesmo aumentando a conversão de determinados produtos. Tudo depende de como você utiliza os CTAs.

Usualmente, estes banners têm uma boa quantidade de visualizações, por serem recursos visuais. Sendo assim, não desperdice a oportunidade! 

4. Nos seus anúncios em redes sociais 

Todo e qualquer anúncio que a sua empresa publicar precisa ter um CTA claro e objetivo. Sem ele, a taxa de conversão dessa comunicação será baixa e, consequentemente, você terá desperdiçado seus recursos financeiros (budget).

Alguns dos CTAs que podem acompanhar os seus anúncios, dependendo do objetivo de cada campanha são: 

  • Saiba mais;
  • Compre agora;
  • Assista ao vídeo;
  • Fale conosco. 

5. Durante vídeos 

Se a sua empresa investe na produção de vídeos, saiba que essa é uma estratégia muito propícia para utilização de CTAs. Eles podem vir como elementos gráficos no vídeo, ou como um apelo do interlocutor.

O importante, no entanto, é que esse CTA seja contextualizado dentro do tópico abordado no conteúdo, a fim de que a taxa de conversão seja maior. 

6. Landing pages

As landing pages são recursos bem efetivos para transformar visitantes em leads. Basicamente, essas são páginas onde é feita uma oferta – seja o download de um ebook, material rico, inscrição para um curso, etc – e, obrigatoriamente, precisa existir um CTA. 

Aqui, é importante que o CTA seja persuasivo e claro, afinal de contas, você não quer que as pessoas deixem a página por terem ficado confusas com a mensagem, não é mesmo? 

5 boas práticas para criar CTAs que convertem muito

Agora que já falamos sobre os aspectos mais técnicos que envolvem o que é CTA  e onde posicioná-lo, vamos mergulhar um pouco mais fundo e entendermos quais são os elementos que levam um CTA a ter muitas conversões.

Bateu a curiosidade? Então continue acompanhando o artigo… 

1. Leve em consideração a persona da sua empresa

Toda empresa só existe para suprir as necessidades de um determinado público, correto? Pense nesse público como uma pessoa, com personalidade, profundidade e suas próprias características. Essa é a persona

Para criar bons CTAs, é preciso levar em consideração a maneira como essa persona se comporta, como ela compra na internet e quais os gatilhos mentais que mais a afetam. Esse é um elemento crucial para  ter muitas conversões… 

Por isso, pesquise a fundo sobre o público que a sua empresa quer atingir, entendendo quais os tipos de palavras que eles utilizam e como eles se comunicam. Esse exercício também ajuda você a descobrir em que fase do funil essas pessoas estão, o que vai influenciar a forma como você escreve e a oferta que você vai fazer. 

Temos certeza de que este esforço será muito recompensado! 

2. Estude sobre copywriting

Copywriting nada mais é do que usar as palavras de forma persuasiva, a fim de convencer o seu leitor a tomar determinada ação.  Ao contrário do que muitos pensam, saber usar o poder persuasivo das palavras pode ser útil para muito além das CTAs, impactando os resultados de toda a empresa… 

Existem muitos recursos gratuitos de copywriting na internet, que podem te ajudar a escrever melhor em menos tempo. Neste vídeo em nosso canal, por exemplo, falamos um pouco sobre gatilhos mentais, um dos pilares do copywriting. Assista: 

3. Utilize o funil de vendas ao seu favor

Como falamos há alguns tópicos, o CTA e o funil de vendas estão intimamente ligados. Nem todos os clientes que entram em seu site estão prontos para comprar, mas aqueles que estão às vezes precisam apenas de um “empurrãozinho” na direção certa. E o papel do CTA é exatamente esse! 

Por isso, na hora de apresentar uma oferta, leve em consideração se a pessoa consumindo aquele conteúdo tem um grau de conhecimento avançado sobre o assunto, ou se está apenas dando os seus primeiros passos. 

4. Tenha um objetivo claro para o CTA

Todo CTA deve ter um objetivo claro e definido, seja ele o download de um material, o redirecionamento para uma outra página do site, uma venda, ou qualquer outra ação que o seu cliente possa tomar… 

Pense bem: se o objetivo do seu CTA não está claro para você, que está escrevendo, imagine o quão confuso pode ser para o seu cliente. Sendo assim, pense bem em qual o objetivo desta Chamada para Ação e sintetize todos os conceitos em palavras simples e diretas. 

5. Faça testes A/B

Por mais que você passe muito tempo planejando o CTA perfeito, os resultados – positivos ou não – só ficam claros após a interação dos leitores. Às vezes, uma palavra pode fazer toda a diferença na conversão de um CTA e, por isso, testar diferentes versões é fundamental. 

Sendo assim, publique diferentes versões de uma mesma página, com diferentes CTAs, a fim de mapear quais fazem mais sucesso com o seu público. Além de aumentar as conversões, esse exercício pode aprofundar o seu conhecimento sobre a persona do seu negócio. 

conhecimento sobre a persona do seu negócio. 

Como o assunto do conteúdo influencia no CTA?

É preciso criar uma relação entre o conteúdo - seja uma publicação em blog, e-mail marketing ou outro - e a escolha do CTA. 

Se você está pensando na geração de leads, seja direto e crie um CTA levando as pessoas a baixarem algum material rico gratuito, por exemplo. 

Caso o foco seja aumentar as vendas, desenvolva uma chamada para ação que leve o potencial cliente a finalizar a compra na página do produto. 

Enfim, as possibilidades são infinitas…

Algo que vale a pena fazer é manter os seus conteúdos organizados de acordo com os objetivos do plano de marketing. Isso vai facilitar a escolha do CTA ideal para cada ocasião.

Como mapear os resultados de um CTA?

Uma das maneiras mais efetivas de se acompanhar os resultados relacionados a um CTA é utilizar o Google Analytics, a ferramenta de análises de sites disponibilizada pelo Google.  Nela, é possível observar de onde vem o tráfego de cada página do seu site, entendendo se clientes estão, ou não, clicando nos CTAs disponíveis. 

Verificar se um CTA está sendo efetivo é um processo constante, afinal de contas, uma chamada que trazia muitas conversões em um momento pode tornar-se obsoleta em pouco tempo. Analise resultados, anote modificações e implemente mudanças para manter a taxa de conversão do seu site alta. 

Quer escrever os melhores CTAs para a sua persona?  Conheça a Jornada Gatilhos Mentais

Conhecer as armas da persuasão é o primeiro passo para escrever CTAs que realmente convertem muitos visitantes em leads e clientes… e nessa missão, você pode contar com a ajuda do Ecommerce na Prática! 

A Jornada Gatilhos Mentais é um curso completo, que fala sobre todas as técnicas mais efetivas para persuadir clientes e escrever boas Chamadas para Ação. As aulas estão disponíveis na assinatura Ecommerce na Prática! 

Para assistir e começar a sua jornada conosco, basta clicar no CTA abaixo… 

Perguntas Frequentes

Qual é o significado de CTA?

CTA significa Call to Action, ou Chamada para Ação, em bom portugês.

Qual é a função do CTA?

A função do CTA é oferecer instruções claras sobre os próximos passos a serem tomados por uma pessoa que consome determinado conteúdo. Essa ação pode ser o download de um material, o acesso a um formulário de contato ou um redirecionamento para a página de compra.

O que é CTAs no Instagram?

CTAS no Instagram são as chamadas para ação utilizadas em postagens na rede social, ou em anúncios veiculados na plataforma. Os CTAs no Instagram funcionam da mesma maneira que em qualquer outro canal…

O que é CTA na legenda?

O CTA na legenda pode ser observado em canais do YouTube ou legendas de postagens em redes sociais. Basicamente, essa é uma Chamada para Ação que orienta o consumidor daquele conteúdo sobre os próximos passos para aprofundar seus conhecimentos ou comprar determinado produto.

Quais os tipos de CTA?

Existem CTAs de topo, meio e fundo de funil. Eles podem ser usados em diferentes canais e devem se adaptar à audiência para qual aquele conteúdo é direcionado.

Qual o melhor Call to Action?

O melhor Call to Action é aquele que se adequa à persona do seu negócio e mostra um real benefício para o consumidor daquele conteúdo. Não existe um único Call to Action que pode ser considerado o melhor para todas as aplicações.