O TikTok se tornou uma das redes sociais mais dinâmicas e populares do mundo. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo, a plataforma é o lugar ideal para compartilhar vídeos curtos com o foco de atrair a audiência para produtos e serviços. Quer saber como fazer vídeo no TikTok? Confira todos os tópicos deste artigo!

Hoje, mais do que nunca, a presença online é vital para o sucesso dos negócios. E o TikTok se destaca como uma plataforma que não apenas permite que as empresas alcancem um público amplo, mas também oferece uma oportunidade de mostrar criatividade, autenticidade e personalidade. 

À medida que os empreendedores buscam novas maneiras de se conectar com clientes em potencial, parceiros e seguidores, o TikTok se tornou um campo fértil para a inovação no marketing.

Por isso, o tema do nosso artigo de hoje é como fazer vídeo no TikTok. Nele, vamos mostrar os passos para vídeos de fotos, além dos vídeos com filtros, efeitos e transições, dublagem e texto. 

Boa leitura!

Por que fazer vídeo no TikTok?

Fazer vídeos no TikTok oferece às empresas uma oportunidade de alcançar um público muito amplo, uma vez que a rede social é uma das mais acessadas atualmente pelas pessoas. 

A plataforma é muito dinâmica e está em constante evolução, tornando-se um espaço valioso para quem deseja se conectar com o público de maneira autêntica e envolvente.

Em termos práticos, a importância de fazer vídeos no TikTok se dá pelas seguintes razões:

  • Alcance massivo: o TikTok possui uma base de usuários enorme, com bilhões de downloads em todo o mundo. Esse alcance massivo significa que você pode atingir um público diversificado e amplo, isto é, de qualquer parte do país e até do mundo;
  • Engajamento elevado: o formato de vídeo curto do TikTok é projetado para manter a atenção dos espectadores. Os vídeos têm duração de 15 a 60 segundos, o que torna mais provável que as pessoas assistam até o fim. E os recursos de interação, como curtidas, comentários e compartilhamentos, incentivam o envolvimento do público;
  • Criatividade Ilimitada: a rede social oferece uma variedade de ferramentas criativas que permitem a criação de vídeos únicos e envolventes. Você pode adicionar músicas, efeitos especiais, filtros, texto, etc. Isso dá a sua empresa a oportunidade de experimentar e mostrar criatividade de maneira única;
  • Descoberta e tendências: o TikTok tem um algoritmo robusto que ajuda os vídeos a serem descobertos por uma ampla gama de usuários. Com isso, o perfil da sua empresa não precisa necessariamente ter um grande número de seguidores para que seu conteúdo seja visto. Se o seu vídeo se tornar viral ou se alinhar com as tendências atuais, ele pode ganhar muita visibilidade rapidamente;
  • Público engajado: os usuários do TikTok tendem a ser muito engajados, o que significa que estão dispostos a interagir com seu conteúdo e até mesmo participar de desafios e tendências;
  • Oportunidades de marketing: as empresas estão cada vez mais usando o TikTok como parte de suas estratégias de marketing. A plataforma oferece oportunidades para promover produtos e serviços de maneira autêntica e eficiente. Se você é um empreendedor ou possui um negócio, o TikTok pode ser uma maneira eficaz de alcançar um novo público e aumentar o reconhecimento da marca.

Como fazer vídeos no TikTok?

Agora que você já sabe os motivos pelos quais fazer vídeo no TikTok é uma excelente opção para quem empreende online, que tal conhecer os passos necessários para isso?

A seguir, vamos explicar como fazer vídeo no TikTok de maneiras diferentes, abordando os vários formatos de vídeos que fazem sucesso na rede social. Confira!

Como fazer vídeo com fotos no TikTok

Os vídeos com fotos são extremamente populares na plataforma, havendo uma verdadeira sequência de slideshows. Alguns deles podem ter um teor mais cômico, outros mais informativo… Isso varia de acordo com o foco da empresa e a mensagem que ela quer passar. 

Então, veja abaixo os passos de como fazer vídeo com fotos no TikTok:

1. Acesse o aplicativo no seu smartphone e clique no símbolo de “+”.

como fazer vídeo no tiktok

2. Depois, vá na opção “Realizar Upload”, localizada no canto inferior direito da tela.

como fazer vídeo no tiktok

3. Selecione as fotos que desejar usar no vídeo a ser criado e toque em “Próximo”.

como fazer vídeo no tiktok

4. O próximo passo é a edição das imagens, utilizando a barra de ferramentas inferior e lateral. Escolha qual música irá adicionar, além de filtros, textos, figurinhas, etc. Feito isso, toque em “Avançar”.

como fazer vídeo no tiktok

5. Escreva a legenda do vídeo e, por fim, selecione o botão “Publicar”.

como fazer vídeo no tiktok

🔗 Como colocar link na bio do TikTok? Veja o passo passo

Como fazer vídeo com filtros, efeitos e transições

Outro passo a passo que vale a pena você aprender é o de como fazer vídeos com filtros, efeitos e transições. Dá só uma olhada:

1. Acesse o aplicativo no seu smartphone e clique no símbolo de “+”. Em seguida, vá na opção “Realizar Upload” e carregue as imagens desejadas. 

2. No menu, clique em "Efeitos" para escolher um dos presets disponíveis. Ao final, toque sobre a opção desejada.

como fazer vídeo no tiktok

3. Clique na linha formada por imagens, arraste as bordas brancas para direita ou para esquerda para definir a parte do vídeo em que o efeito será aplicado. Feito isso, clique em "Guardar" para salvar as alterações.

4. Ainda em "Efeitos", busque a opção "Transições" e escolha a que desejar. Arraste as bordas brancas para aplicar a transição no ponto do vídeo de sua escolha. Depois, vá em "Guardar";

como fazer vídeo no tiktok

5. Vá em "Filtros" e selecione um dos disponíveis. Arraste a bola branca para alterar a intensidade do efeito.

como fazer vídeo no tiktok

6. Já com o vídeo, basta tocar em "Avançar", adicionar uma legenda e, por fim, clicar em "Publicar".

⚡️ Confira 15 dicas simples para viralizar no TikTok

Como fazer vídeos de dublagem no TikTok

Agora, se você também tem curiosidade de saber como fazer vídeos de dublagem no TikTok, saiba que nós desenvolvemos um passo a passo bem simples. Confira:

1. Acesse o aplicativo no seu smartphone e clique no símbolo de “+”. Na barra lateral de ferramentas, escolha a opção “inverter” para utilizar a câmera frontal.

2. Em seguida, clique em “Adicionar som” para escolher o áudio da dublagem.

3. Utilize a barra de pesquisa para escolher o áudio que deseja dublar no vídeo.

4. Depois, aperte o botão vermelho e comece a fazer a sua gravação.

5. Por fim, edite o que achar necessário, escolha a legenda que deseja compartilhar com seus seguidores e clique em “Publicar”.

Qual o melhor horário para postar no TikTok? 

Como fazer vídeo com texto no TikTok

Por último, mas não menos importante, há o procedimento de como fazer vídeo com texto no TikTok. Ele é bem rápido e simples, assim como os demais que apresentados anteriormente. Veja:

1. Acesse o aplicativo no seu smartphone, clique no símbolo de “+”. Vá na opção “Realizar Upload” para escolher as imagens que deseja ou grave um vídeo direto.

2. Em seguida, selecione a opção “Texto” na barra de ferramentas no inferior da tela.

como fazer vídeo no tiktok

3. Escreva o texto que desejar, definindo a fonte e a cor. Feito isso, clique em “Concluído”.

como fazer vídeo no tiktok

4. Selecione o texto criado para aparecer as seguintes funções: “Texto falado”, “Definir duração” e “Editar”.

como fazer vídeo no tiktok

5. Escolha “Definir duração” e defina o momento do clipe que você deseja que o texto apareça e desapareça. Para isso, é só arrastar a barra vermelha da esquerda para a direita.

6. Assista a prévia do vídeo clicando no ícone de “play”. Estando tudo certo, dê o “check” na parte inferior da tela e clique em “Publicar”.

📲 Como fazer live no TikTok: vantagens, restrições e como fazer

Como incluir legenda no vídeo do TikTok?

Tão importante quanto saber como fazer vídeos no TikTok é entender os passos necessários para incluir legendas neles. Afinal, as legendas abrem espaço para a acessibilidade dentro da plataforma, sendo cruciais para pessoas com deficiência auditiva. 

Além disso, elas também ajudam indivíduos que, por algum motivo, não podem assistir aos vídeos com áudio em alguns momentos. 

Vamos aos passos de como incluir legenda no vídeo do TikTok, então? Confira:

1. Acesse o aplicativo no seu smartphone, clique no símbolo de “+”. Vá na opção “Realizar Upload” para escolher as imagens que deseja ou grave um vídeo direto.

2. Feito isso, vá em "Legendas", no menu da lateral direita. O aplicativo gerará uma legenda para o vídeo de maneira automática. 

como fazer vídeo no tiktok

3. Edite o que achar necessário no texto – para corrigir quaisquer erros – e altere a posição arrastando a caixa, se assim desejar. Por fim, toque em "Avançar".

Potencialize seus resultados nas redes sociais!

Criar vídeos e demais conteúdos que sejam relevantes para engajar a audiência não é uma tarefa fácil – seja no TiKTok ou em qualquer outra rede social. 

Para que tudo dê certo, é preciso que você domine todas as estratégias de marketing de conteúdo, algo que nós podemos te ajudar a fazer a partir do nosso treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios

Durante as aulas, você vai aprender como criar conteúdos de valor para as redes sociais e mensurar o seu sucesso. O curso já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática! 

Para começar a estudar agora, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Por que fazer vídeo no TikTok?

Fazer vídeos no TikTok oferece às empresas uma oportunidade de alcançar um público amplo, uma vez que a rede social é uma das mais acessadas atualmente pelas pessoas.Ela é muito dinâmica e está em constante evolução, tornando-se um espaço valioso para quem deseja se conectar com o público de maneira autêntica e envolvente.

Como fazer vídeo com fotos no TikTok?

Acesse o aplicativo e clique no símbolo de “+”. Depois, vá na opção “Realizar Upload”, selecione as fotos que desejar e toque em “Próximo”. Edite as imagens, escolha qual música irá adicionar, além de filtros, textos, figurinhas, etc. Feito isso, toque em “Avançar”. Escreva a legenda do vídeo e, por fim, selecione o botão “Publicar”.

Como fazer vídeos de dublagem no TikTok?

Acesse o aplicativo e clique no símbolo de “+”. Em seguida, clique em “Adicionar som” para escolher o áudio da dublagem. Depois, aperte o botão vermelho e comece a fazer a sua gravação. Por fim, edite o que achar necessário, escolha a legenda que deseja e clique em “Publicar”.