As lives no TikTok são transmissões ao vivo feitas pelos usuários dentro da plataforma. Nelas, é possível abordar diversos assuntos e, até mesmo, promover a venda de produtos ou serviços. Não é à toa que saber como fazer Live no TikTok se tornou algo crucial para as empresas.

O TikTok é uma das redes sociais mais usadas em todo o mundo. De acordo com pesquisa  da Opinion Box, só no Brasil são mais de 74 milhões de usuários com mais de 18 anos. Além disso, 82% deles acessam o aplicativo pelo menos uma vez por dia, enquanto 39% acessam várias vezes e 12% relatam manter o aplicativo aberto durante o dia todo. 

Esses dados mostram o quanto as lives no TikTok são oportunidades valiosas para as empresas se conectarem ainda mais com seus públicos. A promoção de produtos ou serviços por lá acontece de forma envolvente e interativa, permitindo que as pessoas vejam os produtos, tirem dúvidas, conheçam os benefícios dos itens e mais.

Por isso, se você quer saber como fazer live no TikTok, não deixe de acompanhar os tópicos deste artigo! Nós criamos um verdadeiro guia prático sobre o assunto. 

Boa leitura!

O que é uma live no TikTok?

Uma live no TikTok nada mais é do que uma transmissão ao vivo feita por um ou dois perfis – nesse caso, em dupla – dentro da plataforma

É uma estratégia muito adotada por empresas, influenciadores digitais e demais usuários para abordar um determinado assunto ou, até mesmo, promover a divulgação de produtos ou serviços. 

Nas lives no TikTok, as pessoas podem acompanhar e interagir ao longo das transmissões deixando comentários e/ou compartilhando o conteúdo. Por isso, é uma excelente alternativa para aumentar o engajamento e as vendas de uma empresa. 

A funcionalidade, entretanto, não está disponível para todos os perfis, pois existe um número mínimo de usuários que um perfil deve ter para poder fazer live no TikTok

Mas fique tranquilo… nós vamos explicar isso em mais detalhes ainda neste artigo. Continue a leitura!

Por que fazer lives no TikTok?

O TikTok é uma das redes sociais mais utilizadas pelos usuários em todo o mundo – incluindo o Brasil – e as empresas que estão por lá conseguem aproveitar o alto potencial de vendas que a plataforma possui. 

Ainda de acordo com a pesquisa feita pela Opinion Box, que citamos anteriormente, 42% dos usuários usam o TikTok para acompanhar marcas e empresas. Um percentual bem expressivo, não é verdade?

Este dado, na verdade, só reforça o quanto os consumidores estão atentos às mudanças do mercado e utilizam a plataforma na hora de buscar e comprar produtos. Por isso, fazer lives de vendas dentro do TikTok é uma oportunidade de ouro para as empresas que querem melhorar ainda mais seus resultados a curto prazo. 

Quais as vantagens de fazer live no TikTok?

Agora que você já tem uma boa visão do que é uma live no TikTok qual a sua importância para as empresas, vamos apresentar algumas vantagens que podem fazer a diferença para o seu negócio. Veja a seguir: 

Aproxima a marca dos consumidores

Uma das principais vantagens das lives no TikTok é que elas permitem que a marca crie uma conexão mais forte com os consumidores. 

Durante a transmissão, a pessoa que está conduzindo pode responder perguntas, mostrar os bastidores da empresa, demonstrar produtos ou serviços e interagir com os seguidores de forma mais direta. 

De maneira geral, as lives no TikTok representam uma ótima forma de criar uma percepção positiva da marca e gerar fidelidade dos consumidores. E quem trabalha com vendas online sabe o quanto isso é valioso, concorda? 

Aumenta o engajamento

As lives no TikTok podem ser uma excelente estratégia para aumentar o engajamento da audiência dentro da plataforma. 

Nelas, os usuários podem interagir com o conteúdo através de comentários, perguntas e reações em tempo real. Tudo isso é muito importante para aumentar o engajamento do perfil da sua empresa, pois cria uma sensação de participação e pertencimento ao conteúdo transmitido.

Aumenta o alcance da empresa

O TikTok é uma rede social amplamente utilizada pelos brasileiros – principalmente o público jovem – e fazer lives por lá pode ser excelente para aumentar o alcance da empresa.

Durante as transmissões, os usuários podem compartilhar o link da live, o que aumenta ainda mais as chances de mais pessoas conhecerem a sua empresa, seus produtos ou serviços comercializados. 

Você já pensou em fazer essas transmissões ao vivo na plataforma? Se sim, fique atento ao próximo tópico em que nós vamos ensinar como fazer live no TikTok. 

Como fazer live no TikTok?

Apesar de o processo ser razoavelmente simples, muitas pessoas não sabem como fazer live no TikTok. Para esclarecer quaisquer dúvidas nesse sentido, nós criamos um passo a passo completo. Veja a seguir:

1. Abra o aplicativo do TikTok e selecione o ícone “+”

Neste início, vale ressaltar que, caso você não tenha o aplicativo do TikTok instalado, basta fazer o download no Google Play ou na Apple Store. Ele é gratuito! 

como fazer live no tiktok

2. Escolha a opção “live” na parte inferior da tela

Aqui, você deve selecionar a opção “Live” na tela do aplicativo, mais precisamente na barra de ferramentas no canto inferior direito.

como fazer live no tiktok

3. Defina uma imagem de capa e um título para a sua live

Vá em “Adicionar capa” para escolher uma imagem de destaque para a sua transmissão ao vivo pelo TIkTok. Para isso, é possível tirar uma foto na hora ou escolher uma imagem da galeria do seu celular.

como fazer live no tiktok

4. Adicione filtros

Esta não é uma regra, mas sim uma opção... Caso queira, saiba que a plataforma permite a adição de filtros durante a live. 

5. Posicione o seu celular e comece a live quando estiver pronto

Outro ponto importante sobre como fazer live no TikTok é posicionar a câmera adequadamente. Afinal de contas, as pessoas precisam ter uma boa visão do apresentador e do conteúdo apresentado.

6. Compartilhe sua live

Você também pode compartilhar o link da sua transmissão ao vivo no WhatsApp ou em outras redes sociais. Para isso, basta clicar em “Compartilhar”.

7. Inicie a sua live no TikTok

Tudo pronto? Ótimo! Agora chegou o momento de começar a sua live no TikTok!

como fazer live no tiktok

Como fazer live em dupla no TikTok?

Assim como em outras plataformas que permitem a realização de lives – como o Instagram, por exemplo –, o Tiktok também possibilita a opção de as transmissões ao vivo serem feitas em dupla

O passo a passo para isso é bastante parecido com o que mostramos no tópico anterior. Dá só uma olhada: 

  1. Acesse o aplicativo com seu login e senha;
  2. Clique no ícone de “+”;
  3. Selecione a opção Live/Transmissão ao vivo;
  4. Ao iniciar a live, vá no ícone de infinito no campo inferior direito (no Android) ou esquerdo (iOS);
  5. A plataforma vai exibir os amigos que estão na transmissão ao vivo, além de sugerir outros usuários. Selecione o usuário desejado, clique em “Convidar” e aguarde até que a pessoa aceite o convite para começar a live em dupla.

Quem pode fazer live no TikTok?

Podem fazer live no TikTok todos os perfis que tenham, no mínimo, 1.000 seguidores. Caso você já tenha atingido essa quantidade, pode verificar o aplicativo que certamente a funcionalidade está disponível para uso.

Além disso, a plataforma também exige que os usuários sejam maiores de 16 anos para fazerem as transmissões ao vivo. E, para complementar, sigam as diretrizes da comunidade do TikTok, que estabelece um conjunto de normas e um código de conduta coletivo para que seja criado espaço seguro e acolhedor a todos.

Por que não consigo fazer live no TikTok?

Quando o usuário não consegue fazer live no TiKTok, certamente, é devido aos motivos listados anteriormente: número mínimo de seguidores, idade mínima de 16 anos ou o não cumprimento das diretrizes da plataforma. 

Contudo, caso você esteja preenchendo todos os requisitos e, por algum motivo, não esteja conseguindo fazer live na plataforma, sugerimos que adote as seguintes ações:

  • Atualize o aplicativo para a versão mais recente disponível;
  • Verifique se há atualizações do sistema operacional que precisam ser feitas;
  • Acesse a central de ajuda do TikTok e fale com o suporte.

4 dicas para fazer uma live de sucesso no TikTok

Depois de tanta informação importante sobre como fazer Live no TikTok, não poderíamos deixar de apresentar também algumas dicas para que a sua transmissão ao vivo seja um sucesso na plataforma.

 Confira cada uma delas a seguir:

1. Elabore um roteiro

Montar um roteiro para uma live no TikTok é importante para deixar toda a transmissão mais organizada, além de ajudar a não deixar nenhum tópico relevante ser esquecido. 

Imagine que você vai fazer uma live na plataforma para promover o lançamento de um determinado produto de sua loja virtual. Durante a transmissão, você mostra detalhes do item, os principais benefícios, dicas de uso e mais. 

Contudo, no final, você esquece de dizer as formas de pagamento disponíveis e nenhum usuário consegue fazer a compra. Um problema na certa, concorda? 

Com um roteiro em mãos, você diminui consideravelmente as chances de isso acontecer e, ainda por cima, apresenta todas as informações necessárias de um jeito claro e organizado para os espectadores. 

2. Atente-se a iluminação 

As lives no TikTok precisam ser feitas em um ambiente com uma boa luz e isso não significa necessariamente que você precisa comprar equipamentos caros de iluminação.

Na verdade, o ideal é que você utilize a luz natural, aquela que você pode conseguir abrindo as janelas da sua casa ou escritório, por exemplo. Caso isso não seja possível, vale a pena adquirir softboxes ou ring lights. Existem diversas opções com excelente custo-benefício no mercado. 

3. Use um bom enquadramento

Outro ponto importante sobre como fazer live no TikTok é usar um bom enquadramento na gravação. Para isso, basicamente, você deve escolher o que será visto dentro do quadro da câmera. 

O enquadramento pode ser feito de diversas maneiras, como o plano geral, mostrando todo o cenário, o plano médio, que foca na imagem da pessoa que está fazendo a live, ou close-up, que destaca uma parte específica do rosto ou do corpo. 

Além disso, também é possível fazer um enquadramento na horizontal, vertical ou diagonal. Como estamos falando de lives no TikTok – ou seja, um conteúdo que será consumido em um celular – vale a pena apostar no enquadramento na vertical.

4. Aproveite para divulgar seus produtos

Fazer uma live no TikTok para divulgar produtos é uma ótima estratégia, já que você estabelece um contato mais direto e pessoal com a sua audiência. Para isso, é importante ter um representante da sua empresa ou convidar influenciadores digitais para participarem da live.

Você já pensou nessa possibilidade?

Sabemos que nem sempre é fácil criar conteúdos que atraem, engajam e convertem clientes. Às vezes é preciso uma ajudinha extra para desenvolver um cronograma de publicações e extrair os melhores resultados no TikTok ou em qualquer outra rede social.  

Pensando nisso, nós criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Ele vai te ensinar a mapear tópicos e produzir conteúdos realmente personalizados para a sua audiência. 

As aulas já estão disponíveis em nossa plataforma de educação por assinatura. Clique aqui para saber como participar: 

Perguntas Frequentes

O que precisa para fazer uma live no TikTok?

Para fazer uma live no TikTok é preciso apenas que o usuário tenha o aplicativo baixado no seu celular, além de login e senha cadastrados na plataforma. Além disso, a plataforma também exige que os usuários sejam maiores de 16 anos e cumpram as diretrizes da comunidade do TikTok.

Quantos seguidores têm que ter para fazer live no TikTok?

Podem fazer Live no TikTok os perfis que possuem, no mínimo, mil seguidores na plataforma.

Como fazer live no TikTok pelo celular?

Para fazer uma live no TikTok, você deve abrir o aplicativo, clicar no ícone “+” e escolher a opção “live”, que fica na parte inferior da tela. Depois, é preciso selecionar uma imagem de capa e um título para atrair espectadores. E, por fim, posicionar o celular da maneira correta e, quando estiver pronto, pressionar o botão vermelho para começar a live.