Você já se perguntou como ganhar dinheiro com TikTok? Essa é uma dúvida que vem surgindo não apenas em criadores, mas empreendedores que observam o crescimento da plataforma e tentam entender qual é o melhor caminho para lucrar por meio desta rede social.

Só para você ter uma ideia, o TikTok é o aplicativo de redes sociais com o crescimento mais rápido da história. De acordo com um estudo da Rupy, em 4 anos, ele acumulou mais de 3 bilhões de downloads e já atingiu um terço de todos os usuários de redes sociais do planeta.

A verdade é que se um dia o aplicativo já foi visto apenas como uma rede social de danças e trends, isso mudou bastante de uns tempos para cá. Hoje em dia, o que não falta são influenciadores e empresas que ganham muito dinheiro com uma conta do TikTok.

Se você tem vontade de fazer parte desse sucesso, leia este artigo até o fim, pois montamos um guia com diversas formas para você ganhar dinheiro com TikTok e ainda apontamos dicas valiosas para movimentar a audiência na rede social.

Caso prefira, também pode assistir ao vídeo da Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais do Ecommerce na Prática, onde ela apresenta 6 formas simples para ganhar dinheiro com o TikTok. Assista:

O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social lançada em 2017 focada no compartilhamento de vídeos curtos. Para muitos, ela sequer está na categoria de rede social, se enquadrando na plataforma de entretenimento, como o YouTube

Independente da categoria, o que importa é que o TikTok é um dos maiores fenômenos da atualidade, somando mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.

Como é focada em vídeos curtos, os conteúdos publicados na plataforma têm até 15 minutos. Esse é o tempo máximo de vídeo atualmente, mas isso pode mudar. Inclusive, houve uma época em que o TikTok só permitia vídeos de 1 minuto ou menos.

O que não mudou foi a dinâmica de edição. Na nossa visão, o TikTok possui um dos melhores editores de vídeo nativo da atualidade – tendo até mesmo inspirado melhorias em outras redes sociais, como Instagram. 

Por lá, você tem acesso a várias ferramentas, como efeitos especiais, filtros e stickers que permitem que você crie e edite os próprios conteúdos para compartilhar na rede.  

É justamente essa dinâmica de vídeos curtos e com edição simples, que qualquer pessoa pode fazer pelo celular, que o TikTok veio ganhando adeptos.

Mas não só isso: outro grande atributo do TikTok que o tornou sensação entre pessoas de todas as idades foi o algoritmo certeiro da rede social, que oferece aos usuários vídeos de acordo com os hábitos de consumo de cada um. 

Isto é, o tipo de conteúdo com o qual você costuma interagir cada vez mais é entregue para você, mesmo que você não siga absolutamente ninguém na plataforma. Isso permite que você descubra novos criadores a todo momento, bem como novas empresas no TikTok.

É essa facilidade na descoberta de novos vídeos que te permite fazer dinheiro no TikTok mais ágil do que em outros canais, mas falaremos mais sobre isso adiante.

Quantos seguidores é preciso ter para ganhar dinheiro no TikTok?

Não existe um número mínimo de seguidores para que você possa ganhar dinheiro no TikTok. Na verdade, é possível ganhar dinheiro desde o início da sua conta por meio das missões do programa Bônus, seja indicando amigos ou realizando as tarefas diárias. 

Agora, se a estratégia é receber presentes em lives ou trabalhar com produção de conteúdo de marca, é preciso ter, no mínimo, 100 mil seguidores.

Como ganhar dinheiro com TikTok?

Agora que você já sabe o que é a plataforma e como ela funciona, vamos ao que interessa. Existem várias formas de como ganhar dinheiro com TikTok, tanto como pessoa quanto como negócio. 

E vale lembrar que mesmo que você não seja um influenciador, existem várias maneiras de faturar por lá. Nesse sentido, se você tem um negócio, pode encurtar o caminho de clientes em potencial até você.

Veja abaixo como ganhar dinheiro com TikTok:

1. Assistindo a vídeos

Desde março de 2021 existe um programa exclusivo para brasileiros chamado TikTok Bônus.

Provavelmente, essa é a forma mais fácil de ganhar dinheiro com TikTok, pois o programa recompensa os participantes que realizam atividades específicas, como assistir vídeos, por exemplo. 

Ao final de cada missão, o TikTok libera pontos que podem ser convertidos em créditos de celular, cupons de benefícios na compra de produtos de parceiros ou em dinheiro.

Para fazer parte do programa, siga os passos abaixo: 

  1. Baixe o app do TikTok e crie sua conta;
  2. Vá ao seu perfil e, no canto superior esquerdo, clique no ícone do TikTok Bônus (a moeda dourada); 
  3. Confirme que você é maior de 18 anos;
  4. Observe as missões disponíveis, leia as informações sobre elas e escolha alguma;
  5. Pronto, agora é só reservar um tempinho do seu dia para começar a executar as tarefas e ganhar dinheiro. 

Vale lembrar que as missões não ficam disponíveis para sempre. Com o tempo, o prazo para executar as tarefas diárias vence e elas somem. 

Outro ponto importante é que o programa está vigente por tempo indeterminado, mas não é eterno. De acordo com os termos legais do programa, o TikTok pode encerrá-lo a qualquer momento, ou seja, vale aproveitar enquanto é possível para ganhar dinheiro com TikTok assistindo vídeos.

Leia também: SEO TikTok em 5 passos: faça seus vídeos aparecerem para mais pessoas na plataforma

2. Enviando códigos de convite

Entre as missões do programa TikTok Bônus está convidar amigos e conhecidos para fazer parte da rede por meio de códigos de convite gerados pelo app. 

O TikTok recompensa tanto quem enviou quanto quem recebeu o convite com pontos que podem ser convertidos em uma quantia em dinheiro. 

Veja o passo a passo de como compartilhar um código de convite:

  1. No seu perfil, no canto superior esquerdo, acesse o ícone do TikTok Bônus (a moeda dourada); 
  2. Confirme que você é maior de 18 anos;
  3. Abaixo do botão “Convidar” está o seu código de convite. Copie o número e clique no botão.
  4. Escolha o melhor canal para contatar seus amigos (WhatsApp, Messenger, SMS) e envie a mensagem com o link gerado pela rede social e o código que você copiou.

Vale lembrar que seus convidados precisam baixar o app do TikTok pelo link que você enviou. Assim que eles abrirem o app, devem acessar o ícone do TikTok Bônus e inserir o seu código de convite no campo correspondente (na parte inferior da página) para que vocês dois recebam a recompensa. 

Atenção: caso o convidado já possua um perfil ou já tenha baixado o app no celular, não será possível validar o código. Após criar a conta, o convidado tem até 24 horas para usar o código. 

Você também pode gostar deste artigo: Como republicar vídeo no TikTok? Entenda como funciona a função “Repost”.

3. Recebendo presentes em lives

Após construir uma base de seguidores, você pode receber presentes durante suas transmissões ao vivo (lives). 

Funciona assim: durante a live, você recebe os chamados “Diamantes” e depois pode trocá-los por dinheiro.

Para ganhar presentes em lives, você precisa ativar a função nas configurações do aplicativo, na aba “Ferramentas do criador”. Para isso, você precisa atender a todos os requisitos. Se estiver tudo certo, basta clicar em “Ativar os presentes”.

Os requisitos para participar são:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter ao menos 100 mil seguidores;
  • Ter uma conta ativa há pelo menos 30 dias no TikTok;
  • A sua conta não pode ser corporativa;
  • Seguir as Diretrizes da Comunidade.

Leia também: Como tirar a marca d'água do TikTok? Veja 8 ferramentas práticas

4. Com conteúdo de marca

Essa modalidade é a mais comum nas redes sociais: uma marca te contrata para divulgar os produtos ou serviços dela. Esse tipo de monetização é o que conhecemos como patrocínio. 

Essa forma de faturar é mais voltada para influenciadores. Para participar, é preciso ter uma boa base de seguidores e seguir a política de conteúdo de marca.

Com o objetivo de fazer uma ponte entre marcas e criadores de conteúdos, o TikTok criou o Marketplace de Criadores. Para acessá-lo, vá em Ferramentas do criador e clique em “Creator Marketplace”. 

Os requisitos para participar são:

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Ter mais de 100 mil seguidores;
  • Ter publicado ao menos 3 vídeos nos últimos 30 dias;
  • Somar ao menos 1 mil visualizações nos vídeos nos últimos 30 dias;
  • Criar conteúdos de acordo com as Diretrizes da Comunidade.

Atenção ao fato que, nesse tipo de monetização, não é o TikTok quem paga os influenciadores, e sim as marcas envolvidas na parceria.

Você também pode gostar deste artigo: Qual o melhor horário para postar no TikTok?

5. Creator Fund

Além de todas as formas apresentadas para ganhar seguidores e dinheiro no TikTok, existem ainda outras funções e programas que ajudam a monetizar a sua conta. 

O primeiro deles é o Creator Fund (ou Fundo de Criadores, português), um programa no qual a plataforma paga criadores selecionados para continuarem fazendo vídeos e permanecerem na plataforma.

O valor pago não é oficialmente divulgado pelo TikTok, mas influenciadores afirmam que a rede social paga em média US$ 0,02 e US$ 0,04 a cada mil visualizações de vídeo. 

Parece pouco, mas quando você possui alto volume de visualizações, o valor pode ser bem mais alto do que o salário médio no Brasil. Por exemplo: um vídeo com 100 mil visualizações poderia, sozinho, render entre 2 mil e 4 mil dólares.

No entanto, o fundo de criadores do TikTok realmente não é para todos. Os criadores são selecionados com base no sucesso com os próprios vídeos, portanto, a partir de números claros como: visualizações, engajamento e performance na região. 

Além disso, entre os requisitos para fazer parte do programa, tem a necessidade de ter ao menos 10 mil seguidores e 100 mil visualizações nos últimos 30 dias.

6. Presentes em vídeos

Esse programa é muito semelhante à ferramenta Presentes em lives, mas existe para remunerar vídeos comuns. Os principais requisitos para fazer parte do programa são ter ao menos 100 mil seguidores e uma conta criada há ao menos 30 dias.

7. Vendendo produtos próprios 

Ter uma loja no TikTok é a forma de ganhar dinheiro na rede social que faz mais sentido para empreendedores. Afinal, se você já é um comerciante e possui uma loja virtual – ou até mesmo física –, por que não usar esse canal para atrair mais clientes?

A maneira mais comum de fazer isso é por meio dos anúncios da plataforma, mas não é a única forma. Você também pode apostar na criação de vídeos para construir uma audiência engajada e mostrar seus produtos sob uma nova perspectiva, atraindo consumidores de uma forma orgânica para sua loja.

Vale lembrar que o seu perfil do TikTok funciona como a página principal do seu Ecommerce, e por isso é importante otimizar seu perfil antes de começar a vender.

Por exemplo, toda bio do TikTok permite a adição de um link de site. Portanto, use esse espaço para adicionar um link para a sua loja virtual, páginas de promoções relevantes ou landing pages.

Além disso, algumas plataformas de loja virtual permitem integração de catálogo de produto com TikTok, como é o caso da Nuvemshop. Se você usa uma dessas plataformas, depois de conectar sua loja ao TikTok, você pode começar a criar conteúdo para divulgar seus produtos e levar pessoas diretamente para a página de produtos, como acontece com a loja do Instagram.

Se você usa a Nuvemshop, aqui está um tutorial simples para sincronizar o seu catálogo de produtos com o TikTok e fazer mais vendas.

Como sacar o dinheiro que você recebe no TikTok?

As remunerações no TikTok são feitas por meio de pontos no app. Só para te dar um parâmetro, a cada 10 mil pontos você consegue ganhar R$ 1. Depois, para sacar o valor, você precisa vincular uma conta em uma instituição financeira ou no PayPal ao TikTok. 

Normalmente, leva de três a sete dias úteis para que o dinheiro esteja disponível em sua conta.

Esse é o passo a passo de como sacar o seu dinheiro no TikTok: 

  1. Acesse o seu perfil;
  2. No canto superior esquerdo, clique no ícone de moeda dourada;
  3. Selecione a quantia que deseja receber (no mínimo R$ 1,50) e clique em “Sacar”; 
  4. Selecione “Adicionar novo método de saque” e escolha a forma de transferência – transferência bancária, Pix, PagBank ou PayPal.
  5. Informe seus dados pessoais;
  6. Clique em “Sacar agora”;
  7. Prontinho, agora é só aguardar o dinheiro cair na sua conta. 

Confira 3 dicas valiosas para fazer sucesso no TikTok

Agora que você já aprendeu todas as formas de ganhar dinheiro no TikTok, é importante aprender como fazer sucesso na plataforma.

Por isso, confira 3 dicas valiosas para se tornar conhecido no TikTok:

1. Crie conteúdo adequado ao público da plataforma

Como já dissemos no início do texto, os vídeos que vão para o feed dos usuários são selecionados de acordo com a atividade de cada usuário na plataforma. Ou seja, os conteúdos que as pessoas curtem, comentam e compartilham aparecem para aquele tipo de público. 

Nesse sentido, se você é um empreendedor que deseja apresentar seus produtos no app, isso pode ser um grande diferencial. Isso porque, no TikTok, o que realmente importa é incorporar o seu negócio em um conteúdo que faça sucesso, e não o produto em si.

Por isso, faça pesquisas para conhecer melhor a sua persona e então entender como produzir conteúdos alinhados com os interesses dela. 

Outro ponto importante para começar a vender no TikTok é ficar de olho nas tendências de vídeos, desafios, hashtags e músicas. Assim, você consegue utilizá-las para aumentar a visualização do seu conteúdo e promover mais engajamento com seus seguidores. 

2. Use e abuse das hashtags

As hashtags são fundamentais para aumentar a visibilidade das publicações e conectar os seus conteúdos às pessoas que demonstram interesse por postagens do mesmo assunto.

Isto é: elas direcionam os seus vídeos para a sua persona. Então, se você usar as hashtags certas, vai conseguir ampliar significativamente a visibilidade da sua marca na plataforma. 

3. Mantenha a frequência

Para fazer sucesso e consequentemente vender nas redes sociais, é preciso ter muita organização de conteúdo. Afinal, é por meio das postagens que você vai apresentar os seus produtos ou serviços para o público. 

Por conta disso, é de extrema importância planejar tudo o que você vai apresentar para os seus seguidores e postar com frequência. 

Nesse sentido, ter um calendário de conteúdo vai te auxiliar nesse processo organizacional. É interessante também determinar com clareza os dias e horários específicos para fazer as postagens. 

Nós sabemos que, como um empreendedor, nem sempre é fácil criar conteúdo para as redes sociais. Ainda mais redes tão dinâmicas quanto o TikTok. Ainda assim, é preciso entender que estes são canais essenciais para o crescimento da sua marca. 

Foi por isso que criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Durante as aulas, você vai entender como criar conteúdos que engajam e vendem para todas as redes sociais. 

O curso completo já está disponível para em nossa plataforma de educação. Para saber mais, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Quantas visualizações tem que ter no TikTok para ganhar dinheiro?

Com o TikTok Creator Fund, a plataforma paga aos criadores entre 2 e 4 centavos de dólar por cada 1.000 visualizações em seus vídeos. Os pagamentos podem variar de acordo com diversos critérios. O TikTok ainda não tornou esses critérios públicos.

Quantas curtidas é preciso para ganhar dinheiro no TikTok?

Até o momento, as curtidas não são usadas como parâmetro para definir se você é apto ou não para monetizar a sua conta no TikTok.

Quantos seguidores é preciso ter para ganhar dinheiro no TikTok?

Não existe um número mínimo de seguidores para que você possa ganhar dinheiro no TikTok. Na verdade, é possível ganhar dinheiro desde o início da sua conta por meio das missões do programa Bônus, seja indicando amigos ou realizando as tarefas diárias.

Quando o TikTok começa a pagar?

Para que seu perfil no TikTok seja monetizável, ele precisa ter sido criado há, pelo menos, 30 dias e ter no mínimo 100 mil visualizações.

O que precisa fazer para ganhar dinheiro no TikTok?

Para ganhar dinheiro criando conteúdo no TikTok você precisa de ideias originais e muita disciplina. Mais do que viralizar um vídeo ou outro, é importante postar com regularidade e construir uma base sólida de seguidores.