Qual é o melhor horário para postar no TikTok? Essa é uma pergunta que desafia empreendedores e criadores de conteúdo. Se você quer aumentar o alcance dos seus conteúdos na rede, saiba que esse artigo tem dicas muito úteis. Vem ler! 

O TikTok é uma das redes sociais mais populares do mundo. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, empresas enxergam na plataforma uma maneira de criar laços com seus clientes, fortalecer a marca e, claro, fazer vendas. 

Apesar disso, a competição dentro da plataforma não é brincadeira… 

Milhares de novos conteúdos são publicados a cada minuto, fazendo com que a atenção do consumidor seja muito disputada. Nesse contexto, saber qual é o melhor horário para postar no TikTok faz toda a diferença

Nesse artigo, o nosso objetivo é te ajudar a entender melhor o assunto, mostrando como encontrar o melhor horário para a sua empresa e dando dicas para impulsionar as suas postagens. 

Vamos começar! 

O que é o TikTok?

O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos, em que os usuários podem criar e explorar conteúdos de 15 a 60 segundos. É um excelente espaço para divulgação da marca e dos produtos

Ele libera recursos de edição, trilhas sonoras e conta com uma série de desafios virais que chamam a atenção e engajam a audiência. Além disso, fornece métricas importantes para os empreendedores entenderem quais publicações estão gerando um bom resultado e quais precisam de ajustes.

Essas métricas, inclusive, ajudam a entender quais são os melhores horários para postar no TikTok – que é o tema deste artigo 😉. Prossiga com a leitura!

Saber o melhor horário para postar no TikTok é mesmo importante?

Sim! Postar um conteúdo bom, na hora certa, pode aumentar o engajamento da publicação e impulsioná-la para pessoas que ainda não fazem parte da sua audiência

Se você cria conteúdo para redes sociais, provavelmente já sabe que a maioria delas depende de um algoritmo para determinar quais os conteúdos de alta qualidade, certo? 

Esse algoritmo usa informações relacionadas ao comportamento do usuário e seu engajamento com a postagem. Uma publicação com muitas curtidas, comentários e compartilhamentos é lida como um conteúdo de valor e tem mais chances de ter o seu alcance impulsionado. 

Para muitos criadores de conteúdo e empreendedores, o grande objetivo é criar um vídeo que chegue até a página “For You” do TikTok, uma seção do aplicativo que mostra vídeos personalizados ao gosto do usuário. 

E isso só pode acontecer quando o conteúdo já tem um engajamento satisfatório, ou seja, um bom número de interações dos usuários. Uma das formas mais efetivas de se fazer isso é sabendo o melhor horário para postar no TikTok e fazer a publicação dentro desse período. 

Qual o melhor horário para postar no TikTok? 

O melhor horário para postar no TikTok varia de perfil para perfil. Isso acontece porque cada conta vai atender a um público específico – e diferentes pessoas acessam a rede social em momentos variados. 

Exatamente por isso, nós recomendamos que você analise o seu perfil com cuidado e tente extrair dele informações que apontem para os melhores horários para publicações. Essa é uma iniciativa que pode fazer toda a diferença no engajamento das suas postagens. 

Também é recomendável que você faça testes e publique em horários diferentes, monitorando a performance de perto para entender quais são os momentos do dia que parecem gerar mais resultados.

Não se preocupe, vamos falar sobre isso no próximo tópico… 

Ainda que tudo que explicamos acima seja verdade, você precisa saber que existem estudos que apontam qual o melhor horário para postar no TikTok. A seguir, vamos mostrar dois deles. 

O primeiro é um relatório publicado pela Hootsuite, ferramenta usada para programar postagens em redes sociais. Nele, podemos observar que o melhor horário é 22h, às quintas-feiras.

O segundo estudo é da SocialPilot, ferramenta de marketing de mídia social, que afirma que os melhores horários para postar no TikTok são 2h e 9h EST, às terças e quintas-feiras

O levantamento da Broto Social, solução corporativas para redes sociais em grande escala, aponta que os melhores horários seriam das 14h às 18h, durante as terças e quartas-feiras.l

Por último, há o levantamento do Influencer Marketing Hub, agência especializada em influenciadores digitais. Nele, os melhores horários para postar no TikTok são os seguintes: 

  • Segunda-feira: 06:00h / 10:00h / 22:00h;
  • Terça-feira: 02h00h / 4h00h / 9h00h;
  • Quarta-feira: 07h00h / 08h00h / 23h00h;
  • Quinta-feira: 9h00h / 12h00h / 19h00h;
  • Sexta-feira: 05h00h / 13h00h / 15h00h;
  • Sábado: 11h00h / 19h00h / 20h00h;
  • Domingo: 7h00h / 8h00h / 16h00h.

Como você pode ver, alguns desses horários e dias se repetem, mostrando que podem ser boas opções para fazer publicações. Essas podem ser informações úteis principalmente para empresas que ainda não têm dados suficientes para entender as particularidades do seu público

Use esses horários para dar os primeiros passos!

melhor horário para postar no TikTok

Ainda assim, mantenha em mente que essas são informações mais abrangentes e não consideram as particularidades de cada negócio. Como destacamos no início desse tópico, você deve fazer testes e analisar relatórios de performance do seu perfil para determinar o melhor horário para postar no TikTok. 

Vamos falar mais sobre isso agora… 

🟣 Leia também: Como ganhar seguidores no TikTok: 12 boas práticas que vão aumentar sua audiência. 

Como saber qual é o melhor horário para postar no TikTok da sua empresa?

A única forma de determinar qual o melhor horário para postar no TikTok é fazer análises e testes em seu próprio perfil. Isso acontece porque cada empresa e criador de conteúdo na plataforma tem a sua própria audiência, que se comporta de maneiras particulares. 

No último tópico, nós mostramos alguns estudos de mercado que mostram tendências de horários que costumam ter um bom engajamento. Essas informações podem ser usadas como ponto de partida para sua estratégia no TikTok. 

Mas, a seguir, vamos te mostrar algumas maneiras de personalizar esses horários e alcançar ainda mais curtidas, compartilhamentos e alcance. Veja só!

1. Use a análise do TikTok

Todo perfil do TikTok conta com uma seção específica para análise de desempenho do perfil. Se você já tem uma boa quantidade de publicações, você também pode encontrar alguns dados sobre os melhores horários para você. 

Para acessar essa seção, vá em Perfil > Configurações de Privacidade > Ferramentas do Criador > Análise.

Vale lembrar que, para acessar esse relatório, a sua conta no TikTok precisa ser profissional. Ou seja, uma conta voltada para criadores de conteúdo. 

Nessa página, você poderá encontrar informações específicas sobre os horários nos quais as suas postagens têm mais engajamento, como os usuários interagem com os seus vídeos e mais. 

Tudo isso pode ser muito importante para a sua estratégia de produção de conteúdo na rede.  

É nessa seção que você também observa informações como o tempo de atividade do seu público. Esse dado serve para que você programe as suas postagens em momentos em que grande parte da sua audiência está online, o que aumenta as chances de engajamento.

Esse é um recurso muito rico para produtores de conteúdo e empresas. Use-o sem moderação!

2. Acompanhe o desempenho dos seus conteúdos

Uma outra forma de saber qual o melhor horário para postar no TikTok é analisando o desempenho individual de cada postagem. Por exemplo, digamos que você tenha publicado um vídeo na sexta-feira, às 15h, e ele tenha alcançado um número muito maior de pessoas. 

Existem várias explicações para isso, que vão desde o teor do conteúdo até o horário em que ele foi postado. É interessante que você mantenha um controle dessas informações e possa cruzá-la com os dados que coletou sobre o seu perfil – como ensinamos no tópico anterior. 

Aqui vai uma dica… 

Crie uma tabela para fazer o controle de performance. Nela, você pode colocar os seguintes dados: 

  • Nome da publicação; 
  • Quantidade de visualizações, comentários e curtidas;
  • Dia e hora da publicação. 

Vale lembrar que esses dados devem ser coletados e atualizados de maneira periódica. Por exemplo, se você publicou o vídeo na sexta-feira, observe o seu desempenho na próxima segunda, e na segunda seguinte. Assim, você pode analisar os números de publicações diferentes de acordo com os mesmos parâmetros. 

A ideia aqui não é, necessariamente, analisar os detalhes de cada publicação, mas entender se existem tendências de engajamento dentro do seu perfil. 

Se você percebe que, às sextas, as publicações tendem a ter mais curtidas, esse é um bom indício de que o seu público está usando a plataforma durante o período. 

Por isso é importante que você faça testes com diferentes dias da semana e diferentes horas do dia. Também não tenha medo de publicar o mesmo conteúdo em momentos diferentes. Esses testes são essenciais para que você encontre o melhor horário para postar no TikTok. 

3. Esteja de olho nos seus concorrentes

A análise de concorrência é um processo constante na rotina de empreendedores. Mas poucos deles sabem que ela também pode ser útil quando o assunto é a performance nas redes sociais. 

Observar o que os seus concorrentes estão postando é um exercício que gera muitos insights. Preste atenção, por exemplo, nas horas que eles publicam seus conteúdos mais populares. Observe também qual o teor dos vídeos e como a audiência responde à eles. 

A ideia aqui não é copiar o conteúdo, apenas entender como ele performa e criar inspiração para criar os seus próprios vídeos. 

Se você não tem concorrentes diretos no TikTok, ou seja – nenhuma empresa do seu nicho de mercado cria conteúdo na rede – você pode observar como os influenciadores do seu segmento se comportam.

Digamos, por exemplo, que você tenha um Ecommerce de moda infantil. Pode ser que o seu principal concorrente na loja virtual não tenha um perfil no TikTok, mas temos certeza de que existem pessoas que criam conteúdo sobre o tópico com muito sucesso. 

São esses perfis que precisam estar no seu radar. Use hashtags e a barra de pesquisa do TikTok para encontrar essas contas.

4 dicas para usar o algoritmo do TikTok ao seu favor 

Lembra sobre como falamos do algoritmo do TikTok no início deste texto? Querendo ou não, esse é um fator decisivo para impulsionar conteúdos e, se você quer ter mais engajamento, é preciso levá-lo em consideração. 

Sabendo disso, listamos 4 dicas essenciais para você, que quer usar o algoritmo a seu favor. 

Veja: 

1. Foque em um nicho 

O impulso de querer falar com o maior número de pessoas possível é grande, nós sabemos. Afinal de contas, quanto mais abrangente for o seu conteúdo, maiores as chances de alguém engajar com ele, certo? 

Nem sempre… 

A verdade é que, quando falamos de estratégia para redes sociais, ser mais específico funciona melhor

O ideal é que você foque em um nicho de mercado e uma persona específica, criando conteúdo que vai tocar exatamente nos pontos que aquele usuário tem de mais sensível. 

Dentro do seu nicho é possível criar tutoriais? Vídeos de dicas? Resenhas? Esquetes engraçadas? Pense no tipo de conteúdo que vai causar mais impacto em um grupo de pessoas específicas e invista nele

Quanto mais fácil for categorizar o seu conteúdo dentro de um tópico de interesse, melhores as chances de que o algoritmo entenda que aquele é um conteúdo interessante e digno de impulsionamento. 

2. Use áudios e músicas populares

Se você usa o TikTok já sabe que a grande tendência dessa rede são os áudios e músicas. Eles são usados para fazer coreografias, dublagens, piadas e mais. De tempos em tempos, um novo áudio ou música ganha popularidade no TikTok e todas as contas correm para criar um conteúdo usando o recurso. 

Isso não é à toa. 

Usar os sons e músicas populares realmente aumenta as chances de engajamento. Já pensou em participar dessa tendência? 

Para descobrir quais são as músicas e sons que estão em alta no TikTok, siga os seguintes passos…

Acesse a aba Descobrir. Na parte inferior da tela, você vai encontrar uma lupa para pesquisa. Nessa seção você já vai encontrar algumas sugestões de termos populares. Você pode clicar em alguns deles e ver quais as músicas e sons relacionados ao tópico. 

Para gravar clipes com um dos sons em alta, basta tocar sobre o ícone da música e pressionar a opção “Usar este som”. Agora, você só precisa iniciar o vídeo que a música já aparecerá automaticamente no clipe.

3. Faça vídeos mais curtos

É verdade que o TikTok tem aumentado a duração dos seus vídeos nos últimos anos. No início, a plataforma aceitava apenas vídeos de 15 segundos. Depois, o limite foi expandido para 1 minuto,  e então para 3. Mais recentemente, a plataforma anunciou que o seu novo limite é de 10 minutos. 

Apesar disso, existem estudos que mostram que vídeos mais curtos performam melhor. 

Segundo o documento de boas práticas do próprio TikTok, os TikToks com melhor performance têm entre 21 e 34 segundos.  

Essa, é claro, não é uma regra inquebrável, 

Você pode – e deve! – fazer testes para entender o que performa melhor para o seu público. Também é uma boa alternativa observar a duração dos vídeos de seus concorrentes e tentar alinhar a sua produção de conteúdo a essas tendências. 

📱 Aproveite para ler: Como fazer vídeo no TikTok? Passo a passo para vídeos com fotos, dublagens, efeitos e mais

4. Estabeleça um cronograma de postagens 

Na maioria das redes sociais a regularidade de postagem é essencial para o crescimento do perfil. Com o TikTok não é diferente e, por isso, você precisa ter um cronograma de postagens.

O ideal é que você mantenha uma frequência de postagens regular. Se os seus conteúdos são mais longos, não tem problema nenhum fazer uma postagem por dia, ou distribuí-las durante a semana. 

Mas se os vídeos que você posta são mais curtos, o ideal é que a sua frequência seja maior. 

Em todo caso, a qualidade do seu conteúdo deve ser boa, para que o seu engajamento não seja prejudicado. Vamos falar mais sobre esse assunto ainda neste artigo, não se preocupe. 

Mas que tipo de conteúdo postar no TikTok? 

Saber o melhor horário para postar no TikTok não é a única forma de gerar engajamento na rede. Existe também um outro fator decisivo para o sucesso de sua estratégia de conteúdo: o tipo de postagem

Conheça alguns deles agora… 

1. Desafios (challenges)

Os desafios são conteúdos que viralizam na plataforma, sendo replicados por diversas contas dentro de um período de tempo. Alguns desafios podem durar semanas, enquanto outros se mantêm relevantes por meses. 

Esse tipo de conteúdo costuma gerar muito engajamento entre os usuários. 

Para começar, o mais indicado é que você participe dos desafios que já estão acontecendo. Dessa forma, essa tendência pode emprestar relevância à sua marca e impulsionar os seus vídeos.

À medida que você ganha mais seguidores, pode ser interessante que você crie os seus próprios desafios. 

2. Danças

O TikTok ficou famoso pelas “dancinhas” que seus usuários costumam fazer. Esses são movimentos simples, fáceis de replicar e que geram muito engajamento. 

Normalmente, as danças estão sempre atreladas a músicas ou a áudios populares. Por isso, é uma boa ideia checar quais são os sons do momento para incorporar em seus vídeos. 

Você pode mesclar as danças com conteúdos escritos também, criando um vídeo ainda mais interessante. Use a sua criatividade! 

3. Resenhas e indicações

O TikTok também ficou muito popular por incentivar o consumo entre seus usuários. Existem até mesmo hashtags específicas, onde os TikTokers compartilham os produtos que compraram por conta de indicações da rede.

Você pode usar isso a favor da sua empresa! 

Faça vídeos de resenha, que mostram os diferenciais do seu produto. Você pode usar o recurso de tela verde do aplicativo para adicionar imagens ao fundo e exemplificar a sua fala. 

Apenas tenha cuidado para que o vídeo não fique muito longo. Tente apresentar as informações de forma sucinta. 

💡 DICA IMPORTANTE:  se você quiser mais ideias de conteúdos, nós indicamos o material "57 ideias do que postar nas redes sociais". Este material é gratuito e foi desenvolvido para ser um guia com ideias, orientações e dicas para fazer o TikTok e as demais redes sociais do seu Ecommerce bombarem. Faça o download neste link!

Postar várias vezes por dia no TikTok pode ser prejudicial?

Não necessariamente. Se o seu público é engajado e responde bem a postagens frequentes, sua conta não será penalizada por postar várias vezes em um mesmo dia. 

Mas a questão é mais complexa que isso… 

Dificilmente um perfil vai ter um engajamento alto em todas as suas postagens, por mais qualificado que seja o seu público. Como falamos no início do artigo, a competição pela atenção do usuário é alta dentro do TikTok e, para se destacar, um conteúdo precisa ser de qualidade. 

Se você posta muitas vezes por dia e os seus vídeos têm um engajamento baixo, o algoritmo do TikTok pode entender que a sua conta não produz um conteúdo interessante, baixando o seu alcance geral.

Por isso, o mais indicado é que você tenha uma estratégia de conteúdo equilibrada. A ideia é que você poste frequentemente – de 1 a 3 vezes por dia costuma ser o mais comum entre criadores de conteúdo – mas que toda postagem tenha qualidade. 

Como você pode perceber, ter uma estratégia de conteúdo sólida é essencial.

Apesar disso, muitos empreendedores ainda têm dificuldade para criar esse planejamento e executá-lo em longo prazo. Foi por isso que nós criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios

Esse é um curso completo, que mostra todas as técnicas que você precisa aplicar para ter mais engajamento em suas postagens. As aulas vão desde o planejamento até a execução e mensuração de resultados  

O treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios está disponível na assinatura Ecommerce na Prática!

Para começar a estudar agora e melhorar a sua estratégia no TikTok, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Quantas vezes devo postar no TikTok?

Não existe uma regra, mas é entendido que uma frequência diária de até 3 postagens tende a funcionar bem. No geral, você precisa se preocupar com a qualidade dos seus vídeos, mais do que com a frequência.

Que horário é melhor para postar no TikTok?

O melhor para postar no TikTok vai variar de acordo com o seu público. Vá em Perfil > Configurações de Privacidade > Ferramentas do Criador > Análise, para ver quais os horários mais populares da sua conta.

O que não fazer no TikTok?

Não tenha um comportamento violento ou incite discurso de ódio no TikTok. Também não promova atividades ilegais, nem poste conteúdo explícito. Evite o uso de bots e não realize spams com seus comentários ou postagens.

O que fazer para um vídeo viralizar no TikTok?

Publique conteúdo de qualidade regularmente, interaja com o seu público e fique de olho nas tendências que aparecem na rede.