Se você é um empreendedor buscando expandir suas vendas e alcançar um público mais amplo, já pensou em como vender no TikTok? A plataforma, que já bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, tornou-se um terreno fértil para negócios de todos os tipos.

O TikTok não é apenas uma rede social para compartilhar vídeos divertidos e criativos. Ele também se tornou uma poderosa ferramenta de marketing e vendas. 

De acordo com dados da própria plataforma, os hábitos de compra dos usuários do TikTok estão muito atrelados ao seu consumo de conteúdo dentro da rede social. Isso demonstra o enorme potencial que a plataforma tem para impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade da sua marca.

E, com cerca de 4,72 milhões de usuários na plataforma, o Brasil é um dos países que mais usa o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China. E eles estão sempre à procura de novos produtos… 

Uma pesquisa realizada pela OpinionBox em 2021 indicou que 38% dos brasileiros já compraram algo a partir de um anúncio visto na plataforma. Números animadores, não é? 

Então, como você pode aproveitar essa oportunidade e começar a vender no TikTok? Neste artigo, vamos compartilhar 9 dicas de sucesso para ajudá-lo a faturar mais na plataforma. 

Vamos começar?

O TikTok em números 

O TikTok tem se mostrado uma plataforma promissora para empreendedores de todos os nichos de mercado. Com uma base de usuários em constante crescimento e estatísticas impressionantes, a rede social tem potencial para transformar a maneira como fazemos negócios online. 

Vamos analisar alguns números?

TikTok vs mídia tradicional

De acordo com dados divulgados pela própria plataforma, 35% dos usuários do TikTok afirmam que passaram a consumir menos conteúdos de TV depois que baixaram o aplicativo

Isso mostra que a plataforma está se tornando uma alternativa viável à mídia tradicional, especialmente para pequenas empresas e startups que não conseguem competir de igual para igual com as marcas que apostam nos grandes canais de mídia tradicionais.

📚 Leia também: Tipos de anúncios: conheça os 11 mais relevantes para o seu negócio 

Novas compras na rede social

Ainda de acordo com dados do TikTok, 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet imediatamente depois de vê-lo na plataforma. Isso é particularmente relevante para lojistas que querem gerar tráfego e impulsionar as vendas online. 

Destaque para pequenos negócios

O TikTok também tem se mostrado uma plataforma poderosa para negócios de menor porte. A hashtag #pequenosnegocios, por exemplo, teve 194 milhões de visualizações na plataforma. 

Outras hashtags relacionadas ao empreendedorismo e negócios também alcançaram números impressionantes de visualizações, demonstrando o grande interesse dos usuários do TikTok por esse tipo de conteúdo.

Veja alguns outros exemplos:

  • #empreendedor - 1.3 bilhões de visualizações;
  • #empresa – 3,3 bilhões de visualizações;
  • #empreender– 2,1 bilhões de visualizações;
  • #pequenosnegocios –  363,8 milhões de visualizações;
  • #negociosonline – 2,7 bilhões de visualizações.

Por que o TikTok é uma boa plataforma de vendas?

Se você está em busca de expandir seus horizontes no mundo do Ecommerce, é essencial considerar o TikTok como uma plataforma de vendas estratégica

Mas por que o TikTok? 

A resposta está nas três características fundamentais que a plataforma oferece: um alcance global impressionante, níveis de engajamento sem precedentes e acesso a relatórios e insights detalhados que podem impulsionar suas estratégias de marketing

Vamos explorar cada um desses aspectos em detalhes:

Grande alcance 

O TikTok tem uma base de usuários massiva e diversificada, o que significa que as possibilidades de alcance são enormes. 

Independentemente do nicho de mercado em que você atua, é provável que haja um público significativo no TikTok que esteja interessado no que você tem a oferecer. Além disso, a plataforma é conhecida por seu algoritmo poderoso que pode ajudar a levar seu conteúdo a um público mais amplo.

📚 Leia também: Como republicar vídeo no TikTok? Entenda como funciona a função “Repost” 

Alto engajamento 

O TikTok é conhecido por seu alto nível de engajamento. Os usuários passam muito tempo na plataforma e interagem ativamente com o conteúdo que consomem. Isso significa que, se você criar conteúdo atraente e relevante, há uma boa chance de que ele seja visto e compartilhado, aumentando a visibilidade da sua marca e potencialmente levando a mais vendas.

As taxas de engajamento, é claro, estão atreladas à qualidade do conteúdo que você coloca no ar – e até mesmo com o horário que esses conteúdos são postados. Nós falamos mais sobre isso neste artigo: Qual o melhor horário para postar no TikTok?

Acesso a relatórios e insights 

O TikTok oferece uma variedade de ferramentas analíticas que podem ajudá-lo a entender melhor seu público e a eficácia de suas estratégias de marketing. Você pode acessar relatórios detalhados sobre o desempenho de seus vídeos, incluindo visualizações, compartilhamentos, comentários e curtidas. 

Além disso, você pode obter insights sobre seu público, como idade, gênero e localização. Essas informações podem ser inestimáveis para refinar suas estratégias de marketing e vendas.

📚 Leia também: 8 estratégias de vendas online para alavancar o seu Ecommerce 

Como vender no TikTok: 9 dicas e boas práticas 

Se você deseja aprender como vender no TikTok, saber quais as melhores estratégias para atingir este objetivo é essencial.

Com milhões de usuários ativos diariamente, essa plataforma oferece uma oportunidade única para alcançar um público amplo e impulsionar suas vendas. Agora, apresentaremos 9 dicas e boas práticas que irão ajudá-lo a maximizar o impacto das suas vendas no TikTok. 

Pronto para dar o próximo passo na sua estratégia de vendas no TikTok? Continue lendo…

1. Crie uma conta TikTok Pro 

A conta TikTok Pro é uma versão especial da conta regular do TikTok que oferece recursos adicionais para os usuários. Ela foi projetada especialmente para criadores de conteúdo e empreendedores, já que permite o acompanhamento da performance dos vídeos publicados. 

Isso quer dizer que, com uma conta TikTok Pro, você terá acesso a estatísticas detalhadas sobre suas visualizações, seguidores e interações, o que pode ajudar a entender melhor o impacto do seu conteúdo e tomar decisões baseadas em dados. Nós falamos mais sobre o assunto neste artigo: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

O primeiro passo para ter uma conta Pro no TikTok é criar uma conta pessoal. Em seguida, você pode converter seu perfil na seção “Gerenciar minha conta”.

2. Use tags populares na plataforma 

Uma das maneiras pelas quais o TikTok organiza o conteúdo dentro da plataforma são as tags. Elas são palavras-chave ou frases que os usuários do TikTok podem adicionar aos seus vídeos para categorizá-los e facilitar a descoberta por outros usuários. 

Elas são essenciais para ajudar o algoritmo do TikTok a entender o tema e o contexto do seu vídeo, além de direcionar o conteúdo para o público certo.

Ao adicionar tags relevantes ao seu vídeo, você aumenta as chances de que ele seja exibido para usuários interessados no assunto

Uma das tags mais populares do TikTok, por exemplo, é a Amazon Finds, que concentra vídeos sobre produtos úteis, achados no Amazon Marketplace. Dê uma olhada nos conteúdos publicados ali… quem sabe você não recebe a inspiração para produzir conteúdos para a sua empresa? 

3. Crie vídeos mostrando a usabilidade do produto  

E, já que estamos falando de vídeos… a nossa próxima dica tem a ver com um conteúdo muito popular no TikTok: os vídeos que mostram a usabilidade do produto. Esse tipo de conteúdo está sempre no topo de vídeos com mais engajamento – e o motivo é óbvio: eles são divertidos e informativos. 

Além de tudo isso, esses vídeos de usabilidade também ajudam o cliente a quebrar uma de suas maiores objeções de venda no Ecommerce, que não conseguir ver o produto em ação. 

Vídeos de usabilidade são, normalmente, curtos e vão direto ao ponto. Eles mostram como o produto se encaixa na rotina diária do cliente e podem facilitar algum processo. Esse tipo de conteúdo é perfeito para ativar o gatilho mental do desejo no consumidor. Vale a pena testar! 

4. Crie listas de produtos úteis

Outro tipo de vídeo muito interessante para quem deseja vender no TikTok são as listas de produtos. Aqui, a ideia é mostrar itens que podem ser úteis, divertidos ou interessantes para o seu público-alvo. 

Muitos desses vídeos usam a estrutura em contagem regressiva, para manter a atenção do usuário e fazer com que ele assista ao conteúdo inteiro. Além disso, essa estratégia também ajuda a manter o vídeo mais organizado, com uma narrativa que faz bastante sentido. 

5. Faça vídeos de unboxing dos produtos

Outro tipo de conteúdo que faz muito sucesso no TikTok – e também em várias outras redes – é o unboxing. Os vídeos de unboxing são aqueles em que uma pessoa mostra o processo de abertura e apresentação de um produto novo. 

Eles são populares porque oferecem aos espectadores uma experiência autêntica e envolvente, permitindo que eles vejam como é receber e explorar um produto pela primeira vez.

Aqui estão algumas formas de aproveitar os vídeos de unboxing na plataforma:

  • Mostre detalhes: durante o unboxing, é possível destacar os recursos e benefícios do produto. Mostre cada etapa do processo de abertura, explorando os aspectos mais interessantes e únicos do item;
  • Demonstre uso prático: além de simplesmente abrir o produto, mostre como ele é usado na prática. Mostre como o produto funciona, dê dicas e sugestões de como aproveitá-lo ao máximo;
  • Incentive a interação: ao fazer um unboxing, convide os espectadores a compartilharem suas opiniões sobre o produto nos comentários. Isso estimula o engajamento e a criação de uma comunidade em torno da marca.

6. Coloque links na descrição

Uma coisa que você deve saber sobre vender no TikTok é que apenas perfis com mais de 1 mil seguidores podem colocar links na descrição. Esse não é um número necessariamente difícil de atingir, sobretudo se você seguiu as dicas que demos ao longo deste artigo. 

O link colocado na descrição do seu perfil pode ser uma URL que leva para sua loja virtual, o link para um produto específico ou até mesmo um agregador de links, com várias opções para os usuários. 

7. Poste com regularidade

E, já que falamos sobre ganhar seguidores no TikTok, aqui vai uma dica essencial: poste com regularidade. Dentro de uma plataforma dinâmica como o TikTok, manter a sua marca fresca na mente de seus seguidores é essencial

Além disso, apenas ao postar com regularidade – e variar os tipos de conteúdo – você conseguirá entender quais formatos funcionam melhor com a sua audiência, e quais deles geram mais vendas. 

8. Invista em anúncios 

Assim como em todo canal de comunicação online, sua empresa precisa investir em anúncios para ter resultados melhores. Isso vale também para o TikTok. 

Por meio do TikTok Ads, que é um serviço de anúncios pagos, disponível para empresas que usam a plataforma, você pode criar campanhas dos mais diversos tipos. Com esses anúncios você pode alcançar novos clientes, trabalhar o seu branding e, é claro, vender.

Algumas plataformas de Ecommerce – como a Nuvemshop, por exemplo – têm integração com o TikTok Ads, permitindo que você marque os produtos em seus anúncios. O intuito dessa funcionalidade é tornar o processo de compra mais simples e efetivo. 

📚 Leia também: O que significa ads? Entenda tudo sobre anúncios

9. Integre a sua loja virtual com o perfil do TikTok 

Se você busca uma forma de vender no TikTok, um bom primeiro passo é integrar a sua loja virtual com a rede social. Dessa forma, o processo de acompanhar anúncios será mais simples. 

O processo de integração varia de acordo com a plataforma de vendas usada pela sua empresa. No entanto, para fins de exemplo, vamos explicar como realizar o processo na plataforma da Nuvemshop: 

  1. Antes de começar, faça uma conta no TikTok for Business, a ferramenta de marketing da plataforma;
  1. Depois, acesse o painel da sua Nuvemshop, vá até 'Canais de venda > TikTok' e clique em 'Conectar conta';
  1. Na página seguinte, dê todas as permissões para que a Nuvemshop consiga se integrar à sua conta. Depois de marcar todas as caixas de seleção, clique em 'Confirm';
  1. Em seguida, o aplicativo vai te levar à página de configuração do TikTok For Business. Lá, na seção 'Central de Negócios', você deverá definir um nome e clicar em 'Criar nova';
  1. Em 'Conta de anúncios do TikTok', clique em 'Conectar'. Caso não tenha uma conta ou deseja usar outra, é só definir um nome e clicar em 'Criar nova';
  1. Depois, na seção 'Compartilhamento de dados', crie uma conta dos Pixels do TikTok, definindo o nome da central de negócios e clicando em 'Criar nova';
  1. Ao fazer essa conexão, vá em 'Habilitar correspondência avançada' para conseguir compartilhar os dados do cliente;
  1. O último passo é definir um nome para o catálogo e clicar em 'Criar nova'. Depois, basta ir até 'Finalizar Configuração', fechar a janela, voltar ao painel da sua Nuvemshop e atualizar a página.

Nós falamos mais sobre o assunto neste artigo, não deixe de ler: Loja no tiktok: como criar e divulgar a sua para vender mais [TUTORIAL] 

Temos certeza de que, depois de ler essas dicas, você está mais do que preparado para começar a vender no TikTok e levar a sua empresa para um novo patamar. Como você pode perceber, ter uma loja online é parte essencial para vender na plataforma. 

Muitos empreendedores, no entanto, sentem-se perdidos na hora de criar a sua própria loja virtual. As variáveis a serem acompanhadas, afinal, são muitas. Foi por isso que criamos o treinamento Loja Virtual do Zero, no qual te ensinamos a criar o seu próprio site de vendas do zero. 

O treinamento já está disponível em nossa plataforma de educação. Assine agora para começar seus estudos: 

Perguntas Frequentes

Por que o TikTok é uma boa plataforma de vendas?

A resposta está nas três características fundamentais que a plataforma oferece: um alcance global impressionante, níveis de engajamento sem precedentes e acesso a relatórios e insights detalhados que podem impulsionar suas estratégias de marketing.

Como vender no TikTok?

Para vender no TikTok, crie uma conta TikTok Pro, crie vídeos mostrando a usabilidade do produto, coloque links na descrição (para perfis com mais de 1 mil seguidores), poste regularmente, invista em anúncios e integre sua loja virtual ao perfil do TikTok.