Temos certeza de que você já comprou pela internet, mas será que você sabe mesmo o que é loja virtual e como ela funciona? Esse é um conhecimento indispensável, principalmente se você quer empreender. Vamos te explicar tudo sobre o assunto neste artigo…

As compras online caíram de vez no gosto do brasileiro durante os últimos anos. Cada vez mais pessoas se sentem confortáveis para comprar na internet, o que levou as lojas virtuais ao pico de sua popularidade.

De acordo com um levantamento do CupomValido, o Brasil é o país que lidera o ranking de crescimento das compras online, acumulando 22,2% mais transações em 2022 do que no ano anterior. 

Ainda segundo o relatório, o Brasil possui uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior do que a média mundial, superando países como o Japão, Estados Unidos e França. 

Segundo o relatório Latin America 2022, a receita das vendas no comércio eletrônico brasileiro cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022, em relação ao ano anterior. Números como esse colocam o Brasil como principal foco para o Ecommerce na América Latina.

Por tudo isso, empreendedores e futuros empreendedores precisam saber o que é loja virtual, como ela funciona e como abrir uma. Afinal, esse é um segmento cheio de oportunidades. 

E, nesse artigo, vamos falar exatamente sobre isso. Boa leitura! 

O que é loja virtual?

Uma loja virtual nada mais é do que um site criado com o propósito de promover vendas online. Nele, uma empresa pode expor os seus produtos ou serviços, falar sobre a missão da companhia e oferecer suporte aos seus clientes. 

Um site de vendas como esse é, normalmente, usado por uma única empresa. E, por isso, ele é customizável. A companhia pode personalizar o espaço virtual como a paleta de cores da marca, usar um layout diferenciado e destacar elementos de sua identidade visual

A loja virtual não é o único canal de vendas disponível para empresas que desejam lucrar com o Ecommerce. Marketplaces e redes sociais também são usados para fazer vendas, muitas vezes em conjunto com os sites de venda próprios. 

O grande diferencial das lojas virtuais é que elas criam um espaço exclusivo para a empresa, o que pode trazer mais autoridade e autonomia para a marca. Dentro do contexto competitivo do Ecommerce, vantagens como essa não podem ser negligenciadas. 

Como funciona uma loja virtual?

Em muitos sentidos, uma loja virtual funciona de maneira semelhante a uma loja física. O lojista vai cadastrar e expor seus produtos e os clientes vão visitar a loja, escolher os itens que mais lhe agradam. Depois disso, eles efetuam o pagamento e recebem o pedido. A grande diferença é que todo o processo acontece por meio da internet. 

Do lado do empreendedor, a gestão de uma loja virtual é diferente, já que ele não precisa investir em um espaço físico para expor os seus produtos e receber clientes. Tudo acontece virtualmente.

Em muitos casos, isso diminui o investimento inicial para começar uma empresa – e, por este motivo, esse é um dos métodos mais populares para empreendedores que não têm altos orçamentos. 

Entenda agora como funciona uma loja virtual, de forma resumida:

O que é uma loja virtual

Vale lembrar, no entanto, que nem todos os processos que envolvem uma loja virtual acontecem digitalmente. O envio das mercadorias, por exemplo, requer atividades como separação do produto, embalagem do pedido e envio para a transportadora

Além disso, boa parte das lojas virtuais trabalham com estoques físicos, o que requer um controle e organização do espaço. Se quiser saber mais sobre isso, sugerimos a leitura do artigo: Controle de estoque: o que é, importância e como fazer [PLANILHA GRATUITA] 

Vantagens da loja virtual

Como você já deve ter percebido, vender pela internet por meio das lojas virtuais é um negócio vantajoso. Esse não é apenas um mercado que tem crescido muito nos últimos anos, mas que promete expandir ainda mais daqui para a frente. 

De acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, feito pela Worldpay from FIS, a estimativa é que o mercado global de Ecommerce alcance um crescimento de mais de 55,3% até 2025, com um valor de mais de US$ 8 trilhões. 

Para que os benefícios desse modelo de negócio fiquem claros para você, criamos uma lista com as principais vantagens das lojas virtuais. Vamos conhecê-las? 

  • Maior alcance para a sua marca: ao vender pela internet, a sua empresa pode entrar em contato com consumidores de todo o Brasil – e até do mundo. De acordo com dados da Opinion Box, 88% dos brasileiros compram online hoje;
  • Baixo investimento inicial: se compararmos os custos de abrir uma loja física com o de uma loja virtual, vemos que os gastos podem ser bem menores na versão digital da loja. Não é preciso investir em aluguel de espaço e nem na contratação de vendedores. Algumas plataformas de Ecommerce, inclusive, têm planos gratuitos;
  • Disponibilidade 24 horas por dia: outra grande vantagem das lojas virtuais sobre as físicas é a possibilidade de operar o dia inteiro, mesmo fora do horário comercial;
  • Acompanhamento de indicadores é mais preciso: quais os produtos mais acessados? Quais os que mais vendem? De onde vem a maioria dos seus visitantes? Em uma loja virtual, é possível responder a essas e muitas outras perguntas sobre o seu cliente. Isso dá mais entendimento sobre como o seu site é usado;
  • Mais independência para a sua empresa: quando você opera em uma loja virtual, sua companhia não vai mais depender da política de venda de outros sites. Ali, você é quem faz as regras.

Você também pode gostar deste artigo: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

Desvantagens da loja virtual

A loja virtual, assim como tudo na vida, também tem as suas desvantagens. Para que você decida se esse é um canal de vendas que funciona para a sua empresa, vamos destacar alguns dos principais pontos fracos deste modelo de negócio. Vem ver! 

  • Leva mais tempo para construir uma audiência: sites como marketplaces já têm um alto volume de tráfego mensal. E isso é importante porque, sem visitantes, não há vendas. Isso pode ser contornado com estratégias de marketing digital;
  • Alguns clientes ainda preferem o contato físico: para algumas pessoas, o contato físico com o produto ainda é um elemento essencial na experiência de compra. Muitas lojas virtuais de sucesso resolvem esse problema fazendo descrições de produto detalhadas, com boas fotos e reviews de outros clientes;
  • Frete pode ser um obstáculo de compra: de acordo com pesquisa da Social Miner, fretes caros e demorados são barreiras de compra para 57% dos clientes. Isso leva a carrinhos abandonados e a redução da taxa de conversão.

Leia também: Como montar uma loja virtual? 12 passos para criar do zero

O que você precisa para abrir uma loja virtual?

Agora que você já sabe o que é loja virtual e conhece alguns dos seus benefícios e desvantagens, é hora de entender o que é preciso para tirar esse projeto do papel. Esses são cuidados simples, mas que fazem toda a diferença na hora de construir o seu negócio. 

  • Registrar o seu domínio. O domínio é o endereço da sua loja virtual, aquele que os clientes digitam para ir até a sua loja. Ele precisa ser simples e fácil de lembrar, além de conter o nome da sua marca;
  • Determinar um espaço para estoque e separação de pedidos. É preciso ter um espaço organizado, a fim de que os pedidos possam ser separados e embalados com eficiência. Quanto mais rápido você entregar os pedidos, melhor;
  • Cadastre os produtos com cuidado. Use imagens de qualidade e não deixe nenhum detalhe importante de fora. Esses são detalhes que podem incentivar o seu cliente a fazer uma compra;
  • Crie estratégias de marketing para atrair novos compradores, cultivar um relacionamento com clientes. Iniciativas como promoções e cupons de desconto são bem-vindas, mas não deixe de explorar ferramentas como os anúncios e a produção de conteúdo

Qual o custo para abrir uma loja virtual?

A verdade é que o custo para abrir uma loja virtual pode variar de acordo com a complexidade do projeto e ferramentas escolhidas. Independentemente dos valores, o que podemos dizer é que abrir uma loja virtual é bem menos custoso do que uma loja física. 

Alguns dos custos que precisam estar em seu radar são o registro do domínio, a plataforma de Ecommerce – embora existam opções gratuitas, como a Nuvemshop –, integrações com parceiros logísticos e de pagamento, além do desenvolvimento de uma identidade visual. 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos a seguinte leitura: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais! 

Como montar uma loja virtual do zero?

Você já sabe o que é uma loja virtual, como ela funciona e o que é preciso para começar uma. Agora, vamos te mostrar o passo a passo para montar uma do zero, mesmo sem experiência. 

Vem ler! 

1. Escolha os produtos que você vai vender 

Quando falamos de uma loja virtual, tudo começa com os produtos que vão ser vendidos, certo? Nesse momento, tenha cuidado para escolher itens que tenham relação com a sua personalidade e objetivos de mercado

Afinal, você vai lidar com esses produtos o tempo todo, contatando fornecedores, criando campanhas de divulgação e tirando dúvidas de clientes. É melhor que os produtos escolhidos tenham algum tipo de afinidade com você, não acha? 

Muitos empreendedores buscam por soluções fáceis e optam por produtos sazonais, que têm grande procura mas que não oferecem um caminho de longo prazo para construção de uma empresa. 

Para te ajudar nessa escolha, separamos alguns artigos: 

2. Estude o seu público 

Entender o produto que você deseja vender não é o suficiente para ter uma loja virtual de sucesso. Também é preciso estudar o seu público e o seu nicho de mercado. Eles vão te ajudar a decidir qual tipo de mercadorias podem ser mais lucrativas… 

Conhecer o seu público também é essencial para guiar iniciativas de marketing, como os perfis nas redes sociais que a sua empresa vai criar, que tipo de promoções são mais lucrativas, como comunicar-se nos diferentes canais e mais. 

Uma dica que podemos deixar é a seguinte: crie uma persona para o seu negócio. Esse é um perfil de cliente ideal que, ainda que seja fictício, deve ser embasado em dados de mercado. 

A persona contém dados abrangentes como idade, gênero e classe social, mas também informações específicas, como hobbies, construção familiar, ambições e necessidades. Esse é um processo muito interessante – além de ser extremamente útil para sua empresa.

Para saber como completar esse processo, leia: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2024] 

3. Crie um plano de negócios 

O plano de negócios é um documento que centraliza todas as informações mais importantes sobre a sua empresa. Ele funciona como um verdadeiro guia para suas ações do dia a dia. 

Veja algumas das informações que um bom plano de negócios deve conter: 

  • Descrição da empresa;
  • Produtos e serviços comercializados;
  • Informações sobre o mercado consumidor;
  • Dados de fornecedores;
  • Plano financeiro;
  • Plano de marketing.

Fazer um plano de negócios não é uma das tarefas mais divertidas do empreendedorismo. Mas, acredite, ele é essencial para o sucesso da sua loja virtual. 

4. Defina a identidade visual do seu negócio 

Outro ponto muito importante, mas que muitos empreendedores negligenciam é a identidade visual. Ela serve para diferenciar a sua loja das demais companhias, causando uma impressão nos clientes logo de cara. 

Alguns dos elementos de uma identidade visual são o logo, a paleta de cores usada, composição das imagens, fontes, dentre outros recursos. Uma boa identidade visual traz mais profissionalismo para a sua empresa e cria um senso de confiança em seus clientes. 

5. Busque bons fornecedores 

Os fornecedores são aqueles parceiros comerciais responsáveis por vender à sua empresa matérias-primas para produção dos produtos, ou os produtos prontos para a revenda. É preciso tomar todo cuidado na hora de escolher os seus fornecedores, já que eles podem impactar o preço de venda dos seus produtos, assim como o prazo de entrega das mercadorias. 

Querendo ou não, a busca por fornecedores é um esforço contínuo. Você sempre deve estar buscando por condições de compras melhores, prazos mais curtos. Além disso, não cometa o erro de depender de apenas um fornecedor.

6. Determine os parceiros logísticos 

Os parceiros logísticos são os responsáveis por entregar as encomendas aos seus clientes. Nem precisamos falar sobre o impacto que eles têm na experiência do seu cliente, certo? 

Hoje, os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando prazos de entrega menores e experiências de unboxing realmente marcantes. Alguns dos parceiros logísticos mais populares são os Correios e as empresas particulares. 

7. Crie iniciativas para atrair clientes 

Como mencionamos alguns tópicos acima, sem visitantes, uma loja virtual não pode fazer vendas. Por isso, criar iniciativas para atrair esse tráfego deve ser uma de suas prioridades. 

Nesse contexto, as redes sociais – como o Instagram, o Facebook e o TikTok – podem ser bons canais de comunicação. Além disso, ferramentas como o Google Ads ou o Facebook Ads são essenciais, afinal, o tráfego pago é uma das formas mais rápidas e eficientes de trazer novos clientes

Quando falamos de iniciativas de longo prazo, por outro lado, podemos destacar o SEO – ou seja, a otimização para mecanismos de busca –, que coloca as suas páginas entre os primeiros resultados do Google. 

8. Determine os processos de pós-venda

O pós-venda é marcado por todos os contatos entre empresa e clientes que acontecem depois da venda. Isso se estende desde o envio do código de rastreio até o processo de troca e devolução.  

É preciso oferecer diferentes canais de comunicação e, ainda mais importante, responder rapidamente e com cordialidade. Vale lembrar que os seus horários de atendimento devem estar descritos em sua loja virtual. 

E, mesmo que o cliente entre em contato fora desse período, é interessante que ele tenha o suporte de chatbots, que podem tirar dúvidas mais superficiais e que se repetem. Para saber mais sobre o assunto, sugerimos que leia este artigo: Pós-venda: o que é e como fazer? Entenda as boas práticas do processo

Gostou de conhecer mais sobre o que é loja virtual e os cuidados que você precisa ter para abrir uma? Esse é um processo relativamente simples, mas que gera muitas dúvidas entre empreendedores de primeira viagem. 

Foi por isso que criamos o curso Loja Virtual do Zero, um treinamento completo que te ajuda em todas as etapas de criar o seu próprio negócio digital. Esse é o conteúdo perfeito para você iniciar o seu negócio e construir o seu próprio canal de vendas – mesmo que você não entenda nada de design ou programação!

O treinamento – junto com centenas de outras aulas – já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Para conhecer mais sobre o curso, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual nada mais é do que um site criado com o propósito de promover vendas online. Nele, uma empresa pode expor os seus produtos ou serviços, falar sobre a missão da companhia e oferecer suporte aos seus clientes.

O que é necessário para ter uma loja virtual?

Para começar, você precisa de um CNPJ. Depois, você deve conhecer as leis do Ecommerce e escolher uma plataforma de Ecommerce segura. Então, o próximo passo é registrar um domínio e contratar certificados de segurança SSL. Por fim, você deve definir formas de pagamento, organizar o seu estoque, cadastrar os produtos e criar estratégias de marketing para atrair compradores.

Qual a diferença entre loja virtual e online?

Nenhuma. Os termos loja virtual e loja online são usados para definir sites de venda de uso exclusivo de uma única empresa.

Qual a vantagem de uma loja virtual?

A loja virtual proporciona um maior alcance para a sua marca, além de ter um baixo investimento inicial. Além disso, a loja virtual fica disponível 24 horas, oferece relatórios detalhados sobre seus visitantes e liberta a sua empresa de políticas de venda de terceiros.

É preciso ter CNPJ para vender pela internet?

Ter um CNPJ não é um requisito para vender na internet. Muitas plataformas permitem que pessoas físicas tenham lojas online. Apesar disso, é recomendado que você regularize o seu negócio, emitindo notas fiscais.

Quais as desvantagens da loja virtual?

Em uma loja virtual, leva mais tempo para construir uma audiência. Além disso, alguns clientes ainda preferem o contato físico na hora da compra e o custo do frete pode ser um fator que dificultar a conversão.

Qual é a melhor plataforma de Ecommerce?

Atualmente, nós consideramos que a Nuvemshop é a plataforma que oferece o melhor suporte e funcionalidades. Ela é a plataforma líder na América Latina e conta com um plano gratuito.