Para você que está começando no mundo do marketing digital, saber como anunciar no Google Ads pode parecer um pouco complicado. A boa notícia é que fizemos um guia para te ajudar a se sair bem nessa parte essencial do seu negócio.

O Google Ads é um recurso de impulsionamento de anúncios no buscador do Google com links para o seu site, vídeos ou qualquer outro destino da web que faça sentido para o seu negócio.

Hoje ele é uma das principais estratégias de um bom planejamento de marketing digital. Isso porque por meio dessa ferramenta, é possível trazer resultados rápidos, de leads, número de visitantes do seu site e consequentemente de vendas.

Porém, saber como anunciar no Google Ads pode não ser tão óbvio assim para quem está começando. Se esse é o seu caso, fique tranquilo pois fizemos esse texto pensando em você.

Confira nosso guia e você sairá dessa leitura pronto para realizar seus anúncios do Google Ads ainda hoje.

Vamos nessa?

No vídeo abaixo, Lucas Souza, especialista em Google Ads e professor do Ecommerce na Prática, te mostra como fazer anúncios no Google Ads. Acompanhe:

O que é o Google Ads?

O Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google. Com ela, você consegue promover os seus produtos e serviços na página de Pesquisa Google, no YouTube e em outros sites na Web. 

Por meio da ferramenta, você consegue escolher metas e segmentações específicas para os anúncios, de acordo com o que espera deles para o seu negócio. 

E o melhor de tudo é que o orçamento gasto nesses anúncios é definido por você, de acordo com as suas possibilidades. 

Mesmo que a sua campanha tenha um orçamento mais baixo, com anúncios bem feitos, dá para ter um retorno sobre o investimento mais alto do que campanhas de grande porte. 

Como o Google Ads funciona?

O Google Ads exibe seu anúncio na página do Google quando as pessoas pesquisam pelos termos dos produtos ou serviços que você oferece. Além de  permitir que você  mostre anúncios em milhares sites parceiros, atingindo consumidores durante a navegação e faça campanhas para o YouTube. 

Com um algoritmo afiado, o Google Ads mostra o seu anúncio aos clientes que têm realmente chance de fazer negócio com a sua empresa.

A ferramenta funciona assim:

  • O primeiro passo é definir uma meta para o anúncio, que pode ser atrair mais visitantes para o site, gerar mais chamadas telefônicas para a empresa ou mesmo realizar vendas.
  • Depois, você deve escolher a região onde você quer exibir o anúncio e o perfil das pessoas para quem ele vai aparecer.
  • Por fim, é hora de definir um orçamento e colocar o anúncio para rodar.

Mas claro que essas etapas são recheadas de detalhes.Exatamente por isso criamos esse guia e no decorrer dos tópicos, você vai conseguir entender exatamente como funciona cada um desses passos.

Quais são os tipos de anúncio do Google Ads?

Existem basicamente três tipos de anúncio do Google Ads. Conheça-os:

  1. Anúncios na rede de pesquisa: exibem anúncios em formato de texto nas páginas de resultados da Pesquisa Google quando alguém faz uma busca por um produto ou serviço semelhante com as palavras-chave escolhidas por você.
  2. Anúncios na Rede Display: os anúncios aparecem em forma de imagem em sites ou aplicativos que os clientes visitam.
  3. Anúncios no YouTube: em geral, exibem os anúncios em vídeo de 6 a 15 segundos antes ou durante a reprodução do conteúdo do YouTube.

Existem ainda os anúncios TrueView in-stream e TrueView discovery que nada mais são que subgrupos dos anúncios no Youtube.

Quanto custa anunciar no Google Ads?

O custo para anunciar no Google Ads é determinado por você. A ferramenta funciona com quase qualquer orçamento, o que te dá a liberdade de começar dentro da sua realidade financeira.

Além do mais, você só é cobrado quando os usuários interagem com o anúncio, por exemplo, quando clicam para visitar seu site ou ligam para a empresa. 

Outro ponto importante é que você pode interromper a exibição dos anúncios quando quiser. O custo de um clique varia de acordo com alguns fatores. Vamos falar sobre eles agora…

O que é CPC ou PPC?

Tanto o CPC (custo por clique) quanto o PPC (pagamento por clique) são modelos de cobrança nos quais você só paga por um anúncio quando alguém clica nele.

Existem ainda outros modelos disponíveis. Acompanhe:

  • Custo por impressão: você paga de acordo com a quantidade de vezes que seu anúncio é exibido (e não nos cliques que receber).
  • Custo por engajamento: você paga quando um usuário conclui um engajamento predefinido (como assistir a um anúncio em vídeo, por exemplo).

Qual a estrutura do anúncio no Google Ads?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o Google Ads, é hora de começar a se familiarizar com a estrutura de um anúncio. Vamos nessa?

1. Título do anúncio

O título de um anúncio é basicamente a primeira linha dele. O título é criado em 2 linhas de 30 caracteres, que serão separadas por um hífen no título.

Essa é a parte mais chamativa do anúncio e é ela que vai definir o que o cliente está pesquisando.

2. Descrição do anúncio

Já a descrição são as linhas de texto logo abaixo do título, com tamanho máximo de 80 caracteres.

É importante lembrar que você não vai conseguir colocar todo o discurso de vendas da sua empresa em 80 caracteres. A ideia da descrição é apenas atrair o clique. As outras informações necessárias estarão no seu site.

É interessante destacar nas linhas de descrição argumentos que sejam capazes despertar o interesse do usuário para atrair o clique.

3. URL de visualização

É como se fosse um endereço “fictício”, mais curto, que aparece em verde. Essa linha também é muito importante para o seu anúncio. 

Na hora de escolher a URL exibida, a dica é usar o próprio domínio da sua empresa e tentar sintetizar a oferta que você tem para o cliente na página acessada depois do clique.

4. URL de destino

Esse é o endereço real para onde o cliente vai ser direcionado após clicar no link. Vale lembrar que esse endereço não vai aparecer no seu anúncio.

Nessa parte, a melhor opção é enviar o cliente para uma página que tenha exatamente o que ele está procurando e que tenha perfeita relação com o seu anúncio.

Vale lembrar que uma boa Landing Page é aquela criada exclusivamente para a oferta anunciada, o que costuma gerar bem mais resultados do que enviar o usuário para a página principal do seu site.

5. Extensões de anúncio

Para além do conteúdo do próprio anúncio, é possível ainda adicionar algumas extensões de anúncio. Elas podem conter mais informações, o que pode fazer a diferença no desempenho da sua campanha.

O Google está sempre atualizando os tipos de extensões de anúncio, por isso é importante avaliar constantemente as opções na própria ferramenta. Nesse momento, as extensões disponíveis são:

  • Aplicativos: destaque para o aplicativo Android ou iOS no anúncio;
  • Sitelink: links para outras páginas do site;
  • Chamada: inclusão do telefone no anúncio — em dispositivos móveis, é possível iniciar a chamada diretamente pelo anúncio;
  • Comentários: comentários de clientes e influenciadores (é necessário ter o comentário registrado em alguma página do site);
  • Extensões automáticas: são criadas automaticamente pelo Google, quando prevê que podem melhorar o desempenho.
  • Frase de destaque: frases curtas, onde é possível destacar diferenciais do produto/serviço anunciado;
  • Local: permite incluir o endereço da empresa usando a conta do Google Meu Negócio e exibe a distância ao cliente;
  • Mensagem: possibilita ao cliente enviar uma mensagem de texto através do seu celular, com um conteúdo pré-determinado por você;
  • Preço: lista de produtos, serviços e até eventos, onde é possível incluir o preço e links específicos;
  • Snippets estruturados: lista de destaques oferecidos, como marcas, serviços, modelos e cursos;

Ao configurar as extensões de um anúncio, você consegue definir o período pelo qual elas serão exibidas e também os dispositivos em que a exibição vai acontecer (desktop ou dispositivos móveis).

É importante lembrar que, ainda que as extensões estejam configuradas corretamente, nem sempre elas serão exibidas. Isso porque o Google vai priorizar as extensões mais relevantes para cada cliente, além de mostrar as que podem gerar mais resultados.

6. Anúncios dinâmicos

Os anúncios dinâmicos são um recurso avançado do Google Ads. Eles existem para facilitar o processo de criação de anúncios e tornar seu conteúdo mais relevante.

É possível configurar anúncios totalmente dinâmicos dentro do Google Ads ou determinar que apenas alguma parte de seu conteúdo será dinâmica. Funciona assim: o título e a URL final são incluídas de forma dinâmica pelo Google, levando em consideração a pesquisa do cliente e a relevância do site configurado. 

A configuração é feita em um anúncio de texto tradicional, no qual pode ser inserida uma contagem regressiva automática a partir de alguma data ou inserção automática da palavra-chave que ativou o anúncio. 

Há ainda a possibilidade de inclusão de uma função “SE”, que pode inserir determinado texto quando uma condição é atendida (o dispositivo é mobile, por exemplo).

Mas vale lembrar que os anúncios dinâmicos são um recurso normalmente utilizado por pessoas que já estão acostumadas com o Google Ads. 

Leia também: 4 Dicas Para A Sua Primeira Campanha No Google Ads

Como você está começando agora, vamos te mostrar os 7 passos para saber como anunciar no Google Ads. Acompanhe no tópico a seguir:

Como anunciar no Google Ads em 7 passos

Para começar a anunciar no Google Ads, você precisará, antes de tudo, criar uma conta. Veja como fazer isso:

1. Crie sua conta

Entre no site do Google Ads e clique em “começar agora”. Faça login na sua conta no Google usando a mesma senha do seu e-mail e preencha os seguintes dados referentes à sua conta de anúncios:

  • Tipo de conta (individual ou comercial);
  • RG;
  • Data de nascimento;
  • Nome do seu negócio;
  • Endereço comercial;
  • Número para contato (opcional);
  • Formas de pagamento pelos anúncios.

Então, aceite os Termos de Uso do Google Ads e clique em Registrar. Vai aparecer uma nova tela mostrando que a sua conta foi criada com sucesso.

Agora você já pode criar sua primeira campanha no Google Ads. Clique no botão azul (+) para criar uma nova campanha:

2. Defina seu objetivo

Para começar uma campanha, você precisa escolher um objetivo. Essa meta foca sua campanha na entrega de um resultado específico. Veja alguns dos objetivos possíveis na imagem abaixo:

É importante lembrar que o seu anúncio será ajustado com base no seu objetivo. Os objetivos de campanha que você pode escolher são:

Para saber qual o melhor objetivo para sua campanha, você precisa se perguntar qual o resultado você espera alcançar com ela. 

Por exemplo, se você deseja ter mais pessoas se cadastrando no seu site, seu objetivo da campanha deve ser ‘Leads’, mas caso, o seu objetivo seja simplesmente vender, escolha “vendas” e assim por diante…

3. Escolha o tipo de anúncio

Assim que definir seu objetivo, você deverá escolher um tipo de anúncio. Essa escolha vai definir onde os anúncios serão exibidos e qual será a aparência deles. Ou seja, nessa parte, você vai decidir como o seu anúncio será exibido.

Os tipos de anúncios são os seguintes:

Rede de Pesquisa do Google

Este tipo de anúncio é perfeito para alcançar clientes interessados em produtos ou serviços, ou seja, o seu cliente são as pessoas que estão procurando alguma coisa no Google.

Nele, os anúncios são exibidos em áreas de destaque, como nas quatro primeiras posições ou nas três últimas posições da primeira página (no caso de palavras-chave de grande concorrência).

Rede de Display do Google

Essa é uma boa opção para quem pensa em exibir seus anúncios em outros sites (de notícias, por exemplo) ou hospedá-los em blogs.

Essa rede conta com inúmeros sites parceiros e alguns do Google, como o Gmail, Blogger e YouTube, por exemplo, que trabalham com anúncios no Google Ads. A Rede de Display também trabalha com sites e aplicativos para os aparelhos móveis.

Vale lembrar que nesse tipo de anúncio é importante escolher sites interessantes para seu negócio a fim de alcançar possíveis clientes que talvez estejam precisando do que você tem a oferecer.

Google Shopping

O Google Shopping é um tipo de anúncio que oferece aos clientes excelentes experiências. 

Ao pesquisar um produto, o Google exibe ao potencial cliente opções de produtos de acordo com sua pesquisa e, assim, ele consegue comparar as marcas e seus variados preços, escolhendo o que atende às suas preferências.

Vamos imaginar o seguinte: você possui uma loja virtual com um número grande de produtos. Pensar em anunciar um por um vai dar um trabalhão para criação dos anúncios e será praticamente impossível administrar a campanha de cada um deles…

Nesse sentido, com o Google Shopping, você pode fazer a promoção de todos os seus produtos, aumentar as visitas na sua loja online e segmentar o público, aumentando as chances de conversões.

Vídeo no Google

O vídeo é atualmente o formato de conteúdo que mais gera engajamento na web, pois é uma forma simples e prática de consumir conteúdos.

Depois do Google, o YouTube é o segundo lugar onde as pessoas mais buscam informação.Vale lembrar que, depois do Google, o Youtube é o lugar onde as pessoas mais buscam informação. 

Por isso, ao criar um anúncio de vídeo, você consegue exibi-lo no Youtube Ads ou em sites parceiros do Google que permitem os anúncios em vídeo. 

É importante lembrar que nesse tipo de anúncio, você pagará por visualizações.

Apps

O interessante desse tipo de anúncio é que o Google Ads usa suas ideias em um texto publicitário e, com base nelas, monta campanhas diferentes para formatos e aplicativos diferentes. Com essa funcionalidade do Google Ads, seus anúncios vão ser veiculados em aplicativos de jogos, notícias, ferramentas e mais.

Funciona assim: o Google Ads testa algumas possibilidades e escolhe as que mostraram o melhor desempenho, sem a necessidade de testar todas as opções. 

Além disso, ele automatiza os processos de disparar as campanhas, personaliza e faz as devidas segmentações de acordo com a performance dos anúncios.

Leia também: Vale a pena Criar um Aplicativo para sua empresa?

4. Escolha o nome, o destino e defina as configurações da campanha

Assim que tiver selecionado o tipo de campanha, será o momento de escolher o destino da campanha. Aqui a ideia é pensar se você deseja que o anúncio leve o usuário para um site, gere ligações para sua empresa, visitas à loja ou até mesmo baixar um aplicativo.

Agora é a hora de escolher um nome para a campanha e definir as configurações dela. Para a escolha do nome, é interessante usar a palavra-chave, pois é por meio dela que os usuários vão chegar até você.

5. Selecione sua segmentação

A segmentação ajuda a definir quão restrito ou amplo pode ser o grupo de pessoas atingidas pelos seus anúncios. 

Aqui é hora de definir onde o seu provável cliente está. Você pode escolher quantos países quiser, mas o ideal é que você foque apenas nas áreas atendidas pela sua empresa – principalmente se o seu objetivo é o de venda. 

O próximo passo é definir as características de público que se interesse pelo seu negócio. Vale lembrar que você poderá excluir ou modificar o público ou o segmento que não se encaixe às suas estratégias a qualquer momento.

Depois, é hora de escolher a língua do navegador nos dispositivos do público. Você pode escolher os idiomas que quiser, desde que faça sentido para o seu negócio.

As formas mais usadas de segmentação levam em conta palavras-chave, públicos-alvo, locais, tópicos, dispositivos e remarketing

Vale lembrar que a segmentação específica está disponível apenas em alguns tipos de campanhas. 

6. Defina um orçamento para a sua campanha

Chegou a hora de definir o orçamento da sua campanha. Esse orçamento é o valor médio que você está disposto a pagar por cada campanha de anúncios em um dia.

A ideia é começar com um valor baixo e ir ajustando conforme a sua necessidade e os resultados alcançados. Lembre-se que você pode definir e editar seu orçamento diário a qualquer momento.

Para finalizar, clique em salvar e prosseguir.

7. Monitore seu desempenho

Depois de colocar os seus anúncios para rodar, é preciso ir acompanhando os resultados e analisando os dados.

Além disso, o Google Analytics é uma excelente ferramenta para acompanhar o desempenho da sua página e verificar se a quantidade de acessos é como você esperava. 

Isso porque, além de fornecer o número de visitantes, ele também mostra outras informações como local de acesso dos usuários, quanto tempo ficam no site, o que procuram, e vários dados para que você conheça melhor sua clientela.

Leia nosso artigo: 8 Métricas ESSENCIAIS para acompanhar no Google Analytics para saber mais sobre a ferramenta.

É a partir do controle dos resultados que você saberá se a ação escolhida foi efetiva ou se, de repente, precisará alterar algum dado, como a segmentação do público ou um CTA mais elaborado. 

Faça os ajustes necessários e lance a campanha novamente, a fim de buscar mais leads.

Política editorial do Google Ads: o que não fazer

O Google Ads tem uma política editorial e não aceita que determinados tipos de anúncio sejam exibidos. Para que sua empresa não cometa um desses erros, reunimos aqui as principais diretrizes para textos no Google Ads:

Espaçamento

É preciso que haja um espaçamento adequado entre as palavras e depois de pontuação. 

Por exemplo, “R-o-u-p-a-s b-a-r-a-t-a-s” não seria permitido; “Entrega gratuita. Compre já” também não.

Pontuação e símbolos

A pontuação não pode ser usada para atrair a atenção do cliente. Ela não deve ser desnecessária ou repetida duas ou mais vezes em uma linha.

Além disso, o título do anúncio não pode conter pontos de exclamação e o anúncio pode conter apenas um ponto de exclamação no total.

Todos os símbolos, números e letras devem representar seu verdadeiro significado — não devem ser usados no lugar de palavras.

Por exemplo, “Temos uma promoção D+ para você!” violaria essa política porque “D+” estaria substituindo uma palavra.

Repetição

A repetição não deve ser usada como um artifício publicitário ou para fins de promoção. 

Ou seja, a mesma palavra não pode ser repetida mais de três vezes na mesma linha.

Por exemplo, um anúncio com o título “Negócios, negócios, negócios aqui” não seria permitido.

Para estar de acordo com a exigência dessa política, o título do anúncio deveria ser substituído por uma frase como “Negócios incríveis aqui”.

Linguagem imprópria

Os anúncios, incluindo a URL de visualização, não podem conter linguagem considerada inadequada ou ofensiva para alguns clientes. Isso também se aplica a erros de grafia, ou outros tipos de linguagem imprópria.

Uso de superlativo

Os superlativos são palavras que enfatizam a superioridade. Por isso, devem ser evitados. 

Para ser considerado honesto e confiável, o texto do anúncio não pode conter frases comparativas ou subjetivas, como “O melhor” ou “Número 1”, a menos que o produto ou serviço seja avaliado por um terceiro.

Por exemplo, se um anúncio declara que um site é o “Melhor da web”, o site deve exibir a avaliação dessa declaração por terceiros.

Falsas Promessas

Atenção para não prometer coisas no seu anúncio que a sua empresa não vai cumprir. 

Não indique, por exemplo, que “você vai falar inglês em 8 dias” ou coisas do tipo.

Seu método pode ser ótimo, mas cada pessoa reage de uma forma diferente a ele, portanto o Google barraria.

Entendendo a importância dos anúncios no tráfego pago

Antes de começar a investir em tráfego pago é fundamental que faça um planejamento para identificar quais são suas metas, o atual cenário do negócio e então desenhar o que espera das campanhas para que consiga ter performance.

Isso porque dentro do marketing digital existem passos que devem ser seguidos à risca para conseguir ter sucesso em um negócio online. São eles:

1. Encontrar o público-alvo;

2. Atrair essas pessoas; 

3. Criar um relacionamento;

4. Convencer;

5. Vender e;

6. Surpreender.

Por isso, é preciso conhecer todas as etapas fundamentais para utilizar o tráfego pago no seu negócio, desde o planejamento até as escalas de campanhas. 

Sabe onde você consegue encontrar esse conhecimento? No curso Tráfego Pago para Ecommerce, disponível na assinatura Ecommerce na Prática.

Este curso é ministrado pelo Diego Santana, gestor de performance, mentor e especialista em anúncios para Ecommerce.

Ao longo do curso, serão abordadas todas as etapas fundamentais para utilizar o tráfego pago em seu negócio, desde o planejamento até escalas de campanhas. 

Além disso, você vai aprender:

  • Conceitos e pilares de análise do tráfego pago e marketing;
  • Análise de negócios;
  • Planejamento de campanhas;
  • Criação de campanhas;
  • Otimização de campanhas;
  • Escala de campanhas;
  • Solução de problemas de campanhas;
  • E muito mais!

Para conhecer o curso Tráfego Pago para Ecommerce e ainda ter acesso a diversos outros cursos disponíveis na assinatura, clique no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que é o Google Ads?

O Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google. Com ela, você consegue promover os seus produtos e serviços na página de Pesquisa Google, no YouTube e em outros sites na Web.

Como o Google Ads funciona?

O Google Ads exibe seu anúncio na página do Google quando as pessoas pesquisam pelos termos dos produtos ou serviços que você oferece.

Quanto custa anunciar no Google Ads?

O custo para anunciar no Google Ads é determinado por você. A ferramenta funciona com quase qualquer orçamento, o que te dá a liberdade de começar dentro da sua realidade financeira.

Quais são os tipos de anúncio do Google Ads?

Os três tipos de anúncio do Google Ads são: 1. Anúncios na rede de pesquisa; 2. Anúncios na Rede Display e 3. Anúncios no YouTube.

O que é CPC ou PPC?

Tanto o CPC (custo por clique) quanto o PPC (pagamento por clique) são modelos de cobrança nos quais você só paga por um anúncio quando alguém clica nele.