Seu time de colaboradores tem um alto nível de produtividade? Quais áreas você acha que poderiam ser aprimoradas? Refletir sobre esses assuntos é uma parte muito importante da gestão de equipe. E é exatamente isso que vamos fazer neste artigo, então continue a leitura…

Estar à frente de uma empresa vai muito além de lidar com números, tabelas e documentos. Todo bom empreendedor também precisa entender como tirar o melhor de cada colaborador, mantendo-os motivados e produtivos. E tudo isso pode ser resumido por um único conceito: gestão de equipe. 

É por meio do engajamento dos colaboradores, afinal, que a empresa será capaz de alcançar os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. 

Apesar disso, a gestão de equipes não é uma habilidade nata. Muitos empreendedores sentem dificuldade em desempenhar esse papel, acumulando muitas dúvidas sobre o tópico. 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é gestão de equipe, por que ela é importante, quais características um bom gestor deve ter e quais as boas práticas que ele deve aplicar no seu dia a dia. 

Bastante coisa, não é? Então, vamos começar… 

O que é gestão de equipe?  

A gestão de equipe é um conjunto de boas práticas adotadas em uma empresa com o intuito de melhorar a performance de um grupo de colaboradores. Além de focar na produtividade, a gestão de equipe também trabalha no bem-estar desses profissionais. 

A ideia é que, aplicando técnicas de gestão, a produtividade da equipe melhore e a empresa alcance seus objetivos com mais rapidez e eficiência. 

Infelizmente, não é possível dizer que existe uma fórmula perfeita para gestão de equipe. Apesar disso, podemos observar algumas características que podem facilitar esse processo. Um bom gestor de equipes é alguém capaz de dar e receber feedbacks, oferecer autonomia para sua equipe e estimular a interação entre os colaboradores. 

Você pode gostar deste artigo: Ciclo PDCA: o que é, como funciona, etapas e como implementar 

Por que fazer uma boa gestão de equipe é importante? 

A gestão de equipe cria um ambiente propício para a produtividade e motivação. Com a aplicação dessas boas práticas, é possível garantir que o time tenha as melhores condições para trabalhar e entregar o seu melhor. 

Ao aplicar os conceitos da gestão de equipe, é possível manter a performance dos colaboradores em alta, colocando a empresa mais próxima dos seus objetivos de mercado. 

Vale a pena ressaltar que, a não ser que a sua empresa esteja ainda nos primeiros estágios, ter uma equipe de confiança é essencial. Ela deve entender os objetivos da sua companhia e trabalhar em prol dessas metas. 

Uma equipe multidisciplinar promove um ambiente de troca de experiências e habilidades, o que torna a sua empresa mais forte e preparada para lidar com a competitividade do mercado. 

Para resumir, vamos listar alguns dos benefícios de uma gestão de equipe eficiente: 

  • Superação de falhas na comunicação com rapidez; 
  • Possibilidade de cada colaborador traçar o seu próprio caminho de aprimoramento profissional; 
  • Aumento da produtividade pessoal e coletiva, facilitando o alcance das metas; 
  • Promove a melhora do clima organizacional e cria um ambiente mais harmonioso.

Leia também: O que é gestão empresarial e como aplicá-la no seu negócio [GUIA]

5 dicas para fazer uma boa gestão de equipe

Agora que você sabe o que é gestão de equipe e qual a sua importância, vamos te mostrar algumas das melhores práticas para gerenciar os times da sua empresa. Vem com a gente! 

1. Entenda as habilidades de cada membro da equipe 

Todo processo de gestão de equipe começa com um passo simples: entender quais são os recursos disponíveis no seu time. Cada colaborador tem os seus pontos fortes e fracos, fazendo com que o seu papel como gestor seja o de mapear essas forças e potencializá-las. 

Até mesmo dois profissionais que trabalham na mesma função e têm experiências profissionais similares vão apresentar características diferentes. 

Assim, saiba que gerenciar uma equipe com sucesso não significa tentar homogeneizar seus colaboradores, mas fazê-los brilhar onde têm mais potencial. E aqui vai um aviso…

Conhecer os pontos fortes e fracos de cada colaborador vai muito além do momento da entrevista. Ter esse entendimento requer que você passe tempo com a sua equipe, faça perguntas e escute ativamente. 

Leia também: 12 dicas de empreendedorismo: o que você precisa saber para ter uma empresa de sucesso.

2. Promova um ambiente de diálogo e de uso da criatividade 

Pessoas são seres sociais. Isso se reflete também na forma como elas trabalham. Por isso, é praticamente impossível fazer uma boa gestão de equipe sem ter o diálogo e o estímulo à criatividade como objetivos. 

Como líder, você precisa mostrar aos seus colaboradores que o ambiente de trabalho é receptivo a novas opiniões e ideias diferentes. Afinal de contas, são nesses elementos que reside a inovação! 

Quando os colaboradores se sentem confortáveis para compartilhar o que pensam, o ambiente de trabalho fica mais leve e colaborativo. 

3. Certifique-se de que todos conhecem a missão, a visão e os valores da empresa 

As pessoas trabalham melhor quando sabem quais objetivos precisam alcançar, concorda? Uma forma de fixar isso entre suas equipes é compartilhar a missão, a visão e os valores da empresa. 

A missão é a razão pela qual a empresa existe. Por exemplo, a missão do Ecommerce na Prática pode ser resumida da seguinte forma: 

“Nossa missão é promover o Empreendedorismo através de educação e capacitação constante do empresário.”

Isso pode parecer simples em um primeiro momento, mas compartilhar essas informações aumenta o senso de responsabilidade dos colaboradores, além de fortalecer o trabalho em equipe. 

A visão, por sua vez, representa os objetivos da empresa em longo prazo. Ou seja, onde ela quer chegar. 

Já os valores são aqueles princípios inegociáveis à sua marca. Se a sua empresa ainda não tem esses conceitos bem delimitados, essa é uma ótima oportunidade para trabalhar nessas definições. Afinal, elas são parte importante do plano de negócios

4. Crie uma cultura de feedbacks 

Criticar, mesmo que de forma construtiva, pode ser desconfortável para muitas pessoas. Mas este é o caminho para criar uma empresa mais forte e uma equipe mais eficiente. 

O que acontece é que muitas pessoas encaram o feedback como um ataque pessoal, ou uma opinião infundada. Isso deve-se muito à pouca frequência com que esse recurso é utilizado na maioria das empresas. 

Por isso, uma chave para fazer uma boa gestão de equipe é criar uma cultura de fornecer e receber feedbacks. Esse deve ser um momento para alinhar expectativas, discutir sobre o que está dando certo e o que pode ser melhorado a curto, médio e longo prazo

Na hora de construir feedbacks construtivos, foque em discutir comportamentos no lugar de características. Além disso, mantenha sua comunicação clara e, se possível, utilize exemplos para tornar o seu discurso mais embasado. 

Ter esses cuidados vai ajudar a manter a comunicação profissional e focada no problema, dando pouco espaço a interpretações equivocadas. 

5. Lidere pelo exemplo 

Pode ser fácil esquecer isso no dia a dia, mas boa parte do trabalho do líder não é feito com palavras, mas sim com exemplos. Se você quer que a sua equipe comece a adotar determinados comportamentos, você precisa primeiro mostrá-los na prática

Isso vai criar um ambiente de confiança, admiração e credibilidade. Elementos essenciais para a boa gestão de equipe.

Leia também: Mindset empreendedor: o que fazem os negócios que vendem milhões?

Quais as características de um bom gestor de equipes?

É comum que empreendedores passem um bom tempo atuando por conta própria. Afinal, criar e gerenciar uma empresa, hoje, é um processo muito menos burocrático do que era antigamente. Para muitos, a necessidade de contratar uma equipe não surge durante os primeiros anos de atuação. 

Por isso, o momento de contratar colaboradores é sempre delicado. Muitos sentem dificuldade de delegar funções e até julgam que não possuem aptidão para gerenciar times. 

Mas, na realidade, a gestão de equipe não é um talento, mas uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada. 

A seguir, vamos te mostrar algumas das principais características de um bom gestor de equipes. Podemos apostar que você vai se identificar com muitas delas. Veja só! 

1. Capacidade de planejar 

O objetivo do líder é guiar a empresa rumo ao sucesso, alcançando metas e criando novos desafios. Por isso, a capacidade de planejar é uma habilidade tão fundamental. 

Metodologias ágeis podem ajudar bastante na delimitação de objetivos e acompanhamento do progresso. O OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português) é um exemplo. A metodologia trabalha com ciclos curtos e metas claras. Você pode ler mais sobre o assunto neste artigo: O que é OKR? Saiba como implementar e veja exemplos.

Independentemente da metodologia escolhida, os objetivos traçados devem ser combinados de forma realista, junto com os colaboradores. Da mesma maneira, é papel do líder garantir que as demandas estejam distribuídas de acordo com as habilidades de cada colaborador.

2. Pensamento estratégico 

Muitos gestores de empresa pensam que seus papéis se resumem a garantir que os resultados sejam entregues como combinado, dentro da data estipulada. Esse é um ponto importante da rotina, não há como negar… mas está longe de ser o único. 

Um bom líder também deve ser capaz de enxergar à frente, traçar objetivos a longo prazo e garantir que os esforços que estão sendo feitos hoje vão ajudar a construir esse futuro. 

3. Facilidade em delegar funções 

Ter receios sobre delegar funções é comum. Afinal de contas, no início, nunca temos total certeza de que outra pessoa pode fazer o trabalho tão bem quanto nós mesmos. Isso é ainda mais notável no ambiente empresarial, visto que o gestor costuma ser o profissional com maior conhecimento técnico da equipe. 

No entanto, delegar funções é essencial para fazer uma equipe crescer e amadurecer. Isso porque, como um profissional estratégico, o gestor não pode ficar preso a tarefas operacionais em seu dia a dia. Sua rotina deve ter espaços para reflexão e planejamento. 

4. Disposição para acompanhar relatórios 

Fazer uma boa gestão de equipe não significa apenas estabelecer uma meta e cobrá-la quando o prazo chegar ao fim. É preciso acompanhar cada passo do trabalho, fazendo ajustes e melhorias no processo conforme for necessário. 

E uma forma de fazer isso é estabelecendo KPIs e acompanhando relatórios de performance. Dessa maneira, o gestor será capaz de estar presente em todo o processo, oferecendo o seu suporte à equipe. 

5. Entendimento sobre o contexto de mercado

Nós falamos sobre visão estratégica, acompanhamento de KPIs e capacidade de planejar… mas tudo isso só é possível caso o gestor tenha um conhecimento aprofundado do contexto de mercado.

Saber o posicionamento da empresa frente aos concorrentes e ao público consumidor vai te dar muito mais segurança para traçar metas, delegar funções e cobrar entregas.  

Uma forma de melhorar o seu entendimento sobre o contexto de mercado é se manter atualizado com pesquisas, cursos e palestras. Esteja atento aos eventos que dizem respeito à sua área, mas não se esqueça de acompanhar o que acontece no mercado como um todo 

Leia também: Como ser um empreendedor? 31 dicas para ter sucesso no Ecommerce 

A importância da visão estratégica para o gestor de equipes

Como falamos ao longo deste artigo, ter uma visão estratégica é parte essencial de ser um bom gestor. Afinal, não é possível liderar uma equipe sem saber o rumo que você quer dar à sua empresa. 

Ter objetivos bem delimitados é importante para empreendedores de todos os tipos, desde aqueles que têm negócios digitais, os que investiram nos negócios físicos e até mesmo os que ainda nem tiraram a sua empresa do papel. 

Foi por isso que o Ecommerce na Prática criou o treinamento Ecommerce do Zero. Esse é um curso que vai do básico ao avançado, especialmente desenvolvido para ajudar empreendedores a alavancarem os seus negócios no mundo digital. 

Nele, você vai aprender desde o planejamento até a estruturação e gestão do seu negócio, passando por cada fase seguindo o método único do Ecommerce na Prática. 

Nesse treinamento, o nosso objetivo é te dar uma visão estratégica mais abrangente, mostrando os caminhos que precisam ser trilhados para que sua empresa alcance o sucesso. 

O Ecommerce do Zero é exclusivo e está disponível na nossa plataforma de educação por assinatura: 

Perguntas Frequentes

Como fazer a gestão de uma equipe?

Para fazer a gestão de uma equipe, você precisa: 1. Entender as habilidades de cada membro da equipe; 2. Promover um ambiente de diálogo e uso da criatividade; 3. Certificar-se de que todos conhecem a missão, a visão e os valores da empresa; 4. Criar uma cultura de feedbacks; 5. Liderar pelo exemplo.

Qual é o conceito de gestão?

O conceito de gestão vem da palavra latina gestione, que significa o ato de administrar ou gerenciar. O termo é usado para definir a gestão de pessoas e recursos, seja em benefício próprio ou em prol de uma organização.

Quais ações necessitam ser tomadas para realizar a gestão da equipe?

Para fazer uma gestão de equipe eficiente, o líder precisa ser capaz de planejar, ter um pensamento estratégico, facilidade em delegar funções importantes, disposição para acompanhar relatórios e um entendimento profundo sobre o contexto de mercado.