Você já ouviu falar sobre sistemas de gestão integrada (SGI)? Dominar esses conceitos pode tornar a sua empresa muito mais competitiva, além de ajudar no processo de tomada de decisão e na produtividade. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre SGI e como você pode aplicá-lo em sua empresa. Vem ler! 

Para que uma empresa chegue ao sucesso é preciso alcançar, de forma consistente, resultados positivos. E, para que isso aconteça, todas as áreas da companhia precisam estar otimizadas, trabalhando com o seu máximo potencial. 

É aí que entra a gestão integrada! 

O modelo de gestão promete unificar diferentes setores de uma mesma empresa, melhorar o seu desempenho geral e ainda ajudar empreendedores a tomar decisões mais assertivas. 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo nós vamos te contar tudo… 

O que é gestão integrada?

Um sistema de gestão integrada nada mais é do que um software, ou plataforma, que permite a organização de todos os processos de uma empresa. Um de seus principais objetivos é centralizar informações em um único ambiente, gerando uma padronização. 

Com um SGI – como também são conhecidos os sistemas de gestão integrada – é possível organizar as informações por nível de permissão. Dessa maneira, cada colaborador tem acesso aos dados que precisa e nada mais. 

Os gestores, por sua vez, podem acompanhar todas as atividades realizadas em tempo real, de maneira remota. O uso de sistemas de gestão integrada torna o ambiente de trabalho mais produtivo e auxilia na tomada de decisões

Leia também: O que é gestão empresarial e como aplicá-la no seu negócio [GUIA]

A importância do sistema de gestão integrada

Adotar um sistema de gestão integrada é importante porque esta ferramenta tem o poder de otimizar processos internos, tornar a empresa mais competitiva e melhorar sua entrega para o cliente final.

Um negócio  desorganizado, que não tem padrões para seus principais processos e que não é capaz de medir a sua própria performance corre muitos riscos. Ainda mais quando falamos de companhias inseridas dentro de um nicho de mercado competitivo

Ao implementar um SGI, a empresa consegue ter um impacto positivo em suas medidas de gestão, já que o sistema passa a ser uma constante fonte de dados e informações relevantes. 

Ainda que os benefícios da gestão integrada sejam visíveis logo de cara, nada se compara com as profundas mudanças que o SGI pode proporcionar no médio e longo prazo. Algumas das vantagens do sistema de gestão integrada são: 

Vamos falar mais sobre os benefícios dos sistemas de gestão a seguir. Acompanhe… 

Como funciona o sistema de gestão integrada?

Um sistema de gestão integrada funciona a partir do acompanhamento do gestor. Seu papel é organizar e gerenciar a execução de todas as atividades, seguindo de perto o andamento de processos e desenvolvimento de projetos. 

Isso acontece porque, ainda que o SGI seja capaz de coletar e armazenar informações, o potencial analítico ainda é todo humano. Ou seja, esses dados precisam ser analisados e considerados pelas pessoas que gerem a empresa a fim de que sejam úteis na estratégia. 

Quais são os benefícios de uma gestão integrada?

Agora que você já sabe o que é gestão integrada e como ela funciona dentro de um negócio, vamos te mostrar algumas das principais vantagens de adotar um SGI na sua empresa. 

Veja! 

1. Apoio na tomada de decisão

Quando uma empresa tem processos padronizados, descrições claras de cada atividade e um planejamento sólido, que inclui objetivos e prazos, tomar decisões torna-se um processo muito mais tranquilo.

Isso porque o processo vai ser guiado por dados, e não por achismos. 

Outro grande benefício para a tomada de decisão é a integração entre os times. Quando todas as equipes têm uma visão clara dos seus objetivos em comum, é mais fácil trabalhar em conjunto e tomar decisões que beneficiam o todo. 

2. Ajuda no controle de estoque 

O controle de estoque é sempre um setor delicado para as empresas. Isso porque essa é uma área de grande impacto em diversos setores e que envolve profissionais de especialidades variadas. 

Falhar no controle de estoque pode significar perdas de mercadorias, atrasos na entrega, desperdício de recursos e insatisfação geral do cliente. Um cenário que todo empreendedor deseja evitar, não concorda?

Com a adoção de um SGI, você será capaz de entender quais os produtos que estão saindo e entrando em estoque, por quanto tempo eles ficam armazenados, qual o prazo médio de reabastecimento e mais. 

Isso vai evitar, por exemplo, que a sua empresa gaste recursos em itens que vendem pouco; ou que deixe esgotar os itens mais procurados pelos clientes. 

Leia também: Tipos de estoque: quais são, para que servem e qual o melhor?

3. Aumenta a qualidade da informação 

Durante a gestão da sua empresa, você já se deparou com relatórios desatualizados ou que continham informações erradas? Esse pode parecer um problema pequeno, mas certamente tem um impacto negativo em diversos processos do dia a dia. 

Um dos principais pontos que os sistemas de gestão integrada procuram consertar é exatamente a qualidade e confiabilidade das informações

Porque todos os dados vão estar concentrados em um único lugar que passa por atualizações constantes. Assim, você vai ter a segurança de que essas informações refletem o estado real da sua empresa. 

4. Redução de custos 

Todo gestor de empresa sabe que existe um preço pela ineficiência. Se o seu negócio perde prazos constantemente e precisa pagar multas, tendo que refazer operações do zero e atrasar entregas ou comete erros que custam dinheiro, a implementação de um SGI pode ajudar. 

Um sistema de gestão integrada também pode ser útil para a parte tributária da sua empresa, ajudando a controlar o pagamento de impostos dentro do prazo. 

5. Aumento da produtividade

Todos esses benefícios têm um resultado final: o aumento da produtividade. Sua equipe terá menos necessidade de refazer tarefas – ou seja, a diminuição do retrabalho – mais segurança para tomar decisões e até mesmo uma visão mais clara dos objetivos da empresa.  

Todo mundo ganha!  

Neste artigo, nós falamos mais sobre o assunto. Confira: Como aumentar a produtividade no trabalho e nos negócios.

Quais são os sistemas de gestão integrada?

Nós falamos até agora sobre o que é gestão integrada e quais os benefícios de implementar um sistema como esse. Agora, queremos que saiba que existem diversos modelos de SGI e você não precisa ter uma grande empresa para usar alguns deles! 

Existem programas de gestão voltados para as necessidades de pequenas e médias empresas. Assim como existem programas que atendem grandes indústrias e corporações. Vamos falar sobre cada um deles agora…

1. Sistemas padronizados

Esses são os SGIs mais comuns no mercado. Como o próprio nome sugere, eles funcionam a partir de um padrão, organizando as informações de acordo com um único modelo. 

Isso não quer dizer que eles não possam ser personalizados em algum nível. A maioria deles oferece opções que podem ser mudadas para atender melhor às necessidades de cada empreendimento. 

Ainda assim, os SGIs padronizados têm uma ampla gama de funcionalidades e a maioria das empresas vai encontrar neles o que procura para alavancar a produtividade e organização de suas equipes. 

2. Sistemas flexíveis

Os sistemas flexíveis são ideais para empresas que passam por mudanças bruscas e se desenvolvem com rapidez. Eles oferecem um grau maior de personalização, dando ao gestor o poder de escolher quase todos os recursos da ferramenta. 

Normalmente, a contratação desse tipo de SGI requer a orientação de um consultor ou especialista, para garantir que as demandas da empresa sejam realmente supridas pela ferramenta.

3. Sistemas de gestão gratuitos

Os SGIs gratuitos existem e podem ser uma boa alternativa para empresas que não querem – ou não podem – investir em uma ferramenta do tipo. Seu uso, no entanto, requer mais atenção… 

Como não há um vínculo de pagamento, a empresa que fornece o serviço pode não oferecer suporte ou consultorias. Esse é um ponto que precisa ser levado em consideração na hora de contratar um sistema de gestão gratuito.

Além disso, as opções de personalização e os recursos de um SGI gratuito costumam ser bem mais limitadas do que as suas versões pagas. Isso pode prejudicar a sua empresa, principalmente se você planeja um crescimento acelerado. 

Como medir o sucesso da implantação de um sistema de gestão integrada?

Como falamos anteriormente, a implantação de um sistema de gestão integrada traz benefícios quase que imediatos à rotina de uma empresa. 

Ainda assim, é interessante que você calcule os resultados para entender o que a sua empresa está ganhando com a iniciativa. 

A seguir, vamos te mostrar alguns dos indicadores mais interessantes: 

1. Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento – ou Return Over Investment, em inglês – representa o valor que foi faturado de acordo com os recursos investidos. Nesse caso, o valor investido será aquele que foi pago pelo uso do sistema de gestão integrada.

A fórmula para a conta é: 

(Lucro líquido – Custo de investimento) / Investimento x 100%

Por exemplo, digamos que você tenha investido R$ 10 mil na compra de um sistema de gestão integrada e, com isso, o seu faturamento foi de R$ 40 mil.  A conta ficaria assim:

(40.000 – 10.000) / 10.000 x 100 = 300%

Sendo assim, você não só cobriu as despesas investidas na compra do sistema, mas também ganhou um bom lucro em cima disso. 

2. Satisfação do cliente

Essa é uma forma mais indireta de medir o sucesso da implementação, mas ela é tão importante quanto o retorno financeiro.

Indicamos que você faça pesquisas de satisfação regulares, deixando um espaço livre para que o cliente possa opinar e dar sugestões. Se possível, ofereça cupons de desconto para aumentar a adesão. 

O cliente deve ser uma prioridade para o seu negócio, afinal de contas, é por ele que todas essas mudanças estão sendo implementadas, certo? 

3. Desenvolvimento dos colaboradores

Da mesma forma que é importante ouvir os seus clientes, também é importante saber o que os seus colaboradores pensam da mudança. Incentive o feedback constante da equipe e crie uma atmosfera propícia ao diálogo. 

Também vale a pena investir em treinamentos para o uso do SGI, a fim de que todos os colaboradores estejam na mesma página quanto a ferramenta. 

Quais os principais tipos de gestão que uma empresa necessita?

Como vimos durante este artigo, organização e planejamento são ingredientes essenciais para ter um negócio de sucesso. Por isso os sistemas de gestão integrada são tão úteis para o empreendedor. 

Não ter essa organização pode tornar o impulsionamento do negócio muito mais difícil. O resultado é uma empresa estagnada, sem crescimento e que perde espaço no mercado para os concorrentes. 

Os 4 pilares da gestão de empresas são os seguintes: 

  • Gestão financeira;
  • Gestão de negócios;
  • Gestão de produtos; 
  • Gestão de pessoas.

Esse é o modelo usado por algumas das principais empresas de crescimento acelerado do Brasil e do mundo. Estamos falando de nomes como a Uber, a Netflix, a Magazine Luiza e mais. 

Dominar esses 4 pilares é o caminho para alavancar o seu negócio. E você pode entender como fazer isso no Viver de Ecommerce, o treinamento de Ecommerce mais completo do Brasil.

Nele, Bruno de Oliveira te orienta por todas as etapas para criar um negócio de sucesso . Além de ser o CEO e fundador do Ecommerce na Prática, Bruno também é um empreendedor com décadas de experiência. 

Para começar o treinamento, inscreva-se aqui

Perguntas Frequentes

Como funciona o sistema de gestão integrada?

Um sistema de gestão integrada funciona a partir do acompanhamento do gestor. Seu papel é organizar e gerenciar a execução de todas as atividades, seguindo de perto o andamento de processos e desenvolvimento de projetos.

Quais são os sistemas de gestão integrada?

Existem três principais categorias de sistema de gestão: 1. Sistemas padronizados; 2. Sistemas flexíveis e 3. Sistemas de gestão gratuitos.

Quais os benefícios de uma gestão integrada?

Os benefícios são: 1. Apoio na tomada de decisão; 2. Ajuda no controle de estoque; 3. Aumenta a qualidade da informação; 4. Redução de custos e 5. Aumento da produtividade.

Qual a importância do sistema de gestão integrada?

Adotar um sistema de gestão integrada é importante porque esta ferramenta tem o poder de otimizar processos internos, tornar a empresa mais competitiva e melhorar a sua entrega para o cliente final.