Vender, seja pela internet ou por meio de lojas físicas, é uma atividade que depende de muitas variáveis. E uma das mais importantes delas é o estoque. Todo empreendimento trabalha com diversos tipos de estoque, você sabia? 

O controle de estoque, quando feito da maneira correta, pode ser decisivo no sucesso de uma empresa. Afinal, é este processo que evita o acúmulo de produtos não vendidos, ou a escassez de itens de alta demanda. 

Conhecer os tipos de estoque que a sua empresa pode utilizar e como otimizá-los, portanto, é um ótimo investimento do seu tempo. Sobretudo se você está começando a fazer as suas primeiras vendas. 

Neste artigo falaremos sobre os 10 principais tipos de estoque mais comuns e como eles podem ser usados. Vamos começar? 

O que é um estoque? 

O controle de estoque é uma tarefa que vai além do armazenamento de produtos de uma empresa. Trata-se da gestão das mercadorias como um todo. 

Mas vamos começar pelo básico…

Você provavelmente já sabe muito bem o que é um estoque: um conjunto de itens  – sejam eles matérias-primas, ou produtos prontos para o consumidor final – que estão em posse de determinada empresa

Mas, afinal, o que ele realmente representa para uma companhia? 

Muitas pessoas subestimam a importância da gestão de estoque para a operação de empresas, e este é um erro grave. Com um estoque bem gerenciado, você é capaz de proporcionar uma experiência de compra mais fluida para o cliente, oferecendo bons preços e prazos de entrega. 

Nós falamos isso porque precisamos que você entenda o impacto prático que alguns conceitos teóricos podem ter no negócio. O estoque é a raiz de toda a sua operação! 

Afinal de contas, de nada adianta o investimento em marketing digital e todo o custo relacionado à aquisição de novos clientes se, quando os clientes chegarem até sua loja, não encontrarem o que procuram. 

Os 10 principais tipos de estoque 

O estoque é uma das sementes da lucratividade de uma empresa. E, para tirar o máximo de proveito deste recurso, você precisa conhecer quais são os tipos de estoque que existem. 

Vale lembrar que o tipo de atuação da sua empresa pode impactar o tipo de estoque que ela usará com mais frequência. O modelo de gestão também pode variar de acordo com o segmento. 

Por isso, para que a sua empresa tenha uma operação sem engasgos, desde a chegada dos produtos, até a entrega desses itens ao consumidor final, é extremamente importante entender a diferença entre layouts de estoque e seus tipos. 

Este, portanto, é um apanhado dos 10 tipos de estoque mais importantes. Faça uma boa leitura! 

1. Estoque máximo

Todo estoque, por maior que seja, possui uma limitação física de armazenagem. Este é o estoque máximo. 

O cálculo do estoque máximo leva em consideração o limite para aquisição de novas mercadorias. Uma vez que o número máximo é atingido, as compras com fornecedores precisam ser suspensas. 

Para evitar a compra excessiva de um item, em detrimento de outros, muitos gerentes de estoque estabelecem um número máximo para cada tipo de produto. Essa conta precisa levar em consideração fatores como número de vendas mensais, sazonalidade e mais. 

2. Estoque mínimo

O estoque mínimo, por outro lado, é a menor quantidade possível de armazenamento de um produto. Esse cálculo tem o intuito de evitar que um item acabe antes que possa ser reposto. 

Digamos, por exemplo, que a sua empresa tem o histórico de vender 50 peças de blusas brancas, todos os meses. Sendo assim, 50 é o número do estoque mínimo para aquele determinado item. 

É por isso que o estoque mínimo também é chamado de ponto de ressuprimento. 

A conta do estoque mínimo precisa levar em consideração o tempo de entrega do fornecedor, a fim de garantir que a demanda pelo produto não seja prejudicada pela sua falta de estoque. 

3. Estoque de antecipação

O estoque de antecipação, ou sazonal, é aquele especialmente preparado para datas comemorativas, onde há a maior procura por determinados itens. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e Páscoa são bons exemplos de momentos importantes para os negócios. 

Este é um cálculo que deve ser feito cuidadosamente, usando dados de mercado. Você também pode utilizar informações de performance da sua própria empresa em outros anos, a fim de fazer uma compra consciente e preparar o seu estoque para o maior número de vendas.  

4. Estoque de ciclo

O estoque de ciclo é um dos mais comuns em Ecommerces, já que caracteriza-se pela rotatividade de itens à venda. 

Vamos usar o exemplo de empresas do ramo de moda, física ou digital. Se esta empresa produz os seus próprios itens, é seguro dizer que existe um pequeno atraso entre o surgimento de demandas e a disponibilidade dos produtos. 

Por isso, a produção precisa ser organizada de maneira cíclica, de forma que as roupas possam ser produzidas enquanto existem itens à disposição nas lojas. 

O mesmo acontece com empresas do ramo automobilístico, onde o produto final – neste caso, o carro – depende de muitas outras peças para estar disponível ao público consumidor. 

5. Dropshipping

O dropshipping é um dos modelos mais populares entre comerciantes que não possuem capital para investir em um estoque físico logo de cara. Neste tipo de estoque, a responsabilidade pelo armazenamento e envio dos produtos é do fornecedor. 

Acontece da seguinte maneira: a cada compra em seu site, ou loja física, você repassa o pedido para a empresa parceira. Ela, então, torna-se responsável por enviar o produto para o seu cliente. 

Este é um modelo bastante comum nos maiores marketplaces do Brasil, como a Americanas, a Magazine Luiza e o Mercado Livre. 

Para que o dropshipping funcione corretamente, no entanto, você precisa de fornecedores confiáveis, com bons preços e bons prazos de entrega. 

6. Estoque de proteção (ou isolador) 

O estoque de proteção e o estoque mínimo têm funcionalidades parecidas: a de evitar a escassez de produtos importantes. 

Apesar disso, o cálculo do estoque de proteção vai além, visando proteger o seu estoque também de situações adversas, como alta de preços, greves de fornecedores ou parceiros logísticos, elevação de demanda e etc. 

Aproveite para ler também: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra

7. Estoque consignado

O estoque consignado acontece quando o fornecedor dispõe de alguns produtos para o lojista, sem custo, até que a venda seja concluída. Nesse caso, o revendedor é responsável por armazenar o estoque e fazer o seu gerenciamento. Todos os itens que não são vendidos devem ser devolvidos à empresa parceira. 

Este também é um modelo interessante para empresários que não desejam investir em um estoque físico de primeira. Mas, antes de utilizar o estoque consignado, faça uma pesquisa apurada sobre a qualidade dos itens fornecidos

8. Cross docking

O cross docking também é um modelo de estoque terceirizado, mas tem as suas particularidades. Nele, o foco é no fluxo de mercadorias, e não exatamente em seu armazenamento. 

Nesta modalidade, o lojista encomenda os produtos à medida em que eles são comprados. As mercadorias, então, são levadas a um centro de distribuição e enviadas para o endereço dos clientes. 

9. Estoque inativo

O estoque inativo é o pesadelo de toda empresa. Em resumo, ele é caracterizado por todos os produtos que não geram lucro para empresa, seja porque passaram da validade, ou tornaram-se obsoletos. 

Companhias que têm um estoque inativo devem agir rapidamente para corrigir o problema, seja por meio de promoções, vendas combinadas ou da troca com fornecedores. Além disso, também é importante que a empresa tome medidas proativas para evitar que o estoque inativo torne-se um problema novamente. 

10. Estoque em trânsito 

O estoque em trânsito abrange todos os produtos que estão sendo transportados, seja este transporte entre o fornecedor e a sua companhia, ou da sua empresa até o cliente final. 

Gerenciar as mercadorias, mesmo quando elas não estão fisicamente em seu estoque é muito importante para que sua empresa ganhe previsibilidade e controle. O estoque em trânsito pode servir para a construção de relatórios precisos sobre prazos de entrega, por exemplo. 

Qual o tipo de estoque ideal para você?

O tipo de estoque ideal para o seu negócio vai depender de diversos fatores, como o ramo de atividade e como é feita a gestão dos produtos armazenados, por exemplo. 

Contudo, na hora de definir o tipo de estoque mais adequado para a sua empresa, pense nas necessidades dela.

É comum que empreendedores façam testes no dia a dia, colocando em prática, muitas vezes, algo que deu certo em outras empresas. Tudo certo até aqui, mas o único ponto de atenção é que cada negócio tem as suas particularidades

Isso significa que empresas do mesmo nicho podem operar de maneira diferente internamente. Afinal, a saída de produtos não acontece igual para todos os negócios, não é mesmo? 

Logo, faça testes, claro. Mas não deixe de ponderar sobre como a sua empresa funciona, o que ela precisa para crescer, etc.

Como fazer um bom controle de estoque?

Um bom controle de estoque deve levar em consideração alguns fatores importantes para o bom funcionamento do negócio… 

Afinal de contas, esse processo ajuda a dar mais previsibilidade para a criação de promoções e ofertas, dependendo da disponibilidade de cada item. 

Mas quais seriam esses fatores? São eles:

  • Cadastro dos produtos;
  • Categorização das mercadorias;
  • Inventário de estoque;
  • Controle das entradas e saídas;
  • Integração dos setores da empresa;
  • Auxílio de uma consultoria (se necessário);
  • Uso de uma ferramenta de gestão.

Outro ponto relevante é levar em conta as principais metodologias utilizadas para controle de estoque atualmente e os principais erros cometidos por empreendedores nesse processo…

Falamos sobre esses e outras questões no artigo: Controle de estoque: o que é, importância e como fazer

Baixe agora a Planilha de Gestão de Estoque do EnP!

Como você pode perceber, existem vários tipos de estoque e todos eles são muito importantes para o sucesso do seu negócio. Apesar disso, gerenciar as mercadorias de sua empresa pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente quando você está dando os primeiros passos. 

Para te ajudar nesta importante missão, criamos a Planilha de Gestão de Estoque do EnP, uma ferramenta automatizada, que vai te ajudar a controlar o estoque de sua empresa com mais precisão. 

Esta planilha exclusiva do Ecommerce na Prática funciona assim: 

  • Indique a data e o volume do seu estoque atual;
  • Indique o prazo de entrega de seu fornecedor; 
  • Com essas informações, você terá acesso a um cálculo preciso, que mostra quando comprar novos produtos. Simples, não é? 

Baixe agora a Planilha de Gestão de Estoque do Ecommerce na Prática!

Perguntas Frequentes

Quais são os principais tipos de estoque?

Entre os principais tipos de estoque, estão: 1. Estoque máximo; 2. Estoque mínimo; 3. Estoque de antecipação; 4. Estoque de ciclo; 5. Dropshipping; 6. Estoque de proteção (ou isolador); 7. Estoque consignado; 8. Cross docking; 9. Estoque inativo; 10. Estoque em trânsito.

Qual o tipo de estoque é o ideal?

O tipo de estoque ideal para o seu negócio vai depender de diversos fatores, como o ramo de atividade e como é feita a gestão dos produtos armazenados, por exemplo.