Entender como melhorar o atendimento ao cliente é essencial para quem deseja criar um relacionamento mais próximo com os clientes da sua loja virtual. Quer saber tudo sobre isso? Este artigo vai te ajudar!

O atendimento ao cliente está diretamente relacionado à experiência do cliente e também com a forma como ele vê a sua empresa, e o posicionamento dela no mercado. 

Por isso, muitas empresas buscam oferecer um bom serviço de atendimento e ,consequentemente, buscam por novas estratégias para se diferenciar e se destacar dos concorrentes.

E para que você não fique de fora e saiba como melhorar o atendimento ao cliente na sua loja, nós elaboramos um conteúdo completo com 10 dicas de atendimento. Boa leitura!

O que é atendimento ao cliente? 

O atendimento ao cliente compreende a aplicação de um conjunto de estratégias e utilização de ferramentas para aproximar o cliente da empresa.

Através dessa aproximação os clientes podem se comunicar com um time preparado para resolver problemas e solucionar questões que podem surgir.

Atualmente, o atendimento ao cliente é realizado, principalmente, no ambiente virtual por meio de canais como e-mail, telefone, aplicativos de mensagens instantâneas – como o WhatsApp, por exemplo, – e ou um chat online.

Então, qualquer pessoa que deseja saber como melhorar o atendimento ao cliente, também precisa utilizar um canal para atendimento…

Por meio do atendimento, é possível trabalhar diferentes aspectos dentro da sua loja, como  melhorar a experiência com os consumidores e, de uma maneira mais ampla, consolidar a sua marca e imagem no mercado.

Além disso, é também por meio do atendimento ao cliente que os consumidores podem encontrar a informação que necessitam e obter as respostas que precisam sobre os produtos dentro da sua loja virtual.

Desse modo, ele também pode melhorar a taxa de conversão, aumentar as chances de fidelização de clientes e entregar insights valiosos sobre o processo de compra na sua loja. 

Conheça 10 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

Independentemente do tipo de canal utilizado por você na sua empresa, é possível aplicar estratégias para melhorar o atendimento ao cliente. Para te ajudar nisso, preparamos algumas dicas muito úteis para você aplicar no atendimento da sua loja virtual. Confira:

1. Ofereça atendimento multicanal 

Ter pelo menos um canal de atendimento é essencial, mas, na era digital, não significa que apenas seja o suficiente para atender as demandas do consumidor.

Basta observar os canais de atendimento dos seus concorrentes, por exemplo, muitos devem utilizar email, as redes sociais e também mensageiros instantâneos.

E, não se deve investir na multicanalidade apenas por conta da demanda, pois ela é uma das formas de melhorar a experiência do cliente permitindo que o consumidor escolha onde ele deseja ser atendido.

Na verdade, você pode implementá-la ao seu negócio, desde que ela faça sentido para o seu público, adequando os canais de atendimento às necessidades do consumidor.

Aproveite para ler também: Como vender mais com atendimento multicanal e chat

2. Transforme a sua loja em um canal oficial de atendimento ao cliente 

Mesmo que você invista em multicanalidade, saiba que o seu site não deve ficar de fora e que ele é uma ferramenta muito importante quando se trata de atendimento ao cliente.

Isso porque, normalmente, o seu site é um ponto de referência para o seu cliente,  é bastante comum que eles busquem atendimento primeiramente nesse canal.

Por isso, é importante disponibilizar ferramentas dentro da sua loja que permitam e facilitem a comunicação com o consumidor.

Você pode ter um chat online, com atendimento no horário comercial, ou disponibilizar um ícone para atendimento no WhatsApp. Também é possível deixar o seu endereço de email para contato se o cliente procurar sua loja fora do horário comercial.

3. Faça uma abordagem proativa

Uma maneira de entender como melhorar o atendimento na sua loja é compreender que não é só o cliente que deve buscar o seus atendentes.

Você também pode tentar uma abordagem proativa, por exemplo, se você tiver um chat online na sua loja para oferecer atendimento ao cliente, é possível utilizar recursos como os convites proativos e que podem incentivar o seu cliente a buscar o atendimento.

Os convites proativos são úteis em um cenário onde você tem acesso ao caminho que o cliente realizou no seu site e, principalmente, se ele estiver “preso” em uma página de um produto específico.

Com os convites proativos, a sua equipe poderá enviar mensagens como “Você precisa de alguma ajuda?”, “Gostaria de falar com algum de nossos atendentes?”, etc.

Desse modo, é possível aumentar as suas chances de melhorar a conversão dentro da sua loja.

4. Saiba identificar quais são os principais gargalos do seu negócio

Para melhorar o seu atendimento ao cliente, é preciso saber quais são os principais gargalos do seu negócio.

É por conta de eventuais gargalos que, provavelmente, o cliente procura o atendimento da sua empresa. Por isso, é importante saber por quais motivos os clientes mais entram em contato com os seus atendentes.

Por exemplo, pode ser por conta da logística, ou dúvidas relacionadas com os pagamentos dentro do seu Ecommerce.

É importante solucionar essas questões ou pelo menos deixar o seu time de atendimento preparado para resolvê-las. Lembre-se sempre de analisar os pontos fracos do seu negócio para conseguir melhorá-los. 

5. Tenha um CRM de vendas

Com um CRM de vendas, por exemplo, é possível monitorar o desempenho da sua equipe de atendimento, manter registros de compra e acompanhar seus clientes durante o processo de vendas.

Desse modo, é possível oferecer um atendimento ao cliente mais rápido e qualificado, utilizando ferramentas para profissionalizar o seu atendimento.

E ainda é possível, por meio CRM de vendas e do histórico, personalizar o atendimento ao focar em oferecer uma melhor experiência do cliente.

6. Agilize o seu atendimento por meio de chatbots

O uso de chatbots para agilizar o atendimento ao cliente não é mais novidade, mas não quer dizer que essa seja uma estratégia ultrapassada.

É possível fazer o uso de chatbots em diversos canais, como o chat online no site, as redes sociais e também nos mensageiros instantâneos.

Eles ajudam a adequar o atendimento, resolvendo solicitações simples e dinamizando o seu processo de atendimento. Com isso, a sua equipe de atendimento poderá se concentrar em resolver problemas mais complexos. 

Além disso, o chatbot é uma solução de atendimento que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem a necessidade de um operador online. Ou seja, é possível oferecer atendimento ao cliente mesmo fora do seu horário comercial. 

7. Faça a integração dos seus canais de atendimento

Para agilizar a sua equipe, você pode fazer a integração dos seus canais de atendimento, pois assim ela receberá todas as mensagens em uma única tela.

Com isso, a sua equipe não se perderá durante o atendimento, já que as mensagens chegarão em ordem, independentemente do canal onde o cliente enviar a mensagem.

Além disso, o seu time também poderá saber quais são as solicitações que ainda não foram abertas e quais estão em andamento.

Essa é uma maneira simples e fácil de como melhorar o atendimento ao cliente na sua loja virtual e também melhorar o desempenho no seu time.

8. Treine a sua equipe 

Para melhorar o seu atendimento, é fundamental ter uma equipe treinada e preparada para lidar com imprevistos e, principalmente, apresentar soluções. 

Para isso, a sua equipe precisa conhecer todos os detalhes do processo de venda, logística e saber como se posicionar perante eventuais problemas apresentados pelos clientes.

Assim, é fundamental criar um protocolo de atendimento, além de oferecer cursos e workshops sobre atendimento para o seu time.

Leia também: 10 técnicas de atendimento ao cliente que vão mudar o seu negócio

9. Obtenha feedbacks

Para que você possa melhorar o serviço oferecido, certifique-se de obter feedbacks ao final de cada atendimento e trabalhe em cima do que ainda não foi otimizado pelo seu time.

Os feedbacks serão capazes de fornecer informações valiosas para quem não apenas quer saber como melhorar o atendimento, mas também os processos dentro da sua loja de uma maneira geral.

10. Invista em novas estratégias

Além de todas as estratégias apresentadas aqui, também é importante buscar se diferenciar dos seus concorrentes e estar ligado, principalmente, nas novas tendências e tecnologias de atendimento.

Por isso, é importante conhecer o perfil do seu público e entender de que forma o atendimento pode impactá-lo para, então, definir as melhores estratégias e aplicá-las na sua loja virtual.

Conte com o JivoChat para melhorar o atendimento ao cliente!

Para que tenha sucesso aplicando todas essas dicas de como melhorar o atendimento ao cliente, vale a pena considerar investir em soluções modernas e projetadas para este fim.

O JivoChat é uma ferramenta que é muito mais do que um chat online,  apresentando diversos recursos como chatbot, CRM, integração dos canais, convites proativos e mais.Tudo para que você possa saber como melhorar o atendimento ao cliente na sua loja virtual…

Por isso, não deixe de conhecer mais sobre essa ferramenta e seus recursos acessando o site:

Quero melhorar o atendimento ao cliente com a JivoChat!

Meta-desc: Conheça como melhorar o atendimento ao cliente na sua loja virtual em 10 dicas incríveis!

URL: como-melhorar-o-atendimento-ao-cliente