Investir em campanhas pagas é extremamente importante para alavancar uma marca e alcançar novos clientes. Se você quer saber como fazer isso, fique atento: neste artigo nós vamos explicar o que significa ads e tudo o que envolve o tema. Acompanhe!

Quem tem um negócio online, ou pretende ter, sabe bem o quanto os anúncios são peças-chave para garantir o sucesso nas vendas. Isso porque, sem eles, dificilmente você consegue atrair o público desejado para o seu site. 

Na prática, existem diversos fatores a serem considerados ao fazer anúncios no ambiente digital. E o primeiro deles, claro, é entender como eles funcionam! 

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que significa ads, qual sua importância, os tipos existentes, dentre outros pontos. Vamos começar?

O que significa ads?

Ads é uma palavra em inglês que, traduzida para o português, significa “anúncio”. Na prática, o anúncio nada mais é do que uma mensagem persuasiva para levar uma pessoa a tomar uma ação. 

Os anúncios podem ser usados para vender um produto ou serviço, uma marca ou até mesmo uma ideia por meio de canais de comunicação.

Além disso, os ads podem ser direcionados para um nicho de mercado específico ou para um público mais amplo e genérico. Contudo, independentemente de seu objetivo central, a linguagem utilizada precisa ser clara para despertar a curiosidade em quem lê. 

Qual a importância dos ads?

Os ADS são indispensáveis para os empreendedores e gestores da área de marketing divulgarem suas ações e alavancarem os resultados dos negócios. 

Imagine que você tenha um site de vendas incrível, com uma vitrine online impecável, mas que ninguém faça visitas ou compras por lá. Algo bem frustrante, concorda? Pois é…

Mas isso é mais comum do que você imagina, já que uma das maiores dificuldades dos empresários é saber como gerar tráfego para seus sites. 

A boa notícia é que os anúncios são perfeitos para atrair clientes. Basta você entender quem é o seu público, o que ele deseja e os tipos de anúncios que podem prender sua atenção. 

Inclusive, é sobre isso que falaremos a seguir… Continue a leitura!

Quais são os tipos de anúncios?

Existem alguns tipos de anúncios que todas as pessoas que trabalham pela internet precisam conhecer. Isso porque, como vimos, a atração de clientes no ambiente digital está diretamente ligada à publicação de anúncios, seja em sites, redes sociais ou outros canais de venda

Vamos conhecer, então, os tipos de anúncios que existem?

Veja a seguir: 

1. Links patrocinados

Os links patrocinados são os anúncios feitos dentro dos sites de pesquisa, como o Google, por exemplo. Eles são os primeiros resultados que aparecem após a realização da pesquisa e, normalmente, têm escrito a palavra “anúncio” ao lado.

Esse tipo de ads por meio de link patrocinado pode ser feito pelo Google Ads, em que são permitidos os seguintes modelos:

  • CPC (custo por clique): o anunciante paga apenas quando o usuário clicar no anúncio;
  • CPA (custo por ação): o anunciante paga só quando a pessoa realiza a ação esperada;
  • CPM (custo por mil impressões): o anunciante paga quando o anúncio chega a mil visualizações;
  • CPV (custo por visualização): o anunciante paga quando o indivíduo visualiza o anúncio. 

O Google Ads é indispensável para quem trabalha com marketing digital, seja como empreendedor, afiliado, produtor de conteúdo ou outro.

Se você quiser saber mais sobre a ferramenta, sugerimos a leitura: “Google Ads: 4 Pilares para Aumentar a Performance dos Anúncios

2. Rede de display

A rede de display também é um recurso do Google. Diferentemente dos links patrocinados, esse tipo de anúncio não ocorre dentro dos motores de busca, mas em sites e blogs parceiros

Os anúncios gráficos da rede de display do Google aparecem para os usuários por meio de banners ou vídeos comerciais, como os que são veiculados nos vídeos publicados no YouTube, por exemplo. 

Vale ressaltar que a plataforma permite aos anunciantes uma boa segmentação, com acesso a informações demográficas, além do uso de palavras-chave relevantes. 

3. Remarketing

O remarketing é o ads perfeito para impactar novamente um usuário que já tenha tido algum tipo de contato com sua empresa, produtos ou serviços.

Ele acontece da seguinte maneira: quando um usuário entra em um site, um cookie – pequeno arquivo de texto capaz de identificar o visitante –  é armazenado no computador. Isso faz com que o site identifique e exiba anúncios para essa pessoa depois.

Por exemplo, o cliente acessa a sua loja, verifica as informações de um produto específico, adiciona o item no carrinho, mas, por algum motivo, não conclui a compra. Após algumas horas ou dias, ele receberá anúncios sugerindo a compra do produto que deixo para trás. 

Não é à toa que o remarketing é muito utilizado por empresas que atuam no Ecommerce… Ele contribui diretamente para a expansão da presença digital da marca e para o aumento das vendas. Interessante, não é mesmo?

4. Social Ads

Para complementar este conteúdo sobre o que significa ads, vale ressaltar as redes sociais. Elas deixaram de ser simples canais para trocas de mensagens há muito tempo, tornando-se poderosos canais de venda.

Cada rede social possui o seu próprio serviço de anúncio, como o TikTok Ads, Twitter Ads, além do Meta Business (popularmente conhecido como Facebook Ads), que engloba as empresas do grupo Meta, como Facebook e Instagram

E a escolha por qual usar vai depender da persona do negócio. Isto é, da audiência de cada empreendimento. Mas vamos falar um pouco mais sobre isso adiante… continue a leitura!

5. Pop-ups

Por último, mas não menos importante, há os pop-ups. Eles nada mais são do que aqueles anúncios que saltam na tela durante a navegação

Entre os seus principais tipos estão os pop-ups de entrada, que surgem assim que o usuário entra no site, e os pop-ups de saída, que aparecem quando a pessoa decide fechar a página.

Não há um consenso sobre o uso desse tipo de ads porque muitos usuários o julgam como inconveniente, já que ele interrompe a navegação de alguma maneira. 

Por isso, na hora de entender não só o que significa ads, mas como aplicá-los na prática, analise bem se o pop-up é uma boa opção para a sua empresa. A ideia é você atrair clientes, não repeli-los, certo?

Você também pode se interessar por: O que é Retail Media Network e como ela funciona? Entenda tudo.

Como começar a usar ads na prática?

Agora que você já sabe o que significa ads, chegou o momento de entender como usar esse recurso no dia a dia da sua empresa. 

É muito comum ver empreendedores criarem seus negócios online, mas não conseguirem alavancar os resultados por não saberem como chamar a atenção do público da maneira correta.

A solução para resolver esse problema é conhecer o verdadeiro potencial dos anúncios, claro. Mas também entender como começar a aplicá-los nos negócios. 

Confira as dicas abaixo:

1. Conheça bem a sua persona

A persona simboliza o perfil do seu cliente ideal. Conhecendo bem ela, você saberá os gostos, os comportamentos, as dores e vários outros pontos importantes sobre as pessoas que acessam e compram no seu site.  

Isso é extremamente importante para diversas iniciativas do seu negócio, que vão desde a definição de estratégias de vendas até a segmentação de anúncios, por exemplo. 

O processo para descobrir a persona da sua empresa, entretanto, é mais simples do que você imagina… 

Basta apenas que você preencha o Mapa da Empatia, ferramenta vai te solicitar algumas informações básicas sobre a sua empresa e, por fim, dará o perfil do seu consumidor. 

Para acessá-lo gratuitamente, clique aqui.

2. Escolha os tipos de ads que vai usar

Não basta só saber o que significa ads, é preciso entender qual tipo de anúncio melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio. 

Por exemplo, se você tem um empreendimento que a maioria das vendas acontecem pelas redes sociais, talvez faça sentido você anunciar mais nesses canais, concorda? 

Caso contrário, há grandes chances de você desperdiçar dinheiro em busca de um público que não está interessado no que você tem a oferecer. 

A ideia é você criar anúncios que estejam alinhados com a sua persona.

Sendo assim, reflita com calma sobre cada um dos tipos de ads que falamos nos tópicos acima e veja qual vai te ajudar a atrair mais pessoas para o seu negócio.

Leia também: Google Ads ou Facebook Ads? Qual é o melhor?

3. Crie bons anúncios

Parte fundamental de todo o processo de começar a usar os anúncios para atrair a audiência é saber como criar conteúdos relevantes.

Já sabemos que o primeiro ponto é entender quem é o seu público e do que ele gosta, certo? Agora, o foco é criar imagens que chamem a atenção das pessoas, fazendo com que elas tomem a ação que você deseja

No caso de artes gráficas, você pode usar o Canva, ferramenta com vários recursos e que, inclusive, possui versão gratuita. Já para vídeos, vale a pena ter uma boa câmera (seja um equipamento profissional ou uma acoplada ao seu smartphone) e um aplicativo ou software de edição. 

Além disso, lembre-se de usar uma linguagem simples e direta, que dialoga com o público do seu negócio. Também é interessante usar a identidade visual da sua marca nessas imagens de alguma forma, pois isso vai fazer com que o público lembre do seu negócio. 

4. Monitore os resultados

Monitorar os resultados é uma iniciativa que não pode ser esquecida por quem trabalha online. 

Muitos gestores acham que a mensuração de dados só deve ser feita após a conclusão da ação, mas isso é um grande erro. O ideal é que os resultados comecem a ser acompanhados assim que a campanha de marketing for ao ar

Esse tipo de iniciativa faz com que você identifique possíveis problemas e corrija o que for necessário para atingir os resultados que deseja.  

Por exemplo, você segmentou um anúncio no Facebook Ads para uma determinada região, mas ele não está gerando os números em vendas esperados. Vale a pena analisar o contexto e, se necessário, ajustar esse dado para conseguir os números que precisa.

Por fim, vale ressaltar apenas mais um pouco: nós citamos o Facebook Ads neste exemplo, pois ele é uma das principais ferramentas para quem empreende online. Isso não é novidade para ninguém, não é verdade?

É o Facebook Ads que vai te fazer alcançar um público maior, direcionando as pessoas para o seu site de vendas… 

Mas será que saber isso é o suficiente para você ter sucesso online? É claro que não!

Quando o assunto é o Facebook Ads, é preciso ir além… E foi por isso que nós criamos o Manual Completo de Facebook Ads, que tem tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta.

Com ele, você vai aprender a como criar um anúncio matador dentro da plataforma! Para baixá-lo gratuitamente, clique aqui: