Não tem jeito: no Ecommerce, todas as suas relações de venda vão ser online. Justamente por esse motivo, você precisa saber como explorar o visual da sua marca, inclusive, entendendo como tirar fotos profissionais com o celular.

Mas não pense no visual da sua empresa apenas como o layout do seu site, fotos de produtos e textos… 

Esses pontos são muito importantes, mas é preciso pensar também na sua foto de perfil.

Afinal, se você acompanha o Ecommerce na Prática há algum tempo, já deve saber que as fotos de perfil são cruciais para a imagem de qualquer empresa.

Ainda mais se a imagem for de você mesmo...

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Para que você consiga construir uma boa imagem com a cara da sua marca, separamos 10 dicas sobre como tirar fotos profissionais com o celular. 

No vídeo abaixo, o Uriel Penna, Especialista de Edição de Vídeo, ensina como tirar fotos boas no celular para colocar no perfil e na página do seu Ecommerce. Assista:

A importância das fotos profissionais para um Ecommerce

Se você trabalha a sua própria imagem ou de outra pessoa como a “cara” da empresa, está utilizando a pessoalização de um negócio. 

A estratégia de pessoalização é um ótimo caminho para aproximar empresa e cliente, pois mostra para o público que existem pessoas de carne e osso por trás de determinado negócio. 

Isso gera uma conexão entre a marca e as pessoas que a acompanham, já que elas não olham a empresa como apenas uma companhia que vende produtos…

Mas sim, uma empresa que é construída por pessoas como elas, que procuram se relacionar e entender as necessidades do cliente. 

É a partir disso que vamos entender a importância das fotos profissionais para um Ecommerce...

Para muitos negócios que atuam, principalmente, nas redes sociais, a foto de perfil diz muito (ou até mesmo tudo) sobre a empresa.

Pensa comigo: quantas vezes você foi impactado por algum Ecommerce, mas não sentiu muita confiança por conta de sua foto de perfil?

Acredito que muitas, não é mesmo?

Acontece que, apesar dela não ser a prioridade de muitos negócios, a foto de perfil é um ponto-chave para a apresentação de uma marca e talvez a primeira impressão que a sua audiência tem da empresa…

E como a primeira impressão é a que fica… Vale a pena tirar uma boa foto de perfil! 

Essa foto tem o poder de impactar seus clientes de forma positiva, passando credibilidade, confiança e profissionalismo logo no primeiro contato… 

Mas também pode passar uma imagem negativa, acabando com suas chances de ter mais clientes.

Por isso, toda atenção é pouca na hora de pensar sobre qual foto de perfil utilizar.

“Ah, mas para ter uma boa foto, só com uma câmera profissional e não tenho dinheiro para investir nisso…”. 

Isso já passou pela sua cabeça? 

Pois nós temos uma boa notícia: é possível saber tudo sobre como tirar fotos profissionais com o celular!

Você só precisa se atentar a alguns detalhes que vão fazer a diferença na construção da sua imagem de perfil… 

Para te ajudar, listamos as melhores dicas para você conseguir uma ótima foto com o seu celular… 

Vamos lá? 

Como tirar Fotos Profissionais com o Celular

1- Dê profundidade à imagem

Fotos muito próximas à parede podem ficar estranhas e não profissionais pela falta de profundidade… 

Por mais que esse ponto seja ignorado muitas vezes, ele é crucial para conseguir tirar uma foto profissional...

Por isso, sempre que você for tirar uma foto para representar o seu negócio, lembre-se de se afastar um pouco da parede.

2- Evite a perspectiva da sua câmera

Sabe quando você vai tirar uma foto e acaba ficando um pouco diferente da realidade, com uma testa maior, um nariz estranho ou até mesmo mais gordinho?

Isso acontece quando a perspectiva da câmera está errada.

Para evitar isso, a solução é simples: basta afastar a câmera da pessoa que está sendo fotografada e ajustar o zoom, regulando os ângulos e a distância.

Assim, você não vai mais ter que ficar se preocupando em tirar milhares de fotos diferentes até conseguir ficar satisfeito com apenas uma.

Mas, ao ajustar o zoom da câmera do seu celular, é necessário levar em consideração um pequeno detalhe que vamos falar logo mais a frente...

3- Não faça selfies

Na grande maioria dos casos, as selfies acabam não passando a credibilidade que uma boa foto de perfil precisa ter... 

Especialmente, quando se trata da foto de perfil de um Ecommerce…  

O ideal é pedir ajuda para alguém tirar a foto ou usar um tripé. A maior parte dos celulares têm a função de “timer” (ou temporizador de fotos) que permite você tirar fotos sem ajuda. 

Procure nas configurações da sua câmera essa função, selecione o tempo necessário - geralmente, entre 5 e 10 segundos -, clique no botão de tirar foto e faça a sua pose! 

Ainda que possa tirar fotos sozinho, recomendamos que peça a ajuda de alguém mais próximo para poupar tempo e garantir a qualidade das fotos profissionais.

4- Faça fotos dentro de um contexto

Já imaginou entrar no perfil do Instagram de uma empresa do segmento de Pet Shop e se deparar com uma foto de perfil de um casal em uma cachoeira?

Acredito que esse cenário seja completamente fora do normal para você, certo?

Criamos esse cenário para você entender que, quando você usa fotos que não têm nenhuma conexão com a proposta da sua empresa, você está causando essa mesma impressão estranha...

Não faça isso com o seu negócio! 

Na hora de saber como tirar fotos profissionais com o celular, crie cenários que façam sentido com o seu nicho e toda a identidade visual da sua empresa.

Por exemplo: Se você é dono de uma empresa de embalagens para entrega, uma boa saída seria utilizar uma foto de perfil com você na frente de várias de suas embalagens, mostrando o seu produto principal.

Dependendo do seu nicho, fotos no escritório com sua equipe ou em uma reunião também podem ser uma boa opção.

Veja o que faz mas sentido tanto para a empresa, quanto para o seu público, pois ele precisa captar a mensagem que você está transmitindo por meio da foto de perfil. 

5- Tenha Postura

Acredite, a forma como você se posiciona diante da câmera diz MUITO sobre você e sua empresa...

A postura ereta faz com que o seu visual fique muito mais elegante, digno de um profissional de sucesso, passando muito mais profissionalismo.

Ao contrário de uma postura cabisbaixa, com os ombros caídos e a cabeça virada… 

Dessa forma, você não passa confiança para a audiência, causando um impacto negativo para a sua marca… 

E não é por este caminho que queremos que você siga… 

Portanto, acredite: a postura na hora de tirar uma boa foto de perfil faz toda a diferença! 

Esta é uma dica sobre como tirar fotos profissionais com o celular que você, provavelmente, já deve ter ouvido falar, mas ignorou por não parecer tão importante...

Então, leve isso em consideração para passar uma imagem que represente o profissionalismo da sua empresa.

6- Cuidado com o ângulo e a rotação da sua câmera

Para que o ângulo da foto fique reto e a rotação não atrapalhe, basta utilizar as linhas guias da sua câmera. 

Sabe aquelas linhas brancas que formam quadrados na sua tela? 

Elas servem para te ajudar a alinhar o posicionamento da foto, garantindo que todos os fatores que compõem a imagem fiquem retos. 

Esse pequeno detalhe deixa a foto mais harmônica e profissional, passando muito mais credibilidade para o seu Ecommerce.

7- Atente-se ao foco

Por mais que pareça muito óbvio, essa dica é essencial para qualquer foto profissional...

Com uma imagem desfocada, não importa se você saiu bem ou mal na foto, ela vai ter que ser descartada, pois não há nitidez. 

E a nitidez de uma foto é fundamental quando estamos falando de qualidade e profissionalismo na hora de saber como tirar fotos profissionais com o celular… 

Então, muito cuidado na hora de tirar suas fotos de perfil e atente-se sempre à nitidez da foto. 

8- Cuide da Iluminação 

Outro ponto que influencia na nitidez e qualidade da foto é a iluminação do local em que você está fotografando.

É muito importante que a pessoa que está sendo fotografada esteja iluminada o suficiente para que todos os detalhes apareçam na foto. 

Imagina só você em um ambiente com pouca iluminação e utilizando flash, uma luz totalmente artificial… O resultado será uma foto sem qualidade estética.

O melhor a se fazer é utilizar a luz natural do início da manhã ou fim da tarde para tirar uma boa foto de perfil com o seu celular. 

9- Evite usar o Zoom da câmera 

Lembra quando falamos no tópico 2 que em alguns casos, utilizar o Zoom não é a melhor opção? 

Agora vamos explicar o por quê:

Ao ajustar o zoom da sua câmera, principalmente, do celular, a imagem acaba perdendo qualidade… 

Isso acontece porque quando o zoom nada mais é do que um recorte da imagem original e não está se aproximando da imagem como muitas pessoas pensam… 

Sendo assim, dê preferência a ação mesmo de se aproximar da pessoa que está sendo fotografada. 

Segure a câmera com as duas mãos para evitar que a imagem fique tremida e caminhe pelo ambiente a procura do melhor ângulo, seja mais próximo ou mais distante da pessoa fotografada. 

10- Evite usar o Flash 

A última dica, mas não menos importante, é para você evitar de usar o Flash da sua câmera e apostar na luz natural… 

Sim, nós sabemos que, em alguns casos, o Flash é uma mão na roda para iluminar a foto e garantir que a cor e o brilho da foto estejam presentes. 

Mas se o espaço que você reservou para tirar as fotos tem uma iluminação natural, por que não aproveitar? 

A luz natural deixa a foto muito mais bonita e com um ar de profissionalismo bem maior, pois o Flash não é uma função fácil de usar e até mesmo fotógrafos profissionais preferem evitar. 

Mas lembre-se: essas dicas não servem apenas para fotos de perfil, mas para qualquer fotografia que você fizer, para a sua loja - de produtos, por exemplo -, você pode utilizar tudo o que aprendeu neste artigo. 

Quer saber onde mais aplicar essas técnicas? Vamos mostrar para você...

11- Tenha atenção à qualidade da câmera do celular

É claro que para aproveitar todas essas dicas você precisa ficar bem atento à qualidade da câmera do celular.

Muitas pessoas acreditam que para fazer fotos incríveis é preciso contar com aparelhos caros, como o iPhones de última geração, por exemplo. Realmente, as câmeras desses dispositivos tendem a ser excelentes...

Mas caso você ainda não possa adquirir um desses ou até mesmo não queira, fique tranquilo… Existem excelentes opções no mercado de marcas conhecidas, com preços mais em conta e câmeras que não vão deixar a desejar em nada quando o assunto é como tirar fotos profissionais com o celular.

Tire fotos incríveis para vender mais no Ecommerce 

Saber tirar fotos profissionais e posicionar bem a câmera significa que você é capaz de produzir conteúdo visual de qualidade.

Esse tipo de conteúdo chama a atenção de possíveis clientes, principalmente, em suas redes sociais.

No Facebook, por exemplo, você pode postar fotos e vídeos dos seus produtos, inserindo-os em novos contextos, além da venda.

No final das contas, uma boa foto traz uma Explosão de Tráfego e Vendas.

Para te ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio com rapidez e lucratividade, desenvolvemos um método completo, que vai te ensinar os primeiros passos para fazer anúncios de alto retorno no Facebook e Instagram…

É isso que você vai encontrar no Treinamento Explosão de Tráfego e Vendas. 

Nele, você vai aprender o método o para vender até 15 vezes mais com estratégias de tráfego de alta performance nas maiores redes sociais do mundo!

Clique Aqui para Saber mais sobre o Treinamento e ter uma Explosão de Tráfego e Vendas!