Você sente que é difícil conectar-se com os seus clientes e conseguir campanhas que realmente tenham altos níveis de engajamento? O marketing de oportunidade pode ser uma alternativa para sua empresa. 

Afinal de contas, todo empreendimento está inserido dentro de um contexto maior, social ou político, que influencia a forma como as pessoas consomem produtos e também conteúdos. 

Sendo assim, como uma marca pode aproveitar essas chances – ou melhor, oportunidades – para chamar a atenção do público e fazer campanhas de marketing de alto desempenho

Neste artigo vamos falar sobre o marketing de oportunidade, uma estratégia muito eficiente quando utilizada corretamente. Falaremos sobre as vantagens e desvantagens desse recurso e ainda daremos alguns exemplos de empresas que utilizaram o marketing de oportunidade com sucesso. 

Boa leitura! 

O que é o marketing de oportunidade? 

O marketing de oportunidade acontece quando uma empresa utiliza uma data comemorativa ou um acontecimento específico para promover a sua marca ou o seu produto. 

Quando falamos em marketing de oportunidade, logo nos vêm à cabeça os famosos memes e vídeos engraçadinhos, mas saiba que essa estratégia não se resume a isso. Na prática, o marketing de oportunidade pode ser observado, por exemplo, em datas comemorativas, como a Páscoa, o Natal e Carnaval… 

Além disso, o marketing de oportunidade também pode se dar organicamente, por meio de interações com seguidores em redes sociais e outros canais de comunicação. Ah, falando em redes sociais, é importante lembrar que esse é um canal essencial para as ações de marketing de oportunidade, uma vez que os compartilhamentos são um fator decisivo no sucesso de uma campanha do tipo. 

Para fazer uma campanha de marketing de oportunidade bem feita, no entanto, é preciso entender muito sobre a sua persona e a maneira como ela se comunica. 

Afinal de contas, as pessoas que te seguem são as responsáveis por disseminar a sua comunicação – e elas só farão isso se a mensagem ressonar da maneira certa. 

Sendo assim, também vale dizer que, para fazer uma boa ação de marketing dentro desses moldes, é importante ter bastante criatividade e espontaneidade. Mas, falaremos um pouco mais sobre esse tópico ao longo do artigo, continue acompanhando…

Banner do Mapa da Empatia para construção de persona.

Qual o objetivo do marketing de oportunidade?

O principal objetivo do marketing de oportunidade é fazer uma marca ganhar mais força e alcance, atrelando um produto ou serviço a um momento de destaque temporário. Em outras palavras, empresas que investem neste tipo de marketing desejam utilizar tópicos que estão em alta para dar relevância para suas próprias marcas. 

Isso funciona muito bem porque, como muitos sabem, as redes sociais são conhecidas pela sua inconstância, o que quer dizer que o foco da atenção muda a cada momento. Empresas que sabem se aproveitar deste recurso podem colher grandes benefícios! 

É preciso lembrar, no entanto, que atrelar a sua marca a um acontecimento é um movimento que pode ser arriscado, principalmente quando você não conhece muito sobre o seu público. Por isso, investir em um estudo de persona é essencial! 

Nós temos um artigo sobre o assunto e você pode conferir aqui: 14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona. 

As vantagens do marketing de oportunidade

Você acabou de conhecer um pouco mais sobre o que é o marketing de oportunidade, como ele funciona e quais são os seus objetivos. Agora, que tal entender também as suas vantagens? 

Sim… essa estratégia pode ser muito vantajosa. Não à toa diversas empresas, dos mais diferentes ramos, investem pesado em conseguir alcançar o seu público por meio dessa prática. 

Elencamos alguns dos principais benefícios do marketing de oportunidade agora. Veja só: 

Alto engajamento 

Um grande objetivo da maioria das campanhas de marketing é engajar o público e fazer as pessoas falarem sobre uma empresa. E esse é exatamente um dos principais pontos fortes das campanhas de marketing de oportunidade. 

Quando feita da maneira correta – com planejamento e criatividade – campanhas do tipo têm um poder gigantesco de colocar o holofote sobre uma empresa e atrair a atenção de seus clientes e de pessoas que nunca ouviram falar o nome da marca. 

Isso acontece por conta da forma com a qual os algoritmos de redes sociais funcionam atualmente… 

De maneira simples, o algoritmo é a inteligência artificial que ajuda a decidir se uma postagem pode ser, ou não, relevante para um determinado tipo de usuário. Diversos fatores são utilizados nessa decisão, dentre eles o número de comentários, curtidas e compartilhamentos.

Já entendeu onde estamos querendo chegar, não é mesmo? Uma postagem que tem muitos comentários e curtidas de maneira orgânica – ou seja, não foi impulsionada por campanhas pagas – irá aparecer para um número muito maior de pessoas sem que a sua empresa tenha que pagar nada por isso.

O que nos leva à próxima vantagem das campanhas de marketing de oportunidade… 

Bom custo-benefício

Exatamente por conta desse engajamento orgânico – ou seja, que não é pago – empresas podem alcançar um número gigantesco de pessoas sem colocar um centavo em anúncios

É por isso que o marketing de oportunidade é uma alternativa viável para companhias que têm orçamentos de marketing limitados, mas muita criatividade. 

Precisamos falar, no entanto, que o baixo custo não é uma característica de todas as campanhas de marketing de oportunidade. Muito pelo contrário… algumas empresas criam campanhas milionárias dentro deste segmento. Daremos alguns exemplos ainda neste artigo, não vai perder, hein? 

Fortalecimento da imagem online 

Nós vivemos na era das redes sociais, isso é um fato. Esse é o canal utilizado pelo público e é ali que a maior parte das pessoas acompanha notícias, consome entretenimento e, claro, faz compras. Sendo assim, é fácil entender o porquê de tantas empresas se esforçarem para criar uma marca no digital. 

A pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN e a Social Miner em 2021, mostrou que 74% dos consumidores brasileiros utilizam as redes sociais para fazer compras. E, ainda mais importante, 62% deles utilizam o Instagram para procurar produtos. Interessante, não é mesmo? 

Sendo assim o marketing de oportunidade é uma boa alternativa para inserir uma empresa dentro deste contexto, tornando-a parte da conversa.

As desvantagens do marketing de oportunidade

Nem tudo são flores… ou likes. O marketing de oportunidade também é uma estratégia que pode ser arriscada e tem seus pontos negativos

Não é incomum que empresas colham resultados não tão satisfatórios de estratégias como essa e isso por acontecer por diversas razões, como a falta de planejamento, timing ou tato. Por isso, se você se interessou por esta abordagem, é importante atentar-se para alguns pontos: 

Repercussão negativa

Muitas empresas colocam campanhas de marketing de oportunidade no ar sem muito planejamento ou sem conhecer bem o público para o qual a comunicação está direcionada. O resultado, quase sempre, é muito negativo. 

Campanhas de outros tipos, quando não dão certo, podem gerar um prejuízo financeiro, diminuir vendas ou tornar difícil bater metas. Este também não é um cenário ideal, mas, quando falamos de estratégias como o marketing de oportunidade, as coisas não são tão simples…

Errar no tom de voz ou na mensagem pode custar uma coisa muito mais preciosa do que um mês de faturamento: a reputação da sua empresa

Os casos de repercussão negativa, usualmente, ocorrem quando a empresa realiza uma campanha às pressas, para aproveitar o momento oportuno. 

Um exemplo de campanha de marketing de oportunidade que saiu pela culatra foi o da Casas Bahia. A empresa ironizou a queda temporária de sites da Americanas, que aconteceu devido a algum tipo de instabilidade. 

A empresa mandou uma notificação para os usuários de seu aplicativo com a seguinte mensagem:

“Caiu aí? Aqui a queda é só nos preços! Mi-lha-res de produtos com até R$ 2.000 OFF + 10x sem juros” . Ao fim da mensagem, havia a hashtag #RindoComRespeito.

O que aconteceu é que clientes de ambas as lojas – que são duas das maiores varejistas do País – não receberam bem a mensagem, gerando uma repercussão negativa. Em resposta à brincadeira, a Via, conglomerado de marketplaces que controla as operações das Casas Bahia teve que publicar a seguinte retratação

"A companhia e suas marcas são solidárias e atentas com os temas do setor. O push em questão, inapropriado, não reflete a posição da empresa. Pedimos desculpas pelo erro, que foi corrigido assim que detectado e impactou uma base ínfima de 0,001% de usuários do aplicativo da marca."

Envolver outras empresas em assuntos polêmicos 

Como você bem sabe, o mercado brasileiro é bastante competitivo em diversos setores. É comum que a rivalidade entre empresa torne-se um verdadeiro entretenimento para os consumidores. E isso é usado dentro do marketing de oportunidade com frequência, usualmente em contextos leves e inofensivos.

Isso pode ser visto, por exemplo, entre empresas como o Mc Donalds e o Burger King, a Apple e a Microsoft, a Pepsi e a Coca-Cola e por aí vai. No entanto, é importante lembrar que nem todas as marcas levam a provocação pública na esportiva e recorrer a essa prática pode render problemas judiciais graves. 

Pode ser difícil encontrar o tom ideal 

Quando falamos em ações de marketing de oportunidade, estamos falando de acontecimentos rápidos, que podem perder muito da relevância quando não aproveitados imediatamente.

Isso dá às empresas pouco tempo para pensar em como se comunicar, o que pode causar problemas no tom de voz, na abordagem e na percepção do público como um todo. É claro que, em alguns momentos.

Outro problema que acontece muito é quando o tópico em questão não tem relação com uma marca ou com o seu público, mas o engajamento é tanto que fica difícil resistir à tentação de participar de alguma forma. 

Lembre-se sempre: sem um planejamento correto, o marketing de oportunidade pode trazer mais riscos que benefícios. 

Antes de continuarmos a falar sobre o marketing de oportunidade, queremos te indicar este vídeo sobre o assunto:

Como aproveitar o marketing de oportunidade do jeito certo?

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens dessa abordagem, vamos mostrar alguns dos cuidados essenciais para que sua empresa possa se aventurar nesse tipo de campanha de marketing e obter bons resultados. Vem com a gente! 

Conheça bem a sua persona

Nós já falamos sobre isso neste artigo, mas este é um ponto tão importante que não há como repeti-lo em excesso. Conhecer bem a sua persona, ou seja, o perfil dos seus clientes, é essencial para o sucesso de uma campanha de marketing de oportunidade. 

São essas pessoas, afinal de contas, que receberão a mensagem. Por isso, ela precisa estar alinhada à forma como elas falam, pensam e se comportam nos canais de comunicação escolhidos…  

Entenda qual o posicionamento da sua marca

Assim como conhecer a sua persona, também é preciso que você tenha uma boa ideia de quem é a sua marca e como ela se posiciona no mercado. Seus clientes esperam de você um comportamento mais irreverente ou sua marca é conhecida por abordar assuntos de uma forma mais séria? 

Como o tema tratado impacta a sua empresa? Como ele pode impactar a forma como seus clientes enxergam o seu negócio? Esses são questionamentos importantes a serem feitos durante o planejamento de uma campanha do tipo. 

Tenha um objetivo claro com a comunicação

Quando você coloca uma campanha baseada em oportunidade no ar, é preciso ter um objetivo bem definido. Afinal de contas, o que você deseja fazer com essa comunicação? Divulgar um produto ou serviço? Mostrar o posicionamento da sua marca? Entreter seus clientes? Essas variáveis vão te ajudar a encontrar o tom certo para a comunicação. 

Escolha o canal mais adequado

Outro fator bem importante é, claro, o canal de comunicação escolhido. Se um assunto está em alta, por exemplo, no LinkedIn, de nada adianta fazer uma campanha baseada no Twitter ou Instagram. Mais uma vez, conhecer bem o seu público é a chave para escolher o canal de comunicação certo

Utilize o bom senso

Por último, mas não menos importante, é crucial que a sua empresa tenha um olhar treinado para entender quais são os tópicos que valem a pena – e quais merecem o silêncio. 

Nem todos os tópicos quentes são os mais adequados para sua empresa e saber diferenciar as polêmicas das oportunidades reais é a chave para conseguir bons resultados com o marketing de oportunidade. 

Alguns dos exemplos de tópicos que devem ser evitados são: 

  • Polêmicas políticas ou religiosas; 
  • Assuntos que podem ser ofensivos para alguém;
  • Acontecimentos falsos ou comunicados de forma sensacionalista;
  • Tópicos que desrespeitam momentos de luto, dor ou exploram desastres. 

Cases de sucesso do marketing de oportunidade

E, para fechar esse conteúdo te dando muita inspiração, elencamos alguns casos de cases de sucesso em que o marketing de oportunidade foi utilizado de maneira brilhante. Vem ver: 

Santander

O Santander é um dos bancos mais tradicionais do Brasil, mas quando se trata de sua presença digital, a empresa sai na frente de muitas marcas mais “moderninhas”. Recentemente, a empresa vem utilizando estrelas da internet e explorando acontecimentos importantes no cenário cultural do Brasil, como o BBB

Nessa campanha, o Santander chamou Patrícia Abravanel, Luana Piovani, Leandro Firmino e Maíra Cardi – quatro pessoas relacionadas a participantes do Big Brother Brasil 2022 – para falar de um novo serviço oferecido. 

A campanha faz uma brincadeira bem humorada com alguns assuntos polêmicos relacionados à participação dos brothers.  Um belo caso de marketing de oportunidade feito da maneira certa! 

Netflix

Quando falamos de marketing de oportunidade, a Netflix é uma das empresas que logo vêm à mente, não é? O serviço de streaming conta com um time bem antenado, pronto para utilizar tópicos de relevância a favor da marca. 

E engana-se quem pensa que essas ações ficam só no entretenimento, viu? Recentemente, a empresa fechou um acordo de patrocínio com o time maranhense Tuntum. 

O inteligente movimento foi fruto de uma brincadeira que nasceu nas redes sociais, que associava o nome do time ao característico som que os usuários escutam ao iniciar o aplicativo. Baita forma de aproveitar o engajamento e ainda fomentar o esporte! 

Aliexpress

Se você usou a internet nos últimos meses provavelmente ficou sabendo – quer você queira ou não – da grande festa que a influenciadora digital brasileira, Géssica Kayane (ou Gkay), promoveu para comemorar o seu aniversário.

Nomeado de “Farofa da Gkay”, o evento reuniu um grande número de famosos e influenciadores, sendo acompanhado por milhões de pessoas nas redes sociais, sobretudo no Instagram.

E não é que o Aliexpress viu nessa festa uma grande oportunidade? 

Para comemorar o aniversário de 12 anos no Brasil, a empresa vai promover a “Farofa da Ali”, no Metaverso. Uma ótima maneira de aproveitar duas grandes tendências de uma vez só! 

Para acertar no marketing de oportunidade é preciso conhecer o seu cliente… e o EnP pode te ajudar com isso!

Ao longo deste artigo falamos sobre as vantagens e desvantagens do marketing de oportunidade, mostrando também alguns bons exemplos do que pode acontecer quando a estratégia é aplicada da maneira correta. 

Seja por meio de campanhas grandiosas ou comunicações em menor escala, a sintonia com o seu público é o ingrediente principal de uma abordagem como essa. Por isso, se você tem dúvidas sobre quem é a sua persona e como ela se comporta… nós temos um recurso que pode ajudar. 

O Mapa de Empatia, criado pelos especialistas do Ecommerce na Prática é um guia simples e fácil de seguir, que te ajuda a definir a persona do seu negócio e ter um entendimento mais profundo sobre seu público. 

Baixe agora, é gratuito