A vitrine online é um elemento muito importante para quem vende online. E você sabe por quê? Porque ela é o cartão de visitas dos negócios. Por isso, ao longo deste artigo, nós vamos te ensinar tudo sobre como criar uma vitrine online incrível. Confira!

Não basta só ter bons produtos. É preciso saber como divulgá-los e, principalmente, como deixá-los disponíveis para os consumidores. É claro isso envolve diversas iniciativas que todo empreendedor precisa conhecer bem…

Hoje nós vamos falar sobre uma das principais: a vitrine online. 

Você já acessou uma loja virtual e encontrou uma vitrine tão bem feita e organizada que sentiu vontade de comprar todos os produtos? Bom, é essa sensação que você deve passar para os seus clientes.

Nos próximos tópicos, você vai entender o que é vitrine online, qual a sua importância e vantagens, como criar uma, além de outros pontos importantes

Boa leitura!

O que é uma vitrine online?

Vitrine online é a página da sua loja que exibe os produtos que estão à venda. O seu objetivo é similar ao das vitrines das lojas físicas, que servem para expor as mercadorias aos consumidores. 

A diferença é que as vitrines online englobam os produtos no ambiente virtual, ou seja, não contam com manequins, placas ou demais itens decorativos. Cabe aos lojistas, então, utilizar excelentes fotos dos produtos e criar uma descrição bem completa, por exemplo, para chamar a atenção dos clientes. 

Por ora, você deve ter em mente que uma vitrine online é uma grande aliada dos empreendedores. Para que ela seja eficiente, é preciso usar bastante a criatividade e fornecer uma boa experiência visual aos compradores. 

Dito isto, depois de entender o que é uma vitrine online, que tal entender por que é importante ter uma? Continue a leitura…

Por que é importante criar uma vitrine online?

Criar uma vitrine online é indispensável para que os consumidores consigam visualizar os produtos e, por fim, efetuar as compras que desejam

Com a expansão do Ecommerce nos últimos anos, contar com uma boa vitrine virtual pode fazer com que um negócio aproveite as oportunidades do mercado e venda muito mais... 

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor registrou um faturamento de R$ 73,5 bilhões no 1º semestre de 2022. Essa quantia representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2021. 

E para o 2º semestre do ano a projeção é de R$ 91,5 bilhões em vendas. Nada mal, não é verdade?

Assim, tenha em mente que você precisa de um espaço onde os clientes encontrem os seus produtos de maneira fácil e prática. 

Se você quer vender em marketplaces, a vitrine que irá utilizar é a da própria plataforma. Mas se o seu foco for ter uma loja virtual própria, você precisará criar uma vitrine online capaz de converter todos os dias. 

Mas vamos falar mais sobre isso adiante… Continue a leitura!

Vantagens de ter uma vitrine online

Uma vitrine online bem elaborada pode aumentar consideravelmente as vendas do seu negócio. Isso porque elas são elementos cruciais para cativar os clientes, chamando a atenção deles para os itens que você tem a oferecer. 

Sem mais delongas, uma vitrine online pode te oferecer vantagens como:

1. Aumento da  taxa de conversão

A vitrine online ajuda o consumidor a entender mais sobre a sua loja, explicando sobre os produtos e conquistando a sua confiança. O resultado disso é o aumento na taxa de conversão, objetivo principal de todo vendedor. 

É claro que as chances de isso acontecer são realmente maiores quando a vitrine online é visualmente agradável e eficiente. Sendo assim, cabe ao empreendedor trabalhar para conseguir deixar a vitrine virtual de sua loja perfeita. 

2. Melhora a experiência do cliente

Uma vitrine online, ao mesmo tempo em que precisa ter uma boa navegação, também deve ter seus recursos funcionando plenamente. É isso o que torna toda a experiência de compra positiva. 

Na prática, o cliente deve conseguir acessar as páginas dos produtos e, em seguida, adicioná-los ao carrinho, escolher métodos de envio e pagamento no checkout sem quaisquer problemas.

3. Permite um ambiente personalizado

Toda marca possui as suas próprias características, não é verdade? E elas podem – e devem –  estar presentes na vitrine online. 

Identidade visual, logo, cores… Todos os elementos que dão a cara da empresa ajudam a compor um ambiente personalizado e fortalecer o seu branding. Isso não só agrada aos clientes como faz com que eles identifiquem rapidamente a sua loja virtual ao voltar mais vezes para comprar. 

Sobre esse tema, aproveite para ler também: Logomarca ou Logotipo? Entenda a diferença de uma vez por todas

4. Permite maior versatilidade para divulgar os produtos

Existem diversas possibilidades para você criar uma vitrine online e isso possibilita uma maior versatilidade na hora de publicar e divulgar os itens. 

O recomendado é que todas as páginas de produtos sigam a mesma linha da página principal, ou seja, suas cores, fonte e estilo

Mas isso não significa que você não pode criar um novo espaço dentro da loja para divulgações em datas comemorativas, por exemplo. O Natal é um exemplo disso…

Quantos sites de venda você já viu adicionando banners vermelhos e imagens diferentes que remetem à data comemorada em dezembro? A maioria faz isso! 

Percebe como é vantajoso possuir uma boa vitrine virtual? Ótimo! Agora vamos entender como, de fato, criar uma para o seu negócio…

Principais estratégias de organização de uma vitrine online

A vitrine online do seu Ecommerce pode e deve ser organizada da melhor forma para fazer a sua loja virtual vender mais. Por isso, nós reunimos as principais estratégias para te ajudar a organizar sua vitrine de acordo com o objetivo da sua loja. Acompanhe!

Vitrine online organizada por produtos mais vendidos

Organizar a sua vitrine online pelos produtos mais vendidos é uma excelente tática, já que esses produtos provavelmente também são interessantes para seus demais consumidores, por um ou mais motivos. 

Caso você não tenha uma estratégia específica para a sua loja virtual, vale a pena tentar a ordenação por “Mais vendidos” em todas as suas vitrines. Assim, você pode contribuir para uma boa experiência de compra do usuário, para consequentemente aumentar as suas conversões.

Vitrine online organizada por faixa de preço

Uma outra forma de organizar uma vitrine online é pela ordem de preços. Esse tipo de organização pode ser uma boa se o preço for um fator de grande influência na decisão de compra dos clientes da sua loja virtual. 

Outra situação em que vale esse tipo de organização é quando você vende produtos com valores muito diversos, pois assim, os usuários encontram os itens que se encaixam no orçamento deles.

Vitrine online organizada por produtos recém lançados

Organizar a sua vitrine online pelos produtos recém lançados é uma das estratégias mais comuns nas lojas virtuais, até porque o lançamento de novos produtos é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio. 

Portanto, caso essa estratégia esteja de acordo com os seus planos, divulgue as novidades da sua loja na página inicial, apresentando-as para o público e destacando os seus diferenciais.

Vitrine online organizada por maior faixa de desconto

Grande parte das lojas virtuais hoje em dia organizam os produtos na vitrine online por maiores descontos. Mesmo que o seu site não tenha esse tipo de filtro, é possível desenvolver essa tática de forma manual, posicionando produtos com maiores percentuais de redução de preço nas primeiras linhas.

Essa estratégia é fundamental nas campanhas com uma porcentagem alta de desconto. Isso porque pode ser frustrante para o cliente clicar em um banner de uma campanha de até 70% de desconto e se deparar com os primeiros produtos com 5% ou 10% de desconto.

Como criar uma vitrine online?

Depois de tanta informação relevante, nada melhor do que aprender a como criar uma vitrine online, não é verdade?

Logo de início já podemos adiantar que os passos são bem simples. Dá só uma olhada:

1. Conte com uma boa plataforma de Ecommerce

Como dito anteriormente, se o seu negócio for estruturado a partir de uma loja virtual própria, você precisará desenvolver uma boa vitrine online.

São essas plataformas que vão te permitir não só a criar uma vitrine virtual, mas também a gerir os seus pedidos, adicionar formas de pagamento e envio, etc

Existem diversas opções de plataformas de Ecommerce no mercado hoje em dia… Mas, aqui no Ecommerce na Prática, nós indicamos a Nuvemshop, companhia líder na América Latina em seu segmento… 

Além do período de teste gratuito, nossos alunos também ganham 25% de desconto no pagamento da primeira mensalidade. Muito bom, não é verdade? Para aproveitar o benefício, basta utilizar este link

2. Tenha um layout responsivo

Você já acessou um site pelo celular e percebeu que ele tinha a interface de um navegador de desktop? Pois é… Isso é péssimo para as vendas no Ecommerce. 

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras pela internet

Na prática, isso significa que o layout da sua loja virtual precisa ser responsivo, ou seja, adaptável a diferentes tamanhos de tela. Caso contrário, as pessoas que usam celulares, tablets e outros dispositivos móveis não vão conseguir ver todos os detalhes da sua vitrine online. 

A principal consequência disso é a perda de valiosas oportunidades de venda, algo que nenhum empreendedor quer que aconteça, concorda?

3. Organize os banners e os pop-ups

Os banners e os pop-ups são elementos que ajudam a compor a vitrine online e, ao mesmo tempo, contribuem para aumentar as vendas da loja virtual

Contudo, eles não podem ser adotados de qualquer maneira. É preciso utilizá-los com a devida atenção para que eles não atrapalhem a taxa de conversão. Vamos explicar…

É comum o usuário encontrar imagens que saltam à tela ao acessar um site, ou seja, os pop-ups. Apesar de a ideia ser apresentar algo importante para a pessoa, às vezes o efeito é o contrário… 

Os pop-ups acabam interrompendo a navegação e causando desconforto no cliente. A mesma linha de raciocínio serve para os banners. Se eles não estiverem bem posicionados no site, as chances de as pessoas ignorarem suas mensagens são bem grandes. 

Por isso, é preciso organizar os banners e os pop-ups, fazendo com que eles sejam utilizados da melhor maneira possível. Isto é, sem atrapalhar o usuário, mas sim ajudá-lo a navegar perfeitamente pela sua vitrine online. 

4. Utilize cores que não atrapalhem a visualização da página

É comum entrar em lojas virtuais em que há elementos que atrapalham a pessoa a visualizar os itens expostos. Cores usadas de maneira errada é um bom exemplo disso…

Por falta de experiência, empreendedores utilizam o mesmo tom de cores para o fundo da vitrine online e os títulos dos produtos. E isso é algo que atrapalha bastante o consumidor na hora de obter as informações que precisa para comprar. 

O ideal nessas horas é contar com layouts prontos ou com a ajuda de um design gráfico. Isso vai te ajudar a manter a vitrine virtual com uma boa visualização e, ao mesmo tempo, também a não perder nenhuma venda.

5. Tenha atenção ao tempo de carregamento da página

De acordo com o Google, o ideal é que uma página demore de 0,5 a 2 segundos para aparecer ao usuário

Isso comprova algo que falamos constantemente por aqui: os consumidores já estão acostumados com as facilidades das compras online e, por isso, querem transações cada vez mais rápidas.

Sendo assim, evite elementos que prejudiquem o carregamento do site, como imagens pesadas demais ou plugins em excesso, por exemplo.

Falamos tudo sobre isso no artigo: Quer velocidade? Confira 5 dicas sobre como deixar o site mais rápido

3 dicas para criar uma vitrine online

Agora que você já sabe como criar uma vitrine online, que tal conferir mais algumas dicas para que a sua fique perfeita e pronta para converter bastante?

Veja algumas dicas abaixo:

1. Use boas fotos de produtos

Quem trabalha no Ecommerce sabe a importância de contar com boas fotos para vender mais. Como os clientes não têm os produtos em mãos, são as imagens que devem fornecer todos os detalhes que eles precisam

Mas está enganado quem pensa que é preciso contratar um fotógrafo ou ter uma câmera profissional para conseguir fotos de qualidade das mercadorias. Você pode fazer fotos de produtos com smartphone, basta que a sua câmera seja boa. 

Separamos alguns artigos que vão te ajudar nessa tarefa de obter boas fotos para a sua vitrine virtual:

2. Faça vídeos 

Os vídeos são outras excelentes opções para a divulgação de produtos na sua vitrine online. Com eles, as pessoas têm uma visão 360º dos itens, algo muito valioso para a decisão final de compra.

E, seguindo a mesma lógica das fotos, você não precisa de uma superestrutura para conseguir fazer os vídeos. Basta ter um bom smartphone e uma boa iluminação que você fará ótimos vídeos para a sua vitrine online. 

Um ponto importante é mostrar diversos ângulos da mercadoria. Isto é, não fique preso só àquela imagem clássica que mostra a frente do produto. Explore os ângulos! 

Lembre-se: o objetivo é mostrar o máximo possível de talhes da mercadoria para os consumidores, certo?

3. Crie descrições incríveis

Um produto sem a devida descrição está fadado a gerar dúvidas nos clientes e ter uma baixa taxa de conversão. É preciso que você entenda que os consumidores online estão cada vez mais exigentes e isso engloba as informações dos itens expostos na vitrine online

Para evitar qualquer tipo de problema, capriche nas descrições!

Elas devem ser super completas, apresentando todos os detalhes sobre as mercadorias: tamanho, cor, material, peso, etc. Aproveite também para incluir algumas formas de uso, pois os clientes adoram imaginar como poderiam usar os produtos. 

Quer conferir algumas dicas valiosas sobre isso? Leia: Descrição de produtos: como fazer uma perfeita? 

4. Acompanhe o estoque com atenção

Nada mais terrível para o consumidor do que clicar em um produto e encontrar a mensagem “‘item indisponível”. Isso não só gera insatisfação nele como também te faz perder uma boa venda. 

Por isso, não hesite em fazer um bom controle de estoque. É preciso que você saiba quais são os produtos que estão perto de faltar ou os que estão em excesso…

Na verdade, a ideia é não deixar – nem por um segundo – a sua vitrine online sem as opções de mercadorias que os clientes desejam!

Sobre isso, leia o artigo: Controle de estoque: o que é, importância e como fazer

Como criar uma vitrine virtual no Instagram?

Quando falamos em vitrine virtual, não nos referimos apenas às lojas virtuais, mas também às vendas feitas pelas redes sociais. 

Se o seu foco é vender no Instagram, por exemplo, temos um passo a passo bem simples para você criar uma loja virtual por lá. Veja a seguir:

1. Crie um perfil comercial no Instagram

O primeiro passo para criar uma vitrine virtual no Instagram é ter uma conta comercial na plataforma. O passo a passo é bem simples:

  1. Faça seu cadastro informando usuário, e-mail, telefone e senha no aplicativo;
  2. Depois de fazer o login, vá em “Configurações”;
  3. Clique em “Conta” e selecione a opção “Mudar para conta profissional”;
  4. Escolha uma categoria para o negócio;
  5. Selecione “Empresa” e clique em “Avançar”;
  6. Preencha o restante das informações de contato solicitadas;
  7. Vincule o perfil à página da loja no Facebook;
  8. Para finalizar, clique em entrar no Facebook e entre em sua conta para vincular.

Assim que você começar a usar o perfil comercial vai notar que a interface é bem parecida com a de um usuário comum. Só que, além da vitrine virtual, também há diversos recursos para você extrair dados e ter bons insights para o seu negócio. 

2. Habilite o Instagram Shopping

O Instagram Shopping, ou Instagram Compras, é uma função que permite que lojas marquem produtos em publicações no feed e stories.

Como vimos, ela está disponível só para contas comerciais, criando uma aba extra com todos os produtos catalogados da empresa. Além disso, por lá, as pessoas podem mandar mensagens para tirar dúvidas, acessar o seu site de vendas e comprar os itens que desejam. 

O processo para habilitar o Instagram Shopping é mais simples do que você imagina. Explicamos tudo no artigo: Instagram Shopping: o que é e como criar uma loja [TUTORIAL]. Não deixe de ler!

3. Não esqueça da identidade visual do seu negócio

Não basta só ter uma conta comercial e habilitar as compras por meio do Instagram. É preciso explorar a identidade visual da sua empresa por lá. 

Isso significa que você tem que ficar preso às cores definidas para a sua marca? Não necessariamente… 

Você pode utilizar diversos tipos de cores e imagens, mas sem esquecer de dar um toque especial com aspectos da identidade visual da sua marca.   

No Instagram do EnP, por exemplo, nós usamos imagens variadas, mas sempre mantendo as cores e as tonalidades características da nossa empresa.

vitrine-online

Tudo isso só reforça a necessidade seguir uma linha de raciocínio para que o cliente reconheça rapidamente o seu negócio ao “esbarrar” com uma imagem publicada.

Aprenda a criar a sua loja virtual do zero com o Ecommerce na Prática!

Neste artigo você viu o quanto ter uma boa vitrine online pode impactar positivamente o desempenho de uma empresa. 

Apesar de este ser um fator importante, ele reflete apenas um passo de todo o processo de se criar uma loja no ambiente virtual. 

Na prática, você precisa conhecer e entender todos os detalhes para não só criar, mas também mantê-la operando da melhor maneira possível

E a boa notícia é que nós podemos te ajudar nisso! Quer saber como?

Com o treinamento Loja Virtual do Zero, disponível por meio da assinatura do Ecommerce na Prática!

Por lá, você ainda tem acesso a diversos conteúdos sobre os mais variados temas importantes no setor de Ecommerce.

Preparado para criar a sua loja virtual do zero e levar o seu negócio para outro patamar? Clique aqui para começar:

Perguntas Frequentes

O que é a vitrine de um site?

Vitrine de um site é a página da sua loja que exibe os produtos que estão à venda. O seu objetivo é similar ao das vitrines das lojas físicas, que servem para expor as mercadorias aos consumidores.

Como montar uma vitrine online?

Para montar uma vitrine online, você precisa: contar com uma boa plataforma de Ecommerce, ter um layout responsivo, organizar os banners e os pop-ups, utilizar cores que não atrapalham a visualização da página e ter atenção ao carregamento.

Como fazer uma vitrine virtual para o Instagram?

Para fazer uma vitrine virtual para o Instagram você precisa ter uma conta comercial na plataforma, habilitar o Instagram Shopping e não esquecer a identidade visual da sua marca.

Como montar uma vitrine no WhatsApp?

Para montar uma vitrine no Whatsapp é preciso usar a versão business do aplicativo, ir na opção de Catálogo, adicionar os itens com suas respectivas fotos e informações.