Seja você iniciante ou experiente no universo online, certamente já sabe que a velocidade de carregamento é um dos principais fatores para medir a experiência do usuário, não é verdade? Diante disso, a questão que surge entre os empreendedores é a seguinte: como deixar o site mais rápido, afinal? 

É intuitivo: sites que demoram para carregar dão uma ideia de descuido, de projeto mal-feito ou mal-otimizado, e irritam os seus visitantes. Isso fica ainda pior quando o site em questão é uma loja virtual - afinal de contas, você está lidando diretamente com seus clientes e com os dados extremamente sensíveis deles.

Assim, mesmo que você adote todas as medidas de segurança possíveis e tenha um site completamente protegido, um tempo de carregamento mais lento ou uma página mais pesada podem colocar todo o seu esforço a perder.

Afinal de contas, ter um site confiável é fundamental, mas não é o bastante: ele também precisa ser rápido.

Considerando isso, listamos abaixo 5 dicas sobre como deixar o site mais rápido, não importa se você está na fase de planejamento para estrear sua presença online ou já tem experiência no Ecommerce. Vamos lá, então?

Por que um site rápido é tão importante?

Antes de seguirmos para as dicas, vamos nos aprofundar um pouco mais nas razões para tornar o seu site mais rápido e leve.

Como dito anteriormente, páginas lentas e pesadas são um pesadelo para a experiência do usuário. Mas os números nos ajudam a pintar um cenário ainda mais claro desta situação.

Satisfação dos consumidores

De acordo com uma pesquisa recente da PwC, 42% dos brasileiros consideram a conveniência o principal fator no momento de fazer compras online — a maior proporção entre os entrevistados.

Já outro estudo, da Akamai, levou em conta a performance comercial de uma série de lojas online e percebeu que os sites que fecharam pedidos com sucesso são, em média, 26% mais rápidos.

Por outro lado, 28% dos consumidores afirmaram que não voltariam aos sites considerados lentos para fazer negócios em outra ocasião.

Ou seja, um site mais rápido é essencial para atrair e manter o seu cliente na página, aprimorar as condições do seu negócio, aumentar as chances da realização de uma compra e, com isso, potencializar suas vendas e seu desempenho.

Aproveite para também: Como criar site profissional? Aprenda a fazer um para o seu negócio

Contribui para o SEO

Tão importante quanto a experiência do usuário é a capacidade do site de conquistar novos usuários. Para isso, o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) é essencial.

Pois na perspectiva do SEO, o carregamento rápido do seu site também é um fator primordial. Inclusive, o Google anunciou há alguns anos que a velocidade do site se tornaria um dos fatores essenciais para o seu posicionamento no resultado das buscas.

Sendo assim, quanto mais rápido for o site, seja no desktop ou nos dispositivos móveis, melhores as chances do seu negócio ter um destaque orgânico nos sites de busca quando alguém pesquisar pelos produtos ou serviços que você vende.

5 dicas sobre como deixar o site mais rápido

Sem mais delongas, vamos às dicas sobre como deixar o site mais rápido e melhorar o seu desempenho no Ecommerce!

1. Escolha a hospedagem de sites correta

Se você ainda está construindo seu site ou já tem um e quer movê-lo para um serviço de melhor qualidade, a primeira dica é escolher a hospedagem de sites certa.

Existem milhares de provedores de hospedagem por aí e, numa busca rápida, você perceberá que todos eles oferecem vantagens, características próprias e serviços especiais.

Contudo, para garantir que o seu site terá uma velocidade de carregamento excelente, é necessário prestar atenção em alguns pontos:

  • Data centers em locais variados: no geral, quanto mais próximo o usuário está dos servidores no qual o site está hospedado, mais rápido será o carregamento da página. Portanto, certifique-se de que o serviço de hospedagem de sites escolhido tem data centers espalhados estrategicamente pelo mundo - ou ao menos o mais perto possível dos seus clientes;
  • Tipos de servidor: a forma como os servidores armazenam os dados faz toda a diferença na hora de saber como deixar o site mais rápido. Um serviço de hospedagem que oferece apenas servidores baseados em discos rígidos (HDDs) será mais lento que um que oferece armazenamento em drives de estado sólido (SSDs), por exemplo;
  • Variedade de planos: basicamente qualquer serviço de hospedagem oferecerá vários planos para diferentes tipos de necessidades e orçamentos. Você pode optar por servidores compartilhados ou únicos, VPS, na nuvem, com capacidades variadas de largura de banda e outras tecnologias importantes. Via de regra, a expectativa é de que, quanto mais caro seja o plano, mais velocidade ele oferecerá. Mas vale estudar bem as opções de cada provedor antes de bater o martelo.

Uma dica: caso você não saiba por onde começar, vale conferir os planos oferecidos pela Hostinger, que tem hospedagem de sites 100% baseada em SSDs, data centers em sete países (incluindo o Brasil) e opções de planos para todas as necessidades e bolsos. 

2. Utilize uma CDN

Hoje em dia, qualquer site que precisa estar no ar em tempo integral de maneira rápida e consistente utiliza os serviços de alguma CDN (Content Delivery Network, ou Rede de Distribuição de Conteúdo). Mas você sabe o que isso significa?

Basicamente, a CDN é responsável por armazenar uma cópia do conteúdo do seu site e replicá-la em uma série de Pontos de Presença (PoP) ao redor do mundo.

Com isso, ao acessar o seu site, o usuário está acionando, na verdade, a CDN. Ela consegue oferecer o carregamento ao seu conteúdo de maneira muito mais rápida e consistente.

Em outras palavras, se contratar um serviço de hospedagem com vários data centers ao redor do mundo já é importante por si só, o uso de uma CDN amplifica significativamente essa vantagem… 

Isso porque você distribui o conteúdo do seu site em dezenas ou centenas de servidores no mundo inteiro para além daqueles oferecidos pela sua hospedagem.

Além de melhorar a velocidade do seu site, o uso de uma CDN também evita problemas de acesso, como falhas no seu servidor e fortalece sua página contra ataques, por exemplo. 

Leia também: Antifraude para Ecommerce: o que é e qual a sua importância

3. Sempre otimize as imagens

De acordo com relatório  HTTP Archive, imagens compõem hoje, em média, 44% do tamanho total das páginas na web desenvolvidas para desktop ou dispositivos móveis. Em outras palavras, quase metade dos dados do seu site são dados de imagem!

Essa pequena introdução serve para alertar a respeito de um fator muito importante na performance da web: empregar imagens no seu site sem otimizá-las para a web pode ser um grande problema. Isso significa um caminho mais rápido para tornar a página lenta e pesada, especialmente entre usuários com conexões de internet não muito boas.

Não é isso que você quer que aconteça na sua loja virtual, certo?

Felizmente, otimizar uma imagem não significa que ela visivelmente perderá qualidade: há uma série de técnicas e ferramentas que transformam suas imagens em arquivos mais leves sem comprometer a resolução.

Com isso, você preserva suas imagens, economiza recursos do seu servidor, deixa seu site mais rápido e dá mais um passo para aprimorar a experiência do usuário. Isso, por sua vez, também é uma ótima forma de melhorar o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca.

Para otimizar uma imagem da forma ideal, é importante seguir algumas dicas básicas, como escolher o formato correto. Geralmente, o JPG será o mais apropriado para a maioria dos casos.

Também comprima os arquivos antes de fazer o upload e reduza a resolução no caso de arquivos excessivamente grandes, como aqueles destinados à impressão.

Você ainda pode trabalhar com ferramentas que fazem este trabalho de forma quase totalmente automática. Softwares como o Photoshop e o GIMP trazem recursos embutidos de otimização para a web, enquanto sites como o JPEGmini e o TinyPNG permitem que você faça o upload e a compressão da sua imagem em instantes.

Caso seu site rode no WordPress, você pode ainda lançar mão de plugins que otimizam as imagens instantaneamente, em plano de fundo, assim que são enviadas para o seu servidor, como o Imagify Image Optimizer e o WP Smush.

Falando em plugins…

4. Tenha cuidado com plugins desnecessários

Ainda falando especificamente do WordPress, uma prática muito comum entre quem não tem muita experiência na administração de sites é utilizar muitos plugins para auxiliar no dia a dia da operação da página. 

Também é comum não se preocupar com a performance de cada plugin, se ele está atualizado ou não, se o seu código está otimizado ou mesmo se ele é realmente necessário.

Assim, por conta da forma como o WordPress lida com plugins, cada um deles acabará por representar um pequeno abalo na performance do seu site, uma vez que todo plugin ativo será carregado pelo sistema durante o carregamento da página.

Portanto, a melhor solução é sempre manter sua lista de plugins a menor possível, somente com aqueles indispensáveis para a operação do seu site.

Além disso, adote a prática de sempre verificar os plugins que você mantém ativos, para identificar aqueles que não são atualizados há muito tempo ou afetam o desempenho do seu site.

Por fim, antes de instalar um novo plugin, procure referências sobre ele na internet. Para além da quantidade, a qualidade de um plugin também é essencial para definir quanto ele afetará o desempenho da sua página.

Plugins bem escritos, com códigos eficientes e modernos, poderão funcionar com pouco prejuízo à performance do seu site.

5. Faça um diagnóstico do seu site

Já seguiu todas as dicas acima ou ainda está começando na sua jornada para deixar o seu site mais rápido?

Seja em qual fase do processo você esteja, usar uma ferramenta de diagnóstico é sempre uma boa ideia para identificar problemas e pontos de atenção específicos da sua página.

Uma das ferramentas mais populares para a realização desse diagnóstico é o GTMetrix, que oferece várias opções e resultados para você averiguar o desempenho do seu site. Você pode fazer um teste para verificar a velocidade da sua página

O serviço oferece uma série de opções, como definir a localização do servidor de teste, o tipo de dispositivo (desktop ou móvel) no qual a análise será realizada, bem como o navegador escolhido. Algumas dessas opções podem estar disponíveis apenas para usuários pagantes da ferramenta, entretanto.

Com a análise completa, o GTMetrix exibirá dados de fontes como o Google Page Speed e o YSlow, apontando o tempo de carregamento de uma série de aspectos do seu site — imagens, solicitações, JavaScript, CSS, cache, cookies e outros.

Cada aspecto terá uma nota atribuída, indicando aqueles que merecem sua atenção e aqueles que já estão com uma performance aceitável, boa ou excelente. A ferramenta também indica a prioridade de cada um dos aspectos analisados, para que você saiba qual deles deve ser resolvido primeiro.

Tenha a melhor hospedagem de site para o seu negócio!

Agora que você já conhece os principais pontos de atenção para melhorar a velocidade do seu site, é hora de colocar tudo em prática: identifique aquilo que pode estar afetando o desempenho das suas páginas, faça as mudanças necessárias e vá testando as melhorias ao longo do caminho.

Claro que, dependendo do seu grau de experiência, é recomendável seguir com cautela nos passos descritos. Mas, ainda mais importante que isso, você precisa contar com ajuda de quem realmente entenda do assunto. Isto é, quem pode te ajudar a levar o seu negócio para outro patamar!

Neste ponto, vale a pena conhecer a Hostinger, plataforma provedora de hospedagem de sites que tem a missão de ajudar quem quer começar sua jornada online!

Por lá, você vai entender tudo sobre como deixar o site mais rápido, contando com um suporte profissional e deixando a experiência dos seus clientes ainda mais incrível. 

Para saber mais sobre a empresa e seus planos de assinatura, clique aqui ou no botão abaixo: