Não tem jeito: quem trabalha na internet precisa saber como criar site profissional. Seja para vender produtos ou serviços, uma página bem feita e estruturada é a porta de entrada para os clientes conhecerem e comprarem no seu negócio. Por isso, é super importante ter um site organizado, responsivo e que atenda a todas as necessidades de quem o acessa.

Para te ajudar a entender tudo sobre o assunto, elaboramos um artigo COMPLETO sobre como criar site profissional para a sua empresa!

Por que saber como criar site profissional é importante?

Com o crescimento avassalador do Ecommerce nos últimos anos, não dar atenção aos novos hábitos de consumo das pessoas é o mesmo que desperdiçar oportunidades valiosas em um mercado que não para de crescer. 

Para você ter uma ideia, o setor atingiu um patamar histórico no primeiro semestre de 2021, atingindo um faturamento de R$ 53,4 bilhões. Ao todo, houve um crescimento de 31% no período. 

Além disso, segundo levantamento Market Review, feito pela Opinion Box, 49% das pessoas pretendem comprar ainda mais pela internet em 2022. Outro dado que chama a atenção é que 84% já pesquisaram por um produto em loja física, mas deixaram para comprar na internet. 

Assim, não importa se você vende produtos físicos ou serviços, saber como criar site profissional se tornou tarefa básica para quem quer empreender online. 

Entenda como criar uma loja virtual de maneira simples com este artigo: Como criar loja online sem programação?

Tipos de sites profissionais

Antes de saber como criar site profissional, vale a pena conhecer os tipos que existem:

Ecommerce

Também chamado de loja virtual, os Ecommerces são amplamente conhecidos pelos lojistas, já que são voltados para compra e venda de produtos pela internet. 

Nele, há tudo o que é preciso para que o cliente encontre um item que deseja: informações sobre produtos, meios de pagamento, prazos e formas de envio. Se você quiser saber mais sobre o assunto, indicamos a leitura do artigo “10 Dicas para Criar um site de Ecommerce que vende”.

Blog 

Os blogs possuem como foco a criação de conteúdo, o que pode ser desde artigos e resenhas a notícias e demais assuntos que sejam do interesse do público-alvo. 

Essa é uma opção importante na hora de saber como criar site profissional, pois a produção de conteúdo relevante é essencial para qualquer empresa. Afinal, gera valor, autoridade, além de engajar, aumentar o alcance da marca e vender, claro.

Site institucional

Um site institucional apresenta uma empresa ou organização ao público. É nele que estão reunidas informações sobre a missão, valores, propósito, endereço, contato, etc. Ou seja, tudo que uma pessoa precisa saber sobre a companhia. 

Não possui foco em vendas ou criação de conteúdo. E as publicações normalmente são notícias e novidades sobre os últimos acontecimentos da empresa. 

Site dinâmico

Páginas que tem como foco a experiência visual do usuário, apresentando um conceito mais interativo e dinâmico, como o próprio nome já diz.

Elas costumam demandar mais do ponto de vista técnico, já que contam com diversos elementos gráficos que tornam a navegação do usuário ainda mais estimulante e agradável. 

Fora isso, o site dinâmico permite que ajustes sejam feitos com mais frequência em textos como em abas e links, sem que precise fazer alterações na programação do site. 

One-page

One-page em português significa “uma página” e, por isso, se refere a sites que acabam reunindo todas as informações do negócio em uma única página

Por conta dessa característica, é preciso redobrar a atenção no que diz respeito à arquitetura do site e suas respectivas seções. Isso é importante, pois todos os conteúdos disponibilizados precisam estar bem organizados e com fácil acesso para as pessoas. 

Geralmente, elas são utilizadas para a divulgação de produtos, criação de um catálogo online ou uma página de vendas.

Landing Page

Em tradução livre, landing page significa “página de aterrissagem” e, na prática, acaba sendo usada para alguma ação específica.

Assim como as páginas one-pages, também são feitas para a divulgação e venda de novos produtos ou serviços. Geralmente as informações são bem diretas, deixando o usuário por dentro da oferta e o convidando para conhecer ou comprar determinado item. 

Portal 

Já os portais são mais direcionados para notícias, disponibilizando uma grande quantidade de informações sobre os mais variados assuntos e, de preferência, o mais rápido possível. Também podem ser voltados para um segmento específico, como o de Ecommerce, por exemplo. 

Geralmente esses sites trabalham com editorias, com suas respectivas equipes para cobrir as notícias de cada uma delas. Entre essas seções podem estar: Economia, Ciência, Educação, Empreendedorismo, etc. 

Seguindo o exemplo do Ecommerce, pode ter as seções de Logística, Meios de Pagamento, Marketplace e outras relevantes sobre o setor. 

Como criar um site profissional de forma gratuita?

A Nuvemshop tem a opção ideal para criar um site profissional de forma gratuita seja para quem está começando, para pequenas e médias empresas e também para grandes marcas.

O plano Começo é o mais indicado para quem quer começar a vender online pois tem todas as funcionalidades necessárias para começar a sua loja virtual.

Além disso, eles oferecem mais de 500 tutoriais passo a passo e diversas ferramentas gratuitas.

Como criar um site profissional em 7 passos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de sites profissionais que existem, é hora de entendermos o passo a passo para criar um site do zero. Veja nossas orientações a seguir: 

1. Defina o objetivo do seu site

Antes de criar um site profissional, é preciso saber qual será o seu foco. Vai ser uma loja virtual? Um blog? Um site institucional? Saber disso vai guiar todas as suas decisões daqui para a frente.

É a partir dessa definição que você vai conseguir criar um plano de metas e pensar nas estratégias certas para atingir os resultados que deseja. Esse é um passo básico, mas sabemos que nem sempre é fácil pôr em prática as ações desenhadas...

Caso você tenha dificuldades nesse sentido, ou apenas queira saber mais sobre o assunto, indicamos a leitura do artigo “Plano de Ação: 5 passos para tirá-lo do papel”. Vale a pena a leitura!

2. Garanta o domínio do site

O domínio nada mais é do que o endereço no qual as pessoas vão encontrar o seu site e navegar por lá. É por meio deste endereço que os clientes vão acessar a sua página. Um domínio fica exposto da seguinte maneira: 

como-criar-um-site

Para gerar mais unidade para o seu negócio, o domínio precisa levar o nome da sua marca

Por exemplo, o nosso domínio é o “ecommercenapratica.com”, ou seja, o nome da sua empresa. Perceba que ele é escrito sem acentos e sem espaços. Ao pensar no nome de domínio da sua marca, leve em consideração o nome que proporcionará uma leitura mais fácil para o usuário. 

Algumas das outras regras que devem ser levadas em consideração no registro de domínio são: 

  • Tamanho mínimo de 2 e máximo de 26 caracteres, não incluindo a categoria. Por exemplo: no domínio xyz.com.br, esta limitação se refere ao xyz;
  • Caracteres válidos são letras de "a" a "z", números de "0" a "9", o hífen, e os seguintes caracteres acentuados: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç
  • Não pode conter somente números;
  • Não pode iniciar ou terminar por hífen.

Um ótimo espaço para você verificar domínio é por meio do GoDaddy, Registro Br, HostGator e Hostinger.

Para saber tudo sobre o assunto, leia o artigo “Como Registrar o Domínio do seu Ecommerce

3. Contrate um serviço de hospedagem

Se o domínio é o endereço pelo qual as pessoas vão chegar ao seu site, a hospedagem é o espaço que o site realmente ocupa. Todo site é um coletivo de dados e, para manter o site funcionando, esses dados precisam ser hospedados em algum servidor… 

E é justamente neste ponto que entra o serviço de hospedagem…

Ele é um recurso importante, pois permite que fiquem salvas todas as informações relevantes sobre seu site, que estão disponíveis aos usuários. Assim, as pessoas podem acessá-las a qualquer momento. 

É importante ter em mente que contratar um serviço de hospedagem é algo obrigatório para que o seu site funcione. Atualmente, existem diversos tipos de hospedagem disponíveis no mercado. É preciso conhecer cada um para entender qual deles mais se encaixa às necessidades do seu negócio.

Alguns dos tipos de hospedagem que existem são: 

  • Hospedagem Compartilhada;
  • Hospedagem Cloud;
  • Hospedagem VPS;
  • Servidor Dedicado.

Cada uma delas tem um preço diferente, assim como capacidades de processamento distintas. Cabe a você, portanto, analisar a demanda que o seu site terá para fazer uma escolha adequada. 

Escolher uma hospedagem com pouca capacidade de armazenamento pode fazer com que seu site sofra com instabilidades, o que pode fazer com que você perca muitas vendas, caso tenha um Ecommerce. 

4. Contrate um construtor de sites ou uma plataforma de Ecommerce

Quando falamos em um construtor de sites, não estamos nos referindo a um profissional dedicado a construir sites… vamos explicar. Um construtor de site nada mais é do que uma plataforma usada para trazer o site à vida. 

Eles têm temas e layouts pré-fabricados, que requerem pouco ou nenhum conhecimento em programação. Atualmente, o construtor de sites mais utilizado em todo o mundo é o WordPress.org. 

Ele permite que você personalize o seu site e o gerencie de forma profissional. 

como-criar-um-site

Por outro lado, se você tem um Ecommerce, será necessário encontrar uma plataforma de Ecommerce confiável. Isso porque apenas um construtor de sites não tem todas as funcionalidades necessárias para permitir a venda… 

Existem diversas opções no mercado atualmente… Aqui no Ecommerce na Prática, nós indicamos a Nuvemshop pela facilidade de uso, em especial para PMEs…

Inclusive, liberamos um cupom de desconto de 25% no primeiro pagamento (seja mensal, semestral ou anual) para quem quiser trabalhar utilizando a Nuvemshop (além dos 30 dias grátis).

5. Defina o layout ideal

Existem muitos elementos que podem contribuir para que o usuário tenha uma boa experiência ao acessar o seu site. E o layout é um deles!

Para isso, escolha um design que esteja de acordo com a identidade visual da sua empresa. Isto é, dê atenção à paleta de cores, tipografia, logo, slogan e a posição dos menus do seu site.  

Outro ponto importante é analisar o quanto o seu site é responsivo. Atualmente, as pessoas acessam a internet por vários dispositivos diferentes, desde desktop até smartphones e tablets. E é importante que a sua página esteja adaptada a cada um deles. 

Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo “M-commerce: Site Mobile ou Responsivo? Qual a melhor opção?

6. Melhore o desempenho e a velocidade do site

Desenvolver estratégias para deixar a navegação do site funcionando plenamente é crucial diante da grande quantidade de pessoas que, cada vez mais, utilizam a internet para resolver coisas básicas do dia a dia. 

Pense que a navegabilidade precisa ser agradável, rápida e proporcionar uma ótima experiência ao usuário

Isso porque, se a pessoa acessar o seu site e perceber que ele está demorando demais para carregar as informações, certamente fechará a página e buscará outra opção. Uma boa ferramenta nesse sentido é o PageSpeed Insights, do Google. 

Com a plataforma você pode analisar a rapidez de qualquer URL, até mesmo a dos seus concorrentes, recebendo um diagnóstico completo de todos os pontos de melhoria. Veja só essa análise do domínio do Mercado Livre, por exemplo… 

como-criar-um-site

7. Crie conteúdo para o site

Agora é a hora de criar conteúdos relevantes que sejam do interesse das pessoas que vão acessar a sua página. Essa tarefa vai depender do objetivo do seu site… 

Se você for criar uma loja virtual, por exemplo, atente-se para a produção de conteúdo alinhada com a sua persona. Além disso, capriche nas descrições dos produtos e não deixe de usar excelentes imagens. Sabia que você pode fazer isso com o seu próprio smartphone, não precisando de uma câmera profissional? 

Para saber mais sobre o tema, leia o artigo “7 dicas para tirar Fotos de Produtos profissionais pelo celular”.

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso a todos os melhores conteúdos sobre empreendedorismo!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

Por que saber como criar site profissional é importante?

Com o crescimento avassalador do Ecommerce nos últimos anos, saber como criar um site é importante para se adequar aos novos hábitos de consumo das pessoas.

Quais são os tipos de sites profissionais?

Ecommerce - ou loja virtual, blog, site instrucional, site dinâmico, on-page, Landing Page e portal.

Quais são os passos para criar um site profissional?

1. defina o objetivo do seu site; 2. garanta o domínio do seu site; 3. contrate um serviço de hospedagem; 4. contrate um construtor de sites ou uma plataforma de Ecommerce; 5. defina o layout ideal; 6. melhore o desempenho e a velocidade do site; 7. crie conteúdo para o site.