Muitas pessoas sonham em empreender, mas nem todas podem fazer um alto investimento nesse projeto. Se você quer saber como começar sem gastar nenhum centavo para ter um espaço de vendas só seu, este artigo sobre como montar um site de vendas gratuito vai te ajudar. Confira!

Verdade seja dita: abrir um negócio no ambiente digital é muito mais barato do que no varejo físico. Os gastos de uma loja física envolvem aluguel, alvarás, inspeções e vários outros custos que podem ser bastante altos para o bolso de quem está começando. 

No caso do Ecommerce, é claro que o empreendedor também vai precisar se preocupar com alguns fatores ao criar um negócio… mas, pode acreditar, os gastos são bem inferiores. 

Mas qual seria, então, a principal preocupação que um empreendedor vai ter na hora de vender online? A criação do site, claro!

Você pode escolher entre pagar um profissional para desenvolver um site ou você mesmo pode pôr a mão na massa e fazer isso. O processo é mais simples do que você imagina! Não é à toa que criamos este artigo… para te ajudar a montar um site de vendas gratuito para o seu negócio

Vamos começar?

O que é um site de vendas?

Um site de vendas é um espaço dedicado para oferecer produtos e se relacionar com o cliente. É um canal determinante para empresas que desejam vender pela internet

Falamos isso porque é por meio do site de vendas que uma empresa consegue expor seu mix de produtos, oferecer informações sobre a companhia e oferecer atendimento pré e pós-venda, etc.

Ao criar um site de vendas, a sua loja consegue ter mais autonomia e espaço para trabalhar seu branding, além de poder atingir um público maior, o que pode resultar em um número maior de vendas.

Por que montar um site de vendas?

Montar um site de vendas, seja ele gratuito ou não, é um dos principais caminhos para uma pessoa ter sucesso vendendo online. Isso fica ainda mais evidente quando pensamos na escalabilidade do negócio, já que um site de venda é um canal de vendas perfeito para isso acontecer

Com um site próprio, a sua operação fica totalmente independente, isto é, não há a necessidade de contar com plataformas terceirizadas, como acontece nos casos dos marketplaces ou redes sociais, por exemplo. 

Isso significa que você não pode vender em mais de um lugar? Não. Você pode – e deve – diversificar os seus canais. Contudo, não há dúvidas do quanto uma loja virtual própria contribui para dar mais credibilidade para os negócios. 

Além disso, montar um site de vendas é uma excelente oportunidade para quem quer aproveitar uma parcela de um mercado que tem crescido bastante ao longo dos últimos anos… 

Para você ter uma ideia, só em 2022, o Ecommerce atingiu um faturamento de R$ 262 bilhões, o que representou um crescimento de 1,6% quando comparado ao ano anterior, de acordo com dados levantados pela Nielsen|Ebit..

Nesse sentido, poderíamos citar uma infinidade de dados e pesquisas que mostram o quanto o setor de vendas online tem se mantido com um bom desempenho dentro do mercado de varejo…

Mas a nossa ideia é ser o mais direto ao ponto possível, tanto que nós vamos apresentar, logo no tópico a seguir, o passo a passo completo sobre como montar um site de vendas gratuito. Prossiga com a leitura!

💡 Material gratuito! | Quer aprender os passos para criar um site de vendas, mesmo sem experiência? Baixe a checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas mais importantes do processo.

Como montar um site de vendas gratuito?

Como vimos, o Ecommerce é um mercado cheio de possibilidades para novos empreendedores. Se você tem o desejo de faturar vendendo online, esse mercado não poderia ser melhor.

Então, para não desperdiçarmos mais tempo, confira a seguir como montar um site de vendas gratuito

1. Escolha os produtos que vai vender

O primeiro passo para montar um site de vendas gratuito é escolher os produtos que vai vender. É comum que empreendedores analisem apenas a demanda do mercado nessa hora, mas sugerimos que você também considere os seus gostos e interesses. 

Falamos isso, pois você trabalhará no seu site de vendas todos os dias, cuidando das mais variadas demandas para que tudo ocorra bem. Contato com fornecedores, atendimento aos clientes e tantas outras tarefas…

Nada mais justo do que trabalhar com algo que você tenha alguma identificação, concorda?

Feito isso, mergulhe em uma pesquisa aprofundada sobre o seu nicho de mercado e faça uma boa análise dos concorrentes para definir as melhores estratégias para o seu site alavancar o quanto antes. 

🛒 Aproveite para ler também: O que as pessoas mais compram na internet? 91 produtos em alta [2023]

2. Determine seu público-alvo

Outro fator indispensável sobre como montar um site de vendas gratuito é determinar o público alvo que você quer atingir. Sem isso, dificilmente você vai conseguir direcionar os seus conteúdos ou segmentar os seus  anúncios para as pessoas que realmente têm interesse nos seus produtos.

E quando falamos em público-alvo, estamos nos referindo, mais precisamente, a persona da sua empresa. A persona nada mais é do que o perfil semi fictício do seu consumidor ideal.

Ela indica o comportamento, os interesses, a localização e várias outras informações importantes sobre os seus consumidores. Para te ajudar nisso, sugerimos o preenchimento do Mapa da Empatia, uma ferramenta é gratuita e vai te fazer apenas algumas perguntas sobre a sua empresa. Para o utilizá-la, clique aqui

3. Conte com uma plataforma de Ecommerce

Para ter um site de vendas seguro e eficiente, você vai precisar contar com uma boa plataforma de Ecommerce. São elas que possibilitam aos empreendedores o uso de diversos recursos para a gestão do seu negócio

Nelas, você consegue personalizar layout, cadastrar produtos, acompanhar os pedidos, fazer o controle do estoque e mais. 

Normalmente, o custo para criar o site de vendas – também chamado de loja virtual – é zero. Contudo, isso vai depender da plataforma que você vai utilizar. A Nuvemshop, por exemplo, possui um excelente plano inicial gratuito. Mas vamos falar mais detalhadamente sobre isso adiante neste artigo…

Continue a leitura!

4. Registre um domínio

O domínio é o endereço do seu site de vendas. Ou seja, é o nome que as pessoas vão digitar na barra de pesquisa do navegador para acessar o seu negócio

Na hora de definir o seu domínio, vale a pena registrar o nome da sua empresa para evitar que os consumidores fiquem confusos na hora de achar o seu site. Outro ponto importante é fazer esse registro tanto no “.com” como no “.com.br”. Isso vai evitar que concorrentes usem um deles. 

🌎 Se quiser entender um pouco mais sobre o assunto, sugerimos que leia o artigo: Como Registrar o Domínio do seu Ecommerce

5. Monte o seu site de vendas

Depois de escolher a plataforma de Ecommerce e estabelecer um domínio, chegou o momento de, de fato, montar o seu site de vendas. O foco é reunir as informações que devem estar visíveis para os clientes. 

Por exemplo: para compor a vitrine, você vai precisar das fotos dos produtos, certo? Caso ainda não tenha as imagens, organize-se para produzi-las o quanto antes. Você pode criar um mini estúdio fotográfico e fazer as fotos com o seu próprio smartphone se ele tiver uma boa câmera, claro.

Há outros pontos importantes, como as descrições das mercadorias, a seção para os reviews dos clientes e por aí vai… Ou seja, essa é a etapa em que você vai organizar tudo o que for necessário para montar o seu site de vendas. Vamos falar em mais detalhes sobre isso ainda neste artigo!

6. Crie um layout para o seu site de vendas

Qual vai ser a aparência da sua loja virtual? Quais informações estarão disponíveis para o cliente tanto na home quanto nas páginas dos produtos? Você precisa responder essas perguntas para conseguir montar um bom layout para o seu site de vendas.

É válido ter em mente que o consumidor moderno está cada vez mais exigente. Ele quer acessar o site de vendas e achar rapidamente todas as informações que precisa para  pesquisar  sobre um produto e concluir a compra do pedido. 

Por isso, é crucial que você deixe todas as informações expostas no site de maneira clara e, de preferência, com todos os botões e links funcionando corretamente. A experiência de compra de um cliente ajudará a definir o quanto ele ficará satisfeito com a sua empresa e se voltará a comprar nela futuramente. 

7. Defina os meios de pagamento e de envio

Outro ponto que mostra o quanto as pessoas estão mais rigorosas quanto às suas compras online são os meios de pagamento e envio disponibilizados pelos negócios. Os consumidores preferem comprar em sites de vendas que têm as opções que elas utilizam

Por isso, o caminho que você deve seguir é o da diversificação das formas de pagamento. A ideia é que o seu site de vendas disponibilize  as opções mais procuradas pelos clientes, como cartões de crédito e débito, boleto bancário, PIXlink de pagamento, etc.

Já no que diz respeito aos meios de envio, opte sempre por contar com os melhores  parceiros logísticos possível. Afinal de contas, o tempo de entrega é algo determinante para as pessoas comprarem ou não na sua loja. Os serviços dos Correios e das transportadoras particulares podem te ajudar nesse sentido.

📚 Sobre este tópico, em específico, vamos deixar duas sugestões de leitura: 

8. Gere tráfego para ter vendas

Não basta só saber como montar um site de vendas gratuito… também é preciso gerar o tráfego adequado para conseguir fechar vendas. Isto é, você precisa atrair as pessoas para o seu negócio.

Existem alguns tipos de tráfego, mas, quando falamos em resultados mais imediatos, nos referimos especialmente ao tráfego pago. Para gerá-lo, você deve criar anúncios em plataformas específicas para isso, como o Google Ads, por exemplo. 

Você pode complementar esse tipo de ação com outras ligadas a tráfego. A aplicação de técnicas de SEO, voltadas para posicionar páginas nos buscadores, é uma excelente opção. E o melhor de tudo é que gera tráfego orgânico para o seu site de vendas. 

9. Crie conteúdo de qualidade para o seu site

Um dos elementos cruciais para atrair e engajar clientes é a criação de conteúdo de qualidade para o seu site. Isso inclui descrições detalhadas dos produtos, blog informativo relacionados ao seu nicho – se fizer sentido, e até mesmo vídeos explicativos, dependendo do tipo de produto que você oferece.

Destaque as características únicas dos seus produtos e forneça informações úteis que ajudem os clientes em sua decisão de compra. Além disso, crie uma seção "Sobre Nós" para criar uma conexão emocional com os visitantes, mostrando a história da sua empresa, seus valores e a equipe por trás do negócio.

Por último, não subestime o poder das imagens de qualidade dos seus produtos. As fotos c são determinantes para dar aos clientes uma visão detalhada do que estão comprando. Falamos tudo sobre isso no artigo: Fotografia para Ecommerce: 10 dicas para fazer fotos incríveis de produtos

10. Tenha um site de vendas responsivo

Não pense que os consumidores vão acessar o seu site apenas de um computador desktop. Hoje, grande parte das compras online são feitas por meio de celulares, por exemplo. 

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras pela internet. Isso significa que o seu site precisa ser adaptável para diferentes dispositivos, sempre com o foco de proporcionar uma boa experiência para o usuário

É isso que vai fazer com que um cliente acesse o seu site e não desista da compra pela dificuldade de acessar as áreas dele. Anote isso!

11. Divulgue o seu site de vendas

Por fim, mas não menos importante neste guia sobre como montar um site de vendas gratuito, você precisa divulgar o seu negócio.

Já falamos anteriormente sobre a necessidade de gerar tráfego para sua loja virtual, certo?  mas precisamos ir além quando o assunto é atrair  os consumidores. A divulgação, tanto  do seu site de vendas quanto dos produtos, pode ser feita de diversas maneiras.

Entre as principais estratégias que você pode adotar, então:

  • Publicações nas redes sociais;
  • Ações de e-mail marketing;
  • Parceria com influenciadores digitais
  • Otimização das páginas do seu site para os mecanismos de busca (SEO);
  • Aplicação de ofertas e cupons de desconto;
  • Dentre outras.

O que é necessário para criar um site de vendas?

Para criar um site de vendas, você precisa focar em quatro pilares fundamentais: segurança robusta, design responsivo , conteúdo relevante e estratégias de marketing eficazes. Esses elementos, quando combinados de maneira eficiente, formam a espinha dorsal de um site de vendas bem-sucedido.

Iniciando com a segurança, é imprescindível implementar protocolos como SSL (Secure Socket Layer) para proteger as informações transmitidas entre o usuário e o site. Muitas plataformas oferecem o certificado SSL gratuitamente, mas não todas, então vale checar!

Depois, temos o design do seu site. Um site com design profissional, que se adapta a diferentes dispositivos e tamanhos de tela, não apenas melhora a experiência do usuário, mas também otimiza o site para mecanismos de busca (SEO). 

O conteúdo do seu site deve ser tanto informativo quanto persuasivo. Isso inclui descrições detalhadas dos produtos, imagens de alta qualidade e, idealmente, vídeos que mostram os produtos em ação. 

É importante que esse conteúdo não apenas descreva os benefícios dos seus produtos ou serviços, mas também responda às possíveis perguntas e preocupações dos clientes.

Por último, mas não menos importante, temos as estratégias de marketing digital. Elas envolvem uma combinação de SEO, marketing de conteúdo, mídia paga e marketing nas redes sociais

Cada uma dessas iniciativas deve ser usada de forma estratégica para alcançar e engajar seu público-alvo, aumentando assim a visibilidade e as vendas do seu site.

Quanto custa criar e manter um site de vendas?

O custo para criar e manter um site de vendas pode variar de acordo com  vários fatores, como a complexidade do site, as ferramentas e serviços escolhidos e a estratégia de marketing adotada. 

Se você optar por criar o site por conta própria usando plataformas de Ecommerce, poderá enfrentar custos menores, geralmente variando entre algumas dezenas de reais

Por outro lado, a contratação de uma agência de desenvolvimento web ou de um desenvolvedor freelancer para um site personalizado pode custar bem mais caro, dependendo da complexidade do site.

Após o lançamento, há custos contínuos de manutenção e operação. Isso inclui hospedagem de sites, atualizações de segurança e mais. Além disso, não se pode esquecer dos custos de marketing digital, que são cruciais para direcionar tráfego e vendas. 

💸 Para entender melhor o assunto, sugerimos que leia: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais!

Onde criar um site de vendas gratuito? 7 plataformas 

Vamos aproveitar este conteúdo para apresentar algumas plataformas em que você pode montar um site de vendas sem pagar nada

Vale destacar que grande parte delas não cobram nenhuma taxa para a criação de sites, entretanto, nem sempre essas versões gratuitas disponibilizam todos os recursos necessários para um negócio crescer. 

O que indicamos é que você analise cada uma delas e, posteriormente, também os seus respectivos planos. Assim, você conseguirá ter uma boa visão a longo prazo para o crescimento do seu site. 

Sem mais delongas, veja a seguir as principais plataformas para montar um site de vendas gratuito:

1. Nuvemshop

como montar um site de vendas gratuito

A Nuvemshop é considerada a maior plataforma de Ecommerce da América Latina e já recebeu 3 prêmios ABComm como a melhor plataforma de loja virtual. Atualmente, mais de 110 mil lojistas usam e confiam na Nuvemshop

Ela possui integração com meios de pagamento, soluções logísticas, parceiros e fornecedores. 

E, mesmo no plano gratuito, não tem limitação de visitantes ou produtos que podem ser cadastrados. Essa é uma excelente opção para quem deseja começar sem investir nada e ter uma plataforma que pode acompanhar o crescimento do negócio

A Nuvemshop é uma das únicas plataformas que, além de ter o plano gratuito, também tem opção de meio de pagamento com tarifa por venda grátis, para vendas que acontecem por meio do Nuvem Pago.

Vale lembrar também que a Nuvemshop foi considerada a melhor plataforma de Ecommerce do Brasil por três anos, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). 

Se você quiser ler o review completo da plataforma, sugerimos este artigo aqui: Nuvemshop é bom? Conheça os planos, vantagens e como criar uma loja.

Ah, outro ponto importante, a plataforma conta com o Plano Começo, em você consegue criar um site de vendas de graça. Além disso, leitores e alunos do EnP possuem um desconto de 25% na primeira mensalidade de qualquer outro plano. Para acessar o benefício, clique aqui.

2. Wix

como montar um site de vendas gratuito

Wix é uma plataforma voltada para criação de páginas na internet. A empresa é bastante conhecida e já ajudou diversas pessoas a serem donas de seus próprios sites. 

O processo de desenvolvimento do site pela Wix é bastante simples, não demandando nenhum conhecimento específico de programação por parte dos usuários. Outro ponto interessante é que a plataforma disponibiliza mais de 500 templates que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Precisamos ressaltar, entretanto, que a Wix se destaca como uma excelente opção quando falamos de criação de sites… mas não necessariamente de sites de vendas. Estamos dizendo que a plataforma é ruim? Não. 

Apenas ressaltando que, quando o assunto é venda online, existem plataformas voltadas totalmente para o Ecommerce, como a Nuvemshop, por exemplo. Caso você queira aprofundar um pouco mais nesse assunto, confira o artigo: Wix Funciona para Lojas Virtuais? [Nossa Opinião] ] ↩️

3. Loja Integrada

como montar um site de vendas gratuito

A loja integrada é outra opção quando o assunto é como montar um site de vendas gratuito. Ela se destaca no mercado por também ter um grande foco na criação de lojas virtuais, disponibilizando diversos recursos para empresas de pequeno, médio e grande porte. 

Além do plano gratuito, a plataforma possui algumas opções que contemplam preços variados. A quantidade de recursos disponíveis e de valores mudam de acordo com o plano. 

➡️ Se quiser ler um review completo sobre a plataforma, leia o artigo: Loja Integrada é Boa? Veja o Review completo da plataforma

4. Dooca 

como montar um site de vendas gratuito

A Dooca é uma plataforma conhecida pela sua facilidade de uso e ampla gama de recursos, permitindo que lojistas de todos os tamanhos criem lojas online atrativas e funcionais. Com ela, você tem acesso a integrações com os principais meios de pagamento e uma variedade de ferramentas para personalizar sua loja virtual.

Um aspecto interessante é que, mesmo no plano gratuito, a Dooca oferece suporte técnico e uma série de funcionalidades essenciais. Contudo, é importante estar ciente de que a maioria das funcionalidades mais avançadas estão disponíveis apenas nos planos pagos. 

5. Yampi 

como montar um site de vendas gratuito

Yampi é uma plataforma de Ecommerce que promete simplificar a jornada de vendas online para lojistas. Com uma proposta de "mensalidade grátis no Plano Basic pra sempre", a Yampi se posiciona como uma opção atraente para quem está começando ou procurando reduzir custos operacionais.

Os recursos oferecidos pela Yampi incluem uma loja virtual completa, checkout transparente, e até suporte para dropshipping.

Assim como outras opções dessa lista, a Yampi disponibiliza um aplicativo, permitindo que você gerencie seu negócio de qualquer lugar. Isso é ideal para empreendedores modernos que precisam de flexibilidade e mobilidade.

6. Weebly 

como montar um site de vendas gratuito

Weebly é uma plataforma de construção de sites que se destaca por sua facilidade de uso e flexibilidade, tornando-a uma escolha popular para quem deseja criar um site de vendas gratuito.

Com Weebly, você pode criar um site, blog ou loja online sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação ou design.

A plataforma oferece uma variedade de templates profissionais e personalizáveis, adaptáveis a todos os tipos de negócios. Além disso, fornece ferramentas de SEO integradas para ajudar a melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca. 

7. Webnode 

como montar um site de vendas gratuito

A Webnode se destaca por sua simplicidade e eficiência, oferecendo uma variedade de templates elegantes e fáceis de personalizar. 

Um dos recursos mais interessantes da Webnode é seu construtor de sites com inteligência artificial, que cria um site personalizado com base em suas respostas a algumas perguntas simples. Isso torna o processo de criação do site ainda mais rápido e personalizado.

Vale a pena montar um site de vendas gratuito?

Sim. Se você quer ter sucesso comercializando produtos ou serviços no ambiente digital, montar um site de vendas gratuito é o melhor caminho.

Isso porque a partir do momento que você é dono da sua própria loja virtual, mais autonomia você terá para definir as melhores estratégias para o crescimento do seu negócio. 

Contudo, precisamos ser francos e destacar que não basta só montar um site de venda gratuito… também é preciso saber como estruturá-lo da melhor maneira possível  e conhecer as principais ações que podem atrair os clientes, consequentemente, alavancar seus resultados.

Ou seja, você precisa entender como gerar tráfego para o seu site

Esse tema é visto como um bicho de sete cabeças por alguns empreendedores, mas a verdade é que ele pode ser mais simples do que você imagina – se você tiver o conhecimento adequado para isso!

E é claro que nós vamos te ajudar, com o treinamento Tráfego Pago para Ecommerce!

As aulas são ministradas por Diego Santana, gestor de performance e um dos maiores especialistas em anúncios para Ecommerce do Brasil. O curso é dividido em 8 módulos: 

  • Conceitos e pilares de análise do Tráfego Pago e Marketing;
  • Análise de negócios;
  • Planejamento de campanhas;
  • Criação de campanhas;
  • Otimização de campanhas;
  • Escala de campanhas;
  • Solução de problemas de campanhas;
  • Canais de Tráfego.

As aulas completas estão disponíveis em nossa assinatura exclusiva. Para assinar e começar seus estudos, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Qual a melhor plataforma para criar um site de vendas gratuito?

Existem diversas opções no mercado hoje em dia. Mas uma das plataformas que mais se destaca e que indicamos é a Nuvemshop. Você pode começar a usá-la através do Plano Começo, que não gera nenhum custo para o empreendedor.

Como criar um site 100% gratuito?

O primeiro passo para criar um site 100% gratuito é escolher uma boa plataforma de Ecommerce e registrar um domínio para o seu negócio. Também vale a pena definir quais produtos irá vender e estudar bem o público que deseja atingir. O passo a passo completo está no nosso artigo, leia!

O que é necessário para criar um site de vendas?

Definir qual plataforma de Ecommerce é o primeiro ponto. Depois, você deve pensar nas estratégias que irá utilizar para gerar tráfego para o seu site, além de estabelecer os meios de pagamento e envio que vai disponibilizar para os consumidores.