Saber como administrar um site de vendas é a habilidade mais importante que um empreendedor digital precisa ter atualmente. Afinal de contas, as particularidades de se gerenciar um Ecommerce requerem conhecimentos bastante específicos, que englobam desde o marketing até o planejamento financeiro. 

Por isso, muitas pessoas que desejam empreender com lojas virtuais se vêem com o mesmo questionamento: “afinal, como administrar o meu site?”

Se você também é uma dessas pessoas, não se preocupe. Neste artigo, listamos todos os pontos que você precisa entender para saber como administrar um site de vendas e começar a lucrar no Ecommerce. Vamos mergulhar nesse tema juntos? 

Por que é importante saber como administrar um site de vendas? 

Quando falamos em sites de vendas, precisamos entender que colocar uma loja virtual no ar e ter um negócio realmente lucrativo são duas coisas completamente diferentes. 

Hoje, com as ferramentas disponíveis no mercado, é possível criar um Ecommerce em apenas alguns passos, mas construir uma base de clientes fiéis e um fluxo de compras que sustente o negócio é uma tarefa um pouco mais complexa… 

Por isso, antes de começarmos a dar as dicas de como administrar um site de vendas, queremos destacar o porquê da habilidade de administração ser tão necessária em Ecommerces. 

Em resumo, podemos destacar três principais motivos: 

Na internet, a concorrência é maior

Acabamos de falar que colocar um Ecommerce no ar, hoje, é uma tarefa mais simples, graças às ferramentas disponíveis no mercado hoje. De acordo com um estudo da BigDataCorp, em 2021, o Brasil alcançou a marca de 1,6 milhão de lojas online. Este é um número 22,05% maior do que o alcançado em 2020. Bastante, não acha? 

Isso quer dizer que o segmento de Ecommerces oferece um alto grau de competitividade em diferentes nichos de mercado. Mas, é claro, nem todas essas lojas são bem gerenciadas e contam com uma boa estratégia – e é por isso que saber como administrar um site de vendas é um diferencial tão grande neste quesito. 

O público é mais exigente ao comprar em Ecommerces

Exatamente pela maior oferta de lojas, clientes que fazem negócio em Ecommerces são mais exigentes com sua experiência de compra… 

Na prática, isso quer dizer que se a sua loja não oferecer bons preços, prazo de entrega razoável e uma boa experiência de navegação no site, os clientes simplesmente vão procurar por um concorrente que tenha essas características. 

Por isso, saber como administrar um site de vendas é essencial para criar um site com potencial de encantar clientes e transformá-los em verdadeiros embaixadores da sua marca.

Vender online requer o gerenciamento de muitas variáveis

Ao contrário do que muitos podem pensar, vender na internet não é mais simples do que fazer vendas em lojas físicas. Isso acontece porque, além de gerenciar as variáveis do mundo digital – como o marketing, posicionamento de marca, usabilidade do site e etc – os empreendedores também precisam ter atenção aos detalhes logísticos relacionados ao estoque e à entrega. 

Agora que falamos sobre a importância do gerenciamento, vamos conhecer alguns dos processos de como cuidar de um site de vendas? Continue acompanhando o artigo… 

Como administrar um site de vendas: 10 dicas para conseguir um Ecommerce de sucesso 

De acordo com um estudo realizado pela Conversion, o número de acessos de Ecommerces brasileiros chegou a 1,51 bilhão em 2022. Isso quer dizer que cada vez mais pessoas estão vendo nas compras online uma opção viável para conseguir o que precisam no dia a dia… 

Dentro de um contexto como esse, saber como administrar um site de vendas é uma habilidade importante, principalmente se o seu desejo é empreender na internet. Sendo assim, vamos compartilhar algumas das dicas que julgamos ser as mais importantes para o gerenciamento de um Ecommerce. Veja agora: 

1. Tenha um planejamento financeiro sólido

Antes de qualquer coisa, se você deseja ter um Ecommerce lucrativo e administrar bem um site de vendas, é preciso entender se o negócio é viável do ponto de vista financeiro.

Dentro de um planejamento financeiro você precisa considerar, por exemplo, quanto dinheiro tem para investir no seu negócio, quais os fornecedores que você vai utilizar, quais as ferramentas que poderão ser contratadas, quais os parceiros logísticos que oferecem as melhores condições e por aí vai… 

Entenda, por exemplo, quais serão as suas despesas fixas e variáveis, coloque todas elas em planilhas e acompanhe os números com regularidade. Nós temos um artigo que fala especificamente sobre isso, leia aqui: Planejamento financeiro: como manter seu Ecommerce no azul.

2. Escolha a plataforma de Ecommerce certa 

É possível vender na internet por diferentes tipos de canais, mas se ter um site próprio é a alternativa escolhida para sua empresa, saiba que escolher a plataforma de Ecommerce certa é um dos passos mais importantes da sua jornada.

A plataforma de Ecommerce é uma ferramenta que permite a criação simplificada de um site de vendas intuitivo e fácil de gerenciar. Atualmente, existem muitas opções de plataformas de Ecommerce no mercado e cada uma delas conta com seus prós e contras. Nós encorajamos que você faça uma pesquisa detalhada e decida qual a mais adequada para o momento da sua empresa… 

Aqui no Ecommerce na Prática indicamos a Nuvemshop pois entendemos que esta é a plataforma mais vantajosa para empresas dos mais variados portes. Ela possui diferentes opções de personalização, além de oferecer integração com alguns dos parceiros logísticos e de pagamento mais importantes do mercado

Para conhecer os planos da Nuvemshop, experimentar 30 dias gratuitos na plataforma e ainda garantir um desconto de 25% na primeira mensalidade de qualquer plano, clique aqui

3. Defina os meios de pagamento mais vantajosos

Um dos passos mais importantes em como administrar um site de vendas é escolher os meios de pagamento. Atualmente, existem muitas opções disponíveis no mercado e quanto maior o número de alternativas estiverem disponíveis para seus clientes, maiores as chances de que ele fará negócio com a sua empresa… 

Em uma pesquisa realizada pela Pagar.me, em parceria com o E-Commerce Brasil, 71% dos lojistas afirmaram que o cartão de crédito parcelado é o método de pagamento mais utilizado em seus sites. O cartão de crédito à vista veio logo atrás, com 47% das respostas.

Outros métodos de pagamento se destacaram: 44% dos lojistas creditam ao Pix como um dos meios de pagamento mais usado em seu Ecommerce. Enquanto isso, 38% dão o crédito ao boleto bancário.

Por outro lado, apenas 19% afirmaram que o cartão de débito e 14% a transferência bancária representam boa parte das transações. Por isso, verifique quais os métodos de pagamento mais utilizados pela sua persona e procure implementá-los na sua loja online. 

4. Firme parcerias com fornecedores confiáveis

Poucos sabem disso, mas ter bons fornecedores é um fator decisivo para o sucesso de qualquer negócio. O serviço prestado pelos fornecedores precisa ser de qualidade para que você possa oferecer a melhor experiência de compra para seus clientes… 

Para conseguir os melhores fornecedores, faça uma pesquisa de mercado aprofundada, entendendo quais as opções disponíveis e quais as opiniões de outras empresas sobre o serviço de cada um desses parceiros. 

É preciso estar atento a questões como prazo de entrega, condições de produção, qualidade dos materiais fornecidos, dentre outras variáveis. 

5. Crie processos logísticos eficientes

Uma vez que a venda é concluída, é hora de trabalhar para surpreender o seu cliente e oferecer uma experiência de entrega exemplar. Para isso, ter processos logísticos eficientes é essencial. 

Seja você o gerenciador do seu próprio estoque, ou uma empresa que trabalha com dropshipping, todos os processos – desde o armazenamento do produto, até a sua entrega – precisam estar bem delineados. 

Ter uma equipe de separação eficiente, por exemplo, pode ajudar a diminuir os atrasos. Além disso, contar com transportadoras confiáveis e rápidas pode fazer com que o pacote chegue ao cliente antes do esperado. 

Atualmente, é possível fazer a entrega de pacotes por meio dos Correios ou de transportadoras. Avalie as opções da sua empresa para decidir qual a mais adequada para o seu negócio. 

Este artigo pode te ajudar nesse momento: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra

6. Invista em SEO

Ao contrário dos estabelecimentos físicos, que contam com o fluxo de pessoas em suas calçadas e as vitrines para atrair compradores para dentro das lojas, os Ecommerces precisam recorrer a outras ferramentas para atrair compradores.

E o SEO – ou Search Engine Optimization –  é uma delas. Esse pode parecer um termo complicado, mas seu significado é simples: otimizar o site para mecanismos de busca, como o Google.

Dessa maneira, sempre que alguém procurar por termos-chave na internet, a sua loja aparecerá como um resultado. Para isso, é importante criar conteúdos relevantes e otimizar as descrições de produtos com termos que tenham alto volume de buscas. 

Digamos, por exemplo, que o seu Ecommerce venda aparelhos de som. Alguns dos termos que seus clientes em potencial podem usar são “caixa de som bluetooth”, “aparelho de som”, “caixa de som para computador” e por aí vai… 

Se a sua página estiver otimizada para termos como estes, seu site vai aparecer entre os primeiros resultados, gratuitamente, atraindo mais cliques. 

Para descobrir os termos mais relevantes para o seu negócio, é necessário usar ferramentas como o Google Analytics, Semrush ou Ahrefs. Falamos mais sobre ferramentas de SEO neste artigo: 8 melhores ferramentas de SEO do mercado.  

7. Crie estratégias de marketing voltadas para sua persona

O SEO é uma estratégia de marketing orgânico, ou seja, que não requer pagamento direto ao Google, ou outros mecanismos de busca. Mas vale lembrar que essa não é a única alternativa disponível para Ecommerces… 

Anúncios e outras estratégias de tráfego pago também podem ser muito eficientes para trazer novos compradores para o seu site, por isso, é importante ter em mente essa alternativa. 

Independentemente da sua abordagem ou canal utilizado, é preciso levar em consideração o perfil da sua persona em toda a comunicação. Essa é a única forma de garantir que haverá uma conexão com o público… 

8. Monitore resultados de vendas constantemente 

Todos os esforços que você coloca em sua loja virtual, eventualmente, se traduzem em vendas. Mas é necessário que você entenda uma coisa: a venda não é o último passo da sua jornada como empreendedor. 

É importante monitorar os números de seu negócio constantemente, a fim de entender quais canais mais trazem retorno, quais os processos que podem ser aprimorados e quais produtos performam melhor… 

E, depois de ter essas informações em mãos, é hora de colocá-las em prática. Para continuar vendendo bem e crescendo, seu Ecommerce precisa estar em constante evolução! 

9. Preocupe-se em fornecer uma boa experiência pós-venda 

O pós-venda é todo o contato que ocorre entre a sua empresa e o cliente após uma compra. Essa etapa do negócio também precisa de muita atenção, afinal de contas, é nela que ocorre a fidelização dos clientes. 

Muitas pessoas arrependem-se de suas compras ou deixam de comprar em uma empresa apenas porque tiveram uma experiência ruim na entrega de seus produtos ou no suporte ao cliente. 

Por isso, implemente canais de contato efetivos e treine profissionais para ajudar o público de forma empática e clara, procurando sempre a melhor solução para o problema. 

10. Ouça a opinião de seus clientes e implemente mudanças 

Ainda falando sobre a relação da sua empresa com os clientes… é comum que eles tenham sugestões de melhorias para o seu site. Essas opiniões nunca devem ser abordadas de maneira defensiva, afinal de contas, esses são insights preciosos que podem ajudar a sua empresa a ser ainda melhor… 

Por isso, invista em pesquisas de opinião, a fim de coletar essas informações e implementá-las da melhor maneira possível. 

Uma outra alternativa para conseguir a opinião de seus clientes é fornecer um espaço para reviews de produto em seu site. Além de abrir uma janela para que você entenda o que seus consumidores estão pensando, essa estratégia também pode ajudar outros compradores a deixarem as suas objeções de lado e levar o produto! 

Como organizar o estoque de uma loja virtual? 

Quando falamos da organização de estoque físico de uma loja virtual, temos um mundo de possibilidades, que variam de acordo com o porte da sua empresa e o seu tempo de mercado. 

Por exemplo, um Ecommerce que está dando os seus primeiros passos tem consideravelmente menos itens em estoque do que uma grande empresa que já tem anos de experiência no mercado, certo? 

Para organizar o estoque de forma correta, mantenha os produtos de uma mesma categoria juntos e, se possível, divida-os por meio de códigos. Dessa maneira, ficará mais fácil encontrar o item que integra o pedido do seu cliente. Agilidade é tudo! 

Além disso, é importante ter uma variedade de produtos, mas sem que isso comprometa o seu fluxo de caixa. Isso quer dizer que você pode ter maior quantidade de itens dos produtos que vendem bem e uma menor quantidade de itens dos produtos que demoram mais para vender. 

Nós falamos mais sobre isso neste vídeo, em nosso canal do YouTube, veja só: 

O que é preciso para administrar um comércio?

Para administrar um comércio, você precisa de muito planejamento e organização. É importante conhecer o seu segmento de atuação, entender os concorrentes e, ainda mais importante, conhecer os clientes. 

Isso vale para qualquer tipo de negócio, físico ou digital, mas é especialmente decisivo quando falamos do Ecommerce. Outra característica importante para quem deseja ser um administrador de negócios é a constante vontade de aprender e a disposição de aplicar os conhecimentos teóricos no dia a dia.

Neste artigo, nós falamos um pouco sobre como administrar um site de vendas e quais os passos mais importantes neste processo. Esperamos que os conhecimentos compartilhados aqui sejam úteis durante a sua caminhada empreendedora! 

Saber como administrar um site de vendas começa pelo estoque. Deixe o EnP te ajudar nessa tarefa! 

Se você chegou até o fim deste artigo, é porque realmente deseja saber como administrar um site de vendas. E, se você leu o artigo inteiro com atenção, é provável que tenha percebido a importância do gerenciamento de estoque para o Ecommerce.

Afinal de contas, o estoque é um dos recursos mais vitais de qualquer negócio. Por isso, saber como gerenciá-lo é mais do que um conhecimento útil – é um conhecimento essencial. 

Com o objetivo de te ajudar nessa tarefa, o Ecommerce na Prática criou a Planilha Inteligente: Reposição de Estoque Mínimo Viável. Essa é uma ferramenta que te ajuda a manter o seu estoque sempre atualizado. 

Para baixar gratuitamente, basta clicar no botão abaixo!