Saber como trabalhar com Ecommerce tem sido a dúvida de centenas de pessoas no Brasil e no mundo. Afinal de contas, as vendas online não param de crescer no gosto do consumidor e não há indícios de mudanças nesse sentido. 

A verdade é que o Ecommerce se tornou uma opção para empreendedores que queriam garantir a sobrevivência de seus negócios, principalmente em meio ao alto fechamento de lojas físicas no período mais restrito da pandemia.

Além disso, esse modelo de negócio também mostrou-se uma grande oportunidade para aqueles que desejam parar de trabalhar para outras pessoas e empresas, e pensam em ter o próprio negócio.

Para completar o quadro, tudo isso vem acontecendo em meio ao alto índice de desemprego no país. Só em 2021, foram 14,3 milhões de indivíduos sem trabalho, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OTI).

Por isso, se você quer saber como trabalhar com Ecommerce, fique atento: criamos um artigo COMPLETO com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Veja!

Cenário atual do mercado de Ecommerce 

Antes de saber exatamente como trabalhar com Ecommerce, é válido compreender como está o desempenho do setor hoje. Logo de início, é possível dizer que as vendas online têm atingido números bem animadores…

Só no 1º semestre de 2021, o Ecommerce atingiu um patamar histórico ao registrar um faturamento de R$ 54,3 bilhões. A quantia representa uma alta de 31% em comparação aos seis primeiros meses do ano anterior, de acordo com o relatório Webshoppers 44

Além disso, uma pesquisa feita pela Opinion Box aponta que a frequência de compra por meio do Ecommerce no Brasil aumentou 71% ao longo de todo o ano passado. E que, para 2022, 49% pretendem comprar ainda mais pela internet.

Ou seja, o setor está mantendo de alguma forma o boom de vendas que atingiu em 2020, ano em que as restrições de combate à pandemia do covid-19 estavam mais restritas. E os consumidores modernos estão, de fato, mostrando o quanto já estão acostumados às facilidades das vendas online. 

Benefícios de trabalhar com Ecommerce

Se você chegou até este artigo é porque pensa em trabalhar no Ecommerce, certo? Um bom caminho é entender as vantagens de fazer isso. Veja a seguir:

Envios para diversas localidades

É claro que a logística é uma área desafiadora para as empresas, já que envolve diversas etapas que vão desde o armazenamento até a entrega dos produtos

Mas, independentemente disso, a boa notícia é que, com uma gestão de logística eficiente, você consegue vender para pessoas de diversas regiões e, até mesmo, para outros países. 

No artigo “Descubra os principais desafios da logística no Brasil e como superá-los”, nós destrinchamos o assunto para quem já empreende ou pretende fazer isso no Ecommerce. Neste outro, falamos sobre os principais índices que você deve acompanhar para fazer uma boa gestão da logística da sua empresa “KPIs de Logística para Ecommerce: Entenda TUDO”.

Assim, vale a pena a leitura de ambos os conteúdos para entender todos os detalhes sobre a possibilidade de fazer envio para todo o país. 

Possibilidade de vender em qualquer dia e hora

Uma loja virtual funciona em tempo integral. Não importa se é manhã, tarde, noite ou madrugada, o seu negócio pode vender normalmente. 

Outro ponto positivo é que não necessariamente você precisa disponibilizar atendentes 24h. Os clientes podem acessar as páginas dos produtos, adicioná-los na sacola e finalizar a compra sem a ajuda de ninguém. 

Em caso de dúvidas, existem hoje no mercado ferramentas de mensagens pré-programadas que facilitam bastante o dia a dia na empresa. Os chatbots são bons exemplos disso. 

Contudo, não se engane em achar que só eles bastam para um bom atendimento. Ter uma equipe bem treinada e atenta às necessidades dos clientes também faz toda a diferença nesse sentido

Facilidade para começar a trabalhar com Ecommerce

Sim, começar a trabalhar no Ecommerce é bem mais simples e fácil do que abrir uma loja física. 

No varejo físico, é preciso lidar com mais processos burocráticos e fazer investimentos mais robustos. Já nas vendas online, você precisa se preocupar com questões como a escolha e compra do domínio do site e a contratação de uma boa plataforma de Ecommerce, por exemplo. 

Ou seja, não há como negar: há um baixo investimento inicial para quem decide começar a trabalhar com Ecommerce

Mais informações disponíveis sobre os produtos

Não é à toa que um dos hábitos mais comuns entre os consumidores modernos é o de fazer comparações entre produtos antes de escolher qual comprar. Na internet, há uma vasta gama de informações disponíveis sobre os itens.

Assim, cabe a você, enquanto empreendedor, deixar à disposição do consumidor todos os dados importantes sobre as suas mercadorias. E como fazer isso da maneira certa?

  • Criando descrições super completas sobre os produtos;
  • Utilizando apenas fotos de excelente qualidade

Acredite, isso é mais simples do que você imagina. Na hora de criar as descrições, vá além de informações básicas como peso, tamanho, cor, etc. Insira também dicas de uso, por exemplo. 

No caso das fotos, pense que você pode fazer imagens incríveis com o seu próprio smartphone. Esses aparelhos estão tão avançados que muitas vezes não há a necessidade de contar com câmeras profissionais. 

Como trabalhar com Ecommerce

Agora que você já sabe bem como está o mercado de vendas online hoje e seus benefícios, vamos a como trabalhar no Ecommerce? Veja:

1- Escolha um nicho

É possível vender qualquer coisa pela internet, mas, para isso acontecer da melhor forma possível, é preciso ter foco em um nicho em específico. 

Para a escolha dele, é crucial pensar em algo que você já tenha alguma afinidade. Isso é importante porque os produtos escolhidos farão parte do seu dia a dia… Imagine trabalhar no próprio negócio com algo que você não gosta? Evite isso!

2- Tenha bons fornecedores

Ter um fornecedor é o básico, certo? Mas o ideal mesmo é que você trabalhe com dois, três ou mais profissionais desse tipo. Isso porque eles são cruciais para o seu negócio operar plenamente. 

Na prática, você precisa pensar da seguinte forma:

Se você tiver apenas um fornecedor e ele, por eventual problema, não tiver disponibilidade dos produtos ou matérias-primas que você precisa, é o seu cliente que vai sentir isso.

Sim, ao entrar na sua loja virtual e encontrar a mensagem “Produto indisponível no momento”, há grandes chances de o consumidor comprar o que deseja com o seu concorrente e você perder valiosas oportunidades de venda. 

Não é isso que você quer, certo? Então, conte sempre com bons fornecedores na hora de pensar em como trabalhar com Ecommerce!

3- Utilize uma plataforma de Ecommerce

É fato que os marketplaces são os canais de venda mais indicados para quem está descobrindo como trabalhar com Ecommerce. Simplesmente pelo fato de já possuírem uma forte audiência.

Contudo, em algum momento do seu negócio, você vai precisar contar com uma boa plataforma de Ecommerce, que te permita ter acesso aos mais variados recursos e serviços. É ela que vai te ajudar a fazer o gerenciamento de fatores como: meios de pagamento, produtos, pedidos, logística, etc.   

Existem diversas opções no mercado. Aqui no EnP, como estamos sempre em busca das melhores soluções para nossos alunos, nós indicamos a Nuvemshop

A plataforma é líder na América Latina e permite um teste gratuito por 30 dias. Além disso, temos um cupom de desconto de 25% no primeiro pagamento (seja mensal, semestral ou anual). Para ter acesso ao benefício, clique aqui

4- Disponibilize meios de pagamento

Os meios de pagamento são os intermediadores das transações feitas entre o cliente e o seu negócio. 

Assim, a melhor opção é disponibilizar os meios de pagamento que os consumidores estão mais acostumados a utilizar. Boleto bancário, cartões de crédito e débito e PIX são bons exemplos disso. 

Caso você queira entender um pouco mais sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo: “Top 5 meios de pagamento para Ecommerce”.

5- Configure as formas de envio

Os Correios são grandes aliados das empresas de Ecommerce, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. 

Entretanto, no início do negócio, os Correios são ainda mais importantes por conta da possibilidade de negociar os valores diretamente nas agências ou por meio de um contrato como pessoa jurídica. Assim, você terá acesso a uma tabela de preços mais em conta.

Sobre isso, vale a pena a leitura do artigo “Contrato com os Correios: sua Loja Virtual Precisa de um”. Nele, você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! 

Além disso, saiba que as transportadoras também são boas opções. E você consegue negociar os valores com elas também.

Por que trabalhar com Ecommece, afinal?

Neste ponto do artigo, você já deve ter compreendido o quanto o setor tem crescido e quais são as vantagens de saber como trabalhar com Ecommerce. 

De fato, as vendas online têm se mostrado uma excelente opção para as pessoas que querem ser donas de seus próprios negócios. Isto é: aceitando tanto o lado bom, quanto os pontos que são mais desafiadores.

Contudo, algo que precisa ficar claro é que, independentemente do nicho em que você vá atuar, nada poderá ser feito sem o conhecimento adequado. Quer dizer, você até consegue começar um negócio online de qualquer jeito, mas as chances de ele dar errado são bem grandes. 

Por tanto, na hora de pensar em trabalhar no Ecommerce, certifique-se não só de entender que, sim, ele é o mercado que mais cresce no Brasil…

Mas, para você ter sucesso, é preciso estudar bastante e seguir métodos consolidados, criados por especialistas que já ajudaram milhares de empreendedores que um dia começaram como você. 

Assine o Ecommerce na Prática para ter acesso aos melhores cursos e treinamentos sobre empreendedorismo!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!