Com o crescimento explosivo do TikTok, não há dúvidas de que a plataforma oferece oportunidades únicas para impulsionar negócios e alcançar um público amplo. Se você busca uma forma eficaz de expandir sua presença online e aumentar as vendas, criar uma loja no TikTok pode ser a estratégia ideal. E é isso que nós vamos te ensinar neste artigo!

O TikTok é uma das redes sociais mais poderosas atualmente em termos de alcance e vendas. Por lá, existem mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente. De acordo com pesquisa da Opinion Box, só no Brasil, o TikTok possui mais de 74 milhões de usuários com mais de 18 anos. 

Toda essa popularidade, é claro, chama a atenção de empresas e empreendedores que desejam criar uma boa presença e vender seus produtos e serviços dentro da rede social. A dúvida que surge, entretanto, é como fazer isso?

Uma das estratégias mais eficazes é criar uma loja no TikTok, permitindo que os usuários descubram e comprem produtos diretamente na plataforma. Neste artigo, vamos explorar o que é uma loja no TikTok, como criá-la e as melhores maneiras de divulgar seu negócio na plataforma.

Vem ler!

O que é uma loja no TikTok?

Uma loja no TikTok é uma funcionalidade que permite que empresas e empreendedores vendam seus produtos na plataforma. Na verdade, ter uma loja por lá nada mais é do que fazer integração da sua loja virtual com a rede social, deixando o seu catálogo de produtos disponível para os clientes.

Ao criar uma loja, você pode exibir seus produtos, incluir descrições, preços e links de compra, tornando a experiência de compra rápida e conveniente para os usuários do TikTok. 

Além disso, as lojas no TikTok são integradas com o carrinho de compras nativo da plataforma, facilitando ainda mais o processo de compra. Vamos aprofundar mais como você pode utilizar todos esses recursos a seguir… Continue a leitura!

Como criar uma loja no TikTok?

Como dito anteriormente, para criar uma loja com o TikTok você precisa, antes de tudo, ter uma loja virtual que tenha integração com a rede social. Vale ressaltar que o processo pode variar de acordo com a plataforma de Ecommerce que você utiliza, mas, no geral, o caminho é relativamente o mesmo.

Para fins de exemplo, vamos apresentar o passo a passo para quem utiliza a Nuvemshop. Veja a seguir: 

  1. Caso ainda não tenha, crie uma conta no TikTok for Business, ferramenta usada por empresas para desenvolver ações de marketing dentro da plataforma;
  2. Em seguida, acesse o painel da sua loja para conectá-la com o TikTok Ads;
  3. Vá em “Canais de venda”, depois, em “TikTok” e clique em “Conectar conta”;
  4. Aceite as permissões e clique em “Confirm”;
  5. O TikTok solicitará outra verificação do seu endereço de e-mail, apenas por medida de segurança. Clique em “Send Code”, copie o código enviado para sua caixa de e-mail, cole no campo “Verification Code” e clique em “Verify”;
  6. Após concluir a verificação, você será direcionado para a página de configuração TikTok For Business;
  7. Lá, na seção “Central de Negócios”, você deverá definir um nome e clicar em “Criar nova”;
  8. Em “Conta de anúncios do TikTok”, clique em “Conectar”. Se você não tiver uma conta ou quiser usar outra, basta definir um nome e clicar em “Criar nova”;
  9. Em “Compartilhamento de dados”, crie uma conta dos Pixels do TikTok, definindo o nome da central de negócios e clicando em “Criar nova”;
  10. Vá em “Habilitar correspondência avançada” para concordar em compartilhar dados do cliente (e-mail, número de telefone, nome e localização);
  11. Para finalizar, defina um nome para o catálogo e clique em “Criar nova”. Depois, vá em “Finalizar Configuração”, feche a janela, volte ao painel da sua loja virtual e atualize a página.

Simples, não é? Caso queira uma ajuda extra nesse sentido, vale a pena assistir ao vídeo em que Fabio Ludke, consultor e especialista de Ecommerce, ensina como integrar a sua loja virtual com o perfil comercial do TikTok: 

Como divulgar um negócio no TikTok?

Agora que você já sabe como ter a sua loja no TikTok, vale a pena também aprender a como divulgá-la, explorando todas as possibilidades para aumentar a visibilidade da sua marca e atrair clientes por lá. Aqui estão algumas dicas práticas sobre como divulgar seu negócio no TikTok:

1. Conheça a plataforma

O primeiro passo para divulgar seu negócio com sucesso no TikTok é entender como a plataforma funciona. Para isso, explore diferentes tipos de vídeos, siga perfis populares, participe de desafios e interaja com a comunidade. 

Consumir o conteúdo de outros perfis – sejam eles concorrentes ou não – permitirá que você conheça melhor os recursos, as tendências e os interesses do público do TikTok, facilitando a criação de conteúdo relevante e envolvente para seu negócio.

📚 Leia também: TikTok para empresas: qual a sua importância e como usar [+exemplos]

2. Crie conteúdo divertido e interativo para a audiência

O TikTok é uma plataforma conhecida por seu conteúdo criativo, divertido e envolvente. Ao criar vídeos para promover seu negócio, pense em maneiras de entreter seu público-alvo. 

Você pode utilizar recursos como efeitos especiais, filtros, transições criativas e edição dinâmica para tornar seus vídeos visualmente atraentes. Também vale a pena experimentar diferentes formatos de conteúdo, como tutoriais rápidos, desafios, histórias de bastidores e conteúdo relacionado ao seu nicho.

💡 Dica: conhecer bem o seu nicho de mercado e as necessidades da sua audiência serão cruciais para produzir conteúdo relevante no TikTok. 

3. Aproveite os sons em alta

O TikTok é uma plataforma muito musical, não é mesmo? Por lá, muitos vídeos se tornam virais por meio de sons populares e você pode aproveitar isso para divulgar a sua loja e seus produtos. 

Fique atento aos sons em alta, como músicas, trechos de diálogos, áudios engraçados ou qualquer outro tipo de áudio que esteja sendo amplamente usado pela comunidade. Incorporar esses sons em seus vídeos pode ajudar a atrair a atenção dos usuários e aumentar suas chances de ser descoberto.

Lembre-se apenas de respeitar os direitos autorais e os termos de uso do TikTok. Verifique se você tem permissão para usar determinadas músicas ou áudios antes de incorporá-los aos seus vídeos. Além disso, seja criativo e original ao usar os sons em suas criações, para se destacar da multidão e capturar a atenção dos usuários do TikTok. 😉

💲 Leia também: Como vender no TikTok? 9 dicas para faturar mais na rede

4. Utilize boas hashtags

Você sabia que as hashtags têm um papel importante na descoberta de conteúdo no TikTok? Por isso, não hesite em pesquisar e utilizar as hashtags relevantes para o seu negócio. 

Procure por hashtags populares dentro do seu nicho e inclua-as nas legendas dos seus vídeos. Isso ajudará seu conteúdo a ser encontrado por usuários interessados no seu produto ou serviço. 

Outra dica é participar de desafios e tendências usando as hashtags correspondentes para aumentar sua visibilidade e engajamento dentro da plataforma.

5. Faça duetos com vídeos famosos

O recurso de dueto no TikTok permite que você crie um vídeo lado a lado com outro vídeo existente. Aproveite essa oportunidade para fazer duetos com vídeos populares que estejam relacionados ao seu negócio. 

Essa é uma estratégia valiosa para que você associe sua marca a conteúdos com boa performance e alcance um novo público, que já está interessado no tipo de conteúdo que você oferece.

6. Use referências de conteúdos de sucesso

Lembra quando falamos sobre a necessidade de estar atento aos vídeos e tendências que estão em alta no TikTok? Pois é…

Observe quais tipos de conteúdo estão recebendo muitas visualizações, curtidas e compartilhamentos e use essas referências como inspiração para criar vídeos relacionados ao seu negócio

Por exemplo, se um desafio específico estiver se destacando, pense em como você pode adaptá-lo para promover seus produtos ou serviços. 

É claro que antes vale a pena entender se a referência faz sentido para a sua empresa e a sua audiência. O foco é criar conteúdos que chamem a atenção dos seus potenciais clientes.  

7. Faça anúncios na plataforma

O TikTok oferece opções de anúncios para ajudar a promover seu negócio de maneira eficiente. 

Por meio do TikTok Ads, é possível criar anúncios nativos que aparecem no feed dos usuários, anúncios em formato de branded hashtags e desafios patrocinados que incentivam os usuários a participarem de uma campanha relacionada ao seu negócio. 

Explore as opções de anúncios disponíveis e ajuste suas estratégias de acordo com seus objetivos e orçamento de marketing.

Lembre-se de que, além dessas estratégias específicas, é essencial ser autêntico, interagir com a comunidade e manter uma presença consistente no TikTok. Essa plataforma é conhecida por sua natureza criativa e viral, por isso experimente diferentes abordagens, acompanhe as métricas de desempenho e ajuste sua estratégia conforme necessário.

📚 Caso queira saber mais sobre isso, sugerimos a leitura do artigo: Como anunciar no TikTok: guia rápido para negócios

Vale a pena ter uma loja no TikTok, afinal?

Sim. O TikTok tem um alcance global impressionante, com mais de 2 bilhões de downloads em todo o mundo. Isso significa que você terá acesso a uma base de usuários imensa, podendo alcançar um público vasto e diversificado para promover seus produtos ou serviços. 

Além disso, o TikTok é conhecido por seu alto engajamento e pela capacidade de viralizar conteúdo. Isso significa que, se você criar vídeos interessantes e envolventes para promover sua loja, há uma chance maior de seu conteúdo alcançar uma ampla audiência e se tornar viral, aumentando assim a visibilidade do seu negócio. 

Contudo, sabemos que nem sempre é fácil criar conteúdos que atraem, engajam e convertem clientes. Às vezes é preciso uma ajudinha extra para desenvolver um cronograma de publicações e extrair os melhores resultados no TikTok ou em qualquer outra rede social.  

Pensando nisso, nós criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Ele vai te ensinar a mapear tópicos e produzir conteúdos realmente personalizados para a sua audiência. 

As aulas já estão disponíveis em nossa plataforma de educação por assinatura. Clique aqui para saber como participar: