Vender na internet é uma das formas mais baratas e simples de começar a ganhar dinheiro. No entanto, é necessário otimizar os canais de comunicação do seu Ecommerce para aumentar a conversão de vendas. Para isso, existe uma ferramenta poderosa e gratuita que vai te ajudar: o Whatsapp. Criando um link do Whatsapp, você poderá atrair clientes de outro canal para o Whatsapp, tornando sua comunicação mais eficaz.

Neste artigo, fiz o passo a passo de como criar link no Whatsapp e atrair mais clientes. 

O Head Comercial do Ecommerce na Prática, Alan Monteiro, também mostra o passo a passo de como criar link no Whatsapp direto do celular neste vídeo: 

Whatsapp para vendas (Whatsapp Business) 

Como criar link no Whatsapp - Whatsapp para vendas

Antes de te mostrar o passo a passo para criar o link de comunicação, você precisa atualizar seu aplicativo para a versão Business. 

Afinal, o que é o Whatsapp Business? 

Vou te explicar melhor sobre… O Whatsapp Business foi criado com o objetivo de alavancar as vendas, principalmente, dos pequenos e médios empreendedores, além de otimizar a comunicação e aproximar a relação com os clientes de forma mais profissional. 

Veja as vantagens do Whatsapp Business: 

  • Aplicativo totalmente gratuito;
  • Relação mais direcionada com o cliente;
  • Permite separar os contatos pessoais dos contatos profissionais
  • Perfil completo indicando ser uma empresa - nome da empresa, site, endereço, horário de atendimento...
  • Recursos como criar Link curto para dar acesso direto ao seu contato Business.

Quer saber mais detalhes sobre essa ferramenta com grande potencial de venda? Leia o nosso artigo Como usar Whatsapp Business para Vender mais. 

Depois de atualizar a sua conta no Whatsapp para a versão Business e conhecer as vantagens dessa ferramenta, vou te mostrar o passo a passo de como criar link curto no Whatsapp e atrair clientes.

Com esse link de comunicação pronto, é possível enviá-lo para os clientes em outros canais, como Instagram e Facebook. Assim, pode tornar o contato mais prático e agradável por meio de um aplicativo que a maioria das pessoas têm baixado no celular. 

Depois de feito, garanto que você vai notar a diferença que esse pequeno detalhe pode gerar para o seu negócio. 

Como criar link no Whatsapp 

1-  Passo a Passo versão IOS

  • Clique no botão “Ajustes” (símbolo de engrenagem no canto inferior esquerdo da tela);
  • Depois, clique em “Ajustes da empresa”;
  • Aperte o botão “Link curto”;

Ao clicar no “Link curto”, ao lado da sua foto vai aparecer um link já pronto para você enviar ao seu cliente com o contato, porém este link ainda não está personalizado. 

Para enviar a mensagem que deseja, você deve escrever na caixa de texto que aparece logo abaixo da sua foto de perfil. Seguimos os passos: 

  • Escreva uma mensagem personalizada que deseja enviar para todos os clientes na área “Crie uma mensagem personalizada para o seu cliente”
  • Clique em voltar; 
  • Novamente, clique em “Link curto” para ver se a mensagem foi alterada. 

Após seguir todas essas etapas, o seu link curto de comunicação será gerado com sucesso e estará pronto para ser enviado aos seus clientes. 

Agora vou te ensinar o passo a passo para a versão Android. 

Leia também: Guia definivo: Como vender pelo Whatsapp todos os dias

2- Passo a Passo Versão Android 

  • Clique nos três pontinhos na parte superior da tela. Em seguida, clique no botão “Configurações”;
  • Depois clique em “Configurações da Empresa”;
  • Aperte no botão “Link curto”;

Assim como na versão IOS, nesse momento irá aparecer um link curto já feito pelo aplicativo ao lado da sua foto de perfil, mas você também terá que personalizá-lo para enviar a mensagem que deseja aos seus clientes. Abaixo da foto terá uma caixa de texto para você fazer isso. Seguindo: 

  • Escreva uma mensagem personalizada que deseja enviar para todos os clientes na área “Crie uma mensagem personalizada para o seu cliente”.
  • Clique em voltar; 
  • Novamente, clique em “Link curto” para ver se a mensagem foi alterada. 

Já apresentado as duas formas de criar link no Whatsapp, você já está apto para realizar essa tarefa com facilidade e otimizar a comunicação do seu negócio. 

Encurtador de link

Muitas vezes o link de comunicação gerado pelo Whatsapp fica grande demais, o que não o torna agradável na hora da leitura… Para isso, você precisa encurtar este link. 

Existem diversas ferramentas com essa função que podem ser encontradas facilmente no Google. Porém, recomendo a você que utilize o Bitly: um dos mais famosos encurtadores de URL. 

O processo é muito simples: basta ir até o site do Bitly e, na própria página inicial, jogar o seu link no botão “Shorten your link”. Clique em “Shorten” e pronto! O seu link irá aparecer em uma versão menor pronto para ser usado. 

Além disso, se você fizer uma conta no Bitly, terá alguns recursos disponíveis na versão gratuita como: gerar métricas para você analisar os acessos que você teve através desse link e todos os links gerados ficam salvos na plataforma para acessar quando quiser. 

Dica: Deixe esse link na descrição dos seus produtos, seja em marketplaces ou no próprio site da sua loja virtual. Caso o cliente queira tirar alguma dúvida ou solucionar algum problema, ele consegue entrar em contato com você de forma muito mais rápida por meio deste link.

Aumente as vendas com o Whatsapp

Quanto melhor a comunicação com o seu cliente, mais chances de aumentar a conversão de vendas do seu negócio. Por este motivo, mostrei o passo a passo para criar o link do Whatsapp.

O cliente quer agilidade na hora da compra, pois, hoje em dia, as pessoas têm uma rotina cada vez mais cheia e o que elas não querem é perder tempo em qualquer âmbito. No momento de fazer compras não é diferente, por isso a importância de otimizar os canais de comunicação... 

Porém, além de otimizar os canais de comunicação, existem outros métodos indispensáveis para aumentar a conversão de vendas do seu negócio. 

Seja para quem quer iniciar a carreira no empreendedorismo ou para quem já está caminhando no Ecommerce, o curso de Mobile Business é a chave que você precisa para vender todos os dias nesses canais.

No treinamento você aprenderá como configurar sua conta e usar estratégias para gerenciar e atrair novos clientes.

As aulas estão disponíveis com a assinatura do Ecommerce na Prática!

Para começar, clique aqui: