O texto pronto para vendas no WhatsApp pode ser um grande facilitador no dia a dia dos empreendedores. Ele ajuda a economizar tempo, padronizar a comunicação e aumentar as oportunidades de fechar vendas. Quer saber como fazer um para o seu negócio? Leia este artigo!

Com o aumento da popularidade do WhatsApp como canal de atendimento, tornou-se crucial para os empresários a adoção de estratégias de vendas focadas na plataforma. Uma delas diz respeito à necessidade de saber como se comunicar efetivamente com seus clientes

Nós estamos falando, mais precisamente, sobre o uso de textos prontos para vendas no WhatsApp. Você já pensou em utilizar este recurso?

Apesar de pré-prontos, esses textos podem – e devem – ser editados de acordo com o cliente, criando uma comunicação mais efetiva e personalizada para aumentar ainda mais a chance de fechar vendas.

Entretanto, para isso é preciso ter uma base sólida, ou seja, um bom texto pronto para vendas no WhatsApp.  Ao longo deste artigo, nós vamos  mostrar qual a importância desse tipo de iniciativa, como criar um bom texto para fechar vendas, além de exemplos práticos e outros pontos importantes.

Vamos começar?

Por que usar texto pronto para vendas no WhatsApp?

Usar um texto pronto para vendas no WhatsApp pode trazer muitas vantagens para os negócios. Entre as principais, estão:

  • Economia de tempo: não é preciso criar uma mensagem do zero sempre que precisar entrar em contato com um cliente. Com um modelo de texto pronto, o vendedor pode personalizá-lo facilmente para se adequar à necessidade do cliente;
  • Padronização da abordagem: é possível manter uma linguagem mais profissional e uma abordagem mais estruturada, o que pode aumentar a efetividade da venda. Também ajuda a evitar erros comuns que podem ocorrer ao redigir um texto às pressas;
  • Possibilidade de adaptá-los para diferentes situações: como abordagens de novos clientes, follow-up com os antigos, oferecimento de promoções, entre outros. Com isso, é possível manter uma comunicação mais eficiente com os clientes e aumentar as chances de conversão em vendas;

Entretanto, há um ponto de atenção: não é porque o texto está “pronto” que ele não possa ser ajustado. Na verdade, o ideal é que a mensagem seja editada sempre que for necessário, a fim de não tornar o atendimento engessado ou pouco eficiente diante das necessidades dos consumidores.

 

Como fazer uma mensagem de venda no WhatsApp?

Para fazer uma mensagem de venda no WhatsApp, é importante seguir algumas boas práticas. Vamos explicar cada uma delas a seguir:

1. Seja breve

As pessoas têm pouco tempo e atenção para dedicar às mensagens de vendas, por isso, a sua mensagem precisa ser clara, concisa e direta ao ponto.

Evite mensagens longas e cansativas, que podem fazer com que o cliente perca o interesse e nem mesmo leia a mensagem completa. Comece com uma saudação curta e vá direto ao assunto, destacando as principais vantagens do produto ou serviço que você está oferecendo.

Lembre-se que o objetivo da mensagem é despertar o interesse do cliente e incentivá-lo a continuar a conversa, não dar todas as informações de uma só vez. Use a mensagem de venda como um "gancho" para iniciar uma conversa e esclarecer dúvidas ou detalhes mais tarde.

2. Mantenha um tom cordial e educado

Quando se trata de vendas no WhatsApp, é essencial ser cordial e educado ao se comunicar com seus clientes em potencial. Isso inclui usar uma saudação adequada, como "olá" ou "boa tarde", e sempre agradecer pela atenção do cliente

Também é importante manter uma linguagem amigável e positiva durante toda a conversa, sem ser agressivo ou insistente demais. Lembre-se de que os clientes querem se sentir valorizados e respeitados durante todo o processo de compra.

Leia também: Tipos de clientes: conheça os 12 principais e como tratá-los

3. Use uma linguagem simples

O seu texto pronto para vendas no WhatsApp deve considerar que nem todos os seus clientes têm a mesma familiaridade com termos técnicos ou linguagem específica do seu nicho de mercado. 

Por isso, é fundamental que a linguagem utilizada seja simples e clara, para que o cliente compreenda facilmente o que está sendo oferecido. Evite o uso de palavras difíceis e frases muito longas. Opte por uma linguagem mais coloquial e direta, sem comprometer a clareza da mensagem. 

Além disso, adeque a linguagem a persona do seu negócio, considerando aspectos como idade, região, necessidades, etc. Dessa forma, a mensagem será mais compreensível e efetiva na venda.

4. Não cometa erros de português

Erros de português podem passar uma imagem negativa da sua empresa e até mesmo prejudicar a compreensão da mensagem. 

Por isso, é fundamental revisar a mensagem antes de enviá-la para garantir que não haja erros gramaticais ou ortográficos. Se necessário, use recursos como corretores ortográficos e gramaticais para evitar erros. 

Dessa forma, a mensagem será clara e profissional, o que aumentará a confiança do cliente em relação à empresa.

5. Inclua um CTA

O CTA, ou Call to Action, é uma das partes mais importantes de uma mensagem de venda no WhatsApp e pode ser usado com o auxílio de bons gatilhos mentais

Isso porque ele é responsável por incentivar o cliente a tomar uma ação após ler a mensagem, seja para visitar o site da empresa, fazer uma compra ou entrar em contato com o vendedor.

O CTA deve ser claro e objetivo, informando ao cliente exatamente qual é a próxima etapa que ele deve seguir para obter mais informações ou realizar a compra. Na prática, o seu CTA deve ser:

  • Específico: deixe claro qual ação o cliente deve tomar, como "clique no link" ou "responda com 'sim' para saber mais";
  • Urgente: inclua termos como "agora" ou "hoje" para criar senso de urgência e incentivar a ação imediata;
  • Persuasivo: use palavras que despertem o interesse do cliente, como "descubra agora" ou "aproveite essa oferta exclusiva";
  • Consistente: o CTA deve estar alinhado com o objetivo da mensagem e com a jornada de compra do cliente.

Além disso, é importante posicionar o CTA em um local de destaque na mensagem, de forma que ele seja facilmente identificado pelo cliente. Uma boa estratégia é incluí-lo no final do texto.

6. Use imagens, se possível

Outro fator importante no texto pronto para vendas no WhatsApp é o uso de imagens. Elas são bastante eficazes para chamar a atenção do cliente e transmitir informações de forma visual e atraente. 

As imagens podem ajudar a ilustrar as características do produto, apresentar promoções e descontos, e despertar a curiosidade do seu interlocutor. No entanto, é importante ter em mente que o uso de imagens deve ser feito com moderação e de forma estratégica, para não sobrecarregar a mensagem e torná-la confusa ou cansativa. 

📱 Você sabia que é possível prograrmar mensagens automáticas no WhatsApp? Te ensinamos como fazer isso aqui: Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

18 textos prontos para vendas no WhatsApp

Agora que você já tem uma boa visão sobre as mensagens pré-prontas para atendimentos de venda no WhatsApp, chegou o momento de conhecer alguns exemplos básicos para o dia a dia. 

Confira a seguir:

Abordagem de venda

Opção 1:

Olá, {nome do cliente}!

Eu sei que o seu tempo é valioso, por isso, vou direto ao assunto. Estou entrando em contato para apresentar uma oferta especial que acredito que pode ser muito interessante para você.

Nós oferecemos soluções de {descreva o segmento do seu negócio} que podem transformar a maneira como você {descreva a transformação que o seu produto/serviço pode proporcionar}.

Para ajudar você a aproveitar essa oportunidade, eu gostaria de oferecer {descreva a oferta especial}. Essa é uma oferta limitada e exclusiva para novos clientes, então aproveite enquanto ainda há tempo.

Se você estiver interessado(a) e quiser saber mais sobre essa oferta, basta responder essa mensagem com EU QUERO, que eu ficarei feliz em esclarecer todas as suas dúvidas.

Aguardo a sua resposta e espero ter a oportunidade de ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos.

Opção 2:

Olá, {nome do cliente}!

Entro em contato para apresentar um produto/serviço que acredito que possa ser muito útil para você. Nós oferecemos soluções de {descreva o segmento do seu negócio} que podem ajudá-lo(a) a {descreva a transformação que o seu produto/serviço pode proporcionar}.

Sei que muitas pessoas estão enfrentando {descreva o problema que o seu produto/serviço pode ajudar a solucionar} e gostaria de ajudá-lo(a) a encontrar uma solução para esse problema.

Para isso, gostaria de saber um pouco mais sobre as suas necessidades e objetivos para apresentar uma solução personalizada para você.

Se você estiver interessado(a), podemos marcar um horário para uma conversa mais detalhada sobre como podemos ajudá-lo(a). Basta responder essa mensagem com SIM que entro em contato para agendarmos.

Agradeço desde já pelo seu tempo e espero poder ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos.

Prospecção de clientes

Opção 1:

Olá, {nome do cliente}!

Somos uma empresa especializada em {descreva o nicho de mercado do seu negócio} e gostaríamos de apresentar nossas soluções para você. Sabemos que  você enfrenta diversos desafios, como {descreva um problema comum do segmento de mercado do seu cliente}, e acreditamos que podemos ajudá-lo(a) a superá-los.

Gostaria de saber se você tem interesse em saber mais sobre nossos serviços e como eles podem ajudar a sua empresa a crescer. Se sim, posso enviar mais informações por aqui ou, se preferir, podemos marcar um horário para conversar melhor sobre suas necessidades e objetivos.

Fico no aguardo do seu retorno!

Opção 2:

Olá, {nome do cliente}!

Eu vi que você tem interesse em {descreva algo que o cliente demonstrou interesse}. E se eu te disser que posso te ajudar a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e eficiente?

Somos especialistas em {descreva o segmento do seu negócio} e oferecemos soluções personalizadas para nossos clientes. Temos certeza de que podemos ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos de forma mais fácil e rápida.

Gostaria de saber mais sobre nossos serviços? Responda essa mensagem com SIM e entraremos em contato para agendar uma conversa para entender melhor suas necessidades.

Aguardamos sua resposta!

Lançamento de produtos

Opção 1:

Olá, {nome do cliente}!

Temos uma novidade que vai deixá-lo(a) muito feliz! Estamos lançando um novo produto que é perfeito para você que está buscando {descreva os benefícios do item}.

Estamos oferecendo um desconto especial de lançamento para os primeiros clientes que comprarem o produto. Não perca a chance de adquirir {nome do item} por um preço imperdível!

Gostaria de saber mais detalhes sobre o produto e aproveitar essa oferta especial? Responda essa mensagem com SIM e vamos conversar!

Opção 2:

Olá, {nome do cliente}!

Estamos muito empolgados em anunciar o lançamento de nosso novo produto, {nome do item}. Ele foi criado com muito cuidado e atenção aos detalhes, pensando especialmente em clientes como você, que buscam {descreva o que o produto oferece}.

Além disso, queremos te presentear com um cupom de desconto exclusivo para que você possa adquirir o produto com um preço ainda mais vantajoso. Responda essa mensagem com SIM e enviaremos o cupom para você!

Aproveite essa oportunidade única de experimentar nosso novo produto e elevar sua experiência a um novo patamar. Estamos ansiosos para te atender e te ajudar a alcançar seus objetivos!

Condição especial de venda

Opção 1:

Olá, {nome do cliente}! Como você está?

Gostaria de te oferecer uma oportunidade única! Estamos oferecendo uma condição especial de venda para nossos clientes mais fiéis, como você.

Por tempo limitado, vamos oferecer {descreva a oferta especial}, com um desconto incrível de {porcentagem de desconto}.

Não perca esta chance para adquirir {nome do produto} por um preço especial! Responda essa mensagem com EU QUERO e saiba mais sobre essa oferta imperdível!

Opção 2:

Olá, {nome do cliente}! Tudo bem?

Como um dos nossos clientes mais especiais, você tem direito a uma condição especial de venda! Estamos oferecendo um desconto exclusivo de {porcentagem de desconto} em {nome do produto}.

Se você estava esperando uma oportunidade para adquirir esse produto por um preço mais acessível, agora é a hora! Mas corra, pois esta oferta é por tempo limitado.

Responda essa mensagem com EU QUERO e garanta já o seu {nome do produto} com desconto especial!

Foco nas vantagens do produto

Opção 1:

Olá {nome do cliente}, tudo bem?

Eu gostaria de falar com você sobre o nosso produto {nome do produto}. Ele possui diversas vantagens em relação aos produtos concorrentes, como {listar algumas vantagens, como qualidade superior, durabilidade, praticidade, etc.}.

Além disso, eu gostaria de te oferecer um desconto especial na compra do {nome do produto} hoje. Temos certeza que você irá adorar!

Caso queira saber mais informações sobre o produto ou aproveitar a oferta, basta responder a essa mensagem.

Opção 2:

Olá {nome do cliente}, você sabia que o nosso produto {nome do produto} pode ajudá-lo a {listar uma ou mais transformações que o produto proporciona}?

Além disso, o {nome do produto} possui diversas vantagens em relação aos produtos similares, como {listar algumas vantagens, como praticidade, conforto, segurança, etc.}.

Nós acreditamos que o {nome do produto} pode ser uma excelente escolha para você e gostaríamos de oferecer uma condição especial para a compra hoje.

Ficou interessado? Responda essa mensagem para saber mais detalhes.

Cupom de desconto

Opção 1:

Olá, {nome do cliente}!

Estou entrando em contato para te contar uma novidade incrível! Como um agradecimento especial pela sua lealdade, estamos oferecendo um cupom de desconto exclusivo para você: {código do cupom}.

Com este cupom, você pode aproveitar {descreva a promoção em que o cupom pode ser aplicado}, além de garantir uma economia significativa na sua próxima compra.

Não perca tempo e utilize o seu cupom agora mesmo!

Opção 2:

Olá, {nome do cliente}!

Eu tenho uma oferta especial para você! Com o nosso cupom de desconto exclusivo, você pode economizar {valor ou percentual do desconto} em sua próxima compra.

Nossos produtos são {descreva as vantagens e diferenciais do produto}, e agora você pode experimentá-los com um preço ainda mais acessível.

Não perca esta oportunidade e aproveite o nosso cupom de desconto agora mesmo. Insira o código {código do cupom} no checkout e desfrute de descontos incríveis em nossos produtos.

Fico no aguardo da sua próxima compra!

Up-sell

Opção 1:

Olá {nome do cliente}! Espero que esteja tudo bem. 

Já que você adquiriu o {produto/serviço}, acredito que também possa se interessar por {produto/serviço complementar}. Esse item vai potencializar ainda mais a sua experiência com {produto/serviço} e trazer resultados ainda melhores para você. 

Por isso, hoje estou oferecendo um desconto exclusivo de {porcentagem} na compra desse produto. 

Aproveite essa oportunidade única e transforme ainda mais a sua vida com {marca/empresa}!

Opção 2:

Olá {nome do cliente}, tudo bem? 

Vi que você adquiriu recentemente o {produto/serviço} conosco e queria compartilhar uma novidade com você. 

Nós acabamos de lançar uma versão premium do {produto/serviço} que oferece ainda mais recursos e benefícios exclusivos. Com essa versão, você poderá {descreva as vantagens do produto premium}. 

E o melhor de tudo é que, como cliente fiel, você tem acesso a um desconto especial na compra desse upgrade. Não perca essa chance de ter o melhor que {marca/empresa} tem a oferecer. 

Estou à disposição para ajudá-lo com qualquer dúvida que possa ter.

Cross-sell

Opção 1: 

Olá {nome do cliente}, espero que esteja tudo bem! Eu percebi que você comprou recentemente {nome do produto}, e gostaria de te apresentar um item complementar que pode te ajudar ainda mais: {nome do produto complementar}.

Comprando ambos, você terá {benefícios da combinação dos produtos}. Além disso, estamos oferecendo um desconto especial de {percentual de desconto} na compra dos dois produtos juntos.

O que você acha? Se tiver alguma dúvida, é só me perguntar.

Opção 2:

Olá {nome do cliente}, tudo bem? 

Notei que você adquiriu recentemente {nome do produto}, e gostaria de te oferecer uma opção para tornar essa experiência ainda melhor.

Estou falando de {nome do item relacionado}, que complementa perfeitamente o {nome do produto} e vai potencializar ainda mais os seus resultados. E o melhor de tudo é que, como nosso cliente fiel, você tem acesso a uma oferta exclusiva: {descrição da oferta}.

Não perca a oportunidade de turbinar seus resultados e economizar ao mesmo tempo. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Follow-up

Opção 1:

Olá {nome do cliente}, tudo bem?

Eu gostaria de saber se você já teve a oportunidade de analisar a proposta que te enviei na semana passada. Estou disponível para esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido.

Lembre-se que a oferta é por tempo limitado, então, se tiver interesse em adquirir o {nome do produto}, me avise o mais breve possível para que possamos fechar negócio.

Fico no aguardo do seu retorno.

Opção 2:

Olá {nome do cliente},

Eu só queria saber se você teve a oportunidade de testar o {nome do produto} que lhe enviei da última vez. Eu adoraria saber o que você achou dele.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para configurar algo, por favor, não hesite em me contatar. Estou aqui para ajudar.

Tenha um ótimo dia!

Aproveite para ler também: Como abordar um cliente pelo WhatsApp: 9 dicas essenciais.

5 dicas para fechar mais vendas no WhatsApp

Neste ponto do artigo você já sabe que o texto pronto para vendas no WhatsApp se tornou uma ferramenta poderosa para aumentar a taxa de conversão, permitindo que empresas de todos os tamanhos alcancem clientes de maneira prática e eficiente. 

No entanto, para fechar mais vendas no WhatsApp, é preciso seguir algumas boas práticas e estratégias. Vamos apresentar 5 dicas cruciais a seguir:

1. Não confunda WhatsApp profissional com pessoal

Ao utilizar o WhatsApp para fins profissionais, é importante separar a conta pessoal da conta profissional. Isso porque usar o WhatsApp pessoal pode comprometer a sua imagem e credibilidade perante os clientes, além de causar possíveis confusões e misturas de assuntos. 

Por isso, é essencial ter uma conta exclusiva para a empresa e utilizar apenas essa conta para realizar as vendas e atendimentos aos clientes. Dessa forma, você mantém uma postura mais profissional e organizada, além de proteger sua privacidade pessoal.

Leia também: Como ter dois WhatsApp? Veja 5 maneiras de duplicar sua conta

2. Tenha agilidade para responder

Ter agilidade para responder as mensagens dos clientes é essencial para fechar mais vendas no WhatsApp – independentemente de você usar texto pronto ou não. 

Os clientes esperam uma resposta rápida e eficiente, por isso é importante estar sempre atento às notificações e responder o mais rápido possível. Não é à toa que os textos prontos para vendas são tão eficientes, não é mesmo? 

Eles tornam o atendimento mais ágil, o que pode pode fazer toda a diferença na hora de fechar uma venda.

3. Seja sempre acessível

Para fechar mais vendas no WhatsApp, não basta só ter um excelente texto pré-pronto. Também é fundamental estar pronto para atender às dúvidas, solicitações e necessidades a qualquer momento

Você deve ficar atento ao canal de atendimento em horário comercial e, fora desse período, disponibilizar atendimento automatizado, como chatbots, por exemplo.Isso vai ajudar o cliente a tirar dúvidas básicas mais rapidamente e, ao mesmo tempo, evitar que você perca oportunidades de venda.

4. Organize sua lista de contatos

Organizar a lista de contatos é essencial para otimizar o tempo e aumentar a eficiência nas vendas pelo WhatsApp. Algumas dicas importantes para isso incluem:

  • Classificar os contatos por níveis de prioridade, levando em conta a probabilidade de fechamento de venda;
  • Utilizar etiquetas de identificação das necessidades e interesses de cada contato, o que possibilita a personalização do atendimento;
  • Segmentar a lista de contatos em grupos específicos, de acordo com o perfil de cada cliente ou tipo de produto;
  • Atualizar constantemente a lista de contatos, removendo números inativos e adicionando novos contatos que possam ser relevantes para o negócio.

Você pode, inclusive, criar uma lista de transmissão no WhatsApp e contar com as funcionalidades que essa ferramenta fornece. 

5. Aprofunde seus conhecimentos sobre a ferramenta

Por último, mas não menos importante, você deve aprofundar seus conhecimentos sobre a ferramenta. Isso inclui aprender a utilizar todos os recursos disponíveis, como mensagens automáticas, catálogo de produtos e mais.

Quando você se torna um expert no uso do WhatsApp para vendas, mais chances há de oferecer um atendimento de qualidade e personalizado para seus clientes, aumentando assim suas chances de fechar mais negócios.

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!

Perguntas Frequentes

Por que usar texto pronto para vendas no WhatsApp?

Usar um texto pronto para vendas no WhatsApp gera diversas vantagens, como: economia de tempo, padronização da abordagem, possibilidade de adaptá-los para diferentes situações. Contudo, o ideal é que a mensagem seja editada quando necessário, para não tornar o atendimento engessado.

Como fazer uma mensagem de vendas no WhatsApp?

1. Seja breve; 2. Mantenha um tom cordial e educado; 3. Use uma linguagem simples; 4. Não cometa erros de português; 5. Inclua um CTA; 6. Use imagens, se possível.

Qual mensagem colocar no WhatsApp comercial?

Depende do seu objetivo. Se você deve prospectar clientes, por exemplo, busque ser breve e direto, dizendo para o cliente o que deseja sobre as vantagens do seu produto e oferecendo condições especiais para a compra, se for o caso.