O WhatsApp é um dos canais de atendimento mais populares para empresas, sejam elas do ramo físico ou online. E, no dia a dia, saber como criar e enviar mensagem automática no WhatsApp pode agilizar muito a sua rotina de comunicação com o cliente. Quer saber como fazer isso? Te contamos agora. 

O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens instantâneas mais usadas do mundo. Só no Brasil, são mais de 147 milhões de contas ativas, o que coloca o nosso país em 2º lugar entre as nações que mais usam o aplicativo. 

E, como você já sabe, o WhatsApp não é usado apenas para entrar em contato com amigos e familiares. Essa também se tornou uma poderosa ferramenta de comunicação entre empresas e seus clientes. 

Mas e quando o volume de mensagens é grande demais para ser gerenciado? A solução é deixar seus clientes esperando? Isso certamente te faria perder muitas vendas.

Por isso, neste artigo, vamos te ensinar como configurar as mensagens automáticas do WhatsApp e como usá-las a favor do seu negócio. Temos certeza de que este conteúdo vai te ajudar a melhorar o atendimento e fazer mais vendas. Leia agora! 

O que é a mensagem automática no WhatsApp?

Uma mensagem automática no WhatsApp é um recurso presente apenas na versão para empresas do aplicativo, o WhatsApp Business. Quando ativada e configurada corretamente, ela permite que o cliente receba uma mensagem sempre que entrar em contato com a sua empresa

As mensagens automáticas do WhatsApp servem para dar as boas-vindas, avisar sobre a ausência ou comunicar horários de funcionamento. Em alguns casos, as mensagens automáticas também ajudam a fazer uma triagem de clientes, o que facilita o atendimento feito por atendentes humanos.

As mensagens automáticas permitem que você ofereça um atendimento 24h, ainda que não tenha um atendente conectado o dia inteiro. Vale lembrar que oferecer canais de comunicação e atendimento – mesmo que parcialmente automatizados – é uma obrigação de toda loja virtual

Também destacamos que a funcionalidade de mensagem automática no WhatsApp é gratuita e está disponível para todos aqueles que usam a versão para negócios do aplicativo.

Para que servem as mensagens automáticas no WhatsApp? 

A mensagem automática do WhatsApp oferece uma maneira de atender instantaneamente os clientes que chegam por meio desse canal. Este é um recurso fácil de ser ativado e configurado, mas que pode fazer toda a diferença para o seu cliente. 

Em outras palavras, a automatização de mensagens confere um grau maior de liberdade tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes, já que permite tirar dúvidas, mesmo fora do horário comercial de atendimento. 

A ideia aqui é oferecer um suporte inicial ao seu cliente, a qualquer momento. 

Em um contexto de crescente competitividade no Ecommerce, qualquer iniciativa para melhorar a experiência do cliente faz a diferença – ainda mais quando ela é gratuita, não concorda? 

Em resumo, as mensagens automáticas do WhatsApp servem para: 

  • Economizar o tempo durante os atendimentos;
  • Fazer uma triagem das demandas antes mesmo que um atendente entre na conversa;
  • Informar horários de atendimento, ausências temporárias e outras atividades importantes de uma empresa;
  • Humanizar o contato com o cliente e diminuir a sua ansiedade sobre o prazo do atendimento.

Quais tipos de mensagens posso automatizar no WhatsApp? 

As mensagens automáticas do WhatsApp se dividem em duas categorias diferentes: as respostas rápidas e automáticas

As respostas rápidas podem ser usadas por atendentes mesmo quando eles estiverem online. Elas ficam armazenadas no chat e ajudam a agilizar o atendimento, pois contém respostas para as perguntas mais frequentes. 

Já as respostas automáticas são enviadas de forma independente, sempre que um cliente manda uma mensagem para a sua empresa por meio do WhatsApp. Ambas as funções são nativas e podem ser configuradas sem dores de cabeça. 

Veja como completar o processo no próximo tópico! 

Como colocar resposta automática no WhatsApp?

Agora que você já sabe o que é uma mensagem automática do WhatsApp e para que ela serve, vamos te mostrar como configurar cada uma delas. Como você vai ver, este é um processo simples e que pode ser concluído em alguns minutos

Para colocar mensagem automática no WhatsApp você precisa ter a versão Business do aplicativo. Se ainda não tiver ativado esse recurso, basta acessar o Google Play ou a App Store e fazer o download gratuito do aplicativo. 

Depois do download, siga os seguintes passos: 

  • Acesse as configurações do WhatsApp Business;
  • Clique em Ferramentas Comerciais;
  • Vá até a opção “Conversas” e selecione o tipo de mensagem que deseja automatizar — mensagens de ausência ou de saudação.

Mensagem de ausência

A mensagem do tipo “ausência” vai ser enviada automaticamente para todos os clientes que entrarem em contato com a sua empresa fora do horário comercial. Para configurar o envio, siga os passos abaixo: 

  • Abra o aplicativo Business e vá diretamente em “Mais opções”;
  • Depois, clique na opção “Ferramentas comerciais” e escolha a opção “Mensagem de ausência";
  • Ative o recurso e configure o texto que você deseja enviar; 
  • Salve clicando em “Salvar”.

Lembrando que a mensagem de ausência pode ser programada para envio apenas em horários específicos, assim como ela também pode ser destinada a usuários específicos. As opções de envio são: ‘Todos’, ‘Todos, exceto meus contatos’, ‘Todos, exceto’ ou ‘Somente’ os números selecionados.

Leia também: Como ter dois WhatsApp no mesmo celular? Aprenda 4 formas.

Mensagem de saudação 

A mensagem de saudação, por outro lado, pode ser enviada para novos clientes, ou seja, aqueles que ainda não fizeram contato com a sua empresa, ou não mandaram mensagem durante um tempo. 

Para configurá-la, siga o passo a passo: 

  • Abra o aplicativo Business e vá diretamente em “Mais opções”;
  • Depois, clique na opção “Ferramentas comerciais” e escolha a opção “Mensagem de saudação";
  • Ative o recurso e configure o texto que você deseja enviar; 
  • Salve clicando em “Salvar”.

Assim como a opção anterior, você pode configurar os destinatários e o horário de envio nas mensagens de saudação. Depois de completar estes passos, a sua mensagem está devidamente cadastrada! 

Respostas rápidas

As respostas rápidas ficam localizadas próximas às opções anteriores, na seção de ferramentas comerciais. A grande diferença é que elas podem ser configuradas para uso frequente, mesmo durante o atendimento humano

Elas podem conter respostas para dúvidas frequentes, mensagens de saudação final e demais comunicações que são usadas regularmente com seus clientes. Seu intuito é agilizar a rotina do atendente e promover respostas mais rápidas. 

Nesse caso, você também pode usar imagens, áudios ou vídeos. Para configurar, siga os passos: 

  • Vá até o menu de “Configurações”no WhatsApp Business, acesse “Configurações da empresa” e toque em “Respostas rápidas”;
  • Altere a mensagem e o texto de atalho com as informações que deseja. 

Lembramos que você também pode configurar palavras-chave para que a mensagem apareça automaticamente na conversa. Super ágil, não acha? 

Você também pode gostar deste artigo: Como colocar o link do WhatsApp no Instagram [GUIA]

15 exemplos de mensagens automáticas para WhatsApp 

Usar mensagens automáticas em seu WhatsApp ajuda não só a agilizar o atendimento, mas a estabelecer um padrão de qualidade para a comunicação. Isso pode aumentar a confiabilidade da sua empresa aos olhos do cliente. 

A ideia é que você consiga exprimir a identidade da sua empresa por meio das mensagens, usando o tom de voz que o cliente está acostumado a ver em seu perfil do Instagram ou outras redes sociais, por exemplo. 

Se, no entanto, você está sem ideias e precisa começar logo, nós podemos ajudar! A seguir, listamos alguns exemplos de mensagens que você pode usar em seu WhatsApp comercial. Veja agora: 

Mensagem automática no WhatsApp para boas-vindas

  • Olá, seja bem-vindo a (nome da empresa). Deixe sua dúvida aqui e, em alguns minutos, responderemos!;  
  • Oi, tudo bem? Me chamo (nome do atendente)! Você tem alguma dúvida sobre nossos produtos?; 
  • Olá, tudo bem? Ficamos muito felizes com o seu contato! Como podemos te ajudar?;
  • Olá, tudo bem? Recebemos sua mensagem e vamos responder o mais rápido possível!; 
  • A (nome da sua empresa) agradece o seu contato. Como podemos ajudar?;
  • Oi, tudo bem? Seja bem-vindo a (nome da empresa). Eu sou o (nome do atendente), em que posso te ajudar?;
  • Olá! Tudo bem? A (nome da empresa) agradece o seu contato. Para agilizar o  atendimento, envie a sua dúvida, o seu CPF e número do pedido. Te atenderemos em alguns minutos. 

Veja agora um exemplo de mensagem de saudação da Casas Bahia, um dos maiores marketplaces do Brasil. Essa é uma boa inspiração, já que mostra de forma resumida como o cliente pode usar o recurso e ainda ajuda na triagem. 

mensagem automática no WhatsApp

Mensagem automática no WhatsApp de ausência

  • Seja bem-vindo a (nome da empresa)! O nosso horário de atendimento é de (horário). Envie sua dúvida e, assim que possível, responderemos;
  • Olá, seja bem-vindo a (nome da empresa). Nossos atendentes não estão disponíveis no momento. Deixe a sua mensagem aqui e te atenderemos o mais rápido possível;
  • Obrigado pela sua mensagem. Assim que possível vamos te responder!;
  • Agradecemos o seu contato e informamos que o tempo de espera está maior que o normal. Mas não se preocupe, vamos responder em breve!;

Mensagem automática no WhatsApp de agradecimento

  • Agradecemos a sua compra! Em breve enviaremos o código de rastreio do seu produto pelo e-mail; 
  • Obrigado por comprar na (nome da empresa)! O código de rastreio do seu produto será enviado por e-mail assim que a compra for despachada; 
  • Agradecemos por usar nossos canais de atendimento. Entraremos em contato o mais breve possível!;
  • É sempre muito bom ver você por aqui! Sempre que precisar, é só chamar aqui no WhatsApp.

A seguir, você encontra um exemplo de mensagem de agradecimento usada no atendimento da Centauro, importante marketplace de artigos esportivos. 

mensagem automática no WhatsApp

Chegamos ao fim de nosso artigo sobre mensagem automática do WhatsApp e sabemos que, depois de ler todas essas dicas, você está mais do que pronto para aplicar a funcionalidade no atendimento da sua empresa. 

No entanto, precisamos te alertar: as funcionalidades do WhatsApp não param por aqui. 

Esse é um dos aplicativos mais úteis para empreendedores que desejam vender pela internet, já que oferece recursos fáceis de usar e que realmente geram um impacto para o cliente.

Poucas empresas, no entanto, usam o WhatsApp em seu máximo potencial. E nós queremos mudar isso...

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!

Perguntas Frequentes

Como colocar resposta automática no WhatsApp?

Para colocar mensagem automática no WhatsApp você precisa da versão Business do aplicativo. Se já tiver, vá até as configurações do WhatsApp Business, clique em “Ferramentas Comerciais”, depois até a opção “Conversas” e selecione o tipo de mensagem que deseja automatizar — mensagens de ausência ou de saudação.

Para que serve a mensagem automática no WhatsApp?

A mensagem automática do WhatsApp oferece uma maneira de atender instantaneamente os clientes que chegam por meio desse canal. Este é um recurso fácil de ser ativado e configurado, mas que pode fazer toda a diferença para o seu cliente.

O que escrever na mensagem automática no WhatsApp?

Você pode escrever uma saudação inicial, informar sobre os horários de funcionamento ou até mesmo agradecer pelo contato. O que importa é que a mensagem seja cordial e bem escrita, traduzindo a voz da sua empresa para o cliente.