O funcionamento das plataformas digitais é um dos assuntos que mais têm chamado a atenção de empreendedores nos últimos anos e isso não é à toa… Afinal de contas, esse modelo está cada vez mais popular entre os consumidores de todo o mundo.
De acordo com levantamento feito pela empresa de prospecção digital Ramper, 67% dos negócios entrevistados revelaram ter melhorado o faturamento após implementarem plataformas digitais para prospecção de clientes. Um percentual considerável, não é verdade? Pois é…
Na prática, as plataformas digitais representam um ambiente em que é totalmente possível conectar quem produz e quem consome os mais variados tipos de serviços e produtos. Ou seja, possibilitam uma troca que pode ir muito além do ato de comprar e vender…
Então, se você quer saber o que são as plataformas digitais, como elas funcionam, suas vantagens e outros podem cruciais, fique atento pois este artigo é para você!
Índice:
O que são plataformas digitais?
As plataformas digitais são modelos de negócios que operam por meio da tecnologia, conectando usuários e empresas dos mais variados setores, como Educação, Empreendedorismo, Alimentação, Transporte, Turismo, Bancário, etc.
O objetivo central das plataformas digitais é o de gerar valor nesse relacionamento entre as empresas e os indivíduos. Assim, elas acabam sendo facilitadoras online para o acesso a serviços e conhecimentos que já aconteciam fora do digital.
Imagine um aplicativo de delivery como o iFood, Rappi ou Uber Eats, por exemplo. Toda vez que um cliente solicita algum pedido, isto é feito por meio de uma plataforma digital. Além disso, há toda a construção da relação de valor entre empresa, entregadores e consumidor. Interessante, não é mesmo?
Como as plataformas digitais funcionam?
As plataformas digitais podem funcionar de diversas maneiras. No caso de marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Shopee e outros, as plataformas digitais operam por meio de comissões. Isto é, o seller comercializa seus produtos e paga ao marketplace um percentual por cada venda.
No caso de streamings, como Netflix, Spotify e até mesmo o EnP Prime, nossa plataforma de educação por assinatura, as plataformas digitais operam por meio do modelo de recorrência. Ou seja, o usuário paga um valor fixo mensal e tem acesso aos serviços disponíveis por essas empresas.
Outro ponto importante é que, como essas plataformas funcionam no ambiente online, pessoas de todo o mundo conseguem ter acesso a elas… Algo que, querendo ou não, torna esse modelo de negócio altamente escalável e lucrativo para os empresários.
Tipos de plataformas digitais
Está enganado quem pensa que todas as plataformas digitais são iguais ou que possuem o mesmo propósito – aliás, vimos recentemente que cada uma pode operar em um determinado segmento, não é mesmo?
Com isso, na hora de saber mais sobre as plataformas digitais, vale a pena compreender de forma mais ampla quais são os tipos disponíveis no mercado hoje. São eles:
- Plataformas de transação: aquelas que possibilitam a transação, isto é, a conexão entre os indivíduos e as empresas. Bons exemplos delas são os marketplaces, como Americanas, Magalu, Airbnb e outras;
- Plataformas de inovação: são as utilizadas por empresas ligadas à área de inovação, servindo para o desenvolvimento de serviços e produtos voltados para tecnologia. Google Android e iOS são exemplos delas;
- Plataformas híbridas: as que associam elementos das outras plataformas citadas, ou seja, transação e inovação. Apple, Google, Microsoft e Facebook servem como exemplo.
Uma curiosidade em relação a isso é que, se você reparar, algumas das maiores companhias do mundo funcionam com base em plataformas digitais. Bem legal, não acha?
Quais são as vantagens de usar uma plataforma digital?
As plataformas digitais podem gerar vantagens bem significativas tanto para clientes quanto para as empresas. Se você está pensando em investir em um modelo de negócio desse tipo, é válido conhecer as principais delas:
- Maiores chances de alcançar mais clientes: o ambiente digital é muito vasto e não possui limitações em relação a espaço físico. Isso faz com que as plataformas digitais consigam atingir muito mais consumidores, de vários lugares do mundo;
- Redução de custos: as plataformas digitais permitem uma estrutura de negócio moderna, enxuta e segura. E esses fatores automaticamente diminuem os gastos para as empresas funcionarem;
- Automatização de processos: inúmeras atividades que antes eram executadas de forma manual passaram a ser desempenhadas digitalmente em pouquíssimo tempo;
- Aprimora a comunicação entre cliente e empresa: a comunicação fica mais fácil e fluída tanto para as empresas quanto para os clientes. Basta existir formas de atendimento eficientes para resolver quaisquer questões que possam surgir;
- Contribui para o aumento do faturamento: com mais indivíduos conseguindo ter acesso aos serviços das plataformas digitais, maiores são as oportunidades de aumentar o faturamento delas.
Vale ressaltar que nas plataformas digitais a satisfação do cliente também é um pilar importante, como para qualquer outro modelo de negócio. Contudo, o que gera ainda mais destaque a esse tipo de negócio é que, neles, os consumidores conseguem ter mais liberdade para expor suas opiniões…
Essa questão fica ainda mais evidente quando analisamos o poder das redes sociais ou de qualquer outro canal que possibilita o feedback dos clientes.
Como implementar uma plataforma digital em seu negócio?
Neste ponto do artigo, você já sabe o que são as plataformas digitais, como funcionam e quais são as suas vantagens. Ou seja, bastante informação relevante, não é mesmo?
Entretanto, o conhecimento sobre o tema não acaba por aqui… Agora, vamos te ensinar a como implementar uma plataforma digital no seu negócio. Preparado? Veja a seguir:
1. Conheça muito bem a persona do seu negócio
Você pode ter as melhores ideias e traçar estratégias incríveis para a sua plataforma digital… Mas nada disso vai adiantar se você não conhecer o seu público, mais precisamente, a sua persona.
A persona nada mais é do que a representação do seu cliente ideal. E como você consegue defini-la, afinal? A partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores.
Saber isso é vantajoso principalmente na hora de desenvolver ações que façam sentido para as pessoas que você atinge com o seu negócio. Imagina você criar uma plataforma digital para a sua empresa, mas que, na prática, não se encaixa como deveria às necessidades do seu público? Isso vai ser um grande problema…
Então, para você complementar ainda mais seu conhecimento sobre o assunto, vale a pena conferir também o artigo “14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona”.
2. Defina uma base comercial e técnica
Nenhuma empresa funciona plenamente sem uma boa base comercial e técnica – e isso vale tanto para as operações no ambiente físico quanto no online. No caso das plataformas digitais essa ideia não poderia ser diferente…
Assim como qualquer outro modelo de negócio, elas precisam contar com área administrativa eficiente para funcionar. O mesmo vale para o setor técnico da empresa… Sem um sistema eficiente e colaboradores capacitados, dificilmente uma plataforma digital irá para frente.
Diante disso, não perca tempo e trabalhe para estruturar a sua plataforma da mesma forma que faria para um empreendimento físico.
Nesse sentido, sugerimos também a leitura do artigo “Como fazer um Plano de Negócios Eficaz”. Temos certeza que este conteúdo vai te ajudar!
3. Alinhe os times internos
Com o forte avanço da tecnologia, é comum que as empresas busquem por atualizações a todo momento. Caso contrário, há grandes chances de elas ficarem defasadas no mercado e perderem uma boa quantidade de clientes…
Tendo isso em mente, mantenha os times do seu negócio sempre atualizados… Isso é vital para que eles consigam responder às demandas do consumidor moderno, que está cada vez mais exigente.
Na prática, todas as áreas da sua empresa precisam trabalhar com o mesmo propósito, ou seja, precisam estar alinhadas!
4. Desenvolva ofertas
Como dito anteriormente, o consumidor de hoje não tem o mesmo perfil dos compradores de alguns anos atrás. É seguro dizer que agora eles estão muito mais exigentes… E isso envolve desde as opções de envio de pedidos até mesmo às ofertas.
Por isso, pense em conquistar os clientes e atraí-los para a sua plataforma digital por meio de ofertas irresistíveis. Como o foco é ganhar a confiança deles, desenvolver boas ofertas é uma ótima maneira de fazer isso.
É claro que você não precisa ignorar outras iniciativas, como descontos, programas de fidelidade, etc. Pondere quais delas fazem mais sentido para a sua persona e coloque a mão na massa!
Exemplos de plataformas digitais
Alguns exemplos foram citados ao longo deste artigo, mas ressaltar outros relevantes nunca é demais, não é mesmo? Veja a seguir:
Spotify
O Spotify é um dos streamings de música mais conhecidos em todo o mundo. Por lá, artistas dos mais variados estilos musicais conseguem disponibilizar as suas músicas e ainda faturar uma boa quantia de dinheiro por isso. Lembrando que podcasts também são bastante populares na plataforma. Até o Ecommerce na Prática tem um, que é o EnPCast! Você pode ouvir no Spotify clicando aqui.
Uber
Quem nunca fez a solicitação de uma corrida por meio do aplicativo da Uber? Difícil encontrar alguém que não conheça esse serviço… A companhia estadunidense ganhou notoriedade em diversos lugares do mundo e, aqui no Brasil, ganhou ainda mais popularidade – tanto por motoristas quanto por usuários – no início da pandemia da covid-19 por conta do isolamento social.
Trello
Eis aqui um exemplo não tão óbvio de plataforma digital, talvez. O Trello é uma ferramenta amplamente utilizada pelas pessoas. Com ela, é possível organizar toda a rotina de trabalho, seja de forma individual ou pensando em toda uma equipe. E isso é feito através da criação de boards (quadros) e seus respectivos cards (cartões)… Uma verdadeira mão na roda quando o assunto é organização, gestão de tempo e produtiviidade!
Vale a pena investir em plataformas digitais para ganhar dinheiro?
Em meio ao crescimento absurdo que o Ecommerce vem atingindo ao longo dos últimos anos, as formas de criar um negócio online se multiplicaram consideravelmente… Hoje, existem diversos modelos de negócios que transformam, todos os dias, a vida de empreendedores ao redor de todo mundo.
Agora, saber se vale a pena investir em plataformas digitais para ganhar dinheiro é algo que depende muito dos seus objetivos como empresário. Para isso, responda algumas perguntas básicas:
- O que desejo para o meu negócio?
- As plataformas digitais se encaixam no perfil do meu público?
- Como está o desempenho dos meus possíveis concorrentes no mercado?
- O quanto precisarei investir para começar a minha plataforma digital?
A partir das respostas para esses questionamentos, você vai conseguir ter uma boa visão sobre estruturar um negócio desse tipo…
Algo importante para você saber é que, independentemente da sua escolha final, nenhum empreendimento vai para frente sem o conhecimento certo sobre o mercado digital. Inclusive, este é o erro de inúmeros empreendedores… acharem que basta ter uma ideia, fazer o básico para ela existir e pronto, conquistarão milhões em faturamento.
A base sólida de qualquer empresa é o conhecimento e, nesse sentido, nós podemos te ajudar…
Saiba tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar: conheça o EnP Prime!
O EnP Prime é a plataforma de educação por assinatura do Ecommerce na Prática. Ela foi desenvolvida por nossos especialistas com todo cuidado do mundo… E, hoje, conta com diversos conteúdos focados em ajudar empresários a estruturarem e alavancarem os seus negócios da melhor maneira possível.
São centenas de cursos completos e +200 conteúdos exclusivos. E o melhor de tudo: você pode acessá-los de onde e quando quiser!
Pronto para levar seu negócio para um novo nível? O conhecimento é o caminho para você fazer isso!
Clique no banner abaixo e saiba tudo sobre o EnP Prime!
Deixe um comentário