Estruturar uma empresa do zero pode ser algo bastante desafiador para os empreendedores. Se você está vivendo isso, saiba que entender o que é plano de negócio vai te ajudar a realizar essa tarefa da melhor maneira possível. 

Existem diversos fatores que precisam ser considerados por um empresário na hora de criar uma empresa. Definição dos produtos que serão vendidos, o orçamento necessário para ela funcionar por um tempo até gerar lucro, os fornecedores com os quais você irá trabalhar e por aí vai…

O comum nessas horas, no entanto, é que exista certa confusão ou, até mesmo, falta de organização para estruturar os elementos vitais do empreendimento. E é justamente nesse cenário que surge o plano de negócio, servindo como um guia para o empresário que quer ter sucesso no Ecommerce.

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é plano de negócio, qual é a sua importância e como criar um. Preparado para entender tudo sobre o assunto? Pegue papel, caneta e vamos lá. 

O que é plano de negócios?

Plano de negócios é um documento que contém todas as informações importantes a respeito de uma empresa. Isso abrange desde os fatores mais básicos, como o nicho de mercado em que ela atua, até os mais estratégicos, como ações de marketing e o planejamento financeiro

Além disso, o plano de negócios deve reunir todas as metas e objetivos traçados para o crescimento da empresa. E também apresentar as ações que precisam ser implementadas para que tudo aconteça como o planejado. 

Sendo assim, o documento é vital para pontuar todas as etapas necessárias para a criação e estruturação de uma empresa em fase inicial. E também serve para nortear empresários em planos de expansão de seus negócios, ajudando-os a entenderem qual o momento em que a empresa está e onde ela pode chegar. 

Baixe a Planilha de Plano de Negócios que pode levar o seu negócio a 1 milhão de faturamento!

Por que é importante fazer um plano de negócios?

Fazer um plano de negócios é importante para que você tenha uma visão mais ampla sobre a sua empresa e, a partir disso, consiga tomar decisões com base em dados

Na prática, as ideias ficam expostas de maneira organizada, o que dá mais clareza não só para o empreendedor como também para seus sócios - se este for o caso -, colaboradores e clientes. 

O documento acaba servindo como um indicador para que o empresário entenda se as ações implementadas estão dando certo ou não. E esse acompanhamento, inclusive, é indispensável para que ajustes sejam feitos quando necessário.

No fim das contas, o plano de negócios é importante porque faz com que as empresas não só sejam estruturadas de maneira organizada, mas também cresçam dessa mesma forma, obtendo os melhores resultados possíveis.

Como fazer um plano de negócios? 

Depois de entender o que é um plano de negócios e qual a sua relevância, você já pode aprender a como fazer um documento desse tipo. 

Por mais complexo que possa parecer, ele não exige passos mirabolantes ou informações difíceis de serem identificadas. Na verdade, o plano de negócio possui tópicos essenciais que devem ser devidamente preenchidos por você

São eles:

1- Visão e missão

Toda empresa deve ter sua visão e missão (aliás, valores também). São esses elementos que determinam como ela vai operar no mercado e como o público a reconhecerá.

A missão diz respeito ao motivo pelo qual a empresa existe, isto é, o seu propósito no mercado. A visão, por sua vez, é onde o negócio quer chegar, o que orienta seus objetivos. Ou seja, o impacto da empresa no mercado e na sociedade em si. 

Os valores também são importantes e também podem entrar no seu plano de negócio, já que  são os princípios a serem seguidos em todas as ações da organização.

Assim, todos esses elementos devem ser criados e inseridos no seu plano de negócio. Faça isso com calma, gastando um tempo para ponderar sobre cada ponto. Lembre-se que eles impactam a maneira como o seu negócio se apresenta para o mercado, algo extremamente importante para o seu sucesso. 

2- Descrição geral da empresa

Como o próprio termo indica, a descrição da empresa precisa apresentar informações sobre o negócio, desde as básicas até as mais importantes

É nela que vão entrar as definições de missão, visão e valores que citamos anteriormente. Além disso, você também vai contar a história da empresa, seu endereço, sua estrutura legal, etc.  

Ou seja, mais um item do seu plano de negócio que vai deixar mais claro para você e para as outras pessoas quem é a sua empresa. 

Você também pode gostar de ler: O que é contrato social e como fazer um para sua empresa

3- Segmento de atuação

Outro tópico essencial quando falamos sobre o que é plano de negócio e como criar um, é o segmento de atuação. 

Ele diz respeito à área de atuação da sua empresa no mercado. Simples, não há muito o que acrescentar nesse sentido. 

Apesar de ser algo relativamente simples de se entender, não deixa de ter uma grande importância para o negócio. A partir do ramo de atividade é que é possível analisar a persona, desenvolver o branding da sua marca, etc.

4- Produtos e serviços ofertados

Talvez este seja um dos pontos mais importantes quando falamos sobre o que é plano de negócio e seu respectivo preenchimento: os produtos e serviços ofertados aos consumidores. 

Qual tipo de mercadoria você vende ou pretende vender? Como ela pode ser útil para as pessoas? Em que os seus produtos se destacam da concorrência?

Pense sobre cada um desses pontos e escreva sobre eles no seu plano de negócio. Isso vai te ajudar a ter mais clareza sobre os itens e como posicioná-los no mercado.

5- Mercado consumidor

Ao longo do processo de decidir quais produtos vender no seu Ecommerce, também é preciso fazer uma boa análise do mercado que vai consumir os itens. 

Você precisa avaliar se existe uma demanda para a mercadoria no mercado. Nada mais frustrante do que ter todo o trabalho de criar e estruturar uma empresa e os produtos não terem uma boa saída, não é verdade?

Isso representaria desperdício de tempo e dinheiro. 

Sendo assim, descubra também qual o tamanho desse mercado consumidor. Neste ponto, você pode consultar diretamente os consumidores ou contar com pesquisas de mercado já prontas, como os realizados pelo Sebrae e IBGE, por exemplo.

Feito tudo isso, não perca tempo e insira todas as informações no seu plano de negócio para deixá-lo o mais completo possível.

Aproveite para ler: 9 Tipos de Ecommerce: quais são, como funcionam e diferenças

6- Mercado fornecedor

Independentemente do seu nicho de atuação, você vai precisar contar com bons fornecedores. E isso engloba tanto quem é responsável pela produção dos próprios produtos quanto quem revende mercadorias. 

Por isso, faça uma boa pesquisa sobre o mercado fornecedor, entre em contato com alguns e converse sobre uma parceria comercial. Ao final do processo, escreva tudo no seu plano de negócio. 

Ter tudo isso detalhado em um documento é importante para qualquer empreendimento, seja ele novo ou não. Caso você tenha algum problema com um fornecedor, por exemplo, você ou o gestor responsável pode consultar esse material e buscar novas opções para o fornecimento adequado. 

É por isso, inclusive, que batemos sempre na tecla da importância de se trabalhar não só com um, mas com dois, três, quatro ou mais fornecedores. Na ausência de um deles, outro pode suprir a demanda que você precisa.

Falamos mais sobre todo esse processo neste artigo: Saiba como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce. Vale a leitura!

7- Análise da concorrência

Ter atenção aos concorrentes é importante em diversas situações. Mas isso ganha ainda mais relevância quando falamos sobre o que é plano de negócio.

Na prática, analisar a concorrência é uma boa forma de entender quais estratégias desenvolvidas por eles estão resultando em um bom número de vendas. Aliás, isso também funciona para identificar as ações que estão tendo um desempenho tão bom como o esperado. 

Resumindo? Conheça profundamente as empresas que trabalham no mesmo segmento que você e coloque todas as informações importantes no seu plano de negócio. Este documento vai ser um verdadeiro guia sobre a sua empresa, o mercado, etc. 

8- Plano financeiro

Tudo o que diz respeito à parte financeira da sua empresa deve constar no plano de negócio dela. Desde informações sobre o capital social, até números de faturamento mensais e anuais, investimentos realizados e outras. 

E mais do que isso: o plano financeiro também deve trazer as projeções financeiras para a sua empresa. Ou seja, os gastos e os lucros esperados a curto, médio e longo prazo.

Lembre-se que o setor financeiro é o coração de uma empresa. Sem ele, ela simplesmente não funciona ou sequer existe. Uma boa dica nesse sentido é estudar o máximo que você puder sobre finanças, com o intuito de você tirar de letras quaisquer questões que possam surgir nessa área…

Para facilitar esse processo, nós temos uma boa dica: a jornada Mestre das Finanças, disponível pela assinatura do Ecommerce na Prática. Ao longo das aulas, você vai aprender como estruturar o seu financeiro e quais os processos e fluxos financeiros para o sucesso. Para ter acesso às aulas, clique aqui.

9- Plano de marketing e vendas

O plano de marketing e vendas deve apresentar todas as estratégias traçadas para a divulgação e venda dos seus produtos. Ele é indispensável para que exista uma visão estratégica do negócio como um todo. 

Sendo assim, sinalize as ações que serão realizadas e os resultados que elas devem gerar para a sua empresa. Também cite as informações sobre o budget (orçamento) que será necessário, os canais utilizados e o prazo final para tudo ser devidamente finalizado. 

10- Análise estratégica

Quais são os pontos fortes e mais desafiadores da sua empresa? Faça uma análise estratégica bem detalhada para descobrir esses pontos. 

Isso é importante para você compreender o papel da sua empresa no mercado como um todo, entendendo onde ela está e onde pode chegar. 

Uma boa opção nesse momento é a análise SWOT, técnica de planejamento estratégico utilizada por empresários para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ligadas às suas empresas.

Falamos mais sobre o tema aqui: Análise SWOT: o que é e como pode ajudar no seu negócio

11- Processo operacional

Esta etapa diz respeito a todo o planejamento operacional da sua empresa. Nele, você vai abordar pontos como: as equipes, a lista geral de colaboradores, as respectivas funções de cada um, etc.

Também vale a pena inserir os investimentos feitos em cada time, o que é esperado de cada um deles, quais métricas estão sendo utilizadas para medir os resultados e por aí vai.

Ou seja, você precisa deixar bem claro no seu plano de negócio tudo o que diz respeito à parte operacional da sua empresa. Querendo ou não, ela é parte crucial para tudo funcionar como o esperado. 

12- Resumo executivo

O resumo executivo deve apresentar tudo o que foi abordado ao longo dos tópicos anteriores, mas de forma simples e sucinta. Ele pode ser criado a partir de tópicos, o que facilita bastante a leitura e compreensão dos pontos citados.

Basicamente, o resumo executivo serve para condensar todas as informações relevantes sobre a sua empresa, deixando-as organizadas e com fácil acesso. Nada complexo, concorda?

Então, para encerrar nossa conversa sobre o que é plano de negócio, temos ainda uma dica incrível para você… 

Baixe a planilha de plano de negócios que pode levar o seu negócio a R$ 1 milhão de faturamento!

Você pode montar facilmente o seu plano de negócios a partir de tudo o que foi apresentado ao longo deste artigo…

Mas, para deixar esse processo ainda mais completo, que tal baixar a Planilha de Plano de Negócios?

Ela foi criada exclusivamente por especialistas do Ecommerce na Prática e pode te ajudar a levar o seu negócio a R$ 1 milhão de faturamento!

Para baixar a sua, clique aqui: