Saber como funciona o marketplace da Americanas é uma das dúvidas que logo surge à mente do empreendedor interessado em vender em marketplaces. Principalmente hoje, em meio ao crescimento expressivo de todo o Ecommerce…

Só em 2021, o setor registrou um faturamento de R$182,7 bilhões, alcançando uma alta de 27% em relação a 2020. Ao todo, foram 87,7 milhões de consumidores comprando online, segundo o relatório Webshoppers 45.

Nesse cenário, é verdade que vender produtos em um marketplace pode ser uma boa estratégia para quem está abrindo ou quer expandir seu negócio online. Mas o que devemos observar para fazer a escolha da parceria certa?

Se você ainda não tem um negócio, vai precisar de clientes. Por outro lado, se você já tem e, provavelmente, quer crescer, também vai precisar deles. Quanto mais clientes, melhor. Esse é o primeiro ponto a se analisar é o seguinte: onde posso colocar meus produtos em contato com uma base de clientes diversa e qualificada?

Outro valor agregado que você precisa levar em conta é a credibilidade, que inclui tanto a confiança que essa plataforma transmite para o acompanhamento da sua operação, quanto a confiança que os clientes têm nela para realizar suas compras. 

Por isso, se você quer saber tudo sobre como funciona o marketplace da Americanas, este artigo é para você!

como-funciona-o-marketplace-da-americanas

Por que vender na Americanas Marketplace?

Ao contrário do que alguns possam imaginar, não é porque se é iniciante que não se pode ter um grande parceiro. Na Americanas Marketplace, por exemplo, todos os negócios entram vendendo de forma segura e para o Brasil inteiro, mesmo que não tenham nenhuma experiência com isso.

É uma forma de encurtar um caminho que pode ser longo, custoso e demorado.

Quando você escolhe essa plataforma para vender online, já começa contando com mais de 1 bilhão de visitas de uma base de 51 milhões de clientes ativos, o que potencializa seu alcance. 

Isso porque o seu produto aparece ao mesmo tempo em três grandes vitrines da internet: a Americanas, o Submarino e o Shoptime.

Adotar essa estratégia de multicanalidade significa ter acesso à base de clientes diversa e qualificada de que falamos no início deste artigo. São milhões de clientes que têm hábitos, locais de residência e perfis de consumo diferentes, vendo e comprando seus produtos. 

Destacamos também anteriormente a importância de formar parcerias que agreguem à sua credibilidade. Criar uma loja em um marketplace é por si só uma forma efetiva de profissionalizar o seu negócio, um grande passo para crescer.

Além disso, você precisa pensar como sua marca vai aparecer na plataforma. Quem vende por lá tem uma página exclusiva, com o nome, logotipo, endereço, etc. Essa página pode ser compartilhada em redes sociais, e-mails e materiais promocionais, também ajudando a alavancar vendas.

Como funciona a Americanas Marketplace?

A partir de um cadastro rápido e sem custo inicial, você terá acesso ao Portal Parceiro. Por lá, você monta seu negócio online e só é cobrada uma comissão por item vendido, de acordo com seu departamento.

A partir daí, já fica possível configurar a loja, inserindo os produtos que serão anunciados e podendo contar com as mais diversas soluções de crédito, logística, publicidade e tecnologia.

Você também já terá acesso à área de capacitação, como já explicamos no artigo: Capacitação empreendedora: o que é e como impulsiona seu negócio.

O pagamento pelas suas vendas acontece no dia 1 e 15 do mês, ou no próximo dia útil, se for feriado ou final de semana. Além disso, o cliente pode parcelar a compra, mas você recebe o valor total de uma vez.

Inclusive, se você quiser saber mais sobre como vender no marketplace, sugerimos a leitura deste artigo: Como vender na Americanas Marketplace Passo a Passo

5 dicas para vender mais

Agora que você já tem bastante informações sobre como funciona o Americanas Marketplace, que tal conhecer algumas dicas para vender mais por lá? Confira:

1. Faça um cadastro de itens bem completo

Capriche no cadastro dos seus produtos, incluindo detalhes como benefícios, usos, diferenciais, fotos em boa qualidade e suas categorias. Isso é essencial para que os clientes os encontrem ao usar o filtro de busca. 

Assim, se o seu produto está categorizado dentro do marketplace, ele aparece na pesquisa e você não perde oportunidades de venda. 

2. Defina preços justos e competitivos

Chegar a um preço competitivo é importante para conquistar clientes e fechar mais negócios. Para isso é preciso analisar a concorrência, mas também conhecer seus custos e margens mínimas, para não prejudicar seus resultados.

Acredite, tudo isso faz a diferença na hora de definir preços competitivos e justo no marketplace. Se quiser saber mais sobre precificação de produtos, leia o artigo: Como calcular o preço de venda de um produto de forma simples?

3. Utilize fotos de boa qualidade

O marketplace é como uma vitrine virtual, em que seu negócio compete com uma grande diversidade de produtos e fornecedores. 

Para se destacar nesse ambiente, é fundamental fazer fotos de qualidade! Para isso, prefira a luz natural, não utilize flash e tenha em mente que você não necessita de uma câmera profissional para isso

 Hoje, as câmeras dos smartphones são tão potentes que você consegue fazer fotos incríveis de produtos com elas sem nenhum problema!

4. Precifique bem o frete

Muito mais do que uma condição de venda, o frete é um fator decisivo para os clientes: motiva compras e também desistências. Isso porque fretes altos e entregas demoradas afastam clientes. 

Por isso, aqui também vale analisar seus concorrentes para ser competitivo, e apostar na logística para cumprir os prazos e encantar os consumidores. A boa notícia é que parceiros da Americanas Marketplace podem oferecer frete grátis aos clientes, multiplicando suas oportunidades de vender.

5. Avaliações positivas

Antes de fechar a compra, tem mais um fator que o cliente avalia: as opiniões de outras pessoas. Cultivar um bom relacionamento gera clientes felizes. E clientes felizes ajudam a construir a sua reputação, com elogios e avaliações positivas.

Ou seja, vale a pena trabalhar bastante para que o seu cliente esteja sempre satisfeito, não é mesmo?

E como começar o seu negócio? 

Se tudo o que você leu sobre como funciona o marketplace da Americanas fez sentido pra você, o primeiro passo é se cadastrar no site oficial

Os seus dados serão conferidos e você receberá um e-mail de acesso ao Portal Parceiro. É lá que você configura sua loja, insere os produtos que vai anunciar, escolhe a política de frete, cuida dos pedidos e tudo que se refere à administração do seu negócio online. 

Também é possível fazer a integração do negócio, no caso de você já vender em outro site ou possuir uma loja física, concentrando os estoques e o gerenciamento dos seus produtos em um só lugar. 

Dar o impulso que o seu negócio precisa pode ser mais fácil do que você imagina. Que tal começar agora?