As fotos para loja virtual são mais importantes do que você imagina quando o assunto é alavancar as vendas. Partindo do princípio de que o consumidor precisa saber todos os detalhes possíveis sobre os produtos na hora da compra, contar com boas imagens acaba sendo um divisor de águas nesse sentido.

Segundo dados divulgados pelo Neotrust/Compre & Confie, em 2020, as marcas top 20 em faturamento possuíam cerca de 2,57 imagens por página de produto, um número  32% maior do que a média do segmento.

Assim, com o crescimento exponencial do Ecommerce nos últimos meses, não é de se esperar que este cenário tenha mudado, não é verdade? Pelo contrário, boas fotos para loja virtual nunca foram tão importantes quanto hoje!

Diante disso, a pergunta que não quer calar, então, é a seguinte: como tirar fotos para loja virtual, afinal?

É o que vamos explicar ao longo deste artigo! Então, se você quer saber tudo sobre o tema, basta acompanhar os próximos tópicos…

Por que ter boas fotos para loja virtual?

Para entender por que ter boas fotos para loja virtual é tão relevante, pense que o Ecommerce não funciona como uma loja física em diversos aspectos… e o fato de o cliente não ter o produto em mãos no ato da compra é um deles. 

Na hora de comprar, o consumidor quer saber todos os detalhes sobre o item de seu interesse, como acabamento, cores, tamanho, formas de uso e por aí vai

Por isso, é indispensável disponibilizar as melhores opções de imagens de seus produtos. São elas que vão garantir que nenhum comprador tenha dúvidas se vale a pena ou não comprar na sua loja virtual.

Como tirar fotos para loja virtual

Agora que você já sabe a importância de se ter boas fotos para loja virtual, chegou o momento de saber como fazê-las na prática. 

Vamos às dicas? Confira a seguir:

1- Dê atenção à qualidade das fotos

Como dito anteriormente, as pessoas não têm os produtos em mãos na hora de comprar online. É claro que há a opção de elas irem até uma loja física para “conhecer” o item, se este for o caso. Mas o mais comum é a ausência do produto nesta etapa da experiência de compra

Por isso, você deve dar atenção total à qualidade das fotos ao vender online. Isso porque o cliente quer saber tudo sobre o produto e cabe à você disponibilizar uma imagem perfeita e que não dê espaço para nenhuma objeção

Na prática, ter boas imagens é importante não só na página de venda do produto em si, mas também para as demais ações do seu negócio. Por exemplo: vai fazer uma propaganda de produtos? Publicações em redes sociais? Não tem jeito: é preciso ter excelentes fotos de produtos!

2- Utilize um fundo infinito (branco)

Nada pior para o consumidor do que fotos de produtos com fundo cheio de informações, que confundem na hora de uma boa visualização dos itens e, consequentemente, atrapalham a tomada de decisão para a compra. 

Para não correr o risco de fazer isso no seu negócio, opte pelo uso de um fundo infinito, ou branco, na hora de fazer fotos para loja virtual. Ele é excelente para realçar as características mais importantes dos produtos.

Na verdade, esse tipo de foto com fundo branco mostra as características do item, eliminando sombras e contrastes que possam gerar danos à qualidade da imagem. 

E se você quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, temos um artigo super completo sobre o tema: Fundo branco para fotos: onde e como fazer para seu Ecommerce

3- Opte pela iluminação natural

A luz natural é a melhor escolha na hora de fazer fotos para loja virtual. Isso porque a ideia é que as imagens retratem de forma mais fiel possível os detalhes dos produtos. 

Esse tipo de luz é intensa, o que traz mais nitidez e definição para as imagens. E para aproveitá-la bem, o indicado é fazer as imagens ao longo da manhã ou ao final da tarde, evitando horários de luz excessiva, como 12h, por exemplo. 

Esse período tende a ser muito claro, o que pode “estourar” as imagens e, com isso, comprometer a visualização do item por parte dos consumidores. 

4- Cuidado com o flash

É bom evitar ao máximo a utilização de flashes, uma vez que o recurso pode modificar fatores importantes das fotos para loja virtual, como as cores dos produtos.

Assim, o cliente pode ver na foto certo tom de verde, por exemplo, que, ao vivo, quando estiver com o produto em mãos, será diferente do esperado. 

Além disso, o flash pode gerar sombras que atrapalham o cliente na hora de ter uma noção do tamanho ou da cor do item.

Ou seja, todo cuidado é pouco com o uso de flashes. Como dito no tópico anterior, opte pela luz natural. É ela que vai te ajudar a fornecer uma imagem fiel ao produto. 

5- Tenha uma boa câmera

Isso não necessariamente significa que você precise contar com um equipamento profissional, isto é, aquelas câmeras fotográficas que costumam ser bem caras e utilizadas mais por especialistas da área. 

Na verdade, você pode fazer fotos para loja virtual com o seu próprio smartphone. Atualmente, estes aparelhos estão tão modernos, que suas câmeras conseguem fazer fotos incríveis e com uma qualidade impecável

Inclusive, para te ajudar nisso, temos este artigo super completo sobre o tema: Como tirar fotos de produtos profissionais pelo celular: 7 dicas práticas

E um vídeo falando sobre como tirar boas fotos de produtos pelo celular. Dá só uma olhada:

6- Mostre os detalhes dos produtos

Acredite, cada detalhe pode contribuir de forma positiva ou negativa quando o cliente estiver considerando comprar um produto do seu Ecommerce.

Por isso, na hora de saber como tirar fotos para loja virtual, priorize por posicionar bem o produto, mostrando suas principais características

Se você vende bolsas, por exemplo, uma boa dica é fazer fotos delas de frente, um pouco de lado e, até mesmo, da parte de dentro da bolsa. Nesses casos, mostrar o tecido e a estampa utilizados para o forro ou se há ou não um compartimento interno, pode fazer toda a diferença para o consumidor. 

7- Use um tripé na hora de saber como tirar fotos para loja virtual

Algo que você precisa ter em mente é que as imagens não podem sair tremidas, borradas ou com ângulos que não beneficiam os produtos

Para evitar isso, uma boa dica é utilizar um tripé, independentemente de você fazer as fotos com uma câmera profissional ou com um celular. 

Esse tipo de suporte ajuda a manter a estabilidade da câmera e um padrão no que diz respeito ao posicionamento dos produtos em todas as imagens. 

8- Aproveite diferentes ângulos

Nada mais frustrante do que encontrar apenas uma imagem do produto na hora de comprar online, não é verdade? O bom é quando há três, quatro, cinco ou mais fotos para mostrar todos os detalhes do item.

Nesse sentido, um relatório realizado pela Lett, startup de tecnologia especialista em Trade Marketing Digital, aponta que produtos com 3 ou mais imagens têm uma taxa de conversão 19,5% maior do que os itens que têm apenas uma foto

Sendo assim, pense que, nestes casos, qualidade e variedade precisam caminhar juntos. Isto é, além de fazer fotos perfeitas, você precisa ter uma boa gama de imagens para cada mercadoria. 

Para isso, não hesite em aproveitar os mais variados ângulos! 

Lembrando sempre de manter o foco em ter uma boa imagem e que faça sentido para a divulgação na loja virtual e nas campanhas de marketing como um todo. 

9- Conte com modelos

Humanizar as fotos para loja virtual é uma excelente forma de mostrar ao cliente como um determinado produto ficaria nele mesmo. 

Por exemplo: se a sua empresa vende camisetas, contar com imagens de modelos usando elas é uma boa forma de divulgação. Fora o fato de que o consumidor consegue ter uma visão melhor sobre tamanho e caimento. 

É uma boa alternativa para vender mais, não é mesmo?

10- Faça a edição das fotos

Quando o assunto são as fotos para loja virtual, tão importante quanto fazê-las é, também, editá-las! 

Sim, por mais que as imagens fiquem ótimas, vale a pena editar pontos como contraste, brilho, etc. 

A ideia é que as imagens fiquem ainda melhores e prontas para que os seus clientes não tenham dúvidas de que querem comprar o seu produto. Existem várias ferramentas e aplicativos para você fazer, como o Canva, por exemplo.

Aproveite para ler o artigo: Aprenda Como usar o Canva

Dicas de edição de fotos para loja virtual

Depois de entender como fazer fotos do jeito certo para o seu negócio, que tal conferir algumas dicas sobre como editar as imagens? Veja!

Controle de brilho, contraste e saturação

Na hora da edição, lembre-se de ficar atento a pontos como o brilho, o contraste e a saturação. Na prática, é preciso ter um equilíbrio para balancear esses fatores

Isto é, a foto não pode ficar clara ou escura demais, nem com as cores alteradas, mostrando-se serem vibrantes ou opacas demais. 

Ajuste de cores

Nesta etapa, faça a regulagem das tonalidades para chegar ao resultado desejado. Mas execute isso aos poucos para não modificar o tom certo delas

Se o produto é vermelho claro, cuidado para não ajustar para outras variações de tonalidades, deixando em um tom mais escuro, por exemplo.

Lembre-se que a edição é para mostrar as mercadorias da forma mais real possível, pois ninguém quer que o cliente se sinta enganado, não é mesmo?

Dê destaque para o produto

O foco é o produto, correto? Logo, trabalhe na edição para deixá-lo em evidência. Se preciso, remova o fundo (caso não tenha sido possível fazer as imagens com um fundo branco).

A ideia aqui é que a atenção do cliente não se disperse em meio a fundos coloridos demais ou estampados em excesso

O produto precisa ser a estrela da imagem!

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!