O Koo é uma rede social similar ao Twitter que vem ganhando bastante popularidade entre os usuários nos últimos meses. Quer saber o que é Koo, como ele funciona e outros pontos importantes? Confira este artigo!

De tempos em tempos surgem redes sociais que se tornam o centro das atenções, não é verdade? O Koo, entretanto, apareceu entre os assunto mais comentados no Brasil em meio a um rumor bastante polêmico: o possível fim do Twitter

Para você ter uma ideia, em poucos dias, o Koo atingiu a marca de mais de 1 milhão de downloads em território nacional. Em todo o mundo, o aplicativo do Koo já ultrapassou a quantia de 50 milhões de downloads. 

Mas será que estes números expressivos são o suficiente para dizer que o Koo é a mais nova febre em relação às redes sociais? E mais do que isso: os empreendedores já devem ficar atentos às possibilidades de venda dentro da plataforma?

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é Koo, como o app funciona, dentre outros pontos importantes. Veja!

O que é Koo?

O Koo é uma rede social indiana que permite a comunicação por meio de posts com até 500 caracteres. O termo "Koo", em indiano, não tem uma tradução direta para o português e é, na verdade, uma onomatopeia. 

O Koo Brasil, inclusive, usou sua própria conta da plataforma para explicar que “Koo” nada mais é do que o som feito pelo pássaro amarelo, que é o símbolo da logo da rede social.

Ela é muito comparada ao Twitter e isso não é á toa… Além da logo do Koo também ter um passarinho como mascote, os recursos são bastante parecidos com a rede social recém-adquirida por Elon Musk.

As publicações, por exemplo, recebem o nome de “koos” (nomenclatura que faz alusão aos “tweets”) e podem conter diversos conteúdos, como opiniões pessoais sobre um determinado tema, propaganda de produtos, etc. 

Um dos diferenciais do Koo é a permissão para que o usuário defina até dez fotos de perfil. Depois das imagens selecionadas, a plataforma cria uma apresentação rápida e a disponibiliza em carrossel.

Outra função adicional do aplicativo é a possibilidade de publicar em mais de um idioma de uma única vez. Basta que o usuário escolha quais as línguas que deseja disponibilizar o conteúdo. Até o momento, há doze idiomas disponíveis, incluindo o português do Brasil. 

A ascensão do Koo no Brasil 

O Koo foi criado em 2020, na Índia, por Radhakrishna e Mayank Bidawatka. Inicialmente, a plataforma foi desenvolvida para suprir a variedade de idiomas e dialetos do país. Mas não só isso…

Ela também surgiu em meio a uma grave crise entre o Twitter e o primeiro-ministro do país, Narendra Modi. Na época, o político acusou a rede social de se omitir em relação aos perfis criados para incitar manifestações contra o governo indiano. 

Assim, a plataforma aproveitou o cenário para receber as pessoas que divergiam da visão do governo e, com isso, aumentar o alcance da plataforma na Índia. 

Mas e o Brasil, onde entra nesse contexto?

A ascensão do Koo no Brasil começou em 2022 e não tem, necessariamente, ligação com o governo. O que levou os usuários brasileiros a migrarem para o Koo foi a venda do Twitter para Elon Musk, famoso empresário dono da Tesla. 

Segundo Aprameya Radhakrishna, apenas dois mil usuários utilizavam o Koo no Brasil até novembro. Agora, mais de um milhão de brasileiros se cadastraram na rede social. Com isso, o Brasil saiu da 75ª posição de países que utilizam o Koo para a 2ª posição. 

Como o Koo funciona?

O Koo funciona como a maioria das redes sociais. O usuário pode criar um conteúdo e publicá-lo no feed para as demais pessoas que estão na plataforma possam visualizá-lo

Os formatos desses conteúdos podem ser variados, como fotos, vídeos, gifs, enquetes, links externos. E as pessoas podem curtir, comentar, republicar e compartilhar os posts.

Além disso, a rede social permite a configuração dos dados de privacidade das publicações. É possível deixá-las visíveis para todos os usuários, para apenas pessoas que seguem o seu perfil ou para ninguém. 

Também é permitido definir se essa configuração será feita a cada novo post ou deve se aplicar em todos os “koos". Interessante, não é?

Como abrir uma conta no Koo [passo a passo]

Agora que você já tem uma boa visão sobre o que é Koo e como ele funciona, vamos ensinar como abrir uma conta por lá. 

É válido lembrar que a plataforma é relativamente nova, o que faz com que ainda não existam cadastros específicos para empresas, apenas para pessoas físicas. 

Então, sem mais delongas, para abrir uma conta no Koo você deve seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site do Koo

A página oficial do Koo é onde estão as informações básicas sobre a rede social. Nela, você encontra um QR Code para fazer o download do aplicativo Koo, a seção de login e cadastro, dentre outras. 

o que e koo

2. Clique no botão “Login”

Vá no botão “Login” no canto superior direito da tela. Ele vai permitir não só o login no Koo, mas o cadastramento também.

o que e koo

Nessa tela que vai abrir, haverá a opção de criar a conta por meio de um e-mail do Google ou um outro endereço eletrônico que desejar. 

Caso escolha a primeira opção, basta selecionar o e-mail e inserir a senha que, em seguida, você já terá acesso ao feed do Koo. Caso opte por usar uma conta de outro servidor, será preciso preencher alguns dados extras. 

3. Preencha suas informações

Nesta etapa a rede social vai solicitar que você adicione uma foto e insira alguns dados para o seu perfil, como nome, nome de usuário (@seuperfil), telefone, e-mail, data de nascimento, dentre outros. 

4. Aproveite a plataforma

Após o preenchimento de todas as informações solicitadas, você já está pronto para aproveitar os recursos da plataforma. Interessante, não é?

o que e koo

Assim como o Twitter, no feed do Koo há a seção de trending topics, com os assuntos mais relevantes do período e as hashtags com maior engajamento dentro da plataforma. Também há as sugestões de usuários para serem seguidos e as últimas publicações realizadas. 

É possível usar o Koo para negócios?

Como a plataforma é relativamente nova, não há opções destinadas exclusivamente às empresas. Contudo, os empreendedores podem usar o Koo para aumentar o alcance de suas marcas ou, até mesmo, divulgar links de produtos e serviços

Ainda não se sabe se novos recursos serão implementados, mas isso não impede que empresas já trabalhem conteúdo dentro da rede social. Caso você queira fazer isso, ressaltamos apenas que observe se a sua audiência está presente na plataforma...

Sabemos que o gerenciamento de redes sociais é algo que toma bastante tempo na rotina do empreendedor e não há necessidade de direcionar esforços em vão, concorda?

Mas, se você acredita que os seus consumidores estão no Koo, não perca tempo e comece a explorar a plataforma hoje mesmo. 

Para isso, inclusive, nós temos uma observação: não adianta fazer cadastro no Koo e publicar qualquer tipo de conteúdo por lá. É preciso ter boas ideias de publicações não só no Koo, mas em qualquer rede social.

É isso que vai te ajudar a atrair, engajar e converter mais vendas para  seu negócio!

Foi pensando nisso que nós desenvolvemos o e-book 32 ideias de postagens para bombar suas redes sociais!

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Para ter acesso gratuito ao material, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é Koo rede social?

O Koo é uma rede social indiana que permite a comunicação por meio de posts com até 500 caracteres. Por lá, o usuário pode criar publicações de formatos variados, como: fotos, vídeos, gifs, enquetes, links externos. E as pessoas podem curtir, comentar, republicar e compartilhar os posts.

Como se pronuncia Koo?

No Híndi, idioma mais falado na Índia, país de origem do Koo, pronuncia-se ”Koo” como algo próximo ao fonema "Cô". O Koo Brasil, inclusive, usou sua própria conta da plataforma para explicar que “Koo” nada mais é do que o som feito pelo pássaro amarelo, que é o símbolo da logo da rede social.

Quantos usuários tem o Koo?

Ao redor do mundo, o Koo já possui cerca de 50 milhões de usuários, segundo a empresa. A quantia deixa o aplicativo em 2º lugar no ranking dos microblogs mais acessados do mundo.