Se você procura maneiras alternativas de ganhar mais dinheiro, é possível que já tenha se perguntado como vender produtos pela internet e ganhar comissão. Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo para ganhar dinheiro na internet. Vem com a gente! 

Vender produtos na internet é um dos métodos mais eficientes para fazer uma renda extra sem sair de casa. E, quando falamos isso, não estamos nos referindo apenas ao Ecommerce, mas sim ao Marketing de Afiliados.

No entanto, poucas pessoas dominam essa técnica… por isso, vamos  tirar todas as principais dúvidas acerca do tema neste artigo.

Ao longo dos próximos tópicos, vamos responder questões como o que é o Marketing de Afiliados, quais os valores de comissão que você pode ganhar e porque esse método é tão vantajoso. 

Ah, além disso, também te daremos um passo a passo de como vender produtos pela internet e ganhar comissão. Bastante coisa, não é mesmo? Então, sem mais delongas… vamos ao conteúdo. 

O que é o Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados pode ser conceituado como uma estratégia de divulgação online. Esse método possui três principais eixos: os produtores, os afiliados e, claro, os consumidores. 

Este sistema já gerou muito lucro para empresas e vendedores independentes no Brasil e em todo o mundo. E funciona mais ou menos assim: 

Os produtores nada mais são do que a empresa responsável por criar o produto a ser vendido. Este produto pode ser físico, sendo um objeto de fato; ou digital, traduzindo-se em um serviço ou bem imaterial – como um infoproduto, por exemplo. 

Os afiliados, por sua vez, são pessoas como eu e você, responsáveis por fazer a divulgação do produto em diferentes meios, ganhando uma comissão a cada venda realizada. 

Por último, mas não menos importante, estão os consumidores. Essas são as pessoas que vão se interessar pelo produto oferecido e fazer uma compra por meio de um link personalizado de um afiliado.

Cada vez que uma compra é feita por meio desse link, o afiliado ganha uma comissão sobre a venda. Interessante, não é mesmo? Essa é, portanto, uma maneira efetiva de como vender produtos pela internet e ganhar comissão.

Como vender produtos pela internet e ganhar comissão: o passo a passo para começar

Como você pode perceber, este é um sistema que pode ser muito vantajoso para todos os envolvidos. 

Mas, saber como vender produtos pela internet e ganhar comissão pode ser uma tarefa intimidadora, principalmente se você nunca fez uma venda online

Se você se identificou com essa situação, não se preocupe: temos um passo a passo simples, que pode te ajudar a começar a lucrar com as vendas na internet com o pé direito. 

Vamos conhecer esse método? 

1. Estude o seu público

Quando falamos em como vender produtos pela internet e ganhar comissão, sobretudo com o Marketing de Afiliados, é essencial entender o papel que o público desempenha nessa equação.

Sem a atenção do seu público, é impossível vender produtos com sucesso. Por isso, você precisa entender quem são essas pessoas e como elas se comunicam. Uma dica que gostamos de compartilhar tem a ver com a criação de persona

A persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu perfil de cliente ideal. Esse é um levantamento que deve ser feito por meio de dados, é claro, mas que requer um conhecimento aprofundado de quem é esse público. 

Criar uma persona do zero pode dar um certo trabalho, principalmente quando você ainda não conhece o mercado, mas podemos garantir que este é um esforço que vale muito a pena.

Se você também quer criar uma persona, temos um artigo que pode ser útil: 14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona. 

2. Faça um bom planejamento

Se você quer começar a lucrar vendendo na internet, provavelmente já sabe que uma boa dose de planejamento é essencial.

Afinal de contas, é impossível tomar decisões estratégicas sem, antes, tomar um tempo para analisar o mercado no qual você está inserido

Para começar a vender produtos online, ganhando comissão, é importante que você conheça o produto a ser vendido. 

Isso te ajudará não apenas a entender quem é o seu público, mas também quais os pontos fortes daquela solução. Dois elementos essenciais para otimizar a comunicação com seu cliente!  

💡 Algo que pode te ajudar nessa tarefa é baixar o Plano de Negócios, desenvolvido pelos especialistas do Ecommerce na Prática. Ele é gratuito e tem como objetivo ajudar empreendedores a organizarem suas metas, entendendo os ponteiros que devem mover para alcançar o sucesso. 

3. Escolha um produto

O mercado de vendas online cresce de maneira expressiva a cada ano. Isso quer dizer que existe uma grande variedade de produtos e soluções disponíveis a todo momento. 

Mas, é claro, nem todas elas fazem sentido para você, ou para o público que deseja atingir. 

Existem produtos físicos, como livros e utensílios, assim como produtos digitais, como as aulas online. 

Antes de mergulhar de cabeça em um programa de afiliados, tome um tempo para planejar quais os produtos que você deseja vender e como eles podem ser inseridos dentro de uma estratégia de comunicação.  

Aproveite para ler também: O que as pessoas mais compram na internet? 91 produtos em alta [2023]

4. Estude muito sobre o produto escolhido

Uma das formas mais efetivas de se efetuar uma venda dentro do modelo de Marketing de Afiliados é transmitir segurança e confiança para o público. E isso só é possível se você conhece o produto que está vendendo a fundo.

Por isso, estude sobre o produto escolhido, tenha certeza de que mapeou todas as suas vantagens e benefícios, a fim de comunicá-los de forma clara para os clientes. Essa é a chave de como vender produtos pela internet e ganhar comissão com sucesso. 

5. Encontre um programa de afiliados vantajoso para você

Agora que você já sabe da importância de se planejar corretamente e escolher o produto certo, que tal falarmos sobre alguns dos programas de afiliados mais populares atualmente? 

A seguir, apresentaremos algumas opções interessantes, mas incentivamos que você faça a sua própria pesquisa para determinar quais os modelos mais adequados para você. 

Hotmart

Quando estamos falando sobre infoprodutos educacionais, como os cursos online e e-books, não existe uma plataforma mais popular do que a Hotmart

E toda essa popularidade tem uma razão, é claro. A plataforma oferece todo o apoio e estrutura necessárias para que você venda cursos na internet, sejam eles de sua autoria, ou de terceiros. 

Os afiliados que optam pela Hotmart podem escolher os produtos que mais se adequam à sua audiência, ganhando comissões toda vez que uma venda é feita por meio do link apropriado. 

Quer saber como vender na Hotmart em 5 passos? Este artigo tem todas as informações mais importantes sobre o assunto. 

Parceiro Magalu 

O programa de afiliação da Magazine Luiza, o Parceiro Magalu, dá às pessoas a oportunidade de ter uma loja virtual completamente gratuita de maneira descomplicada. 

Esta é uma plataforma particularmente útil para a venda de produtos físicos, já que conta com toda a estruturação logística para envio de produtos.

Para começar, visite o site Magazine Você e clique em “Criar a minha loja grátis”. Inclua todos os dados solicitados no formulário da página seguinte e escolha o nome da sua loja virtual. Então, basta subir todos os produtos e esperar pelas vendas! 

Quer saber mais sobre o programa de afiliados da Magalu? O artigo “Parceiro Magalu: Vale a Pena?” é para você. 

Monetizze

O Monetizze também é uma plataforma voltada para a venda de infoprodutos, assim como produtos físicos. Com ela, o afiliado pode escolher tipos diferentes de comissionamento, assim como vincular ferramentas de analytics importantes.

Isso ajuda você a ter mais insights sobre quem está comprando os produtos, melhorando a comunicação com os clientes. 

6. Faça a divulgação do seu link de afiliado em mais de um canal

Um dos pontos-chave do Marketing de Afiliados é a divulgação. Afinal de contas, como o público vai comprar com o seu link, por exemplo, se eles não o têm em mãos. 

O mais recomendado é que você faça essa divulgação em canais diferentes. Dessa forma, você tem chances de atingir mais pessoas e aumentar o seu alcance. 

Mas, se você precisar focar em canais específicos apenas, indicamos que invista naqueles que têm maior penetração entre o seu público-alvo. Digamos, por exemplo, que os seus clientes usem muito mais o Facebook do que o Instagram… é possível inferir que a divulgação no canal mais povoado terá mais sucesso, certo? 

7. Tenha atenção aos nichos de mercado e à sazonalidade

As vendas por meio do Marketing de Afiliados também são impactadas por questões como nichos de mercado e sazonalidade. Explicamos… 

O mercado digital é muito dinâmico. Isso quer dizer que, a todo tempo, assuntos estão em alta, enquanto outros perdem sua força. Se você vende um produto por meio de um programa de afiliados, é possível que este item esteja suscetível a essas mudanças. 

Datas como a Black Friday, por exemplo, podem afetar as vendas de produtos dos mais variados segmentos. No entanto, datas menores também podem causar certo impacto dentro de nichos de mercado menores. 

Por isso, ter o conhecimento dessas movimentações de mercado é tão essencial na hora de vender produtos no Marketing de Afiliados.

8. Estabeleça uma rotina de gestão 

Vender um produto e ganhar comissão é um trabalho que pode até parecer fácil, mas que mostra todas as suas complexidades na prática. Por isso, para realmente lucrar com esse modelo de negócio, é preciso ter muita organização e disciplina. 

Você precisa separar uma parte da sua rotina para organização, delimitando o tempo para divulgação e para atendimento aos clientes, por exemplo. Também é importante dedicar parte da sua rotina para análise de métricas, a fim de que você possa tomar decisões acertadas sobre os rumos do seu negócio.

Resumo de como vender produtos pela internet e ganhar comissão

Bom, agora que você já entendeu todo o passo a passo para começar a lucrar muito com o Marketing de Afiliados, vamos resumir todos os tópicos que levantamos na última seção do artigo. Veja só: 

1. Estude o seu público;

2. Faça um bom planejamento;

3. Escolha um produto;

4. Estude muito sobre o produto escolhido;

5. Encontre um programa de afiliados vantajoso para você;

6. Faça a divulgação do seu link de afiliado em mais de um canal;

7. Tenha atenção aos nichos de mercado e à sazonalidade;

8. Estabeleça uma rotina de gestão. 

5 tipos de produtos para vender pela internet e ganhar comissão

Agora que você já conhece algumas das principais plataformas de afiliados, que tal conhecermos também alguns dos produtos que podem ser comercializados neste segmento? 

A seguir, preparamos uma lista com alguns itens ideais para você, que deseja saber como vender produtos pela internet e ganhar comissão. Vamos lá? 

1. Videoaulas

Com a popularização do ensino online, as videoaulas tornaram-se produtos muito procurados por pessoas de todos os demográficos. 

2. Audiobooks

Você já pensou que gostaria de ler mais, mas não encontra tempo para investir em um livro? Muitas pessoas têm este problema e, por isso, os audiobooks – livros em formato MP3 – ficaram tão populares recentemente. 

Essa também é uma alternativa interessante para pessoas com deficiência visual, mostrando uma parcela de público ainda pouco explorada pelas empresas do ramo. 

3. Produtos físicos

Nem só de infoprodutos vive o mercado de comissionamento por vendas online. É possível vender produtos em parceria com grandes empresas do ramo, como a Americanas, a Magazine Luiza e o Submarino, ganhando vantajosas comissões a cada novo cliente. 

4. Memberships

Memberships, ou programas para membros, são conteúdos exclusivos que ficam disponíveis apenas para membros autorizados. Pessoas que desejam ter acesso a esses conteúdos precisam pagar determinada taxa, que pode ser mensal ou anual. 

Os conteúdos veiculados dentro desses espaços variam bastante, englobando desde a educação até o entretenimento. No geral, essa é uma boa alternativa pois consiste em pagamentos recorrentes. Mas, antes de embarcar nessa opção, estude bastante sobre o público-alvo deste produto. 

5. Kits

Os Kits se assemelham às Memberships, no sentido de que consistem em um apanhado de conteúdos. Mas, ao contrário do formato do tópico anterior, os Kits costumam ser compras únicas. 

Esse modelo de conteúdo engloba vários tipos de formatos, desde e-books, podcasts até videoaulas e imagens. Esse é um tipo de produto muito procurado por pessoas que desejam aprofundar os seus conhecimentos em temas específicos. 

Quanto você pode ganhar por cada venda online? 

A resposta para esta pergunta, como você pode imaginar, é simples: depende

Existem diversos programas de afiliados e cada um deles apresenta diferentes comissões. Por isso pesquisar bastante sobre os tipos de programas disponíveis é tão importante! 

A Hotmart, por exemplo, oferece um comissionamento de até 80%, dependendo do produto a ser escolhido – são mais de 420.000 conteúdos na plataforma. 

Por outro lado, na Monetizze, o afiliado pode escolher entre alguns tipos de comissionamento, que variam em porcentagem. 

No Magazine Você, por sua vez, o comissionamento pode chegar até 12%, dependendo do produto escolhido. 

Por que vender produtos pela internet pode ser vantajoso?

Agora que você já conhece algumas das alternativas de como vender produtos pela internet e ganhar comissão, você pode estar se perguntando se vender pela internet é mesmo tão importante.  

A resposta é que sim, mas… por quê?  

Se você se interessa pelo mercado de vendas digitais, provavelmente já sabe que este é um segmento em franca expansão. 

A 7ª edição do estudo Nuvemcommerce mostra que o mercado de Ecommerce global tenha crescido 16,8% em receita durante 2021, comparado com o ano anterior.

Além disso, um levantamento realizado pela Receita Federal mostra uma forte tendência dos consumidores em relação à compra online, com 59,4% dos entrevistados afirmando que compraram mais pela internet durante a pandemia. 

Todo este contexto mostra um momento de grande oportunidade para aqueles que desejam investir nas vendas online como forma de complementar a renda, mudar de carreira e conseguir a tão sonhada independência financeira. 

Mas, é claro, lucrar de maneira expressiva com as vendas online não é algo que pode ser feito do dia para a noite, principalmente quando você não tem a experiência necessária para alavancar um Ecommerce. 

Se você quer desbloquear o segredo para ter um Ecommerce lucrativo e vender pela internet, leia com atenção o próximo tópico. 

Lucre com a venda de produtos na internet criando um Ecommerce do Zero!

O Ecommerce na Prática é a maior escola de Ecommerce do Brasil, por isso, ensinar como vender produtos pela internet e ganhar comissão está em nosso DNA. 

Ao longo de nossos anos de atuação, nosso método já ajudou milhares de empreendedores a abrirem negócios de sucesso na internet, mesmo sem nenhuma experiência prévia em vendas online. 

Nós combinamos todo esse conhecimento e experiência em um guia básico, que vai te ajudar a abrir um Ecommerce do Zero e começar a lucrar com vendas na internet. 

Nele, você encontrará os 6 passos essenciais para tirar a sua estratégia do papel e fazer a sua primeira venda – e todas as outras depois dessa! 

Hoje, este material está disponível de forma completamente gratuita. Para baixar, é simples, basta clicar aqui: 

Perguntas Frequentes

Por que vender produtos pela internet pode ser vantajoso?

Se você se interessa pelo mercado de vendas digitais, provavelmente já sabe que este é um segmento em plena expansão. Prova disso é que, segundo a 7ª edição do estudo Nuvemcommerce, o mercado de Ecommerce global tenha crescido 16,8% em receita durante 2021, comparado com o ano anterior.

Quanto você pode ganhar por cada venda online?

Depende. Existem diversos programas de afiliados e cada um deles apresenta diferentes comissões. Por isso pesquisar bastante sobre os tipos de programas disponíveis é tão importante! A Hotmart, por exemplo, oferece um comissionamento de até 80%, dependendo do produto a ser escolhido – são mais de 420.000 conteúdos na plataforma.

Como vender produtos pela internet e ganhar comissão?

O primeiro passo é estudar o seu público e fazer um bom planejamento. Em seguida, é preciso escolher os produtos e estudar muito sobre eles. Também é válido encontrar um programa de afiliados vantajoso, divulgar os seus links de afiliado, ter atenção ao nicho de mercado e à sazonalidade estabelecer uma rotina de gestão.