Para ser um afiliado Shopee, não há pré-requisitos. Basta fazer o cadastro na plataforma, aguardar a aprovação, escolher produtos para promover e compartilhar seu link personalizado para ganhar comissões pelas vendas. Leia o artigo completo para saber se a iniciativa vale a pena!



A Shopee chegou ao Brasil em setembro de 2019 e, desde então, conquistou o coração de consumidores e lojistas. Hoje, essa é um dos marketplaces mais usados no Ecommerce nacional. 

De acordo com dados do relatório Setores do Ecommerce, promovido pela Conversion, a Shopee figura no Top 3 dos sites mais acessados do comércio eletrônico nacional. Apenas em março de 2024 foram mais de 167 milhões de visitantes.

E esses números, é claro, se traduzem em vendas. De acordo com a própria plataforma, em novembro a Shopee já faturou mais de US$ 1 bilhão em produtos vendidos – um recorde histórico.

Mas está enganado quem pensa que apenas vendedores podem aproveitar as funcionalidades da Shopee… 

Com o programa de afiliados Shopee, a plataforma também se tornou uma fonte de renda para quem não tem uma loja online, mas vende diretamente por meio de links patrocinados. 

Nesse artigo, nosso objetivo é responder: vale a pena ser um afiliado Shopee? E, se sim, como fazer isso?

👉 Antes de começarmos, assista ao vídeo em que Fabio Ludke, especialista e consultor de Ecommerce, fala tudo sobre como ser afiliado Shopee:

O que é o programa de afiliados Shopee?

Esse programa de afiliados é uma outra maneira de ganhar dinheiro na Shopee, sem criar uma loja na plataforma. É como um sistema de recompensas para quem gera vendas no marketplace.

Funciona assim: aqueles que se tornam afiliados ganham um link personalizado para oferecer produtos à sua escolha. Esse link deve ser compartilhado pelos afiliados em diferentes canais – como Instagram, WhatsApp, TikTok, etc.

Não há limitações sobre o compartilhamento do link. Isso quer dizer que você pode compartilhá-lo quantas vezes quiser, em quais canais julgar melhor.

Se compras forem realizadas por meio desse link, o afiliado ganha uma porcentagem sobre a venda. 

O valor das comissões por venda varia. Você pode checar essa porcentagem na aba “Ofertas Shopee”, diretamente na plataforma.

Vale lembrar que a Shopee não cobra taxa de inscrição para que novos afiliados façam parte do programa. Essa é, portanto, uma boa alternativa para ganhar dinheiro na internet sem investir nada. 

🎯 Leia também: Marketing de afiliados: o que é, como funciona e por onde começar

O que é preciso para se tornar um afiliado Shopee?

Não existe nenhum pré-requisito para se tornar um afiliado Shopee. Basta fazer a sua inscrição e aguardar pela aprovação do seu cadastro. Esse processo pode demorar até 5 dias úteis.

Depois que o seu cadastro for aprovado, você receberá os links personalizados e poderá começar a usá-los imediatamente. É muito simples. 

A sua conta de afiliado ficará vinculada à sua conta de comprador. Além disso, os vendedores também podem ser membros do programa de afiliados da Shopee. Se você já tem um cadastro na plataforma, basta fazer o login de sempre para realizar a inscrição no programa. 

👉 Leia também: Taxa Shopee: entenda quanto custa vender no marketplace [2024]   

Como funciona o programa de afiliados da Shopee? 

O programa de afiliados da Shopee é uma maneira mais fácil de ganhar dinheiro com as vendas online. Nessa modalidade, você não precisa criar uma loja na Shopee, nem se preocupar com detalhes logísticos. 

Se você está interessado em se tornar um afiliado da Shopee, aqui está um passo a passo simples sobre como funciona:

1. Escolha os produtos que deseja divulgar

Como afiliado da Shopee, você tem a liberdade de escolher os produtos que mais te interessam para promovê-los. Pode ser moda, eletrônicos, decoração ou qualquer outra categoria disponível na Shopee. Selecione aqueles que você acredita que atrairão a atenção do seu público.

👉 Se você precisa de uma ideia do que vender na Shopee, esse artigo pode ajudar: O que vender na Shopee? Os 125 produtos mais populares 

2. Compartilhe o link do produto

Agora é hora de compartilhar o link do produto que você escolheu. Você pode divulgar o link nas redes sociais, blogs, sites ou até mesmo em seu canal do YouTube. Seja criativo na forma como você apresenta o produto, descreva seus benefícios e destaque o que o torna especial.

3. Clientes compram através do seu link

Quando as pessoas clicam no seu link e compram o produto na Shopee, você ganha uma comissão pela venda. É importante incentivar seus seguidores a utilizarem seu link para fazerem suas compras, pois é assim que você será creditado por cada venda realizada.

👉 Leia também: Dropshipping na Shopee é proibido? Entenda detalhes   

4. Receba sua comissão

Após as vendas serem concluídas, você receberá a comissão referente a cada venda realizada através do seu link. A Shopee é responsável por rastrear as vendas e calcular o valor da sua comissão. É uma maneira justa e transparente de receber sua recompensa pelo trabalho realizado.

É tão simples assim! No programa de afiliados da Shopee, você só precisa criar os links dos produtos e compartilhá-los com o maior número de pessoas possível. Lembre-se de que quanto mais vendas você fizer, maiores serão suas recompensas.

Uma grande vantagem é que você pode acompanhar seu desempenho e analisar seus resultados através da plataforma de afiliados da Shopee. Isso permitirá que você veja quais estratégias estão funcionando melhor e quais ações precisam ser ajustadas.

⭕ Leia também: Passo a passo de como cadastrar produto na Shopee

Como ser afiliado Shopee em 3 passos 

Agora que você já sabe como funciona o programa, é hora de aprender como ser afiliado Shopee. Temos certeza de que, depois de conferir esse passo a passo, você vai estar preparado para lucrar muito com esse programa de afiliados.
Veja agora…

1. Cadastre-se no programa de afiliados 

O primeiro passo para ser um afiliado Shopee é fazer o seu cadastro no programa. Acesse a página de afiliados da Shopee e clique no botão na tela. 

Você vai se cadastrar usando um e-mail, número de celular e senha. Se você já tem uma conta na Shopee, basta fazer o login normalmente. Lembramos que é possível ser um afiliado da Shopee mesmo que você já venda na plataforma. 

Depois, você deve preencher o cadastro com suas informações pessoais. após confirmar esses dados, você deve colocar o link do seu site. Se você não tiver um site de vendas, pode colocar o link do seu perfil em qualquer rede social. 

Por último, você vai escolher as categorias de produto que deseja vender como afiliado, além do tipo de parceiro que você é. Após esse processo, a Shopee vai analisar o seu cadastro e enviar a confirmação por e-mail. Fique de olho em sua caixa de entrada e spam!

👉 Leia também: Como vender na Shopee do zero: vantagens, como montar uma loja e dicas 

2. Escolha os produtos 

Quando a sua conta como afiliado Shopee estiver autorizada, basta entrar na plataforma e escolher os produtos que deseja vender. Você terá acesso a um painel de controle, onde poderá acompanhar as vendas, comissões e cliques. 

Nossa dica é que você busque pela seção “Oferta Shopee” e opte pelos produtos que têm maior comissão. Depois de clicar nessa aba, você irá se deparar com um link para a página oficial da Shopee.

Esse é o seu link de afiliado e quando alguém realizar uma compra por ele, você terá sua comissão caindo na conta. É bem simples. 

💸 Se vender e ganhar comissão na internet é um assunto que te interessa, indicamos este artigo aqui: Como vender produtos pela internet e ganhar comissão

3. Crie estratégias de venda com o seu link de afiliado

Esse é o último passo, mas também um dos mais importantes. Não basta ter o seu link de afiliado para começar a lucrar. As pessoas precisam usá-lo para fazer suas compras – e a única maneira de fazer isso é divulgá-lo. 

Mas como? 

Bom, existem algumas opções…

Você pode criar anúncios no Facebook Ads e Google Ads, por exemplo. Ou criar grupos de WhatsApp para compartilhar os produtos com melhores preços. A produção de conteúdo também é uma boa alternativa, já que pode atrair um público mais qualificado e mais propenso a comprar. 

A ideia é que você realmente divulgue esses links com estratégia, a fim de alcançar uma boa taxa de conversão. Se você precisa de dicas extras para essa fase do processo, sugerimos essa leitura: Divulgação de produto: 11 dicas para você não errar na sua estratégia.

Como ganhar dinheiro sendo um afiliado Shopee? 

Para ganhar dinheiro sendo um afiliado Shopee, antes de mais nada, você precisa garantir que está direcionando seus esforços de divulgação para o público certo. 

A Shopee é um dos maiores marketplaces do Brasil e, por isso, a variedade de produtos que oferece é gigantesca. Escolha bem o seu nicho de mercado e faça anúncios voltados para este demográfico qualificado. 

Tente entender quais as dores e necessidades desse público, buscando produtos que possam solucionar esses problemas. 

Depois dessa fase, você vai precisar escolher os seus canais de aquisição. Você pode usar seus links de afiliado onde quiser… por isso, invista em campanhas no Google Ads, Facebook Ads, comunidades do WhatsApp, blog ou canais do YouTube 

💡 Apenas certifique-se de que os canais escolhidos permitem que os links sejam clicáveis, a  fim de garantir que o tráfego gerado vai ser rastreado corretamente.  

Vantagens e desvantagens de ser um afiliado da Shopee

Assim como todos os outros programas de afiliados, o da Shopee também tem as suas vantagens e desvantagens. Veja agora algumas delas… 

Vantagens de ser um afiliado da Shopee

O link é válido por bastante tempo

Uma vez que alguém clica em seu link e navega pela Shopee, o prazo para a compra é de até 7 dias. Ou seja, o cliente tem até 7 dias para fazer uma compra e gerar uma comissão para o afiliado. 

É permitida a divulgação do link

A Shopee também permite – e até encoraja, na verdade – que você divulgue o seu link de afiliado em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e o Telegram. Você pode também publicá-los em redes sociais. Outros programas de afiliados, como o da Amazon, não permitem essa divulgação. 

O site é muito fácil de usar

Outro ponto a favor do programa de afiliados da Shopee é que a plataforma é muito fácil de usar e já está incorporada na rotina de muitos consumidores, o que pode dar mais credibilidade às ofertas. 

Desvantagens de ser um afiliado da Shopee

A porcentagem de comissão é baixa

A comissão para venda de produtos para clientes já existentes é de 3%, um valor que fica abaixo do mercado, quando o comparamos a outros programas de afiliados. Já para compradores novos, a taxa de comissão sobe para 15%.

Existe um pagamento mínimo de comissão

Existe um valor mínimo para retirada de fundos do programa. Vale informar que esse valor muda periodicamente e se, no período da retirada, sua conta não tiver a quantia mínima estipulada, a Shopee pode reter o valor até a próxima janela de retirada;

O prazo de recebimento é estendido

A Shopee demora até 60 dias para realizar o pagamento das comissões. Alguns empreendedores podem achar este prazo longo demais, dificultando o fluxo de caixa do negócio.

Quais produtos o afiliado pode vender?

Todos os produtos disponíveis na plataforma da Shopee podem ser indicados pelos seus afiliados. O marketplace tem categorias muito variadas, que vão desde eletrônicos e eletrodomésticos até produtos para cuidados pessoais, roupas e maquiagens. 

Uma dica que podemos te dar é que você indique produtos com os quais tenha afinidade ou conheça bem. Isso vai te ajudar a fazer indicações com mais propriedade, o que pode aumentar a sua taxa de conversão

Ao indicar os produtos da Shopee, você pode trabalhar tanto com fornecedores nacionais quanto com vendedores fora do Brasil. Assim, você também terá a oportunidade de indicar produtos diferentes, que não são facilmente encontrados nas lojas daqui. 

Quanto ganha um afiliado da Shopee?

Os ganhos como afiliado da Shopee variam de acordo com o seu volume de vendas. De acordo com a própria plataforma, com as iniciativas certas, os ganhos mensais podem chegar até R$  20 mil por mês. 

Quanto às comissões, o número é variável. Se o seu link gerar uma compra de alguém que já tem cadastro na plataforma, a comissão é de 3%. No entanto, se a pessoa que comprar ainda não tiver uma conta na Shopee, a taxa pode chegar a 15%. 

Qual o prazo de pagamento para afiliados Shopee?

Cada compra feita por meio do link de afiliado tem até 2 dias para entrar no relatório de vendas do afiliado. As vendas precisam estar com status “Concluído” e “Verificado” para que sejam encaminhadas para o pagamento. 

Esse processo pode variar muito, dependendo do prazo de entrega da compra ao cliente e da verificação de fraude, concluída pela própria Shopee. A média, no entanto, é que o afiliado receba o pagamento em 60 dias.

💸 Para garantir que o seu dinheiro seja depositado, tenha certeza de que preencheu as informações bancárias de forma correta dentro da plataforma.

Vendedor pode ser afiliado da Shopee? 

Sim, pessoas que vendem na Shopee também podem ser afiliadas. O processo para inscrição é o mesmo relatado alguns tópicos acima. 

Sendo um vendedor e um afiliado, você tem a liberdade de divulgar qualquer produto da Shopee, incluindo os que estão anunciados em sua própria loja. 

10 estratégias de venda para afiliados da Shopee

O programa de afiliados da Shopee pode ser uma grande oportunidade, mas, para se destacar nesse mercado competitivo, é importante utilizar estratégias que impulsionam suas vendas e comissões. 

Aqui estão algumas ideias que podem ajudar: 

  1. Escolha produtos relevantes: identifique um nicho de mercado específico no qual você tenha interesse e conhecimento. Escolha produtos relacionados a esse nicho que sejam populares e tenham demanda entre seu público-alvo;
  2. Conheça o produto profundamente: antes de tentar vender qualquer coisa, você precisa conhecer o que o produto oferece. Isso inclui entender seus benefícios, características, e como ele pode resolver os problemas dos seus potenciais clientes;
  3. Crie conteúdo de qualidade: Produza conteúdo informativo e atraente para promover os produtos da Shopee. Isso pode incluir análises, tutoriais, recomendações e comparativos. Ao fornecer informações valiosas, você estabelece sua credibilidade e influencia a decisão de compra dos usuários;
  4. Utilize as redes sociais: aproveite o poder das redes sociais para promover seus links de afiliados. Crie perfis nas principais plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, e compartilhe conteúdo relevante relacionado aos produtos que está promovendo;
  5. Faça parcerias com influenciadores: busque colaborações com influenciadores digitais que tenham afinidade com seu nicho de mercado. Eles podem ajudar a promover seus links de afiliado para um público maior e mais engajado;
  6. Utilize SEO: otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca, aplicando técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Pesquise palavras-chave relevantes para seus produtos e incorpore-as em seu conteúdo;
  7. Crie tutoriais e análises em vídeo: os vídeos têm um grande poder de engajamento e podem ser muito eficazes na promoção de produtos. Grave tutoriais, análises detalhadas ou vídeos de unboxing dos produtos que está promovendo. Publique esses vídeos no YouTube e compartilhe-os em suas redes sociais e outros canais relevantes;
  8. Acompanhe e analise seus resultados: utilize as ferramentas fornecidas pelo programa de afiliados da Shopee para acompanhar suas vendas, comissões e cliques. Analise regularmente seus resultados e identifique quais estratégias estão gerando melhores resultados;
  9. Mantenha-se atualizado sobre as ofertas e promoções: esteja sempre atento às ofertas e promoções especiais da Shopee;
  10. Desenvolva uma lista de e-mails: construa uma lista de e-mails ao longo do tempo para comunicar-se diretamente com seu público. Use essa lista para enviar atualizações regulares sobre novos produtos, ofertas e conteúdo exclusivo.

Vale a pena participar do programa de afiliados Shopee?

Sim, é possível dizer que o programa de afiliados da Shopee vale muito a pena. Ainda mais quando consideramos que não é preciso pagar nenhuma taxa para participar. 

As comissões podem não ser tão lucrativas quanto a de outros programas de afiliados, o da Shopee é fácil de participar e fácil de gerenciar, o que o faz ganhar alguns pontos de vantagem. 

Ainda assim, é importante notar que dificilmente você conseguirá viver exclusivamente da renda alcançada com o programa de afiliados da Shopee.

⚠️ Essa é uma alternativa para renda extra, não um negócio propriamente dito. 

Se você procura uma forma de ganhar dinheiro com Ecommerce que seja mais duradoura, existe uma alternativa: criar a sua própria empresa

Esse pode parecer um processo complicado, mas acredite: não é.  Nós já ajudamos milhares de pessoas nessa missão – e podemos ajudar você também. Por isso, te convidamos a assistir a aula gratuita sobre como criar um Ecommerce do zero

Nosso método já foi testado e aprovado por diversos empreendedores. Para aprendê-lo agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Como ser um afiliado do Shopee?

Não existem pré-requisitos para ser um afiliado do Shopee. Basta acessar a página oficial da plataforma, preencher os dados solicitados e aguardar pela aprovação do cadastro. Então, você deve escolher os produtos que deseja vender e compartilhar o seu link de afiliado para receber comissões.

Quanto ganha um afiliado da Shopee?

De acordo com a Shopee, o ganho médio dos afiliados mais lucrativos é de R$ 20 mil /mês.

Como divulgar produtos da Shopee como afiliado?

Basta escolher os produtos, copiar o seu link personalizado e compartilhá-lo no WhatsApp, redes sociais e demais canais de comunicação. O ideal é que você use estratégias de marketing para alavancar seus resultados.

O que preciso para ser um afiliado?

Para ser um afiliado, o que você precisa fazer é conhecer o seu nicho de mercado e ter uma boa estratégia de marketing para vender os produtos. Alguns programas são mais lucrativos do que outros, portanto, pesquise bastante antes de escolher um.