Uma venda malsucedida não é boa notícia para nenhum lojista. No entanto, esse é um processo inevitável, que afeta até mesmo as lojas mais lucrativas. É por isso que, neste artigo, vamos te ensinar como cancelar uma venda no Mercado Livre, como isso afeta sua reputação no marketplace e mais!

O Mercado Livre faz 9 vendas por segundo. Em 2023, somando as operações de varejo e de sua fintech, a Mercado Pago, a receita do Mercado Livre cresceu 37% em 2023, para US$ 14, bilhões

Por isso que não é nenhum exagero afirmar que o Mercado Livre se tornou um dos principais canais de venda do Ecommerce brasileiro. 

No dia a dia dos negócios que atuam na plataforma, no entanto, nem todas as vendas são fechadas com sucesso – algumas vezes, é preciso que o vendedor cancele pedidos feitos pelos consumidores

Esse pode até ser considerado processo “chato”, mas saiba que ele é completamente normal, e até mesmo esperado. Então, é melhor se preparar, não concorda? 

Ao longo deste artigo, nós vamos te explicar como cancelar venda no Mercado Livre, tanto pelo site quanto pelo aplicativo, e as consequências disso para o lojista. 

Vamos começar… 

O que é uma venda cancelada no Mercado Livre?

Uma venda cancelada no Mercado Livre acontece quando um comprador recebe o seu dinheiro de volta antes mesmo de o produto ser entregue. E isso pode ocorrer independentemente de quem solicitou o cancelamento, ou seja, lojista ou consumidor.

No caso das lojas, o cancelamento de uma venda pode ser feito de três maneiras:

  • No detalhe da venda, acessada na conta do vendedor, ele seleciona “Cancelar venda”;
  • Na conta do Mercado Pago;
  • Em uma reclamação aberta na qual você decide devolver o dinheiro para o indivíduo que fez uma compra. 

⚠️ Vale a pena destacar que quando falamos em venda cancelada no Mercado Livre, as  devoluções de mercadorias não entram nessa categoria. Aqui, estamos falando das vendas que são canceladas antes mesmo do produto chegar ao cliente.

Dito isto, que tal seguirmos para como fazer um cancelamento de venda mercado livre? Veja a seguir…

Como cancelar uma venda no Mercado Livre? 4 passos simples

O processo sobre como cancelar uma venda no Mercado Livre é mais simples do que você imagina. Basicamente, você vai precisar seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site do Mercado Livre e faça login na sua conta de seller

O primeiro passo deve ser acessar o site do Mercado Livre e, a partir desta página, fazer o login em sua conta de vendedor na plataforma.

conta de seller do Mercado Livre

2. Depois, clique no ícone com o seu nome e, em seguida, em “Vendas”

Então, você deve clicar no ícone com o seu nome e, depois disso, clicar em "Vendas". É nessa página que você terá todas as informações sobre todos os seus pedidos.

cancelar venda Mercado Livre

3. Procure o anúncio que desejado e clique em “Cancelar venda”

Uma vez na página de "Vendas", você deve selecionar o anúncio do produto que deseja cancelar a venda e clicar sobre a opção.

cancelar venda Mercado Livre

4. Selecione a razão do cancelamento. 

Por fim, selecione o motivo pelo qual você está cancelando a venda. Lembre-se que essa é uma atividade que impacta a sua reputação como vendedor.

cancelar venda Mercado Livre

Bem simples, não é verdade? 

Essa é a maneira de como cancelar uma venda no Mercado Livre por meio do site, mas saiba que também é possível fazer isso pelo aplicativo do marketplace. Veja a seguir…

Como cancelar venda no Mercado Livre pelo app?

É muito comum que os empreendedores gerenciem seus negócios por meio do app do Mercado Livre. E é possível fazer diversas tarefas dessa forma, inclusive a de cancelamento de uma venda. Dá só uma olhada como isso acontece pelo app (para iOS e Android):

Passo 1: Acesse o app do Mercado Livre e faça login na sua conta de seller;

Passo 2: Depois, clique no ícone com o seu nome e, em seguida, em “Vendas”;

Passo 3: Procure o anúncio que desejado e clique em “Cancelar venda”;

como-cancelar-venda-no-mercado-livre

Passo 4: Selecione a razão do cancelamento.

como-cancelar-venda-no-mercado-livre

Bem simples o passo a passo pelo aplicativo também, não é verdade? Mas quando falamos em como cancelar a venda no Mercado Livre, existem outros pontos importantes que todo vendedor precisa ficar atento...

O que acontece se o vendedor cancelar a venda no Mercado Livre?

O marketplace pode suspender a conta caso mais de 2,5% das vendas de um lojista sejam canceladas, segundo as políticas do site.

Isso significa que o cancelamento realizado pelo pelo vendedor atinge diretamente o termômetro de reputação do seu negócio. E o indicado, inclusive, é que essa suspensão da compra só seja efetuada apenas em último caso. 

Entretanto, vale a pena ter em mente que não há mudança no termômetro se o cancelamento for solicitado pelo próprio cliente. E isso pode acontecer por diversos motivos, como arrependimento, por exemplo. 

🔙 Para entender mais sobre a lei do arrependimento, leia: Lei do arrependimento: como ela se aplica ao Ecommerce? 

É possível cancelar a venda no Mercado Livre após a impressão da etiqueta?

Como já ocorreu a impressão da etiqueta, a opção de cancelamento não fica mais disponível para o lojista

Isso acontece porque, ao baixar a etiqueta de envio, o marketplace (ou o seu braço logístico, Mercado Envios) entende que o empreendedor vai enviar o produto ao cliente.

Assim, o indicado pela plataforma é que o vendedor entre em contato com o comprador para explicar que não possui mais o produto em estoque, orientando-o a fazer o cancelamento da compra.

Após o comprador abrir a reclamação, o marketplace irá cancelar a compra e devolver o valor pago pelo produto para o cliente.

Leia também: Comissão e taxas para vender no Mercado Livre [GUIA 2023]

5 dicas para evitar cancelamento de vendas no Mercado Livre

Agora que você já sabe como cancelar uma venda no Mercado Livre e as consequências disso, que tal conferir algumas sugestões sobre como evitar o cancelamento das suas vendas na plataforma?

Confira algumas dicas abaixo:

1- Anuncie apenas produtos com estoque

Um erro comum cometido pelos empreendedores – principalmente os iniciantes – é oferecer produtos que já não estão mais disponíveis. Ou seja, itens que estão em falta no estoque. 

Isso é um problema que afeta negativamente não só o cliente, mas o fluxo de caixa da sua empresa. Afinal, sempre que uma pessoa comprar um item indisponível – sem saber disso, claro –, você terá que entrar em contato para esclarecer a questão e, automaticamente, perderá a venda. 

Para evitar isso, antes de mais nada, faça um bom controle de estoque. Este é o processo que vai te ajudar a saber quais produtos estão aptos para venda, quais estão em falta e por aí vai…

Fazer esse gerenciamento é importante até mesmo para você ter uma noção do quanto falta para uma mercadoria acabar. E, na sequência, entrar em contato com o fornecedor para comprar uma nova remessa. 

2- Revise e atualize constantemente os anúncios

Outra dica para evitar o cancelamento de vendas no Mercado Livre é revisar com frequência os anúncios criados. 

Na prática, você não pode criar vários anúncios no Mercado Livre Ads e deixá-los rodando por dias sem o devido acompanhamento. É preciso verificar como eles estão performando, se ainda estão no ar ou se, por algum motivo, foram cancelados pela plataforma, etc

Isso vai te ajudar não só a evitar que suas vendas precisem ser canceladas, como também a entender se algum anúncio precisa ser pausado, por exemplo.

⏸ Leia também: O que significa anúncio pausado no Mercado Livre?

3- Verifique sempre se os preços estão corretos

Nada mais frustrante para o vendedor do que anunciar um produto com o preço errado, não é verdade? E isso pode acontecer por diversos motivos…. 

Por exemplo: há uma ação promocional e o lojista reduz temporariamente o preço de uma mercadoria. Ao fim da oferta, contudo, ele esquece de retomar o valor original do produto. O resultado disso? O cancelamento da venda, claro. 

É verdade que às vezes é possível prosseguir com a transação, mesmo com um valor abaixo do normal. Mas é preciso ter cuidado ao seguir por esse caminho para que a saúde financeira da empresa não seja afetada.  

O ideal, então, é que você sempre verifique se os preços estão corretos nos anúncios feitos no Mercado Livre. Não corra o risco de aumentar o seu índice de vendas canceladas por lá, combinado?

canceladas por lá, combinado?

🛒 Como fazer promoção em 10 passos simples

4- Cumpra o que o anúncio promete

A forma como um anúncio é escrito, as funcionalidades que ele descreve, as imagens que estão demonstradas ali… tudo contribui para a expectativa do seu cliente. Agora imagine que todas essas expectativas são quebradas quando o produto, de fato, chega à casa do consumidor. 

A decepção não vai refletir apenas naquela compra, mas impactar também como aquele cliente enxerga a sua marca. 

Por isso, é fundamental que o seu anúncio no Mercado Livre seja transparente e entregue exatamente o que promete. Desde o título até a descrição, cada detalhe conta. 

5-  Organize a sua logística

A logística é o coração do Ecommerce. E se você não organizar essa parte do seu negócio, pode ter certeza que os cancelamentos vão aparecer. 

Se você não utiliza o Mercado Envios, por exemplo, deixe bem claro em seus anúncios quais regiões você atende. E uma dica bônus: produtos com Mercado Envios têm entregas para todo o Brasil, ampliando suas chances de vendas. 

Fique de olho e organize-se para que seus produtos cheguem nas mãos dos seus clientes da melhor forma possível.

Quais vendas canceladas não prejudicam o vendedor?

Existem algumas ocasiões em que as vendas canceladas não causam danos à reputação do vendedor no Mercado Livre. São elas: 

  • Quando o produto não chega ao destinatário por causa de algum problema nos Correios ou outra empresa transportadora;
  • Quando o lojista vende pelo Mercado Shops para um indivíduo que compra como "convidado", isto é, que não tem conta na plataforma;
  • Quando ocorre alguma adversidade que não tem nenhuma relação com o vendedor ou com o comprador.

Sendo assim, pode respirar aliviado caso alguma dessas possibilidades ocorra no seu negócio! 

Venda mais, preocupe-se menos: conheça o curso Mercado Livre do Zero!

Depois de ler este artigo, você sabe como cancelar uma venda no Mercado Livre – um processo pelo qual nenhum empreendedor quer passar, mas que todos eles precisam conhecer.   

Agora, te convidamos a pensar em um outro cenário: e se você vendesse tanto que um cancelamento esporádico não não impactasse seus lucros?

Esse não é um objetivo inalcançável, e sim a realidade de muitos empreendedores que vendem no marketplace. 

Vender com segurança no Mercado Livre, no entanto, não é uma coisa que se aprende do dia para a noite. Entender como a plataforma funciona requer um bom planejamento e uma boa estratégia. 

E é isso que te oferecemos no treinamento Mercado Livre do Zero!

Nele, nós mostramos como vender na plataforma usando técnicas testadas e aprovadas por milhares de lojistas em todo o Brasil.

Desde o planejamento até as otimizações necessárias para vender todos os dias e faturar R$18,5 mil ou mais, todos os meses. Para saber mais, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Como cancelar venda no Mercado Livre pelo app?

Para cancelar uma venda no Mercado Livre você precisa: 1. Acessar o app do Mercado Livre e selecionar o ícone de “três barrinhas” no canto superior esquerdo; 2. Clicar na seção “Minha conta” após a abertura do menu lateral; 3. Selecionar a opção “Vendas”; 4. Buscar pela venda que você deseja cancelar.

Como cancelar venda no Mercado Livre depois de imprimir etiqueta?

Como já ocorreu a impressão da etiqueta, a opção de cancelamento não fica mais disponível para o lojista. O indicado, então, é que o vendedor entre em contato com o comprador para explicar que não possui mais o produto em estoque, orientando-o a fazer o cancelamento da compra.

O que acontece se o vendedor cancelar a venda Mercado Livre?

O cancelamento realizado pelo pelo vendedor atinge diretamente o termômetro de reputação do seu negócio. Isso porque o marketplace pode suspender a conta, caso mais de 2,5% das vendas de um lojista sejam canceladas, segundo as políticas do site.