Atualizado em 31/10/2022 por Maria Alice Medeiros
Um dos grandes desafios de quem está começando no Mercado Livre é descobrir como ativar o termômetro para começar a vender. Isso porque a reputação no Mercado Livre é um dos pontos mais importantes para o comprador na hora da decisão de compra. Mas e você? Sabe como conseguir as 10 primeiras vendas no Mercado Livre para conseguir essa ativação?
Sei que se você está lendo esse artigo é porque você está iniciando agora no Mercado Livre, correto? Ou então abriu uma conta no Mercado Livre há meses, não conseguiu vender e agora decidiu novamente retornar para descobrir como vender no Mercado Livre. É isso?
Caso você não esteja em nenhuma dessas 2 opções, provavelmente você cometeu algum erro na operação no Mercado Livre e sua reputação foi para outra cor que não seja o verde! Isso é desesperador!
Em qualquer uma dessas 3 situações talvez você esteja desanimado, pois sei que é um desafio iniciar no Mercado Livre ou recuperar reputação por causa do amado termômetro. Sei disso porque também já passei por isso.
Mas já te adianto uma coisa: pare agora com essa desanimação, pois você pode faturar MUITO alto lá dentro, independente do seu nicho. E aqui vou te dar dicas para ativar esse termômetro finalmente.
Antes, confira abaixo o vídeo em que o Fábio Ludke, empresário e consultor de Ecommerce, explica como como ativar o termômetro/reputação no Mercado Livre antes das 10 vendas:
Índice:
Por que o Mercado Livre?
O Mercado Livre é o maior Marketplace do Brasil, uma das empresas mais valiosas da América Latina e existem empresas faturando milhões lá dentro. Simplesmente você tem que estar lá!
Inclusive tem um artigo aqui no Blog mostrando 7 Motivos Para Começar a Vender pelo Mercado Livre
Tenho certeza que depois que ler esse artigo vai querer ter começado ontem a aplicar as estratégias para crescer no Mercado Livre.
Uma coisa que já te adianto logo é que é muito difícil vender bem no Mercado Livre sem ter a reputação no verde. Praticamente impossível!
Só que aí entramos em um paradoxo: preciso de 10 vendas para ter a reputação no verde, só que preciso ter a reputação no verde para fazer venda. E agora? O que fazer?
Com isso chegamos às estratégias que temos que executar para destruirmos esse paradoxo de vez e alcançarmos as 10 primeiras no Mercado Livre, para enfim ativar o termômetro da conta.
Essas estratégias foram listadas logo abaixo na forma de dicas. Siga elas que você aumentará muito as chances de ativar seu termômetro com uma maior velocidade.

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature +12,5 mil por mês [EVENTO GRATUITO].
Dica 01: O anúncio perfeito no mercado livre
Um anúncio não pode ser só um conjunto de fotos com um título, uma descrição bonitinha e um ótimo preço! O seu anúncio tem que ser uma máquina de vendas.
Imagine o melhor vendedor que já te atendeu. Toda objeção/desculpa que você encontrava para não comprar, esse vendedor sempre vinha com a solução e mudava sua ideia.
Imaginou já? Agora você vai transformar seu anúncio nesse vendedor. O seu anúncio não pode ter como objetivo apenas mostrar o produto, é preciso que ele mostre a solução que o seu cliente está buscando quando entrou no seu anúncio.
Além disso, qualquer dúvida que surgir, na mesma hora ela tem que sumir devido a algum elemento do seu anúncio.O primeiro ponto que você tem que alinhar são as fotos, siga o seguinte padrão:
Primeira foto
imagem chamativa do produto com o fundo branco, a famosa foto still. Nunca coloque logo nessas primeiras fotos, coloque só a partir da quinta.
Segunda foto
Imagem do seu produto com destaque para os diferenciais do seu produto. Você pode fazer uma arte no Canva indicando esses diferenciais.
Terceira foto
Imagem ambientada/humanizada do seu produto, mostrando esse produto sendo utilizado.
Quarta foto
Aqui fica bem livre para você colocar outra foto boa do produto, destacando algum outro ângulo ou então uma outra foto ambientada/humanizada.
Quinta foto
Um template que auxilie na venda. Se for um objeto que precisa de medidas, aqui você pode ter medidas do seu produto. Qualquer template que auxilie na venda pode entrar aqui. Lembre-se que aqui você pode colocar sua logo nesse template. Só que cuidado: nunca coloque algo que incentive a pessoa a sair do Mercado Livre (site, redes sociais, endereço etc).
Sexta foto
Imagem com os diferenciais de condições da sua empresa. Exemplos: produto original, nota fiscal, garantia, devolução gratuita em 28 dias, empresa com x anos no mercado etc. Aqui também você pode colocar sua logo.
Todas as fotos precisam estar em ótima qualidade, no tamanho 1200×900 e sem marca d’água. Nunca coloque frases que levem a pessoa para fora do Mercado Livre e a primeira sempre tem que ser uma foto still.
Agora um outro passo importante é você sempre preencher todas as informações possíveis do anúncio, isso é fundamental!
Depois disso chegamos na descrição, onde você vai ter a oportunidade de quebrar diversas objeções.
Aqui é importante que você fale um pouco da sua empresa criando autoridade e segurança (3 linhas). Depois coloque os diferenciais do seu produto, exaltando as dores e soluções que o produto entrega (4 linhas).
Seguindo a ordem, você vai adicionar aqui as especificações do produto. Parte muito importante que sozinha sempre torna o anúncio comum, como os outros. Por isso aqui sempre será uma das partes da sua descrição.
Por fim você vai colocar um campo de perguntas e respostas mais comuns do seu produto. Isso faz com que diversas objeções já sejam quebradas antes de qualquer pergunta. Caso não tenha noção de quais são essas perguntas ainda, olhe anúncios de concorrentes do seu nicho.
Se você tem alguma dúvida de como criar o anúncio do zero, dê uma olhadinha nesse artigo depois: Como Criar um Anúncio no Mercado Livre do ZERO: Veja o Passo a Passo
Dica 02: Encontre produtos com alta demanda
Essa é uma das partes mais importantes dessas dicas: você precisa encontrar os produtos que tem demanda no Mercado Livre. Não adianta ter anúncios dentro do Mercado Livre que não são buscados.
Você já sabe como encontrar isso? Não? Então vamos lá…
O primeiro local que você tem que acessar é o Mercado Livre tendências. Encontre aqui as formas que seu cliente está buscando seu produto.
Outra ótima ferramenta para você encontrar esses produtos é o Planejador de Palavras Chaves do Google. Utilize essas ferramentas para encontrar os produtos com alta demanda e mais do que isso, encontre a forma que os clientes pesquisam seu produto. Coloque essas formas de pesquisar no título dos seus anúncios.
Dica 03: O preço nessa hora importa muito
Utilizando essa pesquisa de demanda de produtos que fez na dica acima, você vai analisar o preço que os concorrentes estão vendendo esses produtos e colocar o preço abaixo disso.
Pode ser que nesse começo você não tenha lucro ou até tenha um pequeno prejuízo, mas faz parte, considere isso um investimento para você ativar seu termômetro.
Coloque aqui o preço bem abaixo mesmo, para compensar para o cliente correr o “risco” de comprar com você em vez de comprar com o vendedor que é Gold.
Dica 04: O macete da descrição no Mercado Livre
Como já dito na dica acima, é na descrição que você vai quebrar diversas objeções. Mas nessa fase de ativação de termômetro, você vai ter uma objeção muito grande a ser quebrada: você não tem reputação!
Por isso recomendo que você comece a descrição com um texto explicando o seu momento. Exemplo:
“Olá, tudo bem? Nós somos da “Empresa X”. Trabalhamos há x anos com nossa loja física e estamos iniciando aqui no Mercado Livre. Para Iniciarmos precisamos ativar nossa reputação, por isso estamos vendendo esse produto com o preço bem abaixo do mercado. Realmente uma liquidação para a gente ativar nossa reputação!
E pode ficar tranquilo que toda sua compra está sendo garantida pelo Mercado Pago, daqui do Mercado Livre.”
Dica 05: coloque todos os produtos que puder, inclusive produtos usados que tiver
Nesse momento que tem como maior objetivo ativar o termômetro, coloque todos os produtos que puder! Encontre realmente produtos que possuem demanda e crie anúncios deles.
Além disso, você pode também vender produtos usados no Mercado Livre para ativar seu termômetro. Procure aí na sua casa alguns produtos que você não usa mais e anuncie eles em um preço bem abaixo do normal.
O importante é que você faça pelo menos 50 anúncios nessa primeira etapa.
Agora, mão na massa! Bora vender no Mercado Livre!
Pronto, depois dessas dicas você vai estar bem mais perto dessa ativação de termômetro, para finalmente colocar sua reputação no verde.
Tenha um pouco de paciência nessa parte porque isso pode ser que demore um pouco para engrenar. Mas caso não consiga em algumas semanas, revise todas essas dicas de novo, encontre novos produtos e repita até conseguir.
Após ativar o termômetro você finalmente começará a jogar o jogo. Por isso já recomendo você ler esse artigo agora para você já se preparar para a próxima etapa do jogo.
Leia também: Saiba Como Integrar a sua conta no Mercado Livre em um Sistema de Gestão.
Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature +12,5 mil por mês
Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender +12,5 mil reais por mês.
No nosso treinamento intensivo, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre.
E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados…
Veja só o que você vai aprender:
- Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
- Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
- Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
- Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
- Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
- Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).
Garanta a sua vaga no treinamento:
Deixe um comentário