Hoje, é possível emitir boletos por meio de uma instituição financeira ou uma plataforma de cobrança. Tudo que você precisa é de uma conta corrente em uma plataforma que ofereça o serviço. A emissão pode gerar taxas mas, no geral, o processo é barato e muito simples. Veja como gerar boletos agora. 

O boleto bancário é, hoje, uma das formas de pagamento mais populares do Ecommerce brasileiro. De acordo com dados da Febraban, mais de 6 bilhões de boletos bancários são pagos todo ano no Brasil

Essa é uma forma prática e muito conveniente de pagar uma compra e, por isso, empresas que se preocupam com suas taxas de conversão precisam estar de olho na emissão dos boletos. 

Neste artigo, vamos te mostrar como emitir boletos com segurança e pagando pouco. Além disso, vamos mostrar algumas das principais plataformas para fazer a emissão e compartilhar dicas para lidar com os pagamentos em seu Ecommerce. 

Temos muito conteúdo pela frente, então vamos começar… 

O que é um boleto bancário (e como ele funciona)

Um boleto bancário é um documento emitido por um banco que representa uma ordem de pagamento para que um determinado valor seja transferido de uma conta para outra. Ele pode ser usado tanto por lojas físicas quanto por Ecommerces, sendo uma forma de pagamento muito popular em ambos os contextos.

Ao oferecer a opção de boleto bancário em seu site, você permite que seus clientes possam realizar o pagamento através de um documento gerado automaticamente pelo sistema. 

Para isso, é necessário que a empresa esteja cadastrada em um banco ou intermediador de pagamentos que ofereça a possibilidade de criar esse documento do zero.

Quando um cliente opta por pagar com boleto bancário, ele recebe um documento com informações sobre o pagamento, incluindo valor, data de vencimento e código de barras

O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, correspondente bancário ou pela internet, através do aplicativo ou site do banco. O processo de pagamento do boleto bancário é bem simples e, por isso, essa modalidade é uma das preferidas dos consumidores

Dados do portal E-commerce Brasil mostram que 75% dos clientes de Ecommerce utilizam o boleto bancário para pagar suas compras virtuais. E, para eles, o principal motivador são as baixas taxas cobradas – já que, usualmente, o valor não sofre com acréscimos ou juros. 

Por tudo isso, os boletos são – e prometem ser por muito tempo – um método de pagamento relevante para os brasileiros. Oferecer a opção em seu Ecommerce, portanto, é mais do que um luxo, é uma verdadeira necessidade. 

Tipos de boletos bancários

Hoje, existem dois principais tipos de boletos bancários: os avulsos e os em formato de carnê. O boleto avulso é um documento usado para compras à vista, em que a transação é realizada em uma única operação. Já o carnê é utilizado para cobranças parceladas ou vendas recorrentes.

Os clubes de assinatura, por exemplo, são modelos de negócio que se utilizam muito do boleto em carnê. Serviços por assinatura, como cursos e plataformas também podem ver que a modalidade é muito útil.

Se você já ouviu falar sobre os “boletos simples” ou “não registrados”, saiba que esta categoria foi encerrada em 2018, sob orientação da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). A iniciativa teve o objetivo de tornar a emissão e o pagamento de boletos mais seguros.

Hoje, os boletos têm informações que facilitam a checagem, tais como:

  • O nome e CPF ou CNPJ do cliente;
  • O valor da compra;
  • O prazo para o pagamento;
  • A incidência ou não de juros após o prazo;
  • Locais em que o boleto pode ser pago e orientações para o pagamento.

O que é necessário para gerar um boleto?

Para gerar um boleto bancário, é necessário que a empresa possua uma conta bancária e esteja cadastrada no sistema de emissão de boletos do banco em questão. Além disso, é importante ter em mãos as informações necessárias para preencher o boleto corretamente, tais como:

  • Nome completo ou razão social do beneficiário (quem receberá o pagamento);
  • CPF ou CNPJ do beneficiário;
  • Endereço completo do beneficiário;
  • Valor a ser cobrado;
  • Data de vencimento do boleto;
  • Identificação do pagador (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço completo).

Essas informações são fundamentais para que o boleto seja gerado corretamente e possa ser pago sem problemas. É importante lembrar que o boleto bancário pode ser emitido por diversos bancos, e cada um deles tem as suas próprias regras e exigências.

Caso você tenha dúvidas específicas sobre como fazer boletos para clientes em determinada plataforma, nós sugerimos que entre em contato com o atendimento ao cliente da instituição financeira ou plataforma e obtenha mais informações. 

Aproveite para ler também: Compensação bancária: o que é, como funciona e prazos

Como gerar boletos de pagamento em 5 passos 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esta forma de pagamento, vamos te mostrar como gerar boletos, dando uma visão geral sobre o processo. Temos certeza de que, depois dessas dicas, vão sobrar pouquíssimas dúvidas. 

Vem ler! 

1. Abra uma conta corrente

Para gerar boletos bancários, o primeiro passo é abrir uma conta corrente que permita serviços de cobrança e que seja adequada para receber o dinheiro das vendas. 

Existem muitas opções disponíveis, incluindo bancos tradicionais e fintechs. Recomendamos que você abra uma conta PJ (Pessoa Jurídica) para separar suas finanças pessoais e empresariais – um cuidado que muitos empreendedores de primeira viagem negligenciam.

Se você está buscando por uma solução mais profissionalizada, é importante escolher uma conta corrente que ofereça recursos específicos para quem trabalha com vendas, como a possibilidade de emissão de boletos, cobrança automática e integração com plataformas de Ecommerce. 

Antes de escolher uma instituição financeira, faça uma pesquisa e avalie as opções disponíveis para encontrar aquela que melhor atenda às necessidades do seu negócio. 

2. Verifique as taxas 

Antes de começar a gerar seus boletos, é essencial checar as taxas e as condições do serviço que a instituição oferece. Para começar, é importante saber se há cobranças para emissão, alteração ou cancelamento de boletos

Também é interessante dar uma olhada no contrato para entender se há possibilidade de protestos (que é a forma que empreendedores têm de cobrar o pagamento de boletos por Lei, evitando a inadimplência) e como ocorre a transferência do dinheiro para a sua conta. 

Em alguns casos, a instituição oferece descontos conforme a quantidade de boletos emitidos por mês. Por isso, não se esqueça de conferir tudo antes de começar a utilizar o serviço!

Além de evitar surpresas desagradáveis no futuro, essa análise prévia permite uma melhor gestão financeira do seu negócio. 

3. Escolha um sistema de emissão 

Para as empresas que emitem uma grande quantidade de boletos, é fundamental contar com um sistema prático e eficiente para realizar essa tarefa. Afinal, utilizar o sistema do banco para gerar documentos individualmente pode ser muito demorado e ineficiente.

Por isso, é essencial optar por uma plataforma emissora de boletos que seja fácil de usar e integrada ao ERP da empresa. 

Além disso, é importante que essa plataforma ofereça funções de automatização de processos de cobrança e gestão financeira, tornando todo o processo mais ágil e eficiente. Dessa forma, a empresa pode emitir seus boletos com mais agilidade, sem ter que se preocupar com processos demorados e complicados.

4. Leia atentamente os passos da ferramenta 

Emitir boletos é uma tarefa que exige atenção e cuidado em cada etapa do processo. Ao escolher a ferramenta para gerar os boletos, certifique-se de seguir corretamente os passos indicados no sistema. 

É importante prestar atenção em cada etapa e preencher todos os dados corretamente, tanto da sua empresa (cedente) quanto do cliente (sacado). No final, envie o boleto para o cliente de forma clara e objetiva, seja por e-mail ou pelo link em PDF. Dessa forma, você garante um processo de pagamento mais eficiente e evita possíveis erros que possam prejudicar sua empresa.

5. Acompanhe o pagamento

Após gerar seus boletos, é fundamental que você acompanhe o pagamento de cada documento ou das parcelas do carnê. Dessa forma, você consegue ter um controle mais eficiente do fluxo de caixa e evitar a tão temida inadimplência.

Em alguns sistemas de gestão financeira, você tem a opção de enviar lembretes de pagamento para o cliente, o que pode ajudar a reduzir a quantidade de títulos vencidos e, consequentemente, diminuir o risco de prejuízos para o seu negócio. 

Além disso, é possível monitorar títulos vencidos e definir estratégias para diminuir o impacto dos boletos não pagos. Algumas das iniciativas podem incluir descontos em porcentagem, renegociação e mais. 

Portanto, é importante que você esteja atento ao pagamento de seus boletos e utilize todas as ferramentas disponíveis para garantir que o dinheiro entre no caixa da sua empresa sem grandes transtornos.

Conheça 11 plataformas para gerar boletos online 

Agora você já sabe como emitir boleto e, por isso, está preparado para conhecer algumas das plataformas que podem te ajudar nesse processo. 

A seguir, você vai encontrar algumas indicações, separadas em 4 principais categorias: bancos tradicionais, contas digitais, intermediários de pagamento e plataformas de gestão

Também vamos falar um pouco sobre taxas e benefícios, para te ajudar a escolher a opção mais vantajosa para a sua empresa. Sem mais delongas, conheça as plataformas… 

1. Banco tradicional

Todos os bancos tradicionais – como  Banco do Brasil,  Caixa, Santander ou  Bradesco, por exemplo – oferecem a opção de gerar boletos. Para criar um boleto bancário, você precisa ter uma conta corrente. Geralmente, a opção de criação de boletos está disponível em seus sites ou aplicativos. 

Ao acessar o site ou aplicativo do seu banco, você deve buscar a opção de criar um novo boleto. Em seguida, você deve informar os dados do pagamento, como o valor a ser pago, a data de vencimento e o nome do beneficiário.

Depois de preencher todas as informações necessárias, o banco irá gerar o boleto bancário. Você poderá imprimir o boleto ou salvá-lo em PDF para enviar por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

Vale lembrar que as taxas de emissão de boleto bancário variam de banco para banco e podem chegar até R$ 12 por documento

2. Conta Digital

Uma alternativa moderna para emissão de boletos é o uso de contas e bancos digitais. A principal vantagem dessa opção está no bolso: ao contrário dos bancos tradicionais, a maioria das contas digitais não cobra tarifas de manutenção e oferece serviços a preços mais baixos ou até mesmo sem qualquer custo.

Para emitir boletos através de contas digitais, basta acessar a plataforma web ou aplicativo da conta e seguir os passos de emissão de boletos como se fosse um banco tradicional. Essa opção é fácil e prática, permitindo que você faça pagamentos com agilidade e sem sair de casa. 

Veja alguns exemplos: 

Agibank 

O Agibank é uma instituição financeira brasileira, fundada em 1999, que oferece diversos serviços bancários, como conta corrente, cartão de crédito, empréstimos e investimentos, tudo de forma 100% digital.

A principal proposta do Agibank é oferecer uma experiência mais simples aos seus clientes, permitindo que eles realizem todas as suas operações bancárias pelo aplicativo do banco ou pelo site, sem a necessidade de se deslocar até uma agência física.

Você pode emitir até 4 boletos por mês, sem nenhum custo. Para completar o processo, basta seguir os passos: 

  • Abra o aplicativo;
  • Clique em "Adicionar dinheiro";
  • Desça até a seção "Boleto bancário";
  • Toque em "Gerar boleto".

Depois disso, você vai ver o código de barras do boleto. Se quiser copiá-lo, é só tocar em "Copiar código" e ele vai para a área de transferência, pronto para ser colado em outro aplicativo. Já se preferir compartilhar o boleto com alguém, basta tocar em "Compartilhar" e escolher o WhatsApp ou outro serviço de sua preferência. Fácil, né?

O Agibank é um banco digital que permite gerar boletos

Nubank 

O Nubank é uma fintech brasileira que oferece serviços bancários digitais. O Nubank começou como um provedor de cartões de crédito sem taxas e agora oferece uma variedade de produtos financeiros, incluindo a emissão de boletos.

Com uma plataforma fácil de usar e atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, o Nubank tem sido uma opção popular para quem busca uma alternativa aos bancos tradicionais.

Com a sua conta pessoa física, você pode emitir boletos de depósito. É uma forma prática de receber dinheiro de alguém. Se você tem uma empresa, no entanto, o mais indicado é que crie uma conta PJ. 

Com ela, você pode receber pagamentos direto na conta da sua empresa. É uma forma prática e segura de receber o dinheiro de vendas ou prestações de serviços.

Então, lembre-se: para receber dinheiro na sua conta pessoal, use o boleto de depósito. Mas se você tem uma empresa, pode contar com o boleto de cobrança para facilitar a gestão financeira.

Para gerar o boleto de cobrança, siga os passos:

  • Acesse o app do Nubank e faça seu login;
  • Abra a tela da conta ou pressione “Depositar”;
  • Selecione a opção “Depositar por boleto”;
  • Informe o valor a ser depositado, que será relativo ao boleto a ser pago. A quantia deve ficar entre R$ 20 e R$ 15 mil.

O boleto será configurado com a data de vencimento como sendo o próximo dia útil e para prosseguir com o pagamento, será necessário “Copiar código”.

Banco Inter 

O Banco Inter é uma instituição financeira que oferece serviços bancários 100% digitais. Fundado em 1994, a empresa começou como uma financeira, mas se tornou um banco em 2014. 

Desde então, tem crescido rapidamente, com mais de 20 milhões de clientes em todo o Brasil. Uma das grandes vantagens do Banco Inter é que muitos de seus serviços são gratuitos – e a emissão de boletos é um deles.

Para gerar um boleto no Inter, faça os seguintes processos:

  • Abra o aplicativo e toque na seta posicionada no centro da tela caso a função de depósito não apareça entre as primeiras opções;
  • Selecione a opção de depósito;
  • Insira valor e vencimento;
  • Copie e compartilhe o código.
O Banco Inter é um banco digital que permite gerar boletos

3. Intermediador de pagamentos

Os intermediadores de pagamento são empresas que fornecem uma plataforma para processar transações financeiras entre compradores e vendedores. 

Esses intermediários atuam como um facilitador entre o comprador e o vendedor, garantindo que o dinheiro seja transferido de forma segura e rápida. Eles representam uma das formas mais seguras de fazer transações online, pois reduzem o risco de fraude e garantem que o dinheiro só seja liberado quando a transação for concluída com sucesso.

Algumas das principais empresas intermediárias de pagamento incluem o Nuvem Pago, PagSeguro, Mercado Pago e muitas outras. Ao contrário das contas digitais, o seu uso requer um investimento. 

Vamos explicar tudo a seguir: 

Nuvem Pago 

O Nuvem Pago é a solução de pagamentos para lojistas da Nuvemshop. Com ele, os lojistas que usam a plataforma de Ecommerce podem gerenciar os pagamentos e emitir boletos sem nem deixar a plataforma. A taxa para emissão do boleto é de R$ 2,39.

Mercado Pago

Já o Mercado Pago é a solução de pagamentos do Mercado Livre, e pode ser usado por lojistas que vendem em outros canais, e não apenas no marketplace.

No Mercado Pago, para além do boleto bancário convencional, que permite pagamentos à vista, há também a opção de parcelamento com o Mercado Crédito. Essa é uma excelente forma de atrair clientes que não possuem cartão de crédito, principalmente se o ticket médio de compras do seu Ecommerce for mais elevado. 

O dinheiro do pagamento fica disponível para o lojista em três dias úteis, logo depois da aprovação, e a taxa é de R$ 3,45 por boleto gerado. Para saber como gerar boleto no Mercado Pago, leia os passos:

Como gerar boleto no Mercado Pago pelo aplicativo: 
  • Baixe o aplicativo Mercado Pago;
  • Abra o app e clique em “Cobrar sem link” e insira o valor da cobrança;
  • Selecione a opção “Meios de pagamento e opções” e clique em “Continuar”;
  • Escolha a opção “Boleto” para emitir o seu documento.
Como gerar boleto no Mercado Pago pelo site: 
  • Entre no site do Mercado Pago e clique em “Entrar”;
  • No menu na lateral, clique em “Link de pagamento“;
  • Caso ainda não tenha um cadastro de empresa, informe o nome, logo e plano de pagamento do seu negócio;
  • Depois, clique em “Criar novo” e preencha as informações solicitadas;
  • Selecione a alternativa “Meios de pagamento e escolha a opção “Boleto“;
  • Agora você deve selecionar a opção “Criar link de pagamento” para gerar o seu boleto.
O Mercado Pago é um Intermediador de pagamentos que permite gerar boletos

Leia também: Como funciona o Mercado Pago [Taxas, Prazos e Retirada]

PagSeguro 

A PagSeguro, por sua vez, é a solução de pagamentos da PagBank. Na ferramenta, é possível habilitar a geração automática de boletos.

Você pode compartilhar o documento com o cliente ali mesmo na página de compra ou enviá-lo para o e-mail do responsável. 

Vale lembrar que a emissão é gratuita, mas existe uma cobrança de R$ 3,99 por boleto compensado, ou seja, boleto pago.

Moip 

A Moip é uma plataforma de pagamentos online criada para facilitar as transações financeiras entre pessoas e empresas. Ela foi desenvolvida pela PagSeguro. 

Com a Moip, é possível realizar pagamentos por meio de cartões de crédito, boletos bancários, débito em conta, transferências bancárias, entre outras opções. A plataforma também oferece soluções para empresas, como a possibilidade de realizar vendas online, gerenciar assinaturas e receber pagamentos recorrentes.

Existe uma taxa fixa de R$3,49 por transação, que é cobrada após o cliente fazer o pagamento do boleto.

PagHiper

O PagHiper é uma empresa que oferece soluções de pagamento, especialmente para quem precisa gerar boletos bancários. Ela oferece uma série de funcionalidades avançadas para quem quer gerar boletos.

Algumas delas são: 

  • Geração de boletos personalizados:
  • Integração com diversas plataformas
  • Pagamento de boleto com cartão de crédito
  • Monitoramento de pagamentos.

A taxa para usar o PagHiper varia de acordo com a quantidade de boletos emitidos, mas o máximo pago é R$ 2,79 por boleto compensado.

O PagHiper é uma Plataformas de gestão e cobrança  que permite gerar boletos

4. Plataformas de gestão e cobrança

Uma plataforma de gestão e cobrança é essencial para empreendedores do Ecommerce que desejam oferecer boleto bancário como forma de pagamento aos seus clientes. 

Isso porque a plataforma permite a automatização do processo de geração de boletos e controle de pagamentos recebidos, agilizando a gestão financeira do negócio. Além disso, é possível personalizar o layout do boleto com a identidade visual da marca, o que aumenta a credibilidade e profissionalismo da loja virtual

Outra grande vantagem é que a plataforma centraliza todo o processo de cadastro e recebimento, além de cobrar as taxas apenas quando o pagamento é efetuado. Também pode existir a possibilidade de envio de lembretes, o que diminui a inadimplência. 

Veja algumas opções: 

Bling

O Bling é um sistema de gestão empresarial completo que oferece diversas funcionalidades, incluindo a emissão de boletos bancários registrados. Isso significa que, ao utilizar o Bling, você pode emitir boletos bancários com registro para seus clientes de maneira fácil e rápida.

Para emitir boletos pelo Bling, basta cadastrar as informações do seu cliente e do boleto, como o valor, a data de vencimento e o número do documento. 

O sistema se encarrega de gerar o código de barras do boleto e de enviar as informações para o banco para registro. Assim, seu cliente poderá pagar o boleto e você poderá receber o pagamento de maneira mais rápida. A taxa sobre cada boleto pago é de R$ 1,99. 

Como emitir boleto no Bling:
  • Vá até o menu Preferências > Finanças > Configurações de emissão de boletos;
  • Preencha as informações de configuração, que incluem conta bancária;
  • Defina as configurações adicionais do boleto;
  • Homologue o boleto;
  • Gere o documento.

Os planos para usar o ERP variam de R$ 30 a R$ 115 /mês, mas você pode garantir um desconto especial nas 3 primeiras mensalidades com o cupom do Ecommerce na Prática

Para conhecer o ERP Bling, leia: O que é o Bling ERP? Entenda como usar e suas vantagens 

O Bling é uma Plataformas de gestão e cobrança  que permite gerar boletos

Iugu

A Iugu é uma empresa que disponibiliza várias soluções financeiras para Ecommerces, incluindo a automatização de cobranças e a geração de boletos bancários. Além disso, essa ferramenta oferece diversos outros métodos de pagamento, suporte via e-mail e relatórios para acompanhar o fluxo de caixa da sua empresa.

Os planos variam de R$ 49 até R$ 149 /mês. O custo de cada boleto compensado vai variar de acordo com o plano escolhido. Na versão mais barata, existe uma cobrança de R$ 3,50, enquanto na mais casa, a cobrança é de R$ 2,19. 

Cora

A Cora é um aplicativo que oferece soluções financeiras para empresas e empreendedores, com serviços práticos. Com a Conta PJ da Cora, você pode emitir boletos de cobrança de forma gratuita e ilimitada, além de realizar transferências sem taxas, independentemente do valor. 

Ao emitir um boleto de cobrança pela Cora, você tem total liberdade para personalizá-lo. É possível alterar a data de vencimento, incluir juros e multa na cobrança e ainda inserir o nome do pagador e o CPF ou CNPJ

A Cora também oferece a opção de emitir boletos com QR Code Pix, uma forma de pagamento instantânea. Com essa opção, seu cliente pode pagar em apenas alguns segundos, sem precisar esperar o prazo de compensação de 3 dias úteis. 

A Cora é uma Plataformas de gestão e cobrança  que permite gerar boletos

Aprendeu como gerar boletos?

Ao longo deste artigo nós explicamos que é importante oferecer essa opção de pagamento aos seus clientes, mostramos ferramentas que podem ajudar e como usá-las. Depois de ler todas essas informações e dicas, as suas dúvidas sobre como gerar boletos para o seu negócio provavelmente diminuíram. 

Mas lembre-se: emitir boletos é apenas uma parte da gestão financeira de um Ecommerce. Para ter certeza de que tudo está funcionando bem, você precisa prestar atenção em outras frentes também, como o gerenciamento do fluxo de caixa, análise da rentabilidade e mais.

Por isso, é importante que você esteja sempre se atualizando sobre o assunto. E, nesse quesito, nós podemos ajudar. Participe agora do treinamento Mestre das Finanças!

Desenvolvido pela equipe do Ecommerce na Prática, esse treinamento 100% online foi criado para empreendedores que desejam controlar os seus gastos, fazer o seu planejamento financeiro, elaborar o seu fluxo de caixa, gerir a sua contabilidade e muito mais. 

Ao concluir o curso, você estará apto a gerir as finanças do seu negócio de forma autônoma e estratégica, tomando decisões mais assertivas e aumentando a sua lucratividade. 

Inscreva-se agora: 

Perguntas Frequentes

O que é necessário para gerar um boleto?

Para gerar um boleto é necessário ter as informações da cobrança, como valor e data de vencimento, nome e CPF/CNPJ do beneficiário e do pagador, além do código de barras que identifica a transação.

É possível gerar um boleto sem ter conta em banco?

Não. Para que um boleto seja válido, ele precisa ser registrado por uma instituição financeira ou de pagamento. Dessa forma, é necessário ter uma conta em banco para gerar boletos e receber o pagamento automaticamente.

Como gerar o boleto de pagamento?

Para gerar um boleto de pagamento, você precisa das informações necessárias, como o valor e a data de vencimento. Acesse o site do seu banco ou serviço de pagamento escolhido, clique em "gerar boleto", insira as informações e verifique se estão corretas antes de finalizar a transação.

Como gerar boleto de graça?

A maioria das empresas geram boletos mediante o pagamento de uma taxa por boleto compensado. Existem algumas empresas no mercado que podem oferecer o serviço gratuitamente. Pesquise bastante as opções e escolha trabalhar apenas com companhias seguras.

Qual banco que gera boleto?

A grande maioria dos bancos e instituições financeiras oferecem o serviço de geração de boletos, pois ele é uma das formas mais populares de pagamento no Brasil.