O cotidiano de um empreendedor pode ser desafiador e trabalhoso, mas um grande aliado dos negócios é o sistema ERP Bling.

A sigla ERP advém do termo en inglês “Enterprise Resource Planning", em tradução livre "Planejamento de Recursos da Empresa”. Vale salientar, no entanto, que aqui no Brasil essa denominação é pouco comum, portanto, o termo mais utilizado é: Sistema de Gestão Empresarial.

Independente da denominação, o ERP Bling é um sistema de gestão integrado que permite às empresas obter o controle total de seu negócio em um único software, atualizado em tempo real.

O Bling pode ser implementado independentemente do tamanho da empresa, pois auxilia o aumento da produtividade, melhora a qualidade dos processos, garante acesso rápido e seguro às informações e tomadas de decisão mais coerentes.

Para você entender tudo sobre o Bling ERP, abordaremos o assunto por partes:

  • O que é o Bling?
  • Porque um ERP como o Bling é importante e ajuda o seu negócio?
  • Como usar o Bling nas operações de sua empresa?
  • Vantagens de utilizar o ERP Bling
  • Funcionalidades do ERP Bling

Quer saber mais? Então, vamos à leitura!

O que é o Bling?

O Bling é um sistema ERP totalmente online que auxilia na tarefa de administração de pequenas, médias e grandes empresas com simplicidade e agilidade, de forma a facilitar a gestão do negócio, tornando essa tarefa mais fácil e minimizando possíveis erros.

Sendo um sistema de gestão online, o Bling:

  • Conecta seu negócio aos canais de venda;
  • Automatiza os processos;
  • Organiza demandas internas;
  • Emite notas fiscais;
  • Sincroniza os dados em tempo real;
  • Mantém os cadastros sempre atualizados;
  • Controla cuidadosamente o estoque;
  • Cadastra e controla as vendas realizadas;
  • Facilita as tarefas cotidianas dos colaboradores;
  • Melhora a gestão dos negócios tanto no Ecommerce quanto em lojas físicas;
  • Unifica as informações da empresa.

Porque um ERP como o Bling ajuda seu negócio?

Além de todas as opções citadas acima, o Bling possibilita unificar várias funções do cotidiano empresarial em um único sistema, automatizando os processos para alavancar o seu negócio, tornando-o um sucesso.

Um ERP completo e funcional como o Bling ainda proporciona ganho de tempo e redução de custos, ou seja, vai de encontro ao que o empreendedor precisa.

Quem tem um negócio próprio, especialmente no início, sabe da extensa carga de trabalho e a falta de tempo para resolver todos os pormenores, que com o tempo podem esgotar física e mentalmente o empreendedor, levando a erros e incongruências na gestão.

O ERP Bling entra aqui para melhorar o trabalho da empresa e facilitá-lo. Logo,  o ERP Bling visa o crescimento, a melhoria das operações e o sucesso. 

🟢 Leia também: Como cadastrar produtos no Bling? Tutorial completo

Como usar o Bling nas operações da sua empresa?

O Bling facilita muito o cotidiano de uma empresa, permite organizar os processos e otimizar a rotina. Com o Bling ERP, todas as informações ficam concentradas em um só lugar, integrando atividades e setores em uma única plataforma.

Então, veja abaixo como usá-lo nas operações de seu negócio:

Integrando e unificando os dados da empresa

O ERP Bling funciona como uma base de dados central, na qual toda a equipe consegue as informações que precisa, pois, a partir do momento em que elas são inseridas no sistema, ficam imediatamente acessíveis. E, o melhor, sem problemas com dados duplicados ou desatualizados.

Tendo em mãos todas as informações em tempo real

As informações colocadas no Bling são atualizadas em tempo real, podendo ser acessadas a qualquer hora ou lugar. Isso facilita muito a rotina de quem está trabalhando remotamente, dando a mesma eficácia do trabalho presencial, já que os colaboradores podem se conectar ao Bling ERP de seus próprios dispositivos. 

Aprimorando as análises e tomando decisões assertivas

Com os dados operacionais integrados em uma única solução, os relatórios gerenciais obtidos tendem a ser mais completos e de maior confiabilidade, permitindo uma análise mais profunda, o que culmina em tomadas de decisão mais assertivas.

Fortalecendo a cooperação e o trabalho em equipe

O ERP Bling promove transparência de informações entre os setores, aumentando o senso de colaboração entre a equipe, permitindo que eles compreendam a empresa em sua totalidade, além de que cada colaborador acompanha a demanda das tarefas, priorizando as de maior urgência.

Melhorando a produtividade e aumentando a lucratividade

O Bling ERP melhora significativamente o trabalho da organização, aumenta a produtividade que, por consequência, gera economia de tempo necessária para conclusão de tarefas de forma que mais tarefas são finalizadas em um único dia útil, resultando em aumento de lucratividade.

Reduzindo custos operacionais

O ERP Bling contribui com a eficiência do processo organizacional ao mesmo tempo em que reduz custos, pois a empresa não precisará mais fazer a gestão em vários programas paralelos, os quais geravam custos altos com implementação, manutenção e treinamento de softwares.

Vantagens de utilizar o ERP Bling 

São muitas as vantagens de usar o ERP  Bling na gestão do seu negócio. A seguir, falaremos sobre cada uma delas.

1. Praticidade e agilidade

O Bling ERP oferece grande praticidade ao automatizar os múltiplos  processos de uma empresa,  dando um controle de estoque mais assertivo e colocando à disposição todos os dados sem depender das planilhas. 

Essa praticidade dá ao negócio a possibilidade de que a equipe de colaboradores possa focar em tarefas que não podem ser automatizadas, como aumentar a produção, ampliar o fluxo de vendas e prestar atendimento aos clientes com excelência.

As integrações que o Bling oferece em marketplaces e parceiros logísticos também são determinantes quando se trata de agilidade e otimização de tempo. 

2. Controle financeiro assertivo

Usar o Bling para realizar o controle financeiro da sua empresa é uma excelente maneira de compreender a saúde financeira do seu negócio com totalidade, pois o sistema oferece  dados concretos sobre  gastos e lucros para que os gestores planejem os passos futuros de forma confiável e assertiva. 

Outra grande vantagem que o ERP Bling apresenta é a de fazer o controle financeiro da empresa com muito mais facilidade, o que agiliza os processos e informações no momento da temida declaração de impostos.

Bling auxilia inclusive na hora de fazer o balanço financeiro do negócio,  utilizando os dados obtidos no controle do estoque e frente de caixa.

3. Informações confiáveis  

Como o ERP Bling ajuda a aprimorar os setores da empresa, otimiza tarefas cotidianas e padroniza a base de dados. E, também, ajuda a evitar divergências de informações com confiabilidade.

O sistema permite ao gestor melhor controle do fluxo de caixa, demandas de fornecedores, compras realizadas, produtos em estoque e muito mais. Sempre gerando relatórios completos e bastante confiáveis para auxiliar em decisões de corte de verbas ou de setores que necessitem de ajustes.

Sem o Bling a integração entre os processos da empresa não ocorre, o que pode levar a incongruências na hora de cruzar informações, assim podendo comprometer: histórico de processos, emissão de notas e outras questões que causam desperdício de tempo e retrabalho.

4. Clientes mais satisfeitos 

Com as integrações logísticas oferecidas pelo Bling, a preparação e gerenciamento das postagens de encomendas são feitos pelo próprio sistema que organiza os dados postais do cliente para envio, agilizando o processo de forma que o pacote chegue rapidamente.

Esse sistema melhora a experiência do cliente, já que agiliza a entrega e evita erros, pois o Bling ainda envia a Pré-Lista de Postagem.

Com tudo isso, o Bling auxilia o cotidiano pois, com as informações que já constam no sistema, é possível  imprimir as etiquetas por intermédio dos pedidos e notas fiscais, gerar o código de rastreio para acompanhamento do pacote, além do envio automático por e-mail e atualização do status.

Funcionalidades do ERP Bling

Um ERP completo, de fácil utilização e que ainda conta com algumas funcionalidades, só o Bling oferece. Ele é um parceiro de primeira para potencializar e agilizar o crescimento de negócios, facilitando as demandas cotidianas.

Confira todas as opções que o Bling apresenta para ajudar o seu negócio.

Emissão facilitada das notas fiscais

Quem trabalha com vendas sabe da responsabilidade e o trabalho que é a emissão de notas fiscais, mas, com o Bling, a inclusão e emissão de notas fiscais ficam muito mais práticas, já que o sistema possui todas as informações sobre os impostos e também sobre os cadastros de produtos, oferecendo comodidade e economia de tempo.

Com poucos cliques no Bling é possível gerar as notas fiscais e realizar a emissão delas na SeFaz e, o melhor, sem precisar digitar os dados manualmente, minimizando erros nesse processo.

O software do Bling permite o envio das notas para as seções competentes e possibilita a cópia por e-mail ou para download de forma a auxiliar no controle e contabilidade dos clientes.

Gestão assertiva das vendas

A tarefa de organização dos pedidos pode ser uma das maiores dificuldades para quem anuncia em diversos canais. Então, ao integrar o ERP Bling aos canais de venda que sua empresa utiliza, o montante de pedidos vai todo para o mesmo lugar, sem precisar trocar de plataforma para verificar os pedidos recebidos. 

Como tudo fica centralizado no Bling, a empresa consegue realizar o despacho dos pedidos dos clientes muito mais rápido, evitando erros,  padronizando as etapas do processo e permitindo um acompanhamento mais assertivo.

Controle efetivo do seu estoque

Contar com um sistema ERP Bling ainda tem a grande vantagem da integração do seu estoque para  qualquer plataforma de vendas que seu negócio utilize. 

No Bling, você consegue gerenciar todas as tarefas relativas ao estoque, entre outras:

  • Controlar a quantidade de produtos disponíveis para venda;
  • Cadastrar novos produtos e também fornecedores;
  • Gerenciar os pedidos de compra recebidos;
  • Registrar a entrada e/ou saída do estoque;
  • Registrar a compra de novas mercadorias.

O ERP Bling consegue realizar todas essas tarefas de forma integrada entre a loja física e a virtual, dando um controle mais assertivo e atualizado do estoque, tudo em tempo real, o que reduz ao empreendedor vários problemas que porventura ocorrem:

  • Armazenar  produtos em excesso;
  • Deixar o estoque desatualizado;
  • Gerenciar incorretamente o estoque;
  • Incongruências na hora das vendas;
  • Anunciar produtos sem ter a quantidade suficiente disponível.

O Bling possibilita a sincronização do estoque e das movimentações de todos os setores da empresa, seja do estoque ou das vendas, no Ecommerce ou em outros canais de venda que a empresa utilize, dando eficácia à gestão de compras e confiança para a área financeira que terá maior controle sobre custos do estoque.

Integração com outros sistemas

A integração simplifica de forma significativa alguns processos dando mais agilidade a eles pois o Bling pode ser unido a outros sistemas, como plataformas de Ecommerce e marketplaces.

Isso possibilita que os anúncios dos seus produtos sejam enviados para os diferentes canais  de uma só vez e manter os pedidos realizados lá dentro do sistema.

Além disso,  o Bling ainda conta com outras opções de integração para facilitar o cotidiano da sua empresa:

  • Integração de logística e correios: assim você pode analisar as melhores opções de frete para os pedidos;
  • Integração de gateways de pagamento ou intermediários: facilitando a verificação dos pedidos recebidos,  se estão com pagamento aprovado ou ainda consta como pendente;
  • Integração de frente de caixa: auxilia o gerenciamento de seu ponto de venda e oferece automatizações para leitura de códigos de barra, links de pagamento, entre outros.

Com um ERP Bling, a integração de todas essas soluções deixa de ser um sonho distante e traz agilidade real para as rotinas do Ecommerce, tudo com mais facilidade, assertividade e eficiência nos processos.

Gestão de finanças

O controle das contas a pagar e/ou a receber é imprescindível para deixar os gestores a par da situação da empresa. Por isso, ao usar o Bling seu negócio tem a possibilidade de centralizar as receitas e despesas para que a equipe de gestores:

  • Possa ter uma visão mais assertiva sobre o negócio;
  • Estabeleça critérios acerca de novos investimentos;
  • Crie e lance novos produtos;
  • Estabeleça o cronograma de compras;
  • Avalie a possibilidade de realizar promoções;
  • Esteja a par dos valores de vendas feitas por parcelamento;
  • Tenha ciência dos valores a receber futuramente;
  • Controle contas a pagar.

Tudo isso oferece uma melhor visão sobre a parte financeira acerca do negócio como:

Dados importantes acerca da situação financeira da empresa para que ela tenha tomadas de decisão assertivas e coerentes.

Bling ERP é o parceiro ideal para o seu negócio!

Como exposto ao longo do artigo, no dia a dia da sua empresa, contar com um ERP como o Bling auxilia os gestores na padronização de processos, minimiza os erros, melhora a produtividade e aumenta a lucratividade.

Ou seja, o Bling ERP é um prato cheio para quem tem um negócio!