O e-business é um conceito que engloba as empresas que atuam totalmente online ou, em algum momento, migraram para este ambiente. Se você quer saber como desenvolver a estratégia de e-business no seu negócio, confira este artigo na íntegra!

Hoje, ao falarmos de empreendedorismo, é praticamente impossível não citar o poder do e-business. Isso porque o conceito simplesmente transformou a maneira de as empresas fazerem negócios

Se pensarmos nas possibilidades disponíveis para empreender de alguns anos atrás, certamente vamos nos deparar, predominantemente, com a abertura de lojas físicas, não é verdade?

Esse cenário mudou muito com o passar do tempo… Atualmente, o empreendedorismo ganhou uma nova conotação, ligada diretamente ao ambiente digital. E o e-business, claro, é parte fundamental disso. 

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é e-business, para que ele serve, quais são suas vantagens, como desenvolver essa estratégia e muito mais. 

Vamos começar?   

O que é e-business?

E-business é o acrônimo de electronic business, ou negócio eletrônico, em português. O conceito define as empresas que atuam de maneira totalmente digital ou que migraram para o ambiente online em algum momento

Apesar de registrado em 1955, o termo de e-business ganhou maior relevância ao redor do mundo em 1977, mais precisamente, quando a IBM fez uma campanha associando o e-business às novas oportunidades em negócios digitais.

O e-business diz respeito a todas as companhias que atuam na esfera online. Isso significa tanto o modelo de negócio, quanto à organização e execução de demandas de suas áreas, como venda, logística, financeiro, atendimento, etc. 

Em termos práticos, a Netflix é um excelente exemplo de e-business. A companhia norte-americana de streaming atua, desde sua criação, totalmente no espaço online. Não há nenhum tipo de loja ou espaço físico para os usuários. 

Podemos dizer, então, que um negócio pode ser chamado de e-business quando a sua estrutura funciona a partir da tecnologia. Mas este conceito serve para algo específico? 

e-business

Para que serve o e-business?

O e-business serve para auxiliar e agilizar as operações das empresas, integrando as atividades por meio de softwares que realizam suas funções digitalmente.

Em outras palavras, o e-business é vital para que as companhias consigam trabalhar de forma otimizada e eficiente no espaço online. Por ter uma visão macro, o e-business engloba questões de um negócio que vão além da venda de produtos ou serviços…

Na prática, ele também serve para otimizar os processos de atendimento de clientes, contato com os parceiros, fluxo de trabalho em cada área da empresa e mais.

Apesar disso, ainda é comum que as pessoas confundam o e-business com outro termo bastante conhecido no mundo do empreendedorismo… o Ecommerce. 

Qual é a diferença entre e-business e Ecommerce?

E-business e Ecommerce não são a mesma coisa. Na verdade, os termos possuem diferenças bem significativas. Vamos explicá-las melhor…

Como vimos, o e-business diz respeito à organização e aos processos de uma empresa que atua 100% no ambiente digital. O Ecommerce, por sua vez, engloba as transações comerciais de bens e serviços feitas no online

É seguro dizer que o Ecommerce é apenas uma parte do e-business, aquela que abrange a compra e a venda de produtos e serviços pela internet, por meio de uma loja virtual ou outro canal de venda online

Assim, todo Ecommerce é um exemplo de e-business, mas o contrário não é verdadeiro, uma vez que o conceito de e-business é bem mais amplo. Entendido isso? Ótimo, vamos avançar um pouco mais no assunto…

Quais são as vantagens do e-business?

Antes mesmo de entender como desenvolver uma estratégia de e-business, vale a pena você conferir suas respectivas vantagens. Conhecendo-as, você vai ter uma noção mais ampla do impacto do e-business na sua empresa como um todo.

Veja: 

Reduz custos

Toda a operação da empresa acontece de maneira online quando falamos no e-business e isso, por si só, já confere uma boa redução de gastos para o negócio. Isso porque ele não precisa fazer uso de lojas físicas, espaços para atendimento ao público ou algo tipo – elementos que tendem a custar mais para as empresas.

Facilita a comunicação com parceiros 

Existe um sistema dentro do e-business que permite aos lojistas encontrar e trocar informações de maneira prática e rápida com todos os seus parceiros, inclusive com seus fornecedores de produtos ou matérias-prima. 

Mas vamos falar mais sobre isso adiante… Continue a leitura!

Gera mais agilidade para a tomada de decisões

Outra vantagem do e-business é que tudo acontece no ambiente online, o que faz ser muito mais fácil analisar os dados e, consequentemente, ter mais agilidade para a tomada de decisões

Quando falamos em vendas pela internet, por exemplo, este tipo de benefício vale ouro, já que é indispensável para os lojistas entenderem o comportamento de compra de seus clientes para traçar estratégias ainda mais eficientes. 

Integra a gestão de processos

No e-business, todas as áreas de um negócio podem funcionar de maneira ainda mais integrada: finanças, logística, vendas, marketing, dentre muitas outras. Isso gera mais agilidade para os processos e aumenta a conexão entre os setores.

Qual é a estrutura do e-business?

Como vimos anteriormente, o e-business engloba todos os processos de um negócio digital. Por isso, o conceito abrange diversas áreas para manter uma empresa funcionando plenamente e de maneira lucrativa. 

Isso faz com que sua estrutura seja a seguinte:

Ecommerce

O Ecommerce é a parte do e-business voltada para as transações comerciais feitas pela internet. Basicamente, é o meio utilizado para disponibilizar, divulgar e vender produtos e serviços no ambiente digital

Isso envolve todas as áreas e recursos necessários para um negócio funcionar, como espaço seguro para pagamentos, canais para atendimento e demais elementos que dizem respeito à jornada de compra. 

BI 

Já o BI, sigla para Business Intelligence – ou Inteligência de Negócios, em português –, é a parte ligada à coleta e análise de dados de uma companhia. É indispensável para mensurar os resultados do negócio e traçar estratégias para se destacar no mercado. 

O BI envolve diversas áreas de uma empresa, como vendas e marketing. Sobre este, em específico, temos um artigo que pode te ajudar a entender melhor o tema: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

Procurement

O procurement (em português, aprovisionamento) é um sistema que auxilia o contato entre as empresas e seus fornecedores, otimizando todo o processo de compra – o que inclui a pesquisa por produtos, comparação de preços, etc. 

Ele funciona por meio de duas opções: e-sourcing e e-informing. No e-sourcing, a empresa recebe lances de fornecedores e decide qual proposta mais faz sentido de acordo com as suas necessidades. Já no e-informing, o negócio desenvolve uma listagem própria com opções de fornecedores.

SCM

SCM é a sigla para Supply Chain Management, ou gestão de cadeia de suprimentos, em português. Dentro do e-business, esta área é responsável por integrar todo o fluxo do trabalho ligado aos pedidos feitos em um site de vendas.

Está diretamente ligado à logística de uma empresa, aumentando ainda mais o controle dos processos ligados ao armazenamento e despacho de pedidos, além da definição de melhores rotas para o envio, etc. 

Você pode se interessar também por: Picking e packing: o que é e como implementar na sua logística [+ dicas]

CRM

O CRM, por sua vez, diz respeito ao Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. É o sistema que permite às empresas automatizar seus processos relacionados aos clientes. 

Basicamente, com ele é possível fazer o gerenciamento das informações dos clientes de forma ampla. Isso porque o CRM salva os dados dos compradores – como nome, e-mail, telefone e endereço –, além dos registros dos contatos que eles tiveram com a empresa e seus históricos de compras. 

ERP

O ERP, por sua vez, significa Enterprise Resource Planning, ou em tradução livre para o português, Planejamento de Recursos da Empresa. Ele é um sistema de gestão empresarial que integra diferentes partes da operação de uma empresa em um só lugar

Assim, com a centralização desses dados, a empresa consegue ter uma visão mais completa sobre o negócio e tomar decisões ainda mais assertivas, isto é, baseadas em dados reais. 

Quais são as modalidades do e-business?

Agora que você já tem uma boa visão sobre o que é e-business, para que ele serve e quais são seus elementos, chegou o momento de conferir as modalidades existentes hoje. Talvez você já conheça algumas, talvez não… 

O que podemos adiantar é que cada modalidade varia de acordo com a área de atuação da empresa e seu respectivo público-alvo. Veja mais detalhes a seguir:

  • B2C – Business to Consumer (“de empresa para consumidor”);
  • C2B –Consumer to Business (“de consumidor para a empresa”);
  • B2B – Business to Business (“de empresa para empresa”);
  • B2E – Business to Employee (“de empresa para empregado”);
  • C2C – Consumer to Consumer (consumidor para consumidor”);
  • C2G – Citizen to Government (“de cidadão/consumidor para governo”);
  • D2C– Direct to Consumer (“direto ao consumidor”).

Para entender cada uma dessas modalidades em mais detalhes, confira o artigo: Tipos de Ecommerce: veja quais são, como funcionam e suas diferenças

Como desenvolver uma estratégia e-business?

De tantas informações relevantes sobre o e-business, não podemos deixar de te ensinar como desenvolver uma estratégia desse tipo. Alguns passos são bem básicos, comuns a criação de diversos tipos de negócio – sejam eles online ou não. 

Então, sem mais delongas, confira como desenvolver uma estratégia de business a seguir: 

1. Defina os objetivos

Você consegue imaginar a criação de um negócio digital sem um objetivo ou foco central? Isso seria muito difícil – na verdade, quase que inviável.

Por isso, quando falamos em e-business, não podemos deixar de pontuar que você precisa definir os objetivos da sua empresa. Se você é lojista e atua apenas no varejo físico, por exemplo, é provável que queira migrar para o ambiente digital, certo?

Para isso, estude bem o mercado, escolha o nicho de mercado em que irá atuar, descubra a persona da sua empresa, etc. Reúna todos esses dados para, por fim, definir os objetivos do seu negócio

2. Crie um plano de negócio

Uma vez definido os seus objetivos, chegou o momento de criar um plano de negócio. Isso significa que, nesta etapa, você vai montar a estrutura da sua empresa.

Para isso, vale a pena refletir sobre os pontos cruciais para o seu negócio existir, como:

  • Quem são seus concorrentes diretos e indiretos;
  • Quais oportunidades de negócio você pode ter no mercado;
  • Quem serão os seus potenciais clientes;
  • Quais serão os parceiros que você vai trabalhar;
  • Em quais canais de venda irá comercializar seus produtos ou serviços;
  • Dentre outros pontos. 

Se você nunca ouviu falar em plano de negócios e sente que pode ter alguma dificuldade na hora de montar o seu, fique tranquilo… Nós temos uma planilha de Plano de Negócios que você pode fazer o download gratuitamente. Temos certeza que este material vai te ajudar! 

3. Tenha um site bem estruturado

Já que estamos falando de e-business, ou seja, um conceito que diz respeito a empresas que trabalham totalmente inseridas no ambiente digital, ter um site bem estruturado é fundamental.

No caso de negócios que operam com vendas, estamos nos referindo, mais precisamente, a uma loja virtual. Para criar uma, você vai precisar de uma plataforma de Ecommerce, responsável por te dar toda a estrutura para você comercializar produtos ou serviços pela internet.

Hoje, você pode encontrar diversas opções no mercado que vão atender das suas necessidades mais básicas às mais específicas. Aqui no EnP, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder em toda América Latina que atende negócios de pequeno, médio e grande porte. 

Para montar e estruturar a sua loja virtual com a Nuvemshop, você pode, inclusive, começar com o plano gratuito da plataforma. Caso queira saber mais, sugerimos a leitura do artigo: Nuvemshop é boa? Conheça planos, vantagens e como criar uma loja

4. Esteja presente nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é outro ponto importante para o desenvolvimento do e-business. Afinal de contas, não dá para falar de atuação online sem mencionar o poder desses canais, concorda?

Facebook, Instagram, YouTube… A cada dia que passa novas plataformas surgem no mercado e ganham espaço entre os consumidores. Por isso, não hesite em criar contas comerciais e produzir conteúdo relevante para a sua audiência nesses espaços.

Lembrando apenas que a sua empresa não precisa estar presente em todas as redes sociais, apenas nas principais… De preferência, naquelas em que a sua persona está. 

5. Mensure os resultados

Por último, mas não menos importante, é crucial que você mensure todos os resultados da sua empresa ao desenvolver uma estratégia de e-business

Falamos isso porque a análise de dados é um dos principais diferenciais quando falamos em ambiente físico e ambiente digital. No e-commerce, por exemplo, é muito mais fácil compreender o comportamento de compra das pessoas do que no varejo físico.

Existem ferramentas que podem te auxiliar bastante nessa tarefa, como o Google Analytics. Ela nada mais é do que uma plataforma de análise de dados  – gratuita! – que gera relatórios e analisa o comportamento das pessoas dentro dos domínios, os pontos fortes e fracos do site, etc.

Exemplos de e-business de sucesso

Agora que você já sabe como desenvolver uma estratégia de e business, que tal conhecer alguns exemplos de sucesso? Lá no início do artigo nós mencionamos um que certamente  já ouviu falar…  mas existem outros exemplos que também vale a pena você conhecer.

Confira! 

Netflix

e-business

Sim, a Netflix é um exemplo de e-business! O serviço de streaming funciona totalmente no ambiente online e disponibiliza seções em seu site com todas as informações necessárias sobre a plataforma.

Além disso, há canais de atendimento especializados em diversas questões. Planos de assinatura, problemas com login e senha, cancelamento e outras informações você encontra diretamente no site.  

Spotify

e-business

Assim como a Netflix, o Spotify se tornou um exemplo de e-business de sucesso em todo o mundo. Ele permite que as pessoas consigam ouvir, selecionar e criar as mais variadas playlists de músicas em sua plataforma digital

Por lá, constam álbuns completos de artistas variados, que atendem todos os gostos musicais. E, claro, toda a operação da companhia é feita de maneira online. Muito interessante, não é verdade?

Google

e-business

O Google é um dos exemplos mais conhecidos de e-business. Afinal de contas, hoje a companhia se tornou referência em mecanismo de busca, serviço de e-mail, workspace e mais. 

E todos os seus recursos estão disponíveis para os usuários no ambiente digital, claro. Mas você está enganado se você acha que só grandes companhias podem ser bem sucedidas com a estratégia de e-business…

Você mesmo pode construir um negócio de sucesso no ambiente digital! O primeiro passo para isso é obter o conhecimento necessário. E, nesse sentido, nós podemos te ajudar!

Assista a aula gratuita Ecommerce do Zero!

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática!

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é e-business?

E-business é o acrônimo de electronic business, ou negócio eletrônico, em português. O conceito define as empresas que atuam de maneira totalmente digital ou que migraram para o ambiente online em algum momento.

Qual a diferença entre e-business e e-commerce?

O e-business diz respeito à organização e aos processos de uma empresa que atua 100% no ambiente digital. O Ecommerce, por sua vez, engloba as transações comerciais de bens e serviços feitas no online. Assim, é possível dizer que o Ecommerce é apenas uma parte do e-business.

Quais são as modalidades do e-business?

As principais modalidades do e-business são: B2C – Business to Consumer (“de empresa para consumidor”), C2B –Consumer to Business (“de consumidor para a empresa”), B2B – Business to Business (“de empresa para empresa”), B2E – Business to Employee (“de empresa para empregado”), C2C – Consumer to Consumer (consumidor para consumidor”), dentre outras.