Se você tem um negócio que possui armazenamento de produtos, certamente já se perguntou o que é picking e packing, não é mesmo? Eles nada mais são do que processos logísticos que podem fazer toda a diferença no setor logístico da sua empresa. Quer saber tudo sobre o assunto? Confira este artigo!

Em meio ao crescimento das vendas online, conhecer metodologias que possam otimizar os processos logísticos tornou-se algo fundamental. Afinal de contas, o consumidor moderno quer, acima de tudo, agilidade na hora de comprar no Ecommerce

Nesse cenário, uma das opções que mais chamam a atenção dos empreendedores é, justamente, a de picking e packing. O primeiro termo diz respeito à seleção de mercadorias no estoque, enquanto o segundo abrange o processo de embalagem. 

Quer entender de forma mais aprofundada sobre cada um deles? Acompanhe os próximos tópicos deste artigo!

O que é picking e packing?

Picking e packing são um conjunto de estratégias que tem como objetivo otimizar os processos de expedição de um negócio. Em tradução livre para o português, os termos significam “separar” e “embalar”, respectivamente. 

Na prática, é possível dizer que o picking diz respeito ao processo de separação e preparação dos produtos para a fase seguinte, o packing – ou embalo. Para deixar os conceitos mais claros, vamos explicar cada um deles separadamente…

O picking engloba a coleta das mercadorias no estoque, levando em consideração suas especificações e quantidades selecionadas no pedido. É uma etapa que pode envolver máquinas e ferramentas – como esteiras e leitores de códigos de barras, por exemplo – para otimizar todo o processo logístico. 

Já o packing está relacionado à etapa de embalagem dos produtos, que pode ser feita tanto em caixas de papelão, pacotes plásticos, pallets, contêineres ou outros. A escolha vai depender diretamente do tipo de mercadoria e sua necessidade de preservação. 

Ambos os processos devem ser feitos com cautela e são cruciais para reduzir erros e possíveis avarias nos itens comprados pelos consumidores. Vamos falar mais sobre a importância do picking e packing a seguir…

Qual a importância do picking e packing para o Ecommerce?

No processo logístico de um negócio é necessário que suas etapas sejam respeitadas e aconteçam de maneira organizada, a fim de evitar quaisquer problemas que possam comprometer a experiência de compra do consumidor

Diante disso, o picking e packing ganham importância porque garantem que o processo logístico ocorra de maneira otimizada e eficiente. Isso tornou-se cada vez mais importante ao longo dos últimos anos, pois os hábitos dos consumidores mudaram muito com o passar do tempo…

Antes, as pessoas mal sentiam segurança para realizar compras online. Hoje, essa realidade está bem diferente e o ato de comprar pela internet passou a fazer parte do dia a dia dos consumidores.

Essa mudança de mentalidade faz com que diversas áreas de um negócio precisem funcionar da forma mais eficiente possível, o que inclui o setor logístico – considerado por muitos empresários como o coração de suas empresas. 

Métodos de picking e packing

Como picking e packing são processos diferentes, é seguro dizer que existem metodologias variadas para cada um deles. Vamos explicar cada um delas, separadamente, neste tópico…

Antes, gostaríamos apenas de frisar que a escolha do método ideal vai depender das necessidades e objetivos do seu negócio. Alguns funcionam melhor para empresas menores, enquanto outros se encaixam perfeitamente na logística das grandes companhias. 

Sem mais delongas, veja os métodos de picking e packing a seguir:

Métodos de picking

Ao todo, existem cinco métodos de picking que são utilizados nas logísticas de empresas que atuam no Ecommerce e no varejo físico. São eles:

1. Discreto

No método de picking discreto, a separação e embalagem de um pedido fica sob a responsabilidade de um único colaborador que trabalha na logística. Isto é, ele coleta a nota fiscal, separa o produto, faz o embalo e libera para a entrega. 

Não há uma regra que defina quais são as empresas que podem ou devem utilizar esta metodologia em seus estoques. Contudo, ela é mais encontrada em negócios que estão em fase inicial. 

2. Por área, zona ou departamento

Já o picking por área, zona ou departamento, envolve mais de um profissional. Cada um deles fica responsável por uma área específica ou um SKU (Stock Keeping Unit, em português, Unidade de Manutenção de Estoque).

É uma metodologia mais utilizada por empresas de médio a grande porte, já que conta com mais de um colaborador ao longo do processo e, automaticamente, precisa arcar com os custos disso. 

3. Por onda

O picking por onda, por sua vez, tem a premissa similar à anterior, mas com suas respectivas diferenças. Nele, cada funcionário fica responsável por atender um SKU, mas por apenas um determinado período

Ou seja, existem turnos que devem ser respeitados. Esse tipo de método é bastante utilizado, pois ajuda a diminuir o acúmulo de tarefas durante a expedição dos pedidos. 

4. Por lote

O picking por lote abrange diversos produtos em um único lote e conta com apenas um colaborador para cuidar de pedidos específicos.

Basicamente, o setor acumula certa quantidade de mercadorias e separa os pedidos que têm produtos em comum, deixando cada profissional responsável por pedidos que tenham o mesma mercadoria.

Aproveite para ler também: Controle de estoque: o que é, importância e como fazer [PLANILHA GRATUITA]

5. Bucket brigades

Por último, mas não menos importante, há o bucket brigades, em que as etapas ocorrem com a equipe trabalhando em sincronia e conforme os pedidos são finalizados

Funciona da seguinte maneira: um colaborador separa e embala um pedido e, na sequência,  manda para o próximo operador. Seu objetivo é tornar o processo auto balanceável para compensar as diferenças de produtividade entre os operadores. 

Métodos de packing

Como vimos, o packing está ligado ao empacotamento, acomodação e embalagem dos produtos. Na maioria das vezes, ele acontece logo após a coleta dos itens que devem ser enviados. Em outras, pode ocorrer de o packing ser feito apenas depois da separação de diversos pedidos. 

Aqui, não há métodos pré-definidos. Na verdade, o que você precisa levar em consideração é o tipo de produto vendido e a melhor forma de embalá-lo para que ele chegue em perfeito estado ao consumidor final

Ou seja, é necessário avaliar questões como:

  • Tipos, tamanhos e formatos de embalagens;
  • Materiais para proteger os produtos, como espuma ou isopor, por exemplo;
  • Recursos para lacrar as caixas;
  • E mais. 

Esta é uma etapa importante, pois está diretamente ligada à experiência de unboxing que o cliente vai ter, isto é, a unboxing experience. Isso nada mais é do que o conjunto de estratégias de encantamento e retenção do cliente por meio da embalagem. 

A ideia é que quanto mais satisfeito e feliz o cliente fique ao receber o seu pedido, mais chances há de ele retornar à sua loja para comprar novamente e também indicá-la a outras pessoas. Interessante, não é verdade?

Falamos mais sobre este assunto no artigo: Unboxing experience: o que é e como oferecer no Ecommerce. Leia quando puder!

Dicas para implementar o picking e packing de maneira eficiente

Não basta só saber o que é picking e packing, como eles funcionam e quais são os seus métodos, certo? Você também precisa conhecer algumas dicas para implementar esses processos de maneira eficiente no seu negócio

Muitos empreendedores – principalmente os iniciantes – caem no equívoco de achar que não precisam pensar nesse tipo de processo. Mas a verdade é que a logística de uma empresa deve ser o mais otimizada possível… e as metodologias de picking e packing são extremamente úteis nesse sentido. 

Veja, a seguir, algumas dicas para implementar o picking e packing hoje mesmo na sua loja:

1. Tenha atenção aos pedidos

Pode parecer um pouco óbvio, mas não é… Para que o picking e o packing  funcionem da melhor maneira possível no seu negócio, é preciso que exista atenção total aos pedidos feitos pelos clientes.

Isso significa que você precisa ter atenção a data que as compras foram feitas e o prazo para que elas sejam entregues no endereço indicado pelo consumidor final. Tudo isso vai te ajudar a manter os processos logísticos mais organizados, fazendo com que todas as etapas sejam realizadas de maneira eficiente. 

Lembre-se que os consumidores modernos prezam pela agilidade na hora de comprar online e, por isso, é vital que a sua logística não tenha falhas. 

2. Use um sistema de gestão

Um sistema de gestão é um software que possibilita a organização de todos os processos de uma empresa, o que inclui também as demandas do setor de logística. Imagine que você tem pedidos emitidos pelos clientes que, por algum motivo, não foram entregues…

Como descobrir a falha que levou esses pedidos a não terem saído do seu estoque? Simples: acompanhando todas as informações do controle de estoque pelo sistema de gestão.

Com ele, você consegue centralizar todas as informações do seu estoque em um só lugar. Isso facilita não só a vida de gestores e donos de Ecommerce, mas de toda a equipe responsável pela logística da empresa. 

🚚 Leia também: O que é o Nuvem Envio e como configurá-lo? Entenda

3. Mantenha o time de colaboradores alinhado 

Você deve ter reparado que alguns dos métodos de picking e packing, por exemplo, contam com o trabalho em conjunto dos profissionais responsáveis pela logística da empresa, certo? 

Para que todas as etapas funcionem corretamente, é imprescindível que você mantenha o time de colaboradores trabalhando de forma alinhada. Eles precisam saber quais etapas devem ser cumpridas, como precisam ser executadas e por aí vai

Pense que uma simples falha na comunicação entre o gestor do setor e os colaboradores pode criar gargalos e atrasar o envio de pedidos. Ou seja, algo que nenhum empreendedor deseja para o seu negócio. 

4. Acompanhe os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho – ou KPIs – são cruciais em qualquer área de uma empresa,  inclusive na de logística. E para entender se os processos de picking e packing estão sendo realmente eficazes, vale a pena responder às seguintes perguntas:

  • Quanto tempo está levando a separação de produtos no estoque?
  • Quantos pedidos estão sendo embalados durante o dia?
  • Como está o índice de satisfação dos clientes em relação ao prazo de entrega? 

Analise os resultados e faça os ajustes necessários para resolver quaisquer questões que estejam atrapalhando a eficiência  do seu setor logístico. 

Como mencionamos anteriormente, a logística funciona como o coração da empresa. Ela que fica responsável por cuidar tanto do armazenamento, quanto do envio de todos os pedidos feitos na sua loja.

Muitos empreendedores têm dificuldades em lidar com essa área, seja por falta de experiência ou de conhecimento. Inclusive, grande parte dos problemas encontrados ocorrem desde a estruturação do negócio... 

Para evitar esse tipo de cenário, você precisa criar, estruturar e validar o seu negócio da melhor maneira possível – de preferência, com um método consagrado que já ajudou  milhares de empresários que atuam no Ecommerce. 

Para te ajudar nisso, nós te convidamos a participar do treinamento Ecommerce do Zero – um curso completo que te ensina a montar o seu negócio, deixando-o preparado para faturar todos os dias.

O treinamento está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Para começar a estudar agora mesmo, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é picking?

O picking é o processo que abrange a coleta dos produtos armazenados no estoque, considerando as especificações e as quantidades selecionadas no pedido. É uma etapa que pode envolver máquinas e ferramentas – como esteiras e leitores de códigos de barras, por exemplo – para otimizar todo o processo logístico.

O que é o processo de packing?

O packing está relacionado à etapa de embalagem dos produtos, que pode ser feita tanto em caixas de papelão, pacotes plásticos, pallets, contêineres ou outros. A escolha vai depender diretamente do tipo de mercadoria e sua necessidade de preservação.

Quais são os tipos de picking?

Os principais tipos de picking são: discreto; por área, zona ou departamento; por onda; por lote. Cada um possui suas respectivas características e, para conhecê-las, leia o artigo!

Qual a importância do picking e packing?

O picking e packing são importantes porque garantem que o processo logístico ocorra de maneira otimizada e eficiente. No processo logístico é necessário que suas etapas sejam respeitadas e aconteçam de maneira organizada, a fim de evitar quaisquer problemas que possam comprometer a experiência de compra do consumidor.